Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. 1-74

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
46 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 38 Visitantes :: 2 Motores de busca

cicero789, deus efiel, gerailton, iran, leandro metz, lgeorg12, Mario Mota, techlyne

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
CURSOS ONLINE VIP
MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. Banner11
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. I_vote_lcapMOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. I_voting_barMOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. I_vote_rcap 
Caca Silva (6026)
MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. I_vote_lcapMOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. I_voting_barMOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. I_vote_rcap 
renatoscp (3889)
CMeletronica (3220)
michel chagas (2791)
Railson (2119)
alexsandro rodrigues de a (1833)
naldo santos (1599)
ablacon64 (1222)
gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR.

Ir em baixo

Resolvido MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR.

Mensagem por picopsu em Seg 6 Maio 2013 - 12:55

Olá senhores... não entendo muito de eletronica, e estou com o seguinte problema, vejam o esquema:

Preciso fazer este MOSFET conduzir os 12v da bateria somente quando faltar energia da rede eletrica.
Não sei se é verdade, mas me disseram que pro MOSFET conduzir, vou precisar de uns 20v no gate dele.
Existe uma maneira de fazer ele conduzir esses 12v da bateria quando a energia da rede eletrica acabar ?

Não posso usar rele, pois a placa so pode ter 27mmx44mm e já nao tem mais espaço... tem q ser por mosfet mesmo, outra coisa, nem todas as placas vao usar baterias.

Agradeço qualquer ajuda.

MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. Carregador-MOSFEThttp://picopsu.com.br/img/carregador-MOSFET.png
picopsu
picopsu
Nível 1
Nível 1

Resolvido Re: MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR.

Mensagem por dr_als_house em Seg 6 Maio 2013 - 15:25

olá amigo,

esse problema eu resolvo fácil eliminando todo esse sistema! eu trocaria este circuito por um simples relé automotivo de ação dupla. como funcionaria? os relés automotivos vêm, geralmente, com a seguinte configuração: pino 86 e 85 são os acionadores da bobina + e -. pino 15 (ou 30) é o pino da alimentação, no seu caso a bateria. e os pinos 87 e 87a que são os pinos de passagem, quando a bobina é ligada (este vc não usa) e o pino quando a bobina está desligada. vc vai usar um transformador retificado de 12v e vai alimentar os pinos 86 + e 85 - . o positivo da bateria no pino 15 e o que vc quer alimentar com a bateria no pino 87a. quando não tiver energia da rede, o relé desarma deixando passar 12v pelo pino 87a.

certo?
dr_als_house
dr_als_house
Nível 2
Nível 2

Resolvido Rele - Mosfet

Mensagem por picopsu em Seg 6 Maio 2013 - 16:32

dr_als_house escreveu:olá amigo,

esse problema eu resolvo fácil eliminando todo esse sistema! eu trocaria este circuito por um simples relé automotivo de ação dupla. como funcionaria? os relés automotivos vêm, geralmente, com a seguinte configuração: pino 86 e 85 são os acionadores da bobina + e -. pino 15 (ou 30) é o pino da alimentação, no seu caso a bateria. e os pinos 87 e 87a que são os pinos de passagem, quando a bobina é ligada (este vc não usa) e o pino quando a bobina está desligada. vc vai usar um transformador retificado de 12v e vai alimentar os pinos 86 + e 85 - . o positivo da bateria no pino 15 e o que vc quer alimentar com a bateria no pino 87a. quando não tiver energia da rede, o relé desarma deixando passar 12v pelo pino 87a.

certo?

Como eu disse, não posso usar rele por varios motivos:
1-A placa vai ficar em paralelo com outra placa e a distancia vai ser menor que 1cm, rele pra uns 15 amperes tem uns 3cm de altura.
2-A placa so tem 24mmx44mm, e ja esta lotada de componentes, não tem mais espaço.
3-Vai alimentar um computador, entao na comutaçao, talves o pc desligue.

MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. Rele

Já tinha pesando nesta ideia, mas preciso de uma soluçao com MOSFET, ou será que com SCR eu conseguiria ?
Qual esquentaria menos ? visto que espaço pra dissipador de calor não tem !!!
picopsu
picopsu
Nível 1
Nível 1

Mensagem por dr_als_house em Seg 6 Maio 2013 - 17:35

rapaz,

se vc desmontar o relé e cortando direitinho a base de plastico acho q cabe e sobra espaço. este circuito que vc apresentou é muito maior q o relé. um relé de 20A tem 30x30x30, aproximadamente. desmontrado ele ficaria com 25x25x23. um mosfet pra 15A tem altura de 25mm, se vc usar a pinagem soldada no sabugo!!!!
dr_als_house
dr_als_house
Nível 2
Nível 2

Mensagem por dr_als_house em Seg 6 Maio 2013 - 17:42

agora é o seguinte, se não tem jeito mesmo de usar relé, vc deve considerar a corrente da alimentação... não sei se um mosfet aguentaria uma corrente de 15A continuo sem dissipador... muito menos scr...
dr_als_house
dr_als_house
Nível 2
Nível 2

Mensagem por picopsu em Seg 6 Maio 2013 - 18:06

dr_als_house escreveu:agora é o seguinte, se não tem jeito mesmo de usar relé, vc deve considerar a corrente da alimentação... não sei se um mosfet aguentaria uma corrente de 15A continuo sem dissipador... muito menos scr...

Na verdade... na maioria do tempo um pc consome 5A, as vezes 7 ou 8A, mas tem os picos de 15A ate 18A...

Tenho 2 grandes problemas em usar o rele
1-na comutaçao acho que o pc poderia desligar (nao tenho certeza)
2- mesmo que eu arrume espaço na pequena plaquinha, aina assim falta espaço na altura, como eu disse, o rele teria que ficar no meio de 2 placas, e elas estão a um distancia menor que 1cm, mesmo tirando a capa do rele, nao caberia.

Vai ser tudo em smd, entao o MOSFET ficaria soldado na placa, e com isso eu conseguiria uma pequena dissipaçao (pela placa de circuito impresso) e talves ate consiga colocar um micro-cooler.
picopsu
picopsu
Nível 1
Nível 1

Mensagem por dr_als_house em Seg 6 Maio 2013 - 19:34

é amigo, então nesse caso vc vai ter que usar 2 fets, só pra garantir q não queime durante os picos. vc pode colocar um atrás do outro com 2 dissipadores, um em cada. use uma presilha para prender ambos, ou uma cinta de plastico. coloca eles alinhados a placa. se vc conseguir dissipadores com 1mm vc vai ter 12mm de espessura. se fossem 2 chapinhas decobre seriam perfeitos.
dr_als_house
dr_als_house
Nível 2
Nível 2

Mensagem por picopsu em Seg 6 Maio 2013 - 19:44

dr_als_house escreveu:é amigo, então nesse caso vc vai ter que usar 2 fets, só pra garantir q não queime durante os picos. vc pode colocar um atrás do outro com 2 dissipadores, um em cada. use uma presilha para prender ambos, ou uma cinta de plastico. coloca eles alinhados a placa. se vc conseguir dissipadores com 1mm vc vai ter 12mm de espessura. se fossem 2 chapinhas decobre seriam perfeitos.

Mas meu problema maior não é o dissipador, ainda não sei como fazer o mosfet conduzir os 12v.
Me informaram que os IRFZ44 - IRF640 podem ser comandados com tensões abaixo de 12v, mas como fazer issso, visto que tem q ser os 12v da bateria (que pode varias de 13.8v a 6v - se estiver totalmente carregada ou não) E NAO O GND.

É POSSIVEL FAZER ISSO COM ESSES MOSFET "N" ?
COMO SERIA O CIRCUITO ?

OU TERIA Q SER UM MOSFET "P" ?

MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. Driver
picopsu
picopsu
Nível 1
Nível 1

Mensagem por dr_als_house em Seg 6 Maio 2013 - 20:49

amigo,
fiz o seguinte teste:
MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. Teste2bnMOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. Teste1

só tem um porém, qual exatamente é a tensão da rede? 12v? se for talvez isso resolva seu problema. se a rede der mais que 15v vc vai estragar a bateria neste esquema.
dr_als_house
dr_als_house
Nível 2
Nível 2

Mensagem por picopsu em Seg 6 Maio 2013 - 21:19

dr_als_house escreveu:amigo,
fiz o seguinte teste:
MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. Teste2bnMOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. Teste1

só tem um porém, qual exatamente é a tensão da rede? 12v? se for talvez isso resolva seu problema. se a rede der mais que 15v vc vai estragar a bateria neste esquema.

Aí é que tá.... o circuito que vou alimentar funciona de 6v a 30v (tenho que deixar essa opçao, não posso limitar a apenas 12v).... acontece que pra carregar a bateria, é preciso uma tensao de uns 18v (que vai entrar no LM338 , entao quem for usar bateria tem que usar alimentaçao de 18v ou +... quem nao usar bateria pode usar qualquer voltagem (6-30v).
picopsu
picopsu
Nível 1
Nível 1

Mensagem por dr_als_house em Ter 7 Maio 2013 - 1:17

puts, complicado... mas não é impossivel...
rapaz, eu acho que vai ficar inviável, mediante as circunstância, fazer esse circuito. eu acho muito melhor vc usar o relé. pq este circuito vai ficar grande pra regular a bateria...
dr_als_house
dr_als_house
Nível 2
Nível 2

Mensagem por picopsu em Ter 7 Maio 2013 - 13:44

dr_als_house escreveu:puts, complicado... mas não é impossivel...
rapaz, eu acho que vai ficar inviável, mediante as circunstância, fazer esse circuito. eu acho muito melhor vc usar o relé. pq este circuito vai ficar grande pra regular a bateria...

NÃO TEM JEITO, vou ter que usar rele mesmo... mesmo com diodo ficaria inviável, vejam na imagem:
Preciso passar 15A, acontece q minha placa é tão pequena que é menor que uma caixa de fosforos, nessa placa ja tem 5 CI´s SO-8, 1 CI SSOP24, 1 TO252 (LM338) e quase 90 resistores e capacitores 0805 (preferi usar 0805) pra ficar mais facil de soldar.... ISSO TUDO SÓ DE UM LADO, do outro entao.. melhor nem comentar....

Os diodos 6A8 são para 8A, como preciso passar 15A, logo precisaria de 2 diodos, como tenho que colocar do lado da bateria e do lado da fonte.... entao seriam 4 6A8, + 1 outro do lado do carregador ... ou seja, NO TOTAL DE 5 DIODOS.... MESMO QUE FOSSEM SO ELES NA PLACA, nao caberia.

Olhando em minhas coisas, achei um rele de 15mm x 12mm, nele diz 14v/20A - 110v/10A, então acho que guenta o tranco....
Entao vou remanejar alguns componentes da placa e colocar o rele mesmo....

O problema maior será na comutação, pois vai alimentar um computador, talves ele desligue.... mas posso programar a BIOS pra ALWAYS ON....

Outra coisa, com MOSFET ou DIODOS, iria virar uma fornalha...

AGRADEÇO A TODOS PELA AJUDA...

MOSFET CONDUZIR 12V - BATERIA - CARREGADOR. Placa
picopsu
picopsu
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: