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Fonte chaveada x fonte automotiva

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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por wenderson em Qua 3 Jul 2013 - 18:39

no primario so 2 da e no secundario uns 15x
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por foxeletronic em Qua 3 Jul 2013 - 22:45

Jeferson, capricha nos capacitores de entrada como o Wenderson falou e não esqueça de reforçar os de saída tambem se conseguir coloca de 4700mf, pois uma das principais causas de queda de tensão quando coloca carga está justamente relacionado nesses 2 pontos. Sucesso aí.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Niltonkleber em Qui 4 Jul 2013 - 1:13

wenderson escreveu:nao tem amigo esta que vc postou nao teria como postar o esquema para nos colocarmos nesta ai


qi o esquema. http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img96/7189/jxl8.png
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa em Qui 4 Jul 2013 - 12:20

foxeletronic escreveu:Jeferson, capricha nos capacitores de entrada como o Wenderson falou e não esqueça de reforçar os de saída tambem se conseguir coloca de 4700mf, pois uma das principais causas de queda de tensão quando coloca carga está justamente relacionado nesses 2 pontos. Sucesso aí.

Comprei os capacitores hoje, mas não achei de 200 x 2.200uF, o maior que achei foi de 250 x 560uf comprei 6 da Epcos excelente marca, e os de saida comprei 6 de 10.000uf também Epcos mas são de 16V vou ter que regular a fonte certinho primeiro nos testes com um capacitor maior, pra depois soldar os mesmos vai ficar meio apertadinho na placa mas vai valer a pena :-)
to com uma duvida, os diodos que eu comprei no ML achei muito leve acho que deve ser falsificado, os dois diodos não tem o peso de um irfp360 que comprei, e o diodo também veio meio fosco, to com pé a traz com estes diodos.

http://imageshack.us/f/543/w3d3.jpg/
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Qui 4 Jul 2013 - 14:06

Jeferson,que imagem bonita aquela dos capacitores.Já começou o seu projeto bem,escolhendo capacitores de boa qualidade,nesse caso ai o capacitor influencia muito na potencia e na durabilidade da fonte.

Vi uma foto de uma fonte com um dissipador bem robusto,onde conseguiu comprar aquele modelo ?
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por wenderson em Qui 4 Jul 2013 - 16:23

Ola a todos introduzi a proteçao que o amigo passou para esta fonte mas este e outra versao com trafo driver e cap de entrada de 2200ufx200 http://imageshack.us/f/35/jwwn.jpg/ em breve postarei pdf para quem queira montar.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa em Qui 4 Jul 2013 - 17:37

leandromp escreveu:Jeferson,que imagem bonita aquela dos capacitores.Já começou o seu projeto bem,escolhendo capacitores de boa qualidade,nesse caso ai o capacitor influencia muito na potencia e na durabilidade da fonte.

Vi uma foto de uma fonte com um dissipador bem robusto,onde conseguiu comprar aquele modelo ?

Então é o dissipador que eu vou fazer os testes aqui na fonte eu coloquei os componentes e tirei a foto so pra ver como ia ficar, mas estou providenciando um igual só que pega a largura toda da placa. Eu trabalho numa usina de alcool e açucar, e la queima muita soft-starter e eles jogão no ferro velho, dai da pra aproveitar os dissipadores, neste caso é soh 1 parte dos 8 dicipadores que tinha numa soft de 250HP.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa em Qui 4 Jul 2013 - 17:41

wenderson escreveu:Ola a todos introduzi a proteçao que o amigo passou para esta fonte mas este e outra versao com trafo driver e cap de entrada de 2200ufx200  http://imageshack.us/f/35/jwwn.jpg/ em breve postarei pdf para quem queira montar.

Cara vc tem um ótimo talento pra isso ! vai fazer uma com ir2110 ? eu não manjo nada de trafo driver.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Qui 4 Jul 2013 - 19:38

Caramba,esse motor desse ser um 'monstro' rsrsrs.

Me diga ai,quantos amperes pretende retirar da fonte ?
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa em Qui 4 Jul 2013 - 19:46

leandromp escreveu:Caramba,esse  motor desse ser um 'monstro' rsrsrs.

Me diga ai,quantos amperes pretende retirar da fonte ?

Então cara eu também estou na duvida, acabei de perguntar pra um amigo em outro forum, segundo o Wenderson é pra 100A,
mas este layout esta sem proteção contra sobre carga e curto-circuito na saida, eu vou levar a corrente até que os irfp cheguem a uns 80 graus estabilizados, mas não tenho base de até onde eu posso chegar pelos irfp360, os diodos são pra 80A cada um, da pra empurrar ateh 140 150A neles, minha duvida mesmo são nos irfp360. :-).
se tiver alguma informação de alguem que conseguiu uma boa corrente com este irfp fico grato se puder ajudar !
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Niltonkleber em Qui 4 Jul 2013 - 23:02

Jeferson Nalepa escreveu:

Então cara eu também estou na duvida, acabei de perguntar pra um amigo em outro forum, segundo o  Wenderson é pra 100A,
mas este layout esta sem proteção contra sobre carga e curto-circuito na saida, eu vou levar a corrente até que os irfp cheguem a uns 80 graus estabilizados, mas não tenho base de até onde eu posso chegar pelos irfp360, os diodos são pra 80A cada um, da pra empurrar ateh 140 150A neles, minha duvida mesmo são nos irfp360. :-).
se tiver alguma informação de alguem que conseguiu uma boa corrente com este irfp fico grato se puder ajudar  !

E... acho meio dificio tirar 100 aperes so com um par de irfp 360, só pra ter uma ideia tenho uma inverssora de solda eletrica de 150A ela usa 10 mosfets IRFP460.e um baita trafo ETD59 mais cada circuito é diferente do outro quem sabe agente não tira uns 190A dessa fonte rs.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por sandy silva de oliveira em Sex 5 Jul 2013 - 0:44

bom ja que estamos por aki vou deixar minha duvida, o que tenho que fazer no lay pra trocar os irfp360 por igbt IRGP4063D seria s trocar um pelo outro ou tria que fazer alguma alteracao? segue o datasheet do igbt https://tctbrasil.websiteseguro.com/loja/Adm/userfiles/20100329032452irgp4063dpbf.pdf
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por emerson luis em Sex 5 Jul 2013 - 0:56

boa noite a todos,sou novo por aqui e ainda não sei como postar meus esquemas,ja montei todos os q tenho e estou a procura de um ampli usando irfp260,alguém pode me ajudar,desde ja agradeço
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por sandy silva de oliveira em Sex 5 Jul 2013 - 1:12

emerson luis escreveu:boa noite a todos,sou novo por aqui e ainda não sei como postar meus esquemas,ja  montei todos os q tenho e estou a procura de um ampli usando irfp260,alguém pode me ajudar,desde ja agradeço

pode tentar esse aqui http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4566-amplificador-hifi-classe-d-com-ir2110-ucd?highlight=amplificador
ou esse aqui
http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4566-amplificador-hifi-classe-d-com-ir2110-ucd?highlight=amplificador
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Sex 5 Jul 2013 - 10:51

Então Jeferson,100A em 14,4 volts dá 1440w,usando o irfp360 A 80° você consegue chavear +- 16A,se sua rede for 110v dá 1760w,se for 220v dá 3520W,teoricamente daria para conseguir essas potencias,desconsiderando a corrente de peak,se sua fonte tiver um rendimento com mais de 80%,e o principal,usar componentes originais da IR,que são os melhores.Te recomendo o 37n50,para o seu caso,assim você dará mais folga para os chaveadores.

Sandy,como é você que está projetando a fonte,pode substituir tranquilamente os fets,pelos igbts,terá menos calor e consequentemente mais potencia.

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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa em Sex 5 Jul 2013 - 14:53

leandromp escreveu:Então Jeferson,100A em 14,4 volts dá 1440w,usando o irfp360 A 80° você consegue chavear  +- 16A,se sua rede for 110v dá 1760w,se for 220v dá 3520W,teoricamente daria para conseguir essas potencias,desconsiderando a corrente de peak,se sua fonte tiver um rendimento com mais de 80%,e o principal,usar componentes originais da IR,que são os melhores.Te recomendo o 37n50,para o seu caso,assim você dará mais folga para os chaveadores.

Sandy,como é você que está projetando a fonte,pode substituir tranquilamente os fets,pelos igbts,terá menos calor e consequentemente mais potencia.


Então, não vou ficar tentando forçar muito não, como é minha primeira experiencia vou fazer os testes monitorando sempre a temperatura dos fets. espero bons resultados :-). dai na minha proxima fonte eu uso uns fets mais parrudos talvez quem sabe eu não tente uma full bridge!
Ja estou soldando as peças ateh sabado jah quero postar o resultado dos testes aqui pra vcs, e também vou precisar de ajuda de vcs no enrolamento do toroide principal e do toroide de filtro de saida. abraços Jeferson.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Sex 5 Jul 2013 - 15:33

Jerferson,se tiver como monitorar a corrente de entrada AC e do Duty,também é ótimo,assim você acompanha a eficiência em tempo real.

Sobre a full,depois que lançaram esse igbt aqui http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irgp4066dpbf.pdf eu meio que descentrei delas,porque com esse modelo daria para chavear uns 5K.Eu fiz uns testes aqui usando dois trafos driver em full com irfp460,mais até agora nada,não sei se escolhi o fet errado com, (vces com 500v ) ou se errei na construção do trafos,mais por enquanto vou deixar as experiências de lado com full,já imaginou queimando 4 irfp 460 a cada teste de carga.......Dureza rsrsr.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por marcisiosouza em Sex 5 Jul 2013 - 15:47

aqui os meus problemas nem sao mais a temperatura e sim quando ou o ir2110 estoura ou os fets. dessa vez os irfp nao sei se queimaram pois nao tirei da palca para testar, mas o ir2110 estourou e a "tampa" dele saiu.
jeferson podes começar com uma potencia menor, para quem nunca montou uma smps é meio complicado lidar com corrente tao alta logo de cara.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa em Sex 5 Jul 2013 - 16:44

marcisiosouza escreveu:aqui os meus problemas nem sao mais a temperatura e sim quando ou o ir2110 estoura ou os fets. dessa vez os irfp nao sei se queimaram pois nao tirei da palca para testar, mas o ir2110 estourou e a "tampa" dele saiu.
jeferson podes começar com uma potencia menor, para quem nunca montou uma smps é meio complicado lidar com corrente tao alta logo de cara.

Pois é marcisio, fui meio teimoso mesmo, e olha que eu nem tenho osciloscópio vou ver se compro um daqueles que ponha na entrada USB do pc soh pra quebrar um galho^^, mas dai marcisio quando estou o ir2110 e os fets chega danificar outros componentes ou so costuma queimar eles mesmo?
aqui paguei 11R$ no ir2110 e 24R$ nos dois IRFP360.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa em Sex 5 Jul 2013 - 16:46

leandromp escreveu:Jerferson,se tiver como monitorar a corrente de entrada AC e do Duty,também é ótimo,assim você acompanha a eficiência em tempo real.

Sobre a full,depois que lançaram esse igbt aqui http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irgp4066dpbf.pdf eu meio que descentrei delas,porque com esse modelo daria para chavear uns 5K.Eu fiz uns testes aqui usando dois trafos driver em full com irfp460,mais até agora nada,não sei se escolhi o fet errado com, (vces com 500v ) ou se errei na construção do trafos,mais por enquanto vou deixar as experiências de lado com full,já imaginou queimando 4 irfp 460 a cada teste de carga.......Dureza rsrsr.

Desculpe a noobse ou falta de conhecimeto, mas a corrente do Duty eu meço com amperimetro convencional ? ou estou falando besteira? em que ponto eu meço o Duty?
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Sex 5 Jul 2013 - 17:32

Há sim o duty, você pode conferir com um osciloscópio digital,dá pra ver no analógico também,mais é bem difícil,eu confiro aqui usando um icel AD7900 que tem essa função,dai o resultado é mostrado em %,com um valor próximo a 50% ,Esse valor também é adota em algumas fontes automotivas comerciais também,até o ponto de proteção,começar a 'agir' e baixar o duty lá para uns 10%.

Para verificar o Duty monitore umas das saídas do OUT do ci oscilador ou confira diretamente no Gate do fet.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Sab 6 Jul 2013 - 0:12

Peguei essa fonte essa semana,não dá para entender o que acontece.

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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa em Dom 7 Jul 2013 - 13:08

Pessoal chegou a hora de enrolar o trafo, em 50KHz deu 19.2 no primario, no secundário deu apenas 1.8 voltas achei muito pouco, talvez se enrolar o secundário só com estas voltas vai pegar muita pouca area do nucleu e posso ter problemas com queda de tensão, fiz com 2000 Gaus. Com 1500 Gaus deu 25.6 voltas no primario e 2.46 no secundário. Posso arredondar 26 no primário e 3 + 3 no secundário ? fio 18AWG 4 fios em paralelo, no primário secção 0,817 x densidade 4 = 3,268 x 4 fios = 13,07A
Secundário fio 17AWG 18 fios em paralelo, secção 1,039 x densidade 6 = 6,234 x 18 fios = 112,21A.

http://imageshack.us/f/844/uxvn.jpg/
http://imageshack.us/f/849/19ae.jpg/
http://imageshack.us/f/849/4q4x.jpg/

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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por sandy silva de oliveira em Dom 7 Jul 2013 - 14:09

eu usei o segundo calculo e deu certo so que 23 primario e 3+3 secumdario 4 fios 21 em paralelo primario e 20 fios 21 secudario
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Jeferson Nalepa em Dom 7 Jul 2013 - 14:40

Tem algum problema se enrolar o primario com espaguet ?
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

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