Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
139 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 138 visitantes :: 2 motores de busca

sandy silva de oliveira

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyOntem à(s) 20:57 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptySex 1 Mar 2024 - 16:41 por Benyamin

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

» Manutenção Gradiente 366 / 266
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyQui 29 Fev 2024 - 21:40 por tiaogaviao

» Criação pcb esquema phono cápsula ceramica
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyQui 29 Fev 2024 - 16:58 por warley cesar

» DETECTOR DE METAIS MKII (PINPOINTER)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyQua 28 Fev 2024 - 19:09 por Benyamin

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 EmptyTer 27 Fev 2024 - 22:02 por microbit

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 
Railson (2119)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_lcapFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_voting_barFONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

+71
ffernand3s
j cicero
surachit
Bruno ag bass
edeci
Dio8
isaias tavares da siuva
esc68
arileal
Michel Silva
ziltecs
TGamerX
jefferson toledo
Bolasha
gustavonovaes
sapos
Kelson Soares
sedafx
mfs.net
lgeorg12
bruno santana
elber68
jott257
JeisonDras
cristianojcaudio
Gerson054
geronimofsa
edidigital
Daniel Queiroz
josivanio
moisessantos
delage
daniellleitep
wellingtonmatheus
cedanelon
infocompsalgueiro
Shaullin Silva
CARLOS91
hellder
posinfo
chaves_paulo
Evando
nt eletronica
Andre_ac
diego@emanuel
michael@
vinaobraga
RODRIGORB3S
eletroguapo
luis fernando mendes
rgb audio
jlg
gvdreis
djbertinho
tiagogto2
CMeletronica
naldo santos
Rafael-Amaral
ontonti
emerson luis
sandro03
sidnei da silva chagas
magleo
sandy silva de oliveira
audium
weslleymata
D.F.
Caca Silva
djanderson
ELETRÔNICA PEREZ
renatoscp
75 participantes

Página 20 de 25 Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21 ... 25  Seguinte

Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Qua 2 Set 2015 - 11:52

Boa tarde.

Então...desculpe por não ter respondido antes,acumulei muitas funções e aparelhos na oficina,estou sobrecarregado ! Preciso com urgência de um ajudante,mais não encontro.

Bom...vejo que testou com o ferrite de flyback,pra mim é a maneira mais fácil de fazer essa fonte funcionar,insista nela nela até dar certo.

Já vendi muitas placas dessas,mais como muitos não conseguiram montar ou não conseguiram tirar toda potencia dela,vendi as que eu tinha e não encomendei mais,porque acho ruim quando alguém não consegue montar.

Em que pé está a montagem ?

Me passe algumas informações que eu vou tentar te ajudar ai.
Tensão de rede AC ?
Quantidade se espiras usadas?
Chaveadores ?
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Qua 2 Set 2015 - 19:47

Sim, CM, sem carga.
Não tenho tais capacitores, mas acredito que não seja muita frequência o problema agora, pois de ouvido arrisco dizer que está dando uns 120hz só.

ELETRÔNICA PEREZ escreveu:
Em que pé está a montagem ?
Parada por falta de informações Laughing Laughing
Já é a terceira tentativa a partir do zero.
ELETRÔNICA PEREZ escreveu:
Me passe algumas informações que eu vou tentar te ajudar ai.
Tensão de rede AC ?
Quantidade se espiras usadas?
Chaveadores ?
220v. 60 espiras + 2 +2 (pelo que entendi com 2 é mais tranquilo, mas já tentei com 3)
Chaveadores 13007 de fontes, testados e com hFE bem parecidos.

Agradeço o interesse em me ajudar.
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Qua 2 Set 2015 - 20:18

Atualização:
Refiz o secundário no flyback como mostra a imagem, ficou com 60v nos caps de entrada, 5.4vac num dos osciladores, zero no outro Crying or Very sad Crying or Very sad .

Uma volta de fio deu 3.4v, mas ficou meio oscilando. Parece que a proteção funciona, pois quando grudo ele ele dá aquele pipoco e para de derreter.

A frequência é inaudível pra mim, então deve estar acima de 15khz.

Mais uma informação: estou usando lâmpada série.

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 IISUtcl
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por renatoscp Qua 2 Set 2015 - 20:40

Irmão, desculpa a sinceridade, mas fonte chaveada com controlador PWM eletrônico jé é bem complicada e suscetível à interferências, uma auto oscilante então nem se fala... Eu não acho prudente fazer um teste inicial em uma fonte dessas com um trafo tão adaptado e tão longe da placa como vc está fazendo. Mesmo que vc faça tudo certo, é bem provável que esses fios que vc tá utilizando entre o trafo e a placa já estão atrapalhando e muito o funcionamento da fonte. Pra vc ter idéia, essas ligações tem que ser o mais curtas possíveis mesmo na placa, o que exige certa precaução ao traçar as trilhas, principalmente nos 2 enrolamentos osciladores de 3 espiras.

Sugiro humildemente que comece do zero mais uma vez, mas que comece da maneira correta, procure utilizar o mesmo trafo utilizado no projeto e SOLDE ele na placa, depois de construí-lo. E siga à risca a receita de enrolamento dele.

Uma regra básica pra se evitar problemas de montagem é sempre procurar seguir o padrão já testado e aprovado por alguém, e sabemos que essa fonte funciona plenamente, o Leandro acertou muito bem ela.

Veja... Embora eu ainda prefira fontes com PWM eletrônico, também montei essa com um ERL35, e veja que ela foi capaz de empurrar o Debunker Strong X4 com 60+60 VCC:





Não desista, mas procure realmente fazer da forma correta ok?

Um abço!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Qua 2 Set 2015 - 22:43

renatoscp escreveu:
Não desista, mas procure realmente fazer da forma correta ok?

Um abço!

Não vamos chamar de maneira certa ou errada, até pra não desmerecer as sugestões dos outros que também estão se esforçando pra me ajudar, né?

Vamos fazer de forma diferente hehe

Fiz como você disse, e cheguei um pouquinho mais perto.

Trafo com 60 + 3 + 3 espiras e só.
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 RQu64z8


Nos capacitores, deu 155vdc e 135vdc...

AC no trafo não consegui medir NADA. Num dos osciladores dava pra ver 0v - 0.7v e no outro zero, no primário zero. Meu multímetro é bem simplezinho.
O zumbido ficou violento, da pra ouvir bem no vídeo. Acredito que 12khz. E quando desliga, ele vai diminuindo em pulsos. Tipo piiiiii piii piii pii pi p.

Taquei um fio no trafo e o resto da pra ver no vídeo. O que eu tento fazer agora pra prosseguir? Alguma medição ou teste?
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Qua 2 Set 2015 - 22:45

Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Qua 2 Set 2015 - 22:46

A tensão do enrolamento oscilador  sempre será igual..a não ser que ocorra um consumo muito elevado,caso ocorrece isso, o fio estaria extremante quente e a fonte se quer daria partida.A questão da tensão é o ponto de referencia do negativo ou o seu multímetro.

Mantenha as 60 espiras no secundário e enrole as espiras distribuídas por toda a área do ferrite  ou ao centro

Não se preocupe com ganho dos chaveadores,uma diferença entre 40 e 60% não afeta o funcionamento

Mantenha  3+3 espiras no enrolamento oscilador e todos os outros componentes originais.

Mantenha a lampada em série,até a a tensão dos capacitores estiverem com tensão próximas.

.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Qua 2 Set 2015 - 22:51

Postamos juntos hehe

Dica para eliminar o ruído e elevar a frequência é usar fita adesiva fina na parte central do núcleo.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Qua 2 Set 2015 - 22:59

ELETRÔNICA PEREZ escreveu:
Mantenha as 60 espiras no secundário e enrole as espiras distribuídas por toda a área do ferrite  ou ao centro
Seria no primário? E distribuir as espiras também do primário? Tenho enrolado o primario começando por baixo, e quando chego lá em cima desço, quando chego em baixo novamente, subo até terminar as 60 voltas.
ELETRÔNICA PEREZ escreveu:
Mantenha  3+3 espiras no enrolamento oscilador e todos os outros componentes originais.
É melhor enrolar os osciladores juntos no meio ou separados em pontos diferentes do carretel?
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Qua 2 Set 2015 - 23:08

A dica de distribuir as espiras seria para o ferrite da imagem anterior,mais já que está no núcleo EI,comece pelo primário,depois o oscilador e por ultimo,enrole o secundário junto .

Osciladores devem ser enrolador no centro,inclusive já postei umas imangens passo a passo.

Mais pelo que observei no seu video a sua  fonte já está no caminho certo Positivo
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por renatoscp Qui 3 Set 2015 - 7:23

Bolasha escreveu:

Não vamos chamar de maneira certa ou errada, até pra não desmerecer as sugestões dos outros que também estão se esforçando pra me ajudar, né?

Vamos fazer de forma diferente hehe

Fiz como você disse, e cheguei um pouquinho mais perto.

Trafo com 60 + 3 + 3 espiras e só.
FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 RQu64z8


Nos capacitores, deu 155vdc e 135vdc...

AC no trafo não consegui medir NADA. Num dos osciladores dava pra ver 0v - 0.7v e no outro zero, no primário zero. Meu multímetro é bem simplezinho.
O zumbido ficou violento, da pra ouvir bem no vídeo. Acredito que 12khz. E quando desliga, ele vai diminuindo em pulsos. Tipo piiiiii piii piii pii pi p.

Taquei um fio no trafo e o resto da pra ver no vídeo. O que eu tento fazer agora pra prosseguir? Alguma medição ou teste?

Bom dia meu irmão!!

Opa, agora sim... usando carretel e enrolando os enrolamentos um sobre o outro, de forma bem distribuida...

E, da forma que vc postou a foto, tá ERRADO sim... Talvez vc não tenha interpretado corretamente a maneira que outros colegas orientaram então, mas a maneira correta é essa que o Leandro acabou de descrever acima.

Pra vc entender melhor, na foto que vc postou o trafo sem carretel (flyback), vc enrolou um enrolamento de um lado, o outro de outro... Seria o mesmo de fazer isso em um toroide, e todos sabemos que não funciona... Se insistisse assim não teria sucesso jamais, agora está no caminho certo!!

Pra vc ter idéia, na fonte que usa 2153 o primário tem que ser enrolado em duas partes, fazendo um sanduiche como se os secundários fosse o "recheio" e o primário p "pão"... se não fizer dessa maneira as tensões entre o center tape e os extremos do secundário não ficam iguais... Esses trafos de alta frequência são bem chatos viu...

Vai em frente, agora funcionará...

Um abço!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Qui 3 Set 2015 - 8:53

Muitissíssimo obrigado meus jovens, hoje a noite posto os resultados (só tenho tempo de noite hehe).
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Qui 3 Set 2015 - 20:40

Então amiguinhos, terminei de montar ela, vamos aos resultados?

Primeiramente: não consigo medir NADA com a vadi4 ligada. NADA MESMO.
Se eu desligo, consigo ver as voltagens de saída: +34 e -34 Shocked
É menos do que eu esperava, hehe. Mas já é algo.

Bom, continuando.
Curto circuitei as saídas e acendeu a lâmpada série, acho que a proteção não ta pegando.

Pra testar pra valer, coloquei uma resistência de 4 homens na saída positiva e liguei enquanto media a voltagem (sim, com carga a voltagem aparece no multímetro)
12v.

Obviamente está funcionando. Obviamente está funcionando MUITO MAL.

Mas está funcionando!

Tá. E agora? O que eu faço? Tento com um trafo maior? Troco o calibre dos fios? (Usei fio 22 no lugar do 21 e 26 no lugar do 30).

Agora me ocorreu algo, seria efeito da lâmpada série? A desgraçada tem 200w, então não deve ser isso... ou deve?

Ainda não botei dissipador, e os MJE não esquentaram.
Vou ter que fazer outra placa, essa ficou muito cagada e remendada (era pra ser a bonita) mas agora estou pegando a manha hehe.

Obrigado por lerem, acabo escrevendo o que estou pensando e isso pode parecer meio confuso, eu sei. Mas agradeço de coração à vocês que estão me ajudando e apoiando e não me fizeram desistir.

Assim que essa encrenca linda fonte funcionar como deveria (tomei isso como meta) vou partir para a NS-450 e o amp do naldo.

Devo dizer que estou muito empolgado com isso.

Abraços e aguardo respostas e críticas. albino

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 MFogcQS
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sex 4 Set 2015 - 14:11

Com uma lampada de 200W a potencia fica baixa mesmo,não dá para funcionar legal,nem um TV de 14' de 70W que a lampada fica acendendo e dependo da marca da tv ela fica dando proteção.Mais não tenho mais a lampada de 200W pale .

Eu uso 3 lampadas em paralelo 150,100 e 60W quando ligo a fonte e dou curto na saída,as lampadas dão um piscada e reduzem o brilho,sinal que a proteção está ok,porque a proteção dela trabalha por shunt e não chega desligar a fonte,mais sim reduzir o consumo dela.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Sex 4 Set 2015 - 16:14

Vou testar hoje então direto na luz.
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Sáb 5 Set 2015 - 0:07

Liguei direto na tomada e o resultado já foi melhorzinho: de 34 caiu pra 22v com uma resistência de 4 ohm.
É muita queda não é?
O que faço agora? Tento com fio mais grosso?
Abraços
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sáb 5 Set 2015 - 9:33

Você com 121W ou 5.5A

Mais  você testou do positivo para o negativo ? Experimente usar a carga entre o +b e -B .Pelo que eu entendi seriam os 68 volts,
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Sáb 5 Set 2015 - 17:45

Foi do +b e gnd.
Troquei um trafo por um mais alto, fechei um curto e a proteção não agiu. Queimou um dos bds e um dos mje.
Fiquei sem pares iguais de mje, daí peguei 2 de marcas diferentes e na saída deu tipo 50v num lado e 10 no outro...

Posso usar um par de 2sc2625 que tenho aqui? Qual a diferença?
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Dom 6 Set 2015 - 15:14

Queimei meu multímetro, fui testar os transistores no circuito e acho que os capacitores estavam cheios ainda...
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Seg 7 Set 2015 - 10:07

Posso usar um par de 2sc2625 que tenho aqui? Qual a diferença? escreveu:

Pelo data desse transistor,deve funcionar bem ou até melhor que o MJE.Esse que vem em fonte at/atx já experimentei de vários modelos,a principal diferença que com relação a frequência,como alguns são mais rápidos que as séria MJE a fonte acaba trabalhando em uma frequência mais alta.
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Seg 7 Set 2015 - 19:51

Amanhã compro outro multímetro e testo com eles.
Se possível alguém me tire uma dúvida em relação à potência de uma fonte:

Para determinar a amperagem, eu aplico uma carga com resistência R e meço a voltagem que está passando por ela.
sendo A = V/R.
Com o valor de A eu multiplico pela voltagem novamente para chegar à potência em watts.
A x V = W

Está certo isso?
Se está, daí caio em uma outra dúvida, que também não entendo em relação as fontes lineares.

A queda da tensão não é considerada?

Por exemplo:
Para alimentar um ministrong eu preciso de 42v simétricos e 2.5a por lado.

Fiz um transformador de 60v e 5A com center tap. Retificado fica 42v simétricos com 5A total.

Porém ao aplicar a fórmula acima citada (a qual não sei se é verídica) chego à amperagem porém a voltagem cai drasticamente. Antes 42v caiu pra 20v, que numa resistência de 8 ohm indica a corrente de 2.5A.

Aí eu não entendo mais nada.

O mesmo aconteceu com a a fonte desse tópico, quando consegui fazer ela funcionar ( e posteriormente queimar ).
Ela tinha 35v numa saída, e ao aplicar carga, a voltagem caiu do mesmo jeito como na linear.

Então, resumindo, como eu calculo a potência de uma fonte?
Considero, ou não, a queda de voltagem?

Abraços!
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Ter 8 Set 2015 - 9:34

Por exemplo

Fonte com 50V em aberto ,colocando uma carga 4ohms cai para 40V ,então considere os 40V com 4ohms.

Corrente =10
Potencia =400W
ELETRÔNICA PEREZ
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagens : 856
Data de inscrição : 14/01/2013
Idade : 44
Localização : Orizona-Goiás

http://www.eletronicaperez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Bolasha Ter 8 Set 2015 - 13:04

JESUS CRISTO ENTÃO ISSO ESTAVA FUNCIONANDO NÃO ACREDITO NISSO POR QUE DEU 120W DE UM LADO SÓ
JUNTANDO OS 2 DARIA 240 QUE É QUASE 280 O LOUCO MEU NEM TO ACREDITANDO QUE TINHA DADO CERTO
VALEU A PENA QUEIMAR 10 PAR DE TRANSISTOR E 2 MULTÍMETROS MUAHAHAHAHAHAAHA

OBRIGADO A TODOS QUE ME AJUDARAM, AMO VOCÊS! CADA UM DE VOCÊS cheers cheers cheers cheers
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por mfs.net Sex 18 Dez 2015 - 11:57

Sei que o tópico já é antigo mas gostaria se possível que algum colega enviasse via e mail esquema de como enrrolar o indutor toroidal da fonte e o trafinho tb e mail é mfsguittar@gmail.com grato a todos
mfs.net
mfs.net
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/09/2015
Idade : 42
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por sedafx Seg 11 Jan 2016 - 12:20

Ola,gente sou novo aqui. Uma solução é fazer um dobrador de tensão com capacitores. Isso é usado em fontes de PC que possuem chave de seleção de AC input.
sedafx
sedafx
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/01/2016
Idade : 54
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO - Página 21 Empty Re: FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 20 de 25 Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21 ... 25  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos