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Fonte chaveada x fonte automotiva

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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por edidigital em Qui 28 Nov 2013 - 12:44

Ta legal ainda estou no trabalho maz quando chegar em casa vou afinar as informações para voce

haaa só uma duvida podemos trocar telefones??
Obrig.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por edidigital em Qui 28 Nov 2013 - 14:07

vamos lá
correção== meu projeto está assim:
2 cap 1000/250
6 diodos de 6amp
2 irfp460
diodos de saida
fmg33s =200v /20amp
o toroide tem
OD = 4,99
OI = 3,2cm
H = 1,6cm
30tur/18+18 ambos no fio 16 t´achando fio meio grosso para primario maz ja vi fonte com ele nessa configuração. repito sem carga não aquece nada, maz com carga aquece fets+ trafo principal
conjunto zener 171v
capacitor pino 4 =22nf
estou usando bd 135/136 para driver junto cm capacitor 1uf em serie com trafo driver mais esnube nas duas situaçoes não tem zener supressor e como ti fale o projeto0 parece aquele mas na verdade foi retirado de uma fonte usiana 200amp,gosto do que faço quero fazer uma coisa bruta ou seja explorar bem e aprender muito queria fazer ate um inversor de solda ainda vou abrir um para ver como é por dentro
bom espero ter exposto o máximo de informação necessária para os senhores nos ajudar.

obrigado. e aguardo
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por edidigital em Qui 28 Nov 2013 - 14:14

ja ia me esquecendo a mesma eta dando 88+88v na saida por 2,5amp.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Heidern em Seg 2 Dez 2013 - 10:43

vamos lá
correção== meu projeto está assim:
2 cap 1000/250
6 diodos de 6amp
2 irfp460
diodos de saida
fmg33s =200v /20amp
o toroide tem
OD = 4,99
OI = 3,2cm
H = 1,6cm
30tur/18+18 ambos no fio 16 t´achando fio meio grosso para primario maz ja vi fonte com ele nessa configuração. repito sem carga não aquece nada, maz com carga aquece fets+ trafo principal
conjunto zener 171v
capacitor pino 4 =22nf
estou usando bd 135/136 para driver junto cm capacitor 1uf em serie com trafo driver mais esnube nas duas situaçoes não tem zener supressor e como ti fale o projeto0 parece aquele mas na verdade foi retirado de uma fonte usiana 200amp,gosto do que faço quero fazer uma coisa bruta ou seja explorar bem e aprender muito queria fazer ate um inversor de solda ainda vou abrir um para ver como é por dentro
bom espero ter exposto o máximo de informação necessária para os senhores nos ajudar.

obrigado. e aguardo


Se estiver tudo ok seria Ae = 1,432 cm²
então.....

vi que no oscilador tem 2k2 e 10nf.... vai ter quase 27k de frequência com 0,2T vai 50 esp no primário e com 0,15T 67 esp! pra 30 olha o tamanho da diferença!!!!deve está saturando o núcleo.

faça os testes com 0,15 depois com 0,2 se aquecer pouco está ok!

reveja os cálculos ai que fica joia!

hum.... então é esquema comercial! nesse esquema ai eu só não compreendi aqueles 2 resistores de 10k a largura do pulso fica grande se não me engano são eles que regulam o duty.

esse pwm funciona bem tem muita gente que usa ele eu já até testei aqui mas uso o datasheet mesmo!

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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por breaniak em Ter 3 Dez 2013 - 20:35

Ola amigos gostaria de pedir á vocês que postassem o cauculo de espiras para trafo toroidal para as fontes chaveadas vlww !!!
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Heidern em Qua 4 Dez 2013 - 9:54

Ola amigos gostaria de pedir á vocês que postassem o cauculo de espiras para trafo toroidal para as fontes chaveadas vlww !!!


qual topologia da fonte chaveada? tem que ser mais específico! dependendo da topologia muda-se os cálculos!

Formulas do magnetismo!

http://www.thornton.com.br/formulas.htm

Aconselho que dê uma lida no fórum que vai encontrar esta informação, pois dificilmente vai se repetir as coisas que já foram ditas.

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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por edidigital em Qua 4 Dez 2013 - 13:40

beleza Heidern desde já muito obrigado pelas respostas mas quero lhe lembar que meu projeto só simplesmente se parece com aquele do esquema mas o oscilador está programado para gerar 24khz as configurações de CT RT são outras
fis modificações recente que á melhorou, os fetes pararam que aquecer com carga achei um toroide um pouquinho maior maz enrole as mesmas confuguração de antes.... uma coisa que tenho que apender fazer são esses cálculos para já ir direto ao ponto.tenho que esperar meus núcleos chegar para ter uma definição melhor do projeto tambem preciso faser o esquema do mesmo pra melhor vcs apreciar. ok
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por breaniak em Qui 5 Dez 2013 - 12:38

Vlw Amigo Heidern , gostaria de lhe perguntar como posso regular o duty do sg3525 ? montei uma fonte e está funcionando mais está estranha pois somente 1 mosfet aquece um pouco (irfp 360) half - bridge !
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por edidigital em Qua 11 Dez 2013 - 12:19

olá bom dia ainda estou usando para testes iniciais multímetro da minipa aquele com escala de 20A ate maz parece que não bate as medições entre primário e secondario na questão corrente de entrada e saída seria por que ele não tem filtro dePWM a questão é e nas minhas medições o secundário está com relação potencia mais alta do que o primário ou seja ta rendendo de maz qual alicate e melhor etou namorando o et-3880 maz e caro de mas
alguma sugestão????
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por breaniak em Qua 11 Dez 2013 - 12:30

galera nao consigo fazer controle do pwm do sg3525 e tambem um mosfet esquenta mais que o outro estou usando no prototipo irfp360 e nucleo toroide com trafinho driver...poderiam me passar um circuito de fonte que ja foi construida e testada ?? no aguardo !!!
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por deus efiel em Qua 11 Dez 2013 - 20:31

Heidern
boa noite mitire uma duvida oh toroide de um modulo taramps t1.2k severia pra uma fonte dessetipo eu to usando nos fete FGH60N60 e nos didos de saida são 60CTQ150 eo ci SG 3525 com oh trafo drayve queria masimo de corrente que ela podesse min fornesse com esse componente

obrigado
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por deus efiel em Qui 12 Dez 2013 - 18:19

não sei quem e mais mais apanha sie e eu ou os chavedor ja mexi em tudo dessa fonte ,por eu não saber calcula o enrolamento do toroide apea e grande ai vem o indutor ai e que obixo pega sifoce os fete irfp360 jatinha ido pro espaço esse 60n60 to gostando dele
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por deus efiel em Qui 12 Dez 2013 - 22:29

PESSOAL QUAL A FUNÇÃO DO PINO 9 DO SG 3525
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Heidern em Seg 16 Dez 2013 - 9:17

Vlw Amigo Heidern , gostaria de lhe perguntar como posso regular o duty do sg3525 ? montei uma fonte e está funcionando mais está estranha pois somente 1 mosfet aquece um pouco (irfp 360) half - bridge !


http://pdf.datasheetcatalog.net/datasheet/motorola/SG3525AN.pdf

pode ir alterando aos poucos, mas este do sheet já funciona bem a regulagem!




olá bom dia ainda estou usando para testes iniciais multímetro da minipa aquele com escala de 20A ate maz parece que não bate as medições entre primário e secondario na questão corrente de entrada e saída seria por que ele não tem filtro dePWM a questão é e nas minhas medições o secundário está com relação potencia mais alta do que o primário ou seja ta rendendo de maz qual alicate e melhor etou namorando o et-3880 maz e caro de mas
alguma sugestão????


é realmente para se montar uma boa fonte chaveada é preciso de equipamentos bons, se não é quase impossível fazer uma fonte que atenda as necessidades! tenho este ET 3880 que é ótimo não tenho nada a reclamar e é estável e preciso!


galera nao consigo fazer controle do pwm do sg3525 e tambem um mosfet esquenta mais que o outro estou usando no prototipo irfp360 e nucleo toroide com trafinho driver...poderiam me passar um circuito de fonte que ja foi construida e testada ?? no aguardo !!!


kkkkk fonte é dor de cabeça mesmo brow! tem que aprender muito pra acertar! já quer uma pronta?
pow tem fonte já testada aqui no fórum basta dar uma procurada que acha

vide post acima.



Heidern
boa noite mitire uma duvida oh toroide de um modulo taramps t1.2k severia pra uma fonte dessetipo eu to usando nos fete FGH60N60 e nos didos de saida são 60CTQ150 eo ci SG 3525 com oh trafo drayve queria masimo de corrente que ela podesse min fornesse com esse componente

obrigado

PESSOAL QUAL A FUNÇÃO DO PINO 9 DO SG 3525

não sei quem e mais mais apanha sie e eu ou os chavedor ja mexi em tudo dessa fonte ,por eu não saber calcula o enrolamento do toroide apea e grande ai vem o indutor ai e que obixo pega sifoce os fete irfp360 jatinha ido pro espaço esse 60n60 to gostando dele


é um mosfet muito bom!

vamos fazer uma coisa?? posta ai o que vc quer montar ?? v de entrada? v de saida? A de entrada e A de saida? dai fica mais facil de saber qual componente usar ok!

fica a dica ai pra vc e pra todos com duvidas ainda sobre fonte chaveada!  o primeiro passo é acertar o PWM na internet inclusive no fórum tem bastante esquema, veja qual oscilador e esquema quer usar,  depois olhe o data sheet do CI geralmente já tem a configuração inicial, basta ir alterando conforme o esquema! com o oscilador arrumado e  e regulado partir para as outras partes,  TR drive ou IR, Chaveadores, TR potencia, Retificadores, indutor e Capacitores de saída! pois com um pwm funcionando bem não tem muito problema em fazer funcionar a fonte!


e lembrando que já tem bastante informação postada sobre a potencia da SMPS ok

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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por edidigital em Seg 16 Dez 2013 - 11:37

Bacana esse forum

Na minha cidade não tem ningen que sabe mexer com esse tipo de fonte ainda mas criar elas, até então só eu mesmo. Faço meus projetos no corel mas recentemente instalei o proteus no meu pc, parece o difício é que a biblioteca de componentes e meia escassa se tiver alguma dica!!!
Só tenho osciloscópio analógico + frequencímetro Com relação ao alicate mencionado, aonde vc comprou que preço melhor vc achou? não custa nada perguntar e se poder resp. fico grato.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Heidern em Seg 16 Dez 2013 - 12:04

Bacana esse forum

Na minha cidade não tem ningen que sabe mexer com esse tipo de fonte ainda mas criar elas, até então só eu mesmo. Faço meus projetos no corel mas recentemente instalei o proteus no meu pc, parece o difício é que a biblioteca de componentes e meia escassa se tiver alguma dica!!!
Só tenho osciloscópio analógico + frequencímetro Com relação ao alicate mencionado, aonde vc comprou que preço melhor vc achou? não custa nada perguntar e se poder resp. fico grato.


Sim posso responder sim! é para isso que estamos aqui não?

já tem o principal, o scope!

O alicate tem um preço bom aqui:
http://www.fg.com.br/alicate-voltimetro-amperimetro-digital-cat-iii-et-3880-c-resistencia-e-abertura-50mm-prod-2555.html

porém já aumentou o preço que ele era 590,00R$, eu paguei aqui em BSB 712,00R$ após mostrar este anuncio, sendo que ele era 874,00R$ caiu muito o preço a vista!

realmente é indispensável alicate amperímetro para altas potencias!


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será que é melhor controlar o sg no pino 9

Mensagem por louroimortaldotempo em Seg 16 Dez 2013 - 17:39

amigos,gostaria de uma opinião sobre esse circuito de controle de corrente e tensão,minha duvida é:será que fica melhor do jeito que está ou isolando
o comparador de entrada do SG e controlando direto no pino 9 do sg?
aguardo sugestões obrigado. https://mega.co.nz/#!shghhRZI!SelFERr4JyCKIjUQzN7z6RZ6aNwlul3Hw_uEOuWqxQc



Última edição por louroimortaldotempo em Qui 19 Dez 2013 - 12:14, editado 1 vez(es)
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Heidern em Ter 17 Dez 2013 - 16:15

apesar de meio confuso a parte do controle de corrente....

este esquema de controle de corrente ainda não tinha visto, o mais usado é no pino 10 tanto por shuntt quanto por TC usando um valor de referencia acho que uns 2v, este tem que testar pra ver a eficiência deste controle.


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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por louroimortaldotempo em Ter 17 Dez 2013 - 19:39

Heidern escreveu:apesar de meio confuso a parte do controle de corrente....

este esquema de controle de corrente ainda não tinha visto, o mais usado é no pino 10 tanto por shuntt quanto por TC usando um valor de referencia acho que uns 2v, este tem que testar pra ver a eficiência deste controle.


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olá Heidern ,eu me baseei neste : http://nupet.daelt.ct.utfpr.edu.br/tcc/engenharia/doc-equipe/2012_1_12/2012_1_12_final.pdf  neste quando a corrente ultrapassa um determinado valor
a malha de corrente se sobrepõe sobre a de tensão,eu particularmente não utilizo o pino 10 do sg
e quanto a não ter visto esse tipo de controle de corrente a maioria dos trabalhos feito por universidades
são parecidos não tenho duvida quanto ao funcionamento a minha duvida é se não fica melhor controlando direto
no pino 9 isolando o comparador do SG.

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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por edidigital em Qui 19 Dez 2013 - 12:12

heiheihei pedi um Et-3880 agora vou melhorar meus testes, e poder melhor desenvolver meus projetos.
Desistir e para quem não tem fé, e eu to dentro da orta tenho que colher... entendeu!!!
um abraço a todos.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por louroimortaldotempo em Sab 21 Dez 2013 - 9:27

olá pessoal testei o circuito que postei em minha mensagem anterior e funciona de 10
o que fiz foi adcionar um comparador a mais para monitorar a corrente como no sg3524
quanto ao pino 10 do sg3525 depende muito do capacitor de partida suave(softstart)
que tem que ser bem cauculado,pois um valor alto nesse capacitor pode deixar o acionamento
do shutdown lento e queimar componentes antes mesmo de haver a inibição dos pulsos
de controle dos transistores chaveadores,uma forma de minimizar isso é + ou - assim:


e aqui uma outra forma de controlar o sg3525:


esse circuito integrado é bom pra c.. Positivo 

um Feliz Natal a todos.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por edidigital em Qua 1 Jan 2014 - 21:43

DEUS EFIEL
boa noite feliz ano novo . Ja observando a mens. de deus efiel fisso uma fonte hlf tipo a usina ainda estou desenvolvendo pwm 25khz, estava uzando a principio uma tensão  simétrica de 80+80 obtive 600w com esse tensão e usando irfp460 mas ai fui aplicar mas corrente e eles foram dessa para uma melhor kkkkk tinha irgp4072 maz o besta auqui não conferi os diodos do gate 1n4148 ririri la se foi minhas belezinhas.... mais tarde resolvi fazer com a mesma configuração fonte automotiva 14.4v troque somente secondario e zener maz so tinha irfp450 que derrota  sem carga fonciona tudo tranquilo aparentemente mas se encosto carga por exemplo lampada de 200w/ 220v pouca carga mais o menos 1Amp pouco de mas né...  e entrada 220 na serie com lampada proximo passo e pedir mais mosft to usando o pwm sg3524 tenho que fazer proteção para ela aquela com trafinho parece ser mais fácio a duvida e o nivel gerado pelo mesmo entra no pino 4 ou 10 vi ausina so uma ves e não fotografei  estamos para aprender e compartilhar experiencias

obrigado e fico no aguardo.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Heidern em Sab 4 Jan 2014 - 12:07

Pow muito bom viu louro! vou guardar este esquema aqui, quando me sobrar tempo vou fazer um teste com o 3525, mas como gosto de coisas bem simples ainda estou com o 3524! mais este tipo de controle é bem diferente mesmo!

Agora vem a questão o valor de referencia no pino 10 é a mesma usando um shunt ou TC sensor?

O comparador tá usando o LM ??


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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por louroimortaldotempo em Sab 4 Jan 2014 - 17:52

Heidern escreveu:Pow muito bom viu louro! vou guardar este esquema aqui, quando me sobrar tempo vou fazer um teste com o 3525, mas como gosto de coisas bem simples ainda estou com o 3524! mais este tipo de controle é bem diferente mesmo!

Agora vem a questão o valor de referencia no pino 10 é a mesma usando um shunt ou TC sensor?

O comparador tá usando o LM ??


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olá Heider
usei o comparador lm324 ele tem 4 comparadores interno os outros dois
dar pra usar como proteção de temperatura e mais algum tipo de proteção que deseje
usar,quanto a questão de shunt ou TC É a mesma coisa sendo que pra isso se calcule
o TC para que em uma resistência de carga dê a voltagem que você precisa pra uma
corrente determinada no primário do trafo no esquema acima coloquei uma referência
de 2.5 volts na entrada não inversora mas no teste utilizei 0.1volt de referência
com um atenuador com potenciômetro e a entrada inversora é quem compara a tensão
vinda do TC ou shunt com a tensão de referencia e diminui o ciclo ativo diminuindo
a tensão de saída. dar pra colocar a proteção de corrente pra começar a controlar
corrente quando a tensão alcançar 0,4volts e no pino 10 quando alcançar 0.6 volts
vai depender de cada projeto,tou desenhando um layout aqui quando estiver pronto
posto pra galera vai demorar um pouco ando meio sem tempo mas quando fizer e testar posto
um abraço.
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Re: Fonte chaveada x fonte automotiva

Mensagem por Heidern em Dom 5 Jan 2014 - 13:18

Hum é a mesma coisa então! estou fazendo uns testes aqui com TC estou usando 2V como referencia e tá joia consigo regular bem a corrente da fonte!

depois eu quero ver com vc mais a respeito do comparador para a proteção por temperatura atuando no SD do 3524 haja vista que o modo que estou usando somente atua no pwm limitando a potencia e não deixando o pwm baixo!

quero um mais elaborado para deixar o pulso do pwm quase a zero ou desligar e quando a temperatura abaixar ele volta, como na proteção contra curto!

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