Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
59 usuários online :: 15 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 44 Visitantes :: 2 Motores de busca

arileal, asdfgh, bito, Callegaretti, Cengiz222, gabrie matos, Giullia, harun_cbbn, jefferson toledo, lima neto, luizcpimenta, mayke, Nisito BH-MG, Silvio Novais, wandows

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5950)

renatoscp (3841)

CMeletronica (3154)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1778)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge Versão FINAL

Página 3 de 25 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 14 ... 25  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Fonte chaveada com SG3525 - Half Bridge Versão FINAL

Mensagem por systemjol em Ter 7 Maio 2013 - 8:16

Ou eu sou muito sortudo ou devo ter um anjo séletronico só pra mim,pois não faço nenhum cálculo desses trafos,simplesmente enrolo 3,4, diferentes (toróides e EE)e coloco na placa,simplesmente funcionam,sem aquecimento ou qualquer outro transtorno.Mudo a quantidade de espiras aleatoriamente no prim e sec,mas sempre uso varios fios em paralelo para prim e sec.Até agora nunca tive problemas não.E posso dizer que pra mim aqui,com minhas montagens,esse circuito não é tão critico assim nao,digo na questão do trafo.Se aquece transistor demasiadamente é algum erro na etapa pwm,ou então pode ser mesmo o trafo que foi enrolado errado,em contrafase ou algo do tipo.Estou usando start com capacitor que mostrei acima e dei um pau nela ontem com 60+60 e mosfet 14n50,tudo tranquilo.Testei ate com mosfet 6n60,que tem resistencia alta,tudo funcionou bem também.Tenho osciloscpio digital aqui mas quase não uso devido ao fato de os projetos sempre darem certo.Outra coisa,nunca uso layout de outras pessoas,nada contra voces projetistas rsrsrs,é que sempre gosto de fazer os meus proprios no Eagle,reduzindo espaço e acrescentanto algo aqui e ali,nuca copio o esquema seus originalmente,mesmo voces permitindo.Estou terminando o layout dessa fonte ai pra ficar com 14cm x 11cm,a mesma medida de uma fonte atx,pois pretendo montá-la na case das fontes de pc.Um abraço a todos.
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por wenderson em Ter 7 Maio 2013 - 8:34

Ola bom dia tirei o trafo e o tr continua a aqueçer sera que pode ser o sgou ir?
wenderson
Nível 2
Nível 2

Mensagem por wenderson em Ter 7 Maio 2013 - 8:39

A tensao no gate nao e constante fica variando?
wenderson
Nível 2
Nível 2

Mensagem por wenderson em Ter 7 Maio 2013 - 9:35

e outra coloquei no lugar do mur 120 uf4007 sera que estes nao dao certo?
wenderson
Nível 2
Nível 2

Mensagem por systemjol em Ter 7 Maio 2013 - 9:48

Cara,seria bom se vc pudesse tirar fotos da sua montagem parte de baixo e de cima,pra darmos uma verificada,as vezes nós olhamos por várias horas e nao vemos erros,mas assim que mais gente ve,descobre algo que nos passou despercebido.Pode ser tambem problema na alimentação dos cis.Mas as imagens ajudariam bastante.
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por lipemixsom em Ter 7 Maio 2013 - 16:36

olha o que achei... parece com a montagem que nosso amigo fez para a fonte.

abraco
lipemixsom
Nível 2
Nível 2

cade a foto ?

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Qua 8 Maio 2013 - 19:08

Olá Werderson,você disse que teve dificuldades na montagem,dai pedi para você postar uma foto e você sequer respondeu ! Desculpe se eu estou sendo injusto com tigo,mais estou achando, que você não fez a montagem ! E sim fez a montagem a sua fonte postada em outro tópico.

Mais um vez peço desculpas se estou agindo errado,e te digo,se precisar, eu faço essa versão da fonte e coloco aqui. Alias.....estou pensando em fazer essa versão inclusive, em um caso mais grave,pode me enviar a placa montada,que faço as devidas correções,em qualquer parte que seja,sem ônus algum,apenas o valor do frete e eventual troca de componentes.

Isso vale,para qualquer colega que tiver dificuldades na montagens,mais postem as fotos 1°, isso já ajudaria bastante ok.
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

http://www.eletronicaperez.com.br

Mensagem por renatoscp em Qua 8 Maio 2013 - 21:29

Leandro, estou aqui acompanhando, e gostaria de ressaltar o seguinte:

Essa placa tá praticamente testada e aprovada, a única diferença entre essa e a anterior é o acréscimo do conjunto start e realimentação, que se, caso realmente estivesse errado, a fonte não iniciaria, somente isso... Se a tensão presente depois do regulador se encontra em 12V, o restante já foi testado por você...

Não creio que seja erro no projeto, mas de qualquer forma, se quiser fazer a placa final e transportar os componentes pra ela, fica a seu critério...
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por sandy silva de oliveira em Qui 9 Maio 2013 - 0:01

ok uma duvida que tive hoje pela manha tive uma duvida que considerei importante, entao vamos la, vamos pensar em uma fonte dessas mas com uma saida de 12v pra sei la alimentar um led ou pre ou mesmo a bias de um amp digital, entao seria a seguinte duvida o zener regulador vai na voltagem da saida por ex: 70v, pois e ela que vai variar nesse caso colocariamos uns 20% a mais para a fonte ter o que nesse caso teria o trafo que ser calculado por 84v, entao teria que fazer o mesmo com 12v entao teria que ser calculado com 14v,4 a segunda voltagem? entao a voltagem do pre ou bias ou led pode variar a mais ou seria mais prudente colocar tipo 11v para que quando a fonte regular em 100% nao de execesso nesses 12v? ou nem importa essa variacao pois 14,4 nao afetaria de forma a danificar tais sistemas do amp? como a bias e regulada com a amp em repouso quando essa voltagem subir nao afetara o perfeito funcionamento do amplificador?
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por renatoscp em Qui 9 Maio 2013 - 7:56

systemjol escreveu:Ou eu sou muito sortudo ou devo ter um anjo séletronico só pra mim,pois não faço nenhum cálculo desses trafos,simplesmente enrolo 3,4, diferentes (toróides e EE)e coloco na placa,simplesmente funcionam,sem aquecimento ou qualquer outro transtorno.Mudo a quantidade de espiras aleatoriamente no prim e sec,mas sempre uso varios fios em paralelo para prim e sec.Até agora nunca tive problemas não.E posso dizer que pra mim aqui,com minhas montagens,esse circuito não é tão critico assim nao,digo na questão do trafo.Se aquece transistor demasiadamente é algum erro na etapa pwm,ou então pode ser mesmo o trafo que foi enrolado errado,em contrafase ou algo do tipo.Estou usando start com capacitor que mostrei acima e dei um pau nela ontem com 60+60 e mosfet 14n50,tudo tranquilo.Testei ate com mosfet 6n60,que tem resistencia alta,tudo funcionou bem também.Tenho osciloscpio digital aqui mas quase não uso devido ao fato de os projetos sempre darem certo.Outra coisa,nunca uso layout de outras pessoas,nada contra voces projetistas rsrsrs,é que sempre gosto de fazer os meus proprios no Eagle,reduzindo espaço e acrescentanto algo aqui e ali,nuca copio o esquema seus originalmente,mesmo voces permitindo.Estou terminando o layout dessa fonte ai pra ficar com 14cm x 11cm,a mesma medida de uma fonte atx,pois pretendo montá-la na case das fontes de pc.Um abraço a todos.

Legal... Temos mais um fazedor de placas então! Posta sua versão ai pra gente ver como ficou irmão, assim o pessoal escolhe qual acha melhor montar...
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por wendelldio em Sex 10 Maio 2013 - 11:48

Alguem cofecciona essa placa ou tem ela pra venda

wendelldio@hotmail.com
wendelldio
Nível 1
Nível 1

Mensagem por sandy silva de oliveira em Qua 15 Maio 2013 - 14:56

entao como foi enrolado esse trafo de saida da fonte?metade primario secumdario e restante do primario como na ns?
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por renatoscp em Qua 15 Maio 2013 - 15:34

sandy silva de oliveira escreveu:entao como foi enrolado esse trafo de saida da fonte?metade primario secumdario e restante do primario como na ns?

Creio que não Sandy (não fiz esse trafo ainda), mas na NS é nucleo EI e nessa é toroide...

Leandro, como vc fez?
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Trafo

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Qua 15 Maio 2013 - 16:02

Nos testes que realizei foram 35 Primário e 12+12 no secundário,mais o meu núcleo é de origem Asiática,por isso,foi baseado em modelo próximo.A maneira correta de enrolar é completar todo o núcleo,só fiz daquela forma,para realizar os testes.

Dá para usar qualquer modelo de núcleo nessa ou em qualquer fonte,basta conhecer a procedência,para realizar o cálculos.

Já fiz testes em outras fontes, com ferrite de flyback e ferrite do bobina defletora,todas funcionaram,mais os cálculos das espiras terá que ser no chute mesmo.A melhor forma que eu conheço para ajustar o núcleo e através do teste de eficiência,coloca-se uma carga conhecida na saída e conferir o consumo,se estiver abaixo do 80% , refaço todo núcleo.
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagem por marcisiosouza em Qui 16 Maio 2013 - 18:58

Uma humilde opinião: Eu uso o parametro B (gauss) em 1000 quando nao conheço a procedencia do nucleo, ai com este valor faço uns testes. ponho 10A por exemplo, em uma tensao de 14v e verifico o aquecimento, eficiencia, essas coisas...
Caso o nucleo "segure", aumento um pouco o B, tipo 1500 ou 2000 e refaço o trafo, com os mesmos testes. Assim eu uso qualquer nucleo, mas prefiro usar os mmt139t5020.
Abraaaço
marcisiosouza
Nível 1
Nível 1

Mensagem por RICARDO CARREIRO em Ter 21 Maio 2013 - 17:24

Amigos essa fonte da para modificar para sair entre 13.8v a 14.4v ???
RICARDO CARREIRO
Nível 1
Nível 1

Mensagem por ANDRE CAETANO em Ter 21 Maio 2013 - 22:09

ola amigo wederson nas fonte que eu monto topologia half , eu uso o mur 160 ou fr107 mas os mur 120 é de 200 volts , no meu caso eles entran em curto e aquece os mosfet verefique se ele não esta em curto
ANDRE CAETANO
Nível 1
Nível 1

Mensagem por dr_als_house em Ter 21 Maio 2013 - 22:41

olá amigos,

depois do sucesso com a NS-450, comprovado em video, venho para mais esse desafio. só que a rede na minha cidade é 110V. Alguém já conseguiu fazê-la funcionar nesta tensão?
abraço!!
dr_als_house
Nível 2
Nível 2

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Qua 22 Maio 2013 - 9:46

Ricardo,não é objetivo desse tópico orientar uma mudança tão grande na fonte,mais há principio sim,você pode configurar essa fonte para obter uma tensão mais baixa ou mais alta alterando o valor dos diodos zener,eles teriam que ficar aproximadamente com o dobro de tensão,inclusive o Werderson fez uma versão assim http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t4492p60-fonte-chaveada-x-fonte-automotiva.

House,acredito que funcione sim,tenho um projeto de 2250W,que trabalha em ambas as tensões ,só não sei quanto a alimentação auxiliar,nesse caso teria que testar primeiro,caso precise, me avise que eu faço o teste aqui.

Wendell,estou aguardando um email,para passar o preço da placa para você.Aqui mesmo no forum há um patrocinador que confecciona placas http://eletronicasilveira.forumeiros.com/f13-venda-de-componentes-kits-e-placas-sob-encomenda

Estou tentando fazer um variac,quando conseguir construir eu faço os testes de 90 a 240V.

Última edição por leandromp em Qua 22 Maio 2013 - 9:52, editado 1 vez(es)
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagem por renatoscp em Qua 22 Maio 2013 - 9:48

Leandro, dá uma verificada no seu e-mail...

Abço!
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por marcisiosouza em Qua 22 Maio 2013 - 11:34

quanto a ligar em 110vac: a minha rede aqui é 110 tambem, eu consigo usar normalmente.
ponho um fio ligado direto da tomada (AC, apenas um polo) e ligo este fio no ponto "FLOAT" (meio dos capacitores). isso dobra a tensao retificada, se nao me engano em 120vac temos 170vdc retificados, com essa configuração que citei, a tensao vai para 340vdc.
abraço.
marcisiosouza
Nível 1
Nível 1

Mensagem por dr_als_house em Qua 22 Maio 2013 - 12:37

blz leandro,
eu vou estar com a trade livre e estarei no msn se possivel entra lá pra gente bater um papo!
valeu amigo
abraço!
dr_als_house
Nível 2
Nível 2

Mensagem por sandy silva de oliveira em Qua 22 Maio 2013 - 12:37

bom pessoal, me desculpem por estar postando aki mas nao achei necessario criar um topico para essa duvida.
a alguns dias atraz alguem postou um link de uma fonte inversora de 1400w dc dc, procurei mas nao achei, alguem poderia me ajudar a achar esse link?
sandy silva de oliveira
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por systemjol em Qua 22 Maio 2013 - 12:52

Galera,estive dando uma olhada em uns livros sobre fontes chaveadas aqui,aqueles completos e em ingles de umas 700 paginas cada um,e lá diz que fontes half-bridge so conseguem oferecer de 100w a 500w,apartir daí teriamos que usar full-bridge.Essa informação procede e deve ser levada a sério?Ou posso aumentar a tensão dessa fonte aí para uns 75+75 e obter uns 12A?
Ah,fiz um layout dessa fonte com 14cmx11cm,ideal pra case de fonte atx de pc e já montei tres unidades funcionando bem,se quiserem e não ficarem com raiva por eu ter alterado o esquema,posso postar aqui.
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por dr_als_house em Qua 22 Maio 2013 - 12:54

cara,

eu provei na NS-450 q é possivel... agora é vc ter coragem para montar.
dr_als_house
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 25 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 14 ... 25  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: