Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece




★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
34 usuários online :: 6 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 28 Visitantes :: 2 Motores de busca

Ademir, Bolasha, Caca Silva, dj sergio, felipen1, phissico

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
 
Caca Silva (5949)
 
renatoscp (3839)
 
CMeletronica (3151)
 
michel chagas (2791)
 
Railson (2118)
 
alexsandro rodrigues de a (1778)
 
naldo santos (1599)
 
ablacon64 (1222)
 
gilvantexas (1061)
 

Medidor de Velocidade

Publicidade

Dica: Como fazer fluxo para soldagem com qualidade e economia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dica: Como fazer fluxo para soldagem com qualidade e economia

Mensagem por ablacon64 em Sex 2 Dez 2011 - 17:14

Pessoal, eu vinha procurando um fluxo líquido porém mais consistente que os no clean transparente que são vendidos por aí.

Aproveitando uma ideía que o Silvano me deu, decidi experimentar com o fluxo [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e, para felicidade geral da nação, deu muito certo! A idéia é misturar o fluxo resinoso que utilizamos para soldagem dos BGAs com um solvente.

Primeiro você vai precisar de um recipiente como este:


Tem aqui por menos de 3 Reais: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]



A parte mais chata é colocar o fluxo dentro do potinho:


Depois complete com álcool isopropílico e misture bem. Eu devia ter tentado diluir o fluxo em um pote separado e depois jogar no recipiente. hehehe... Mas tudo bem...

O resultado é um líquido leitoso (misture de acordo com seu gosto, mais ou menos consistente). O interessante é que como foi misturado apenas álcool, assim que o ferro de solda encosta ele evapora totalmente, ficando somente o fluxo, que todos já sabemos é de excelente qualidade. Nos testes que fiz não ouve perda da qualidade do fluxo.



Limpei a área deste BGA com a mistura:


Achei até mais fácil a limpeza depois da soldagem mas percebi que não é por conta da "diluição" do fluxo, é porque com ele pastoso acabamos passando mais do que o necessário. Com o líquido apenas algumas gotas já são suficiente para um boa soldagem ou limpeza da solda velha.

Esta garrafinha é muito boa, não vaza e, mesmo sem a tampa de proteção tipo agulha que vem, o líquido não evapora.

Primeiro você encaixa a tampinha interna, depois a agulha e depois a tampa de cima que fixa tudo no lugar:


Com apenas um pouco do fluxo pastoso enchi a garrafinha (50 ml) e pelo visto vai durar bastante.

Esta mistura é para uso em soldagem SMD, em soldagem BGA é recomendado que continuem usando o resinoso puro.

Boa soldagem!
avatar
ablacon64
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1222
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 57
Localização : Vitória / ES

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dica: Como fazer fluxo para soldagem com qualidade e economia

Mensagem por Convidad em Sex 2 Dez 2011 - 22:24

valeu pelas dicas amigo

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum