Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

problemas com conversor Dc -DC - Página 2 1-74

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
27 usuários online :: 4 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 23 Visitantes :: 2 Motores de busca

Adailson Borges Rodrigues, Adriano0, alexribeiro, fraddinho3

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
CURSOS ONLINE VIP
problemas com conversor Dc -DC - Página 2 Banner11
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
problemas com conversor Dc -DC - Página 2 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 2 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 2 I_vote_rcap 
Caca Silva (6029)
problemas com conversor Dc -DC - Página 2 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 2 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 2 I_vote_rcap 
renatoscp (3889)
CMeletronica (3220)
michel chagas (2791)
Railson (2119)
alexsandro rodrigues de a (1835)
naldo santos (1599)
ablacon64 (1222)
gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

problemas com conversor Dc -DC

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir em baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 2 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por louroimortaldotempo em Sab 21 Dez 2013 - 22:15

antonioantoniomm escreveu:olá esse nucleo que estou usando não tem gap ,a minha desconfiança é o trafo, fiz o circuito e revisei tudo ,comferi o sinal do pwm com o oscilosopio e ta perfeito. Então voçe acha que o trafo ta saturando?que o trafo nessa frequencia eu consigo no maximo 150w?

coloque uma carga resistiva de 100w e observe se ainda permanece aquecendo se não tiver carga resistiva ligue lampadas fluorescente eletrônicas elas também servem como carga,lembrando que isso é se a saida
for no máximo 320vdc e a lampada eletrônica 220v ac.

um nucleo bom pra voçê seria o EE42/21/15 SEM GAP.
http://thornton.com.br/pdf/nee_42_21_15_ing.pdf]http://thornton.com.br/pdf/nee_42_21_15_ing.pdf
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

problemas com conversor Dc -DC - Página 2 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm em Seg 23 Dez 2013 - 20:18

olá coloquei uma carga de 100w mesmo assim continua aquecendo.
adicionei mais um fet cada lado agora ta com um par cada lado mesmo assim esquenta bem o dissipador ,eu tenho um toroide R 50.0/30.0/20.0 fiz os calculos na calculadora para esse toroide a calculadora diz que eu consigo 509w , fiz o trafo comforme os calculos ,o trafo funciona bem,sem carga os fets não esquenta de maneira nenhum ,mas quando coloco carga os fets esquenta bem,pode colocar uma carga de 100w que esquenta bem,não sei o que ta acontecendo será que estou enrrolando o trafo errado?porque ja fiz uns 4 a 5 trafo diferentes e todos eles esquenta os fets mas lembrando os fets esquenta quando coloco carga ai eles esquenta.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por antonioantoniomm em Seg 23 Dez 2013 - 20:26

notei uma coisa ,coloco carga de 100w ai pego o osciloscopio para ver a forma de onda nos gats dos fets ,não consigo ver a forma de onda e a frequencia em vez de ficar em 52klz ele fica em 35-36klz fica variando o ciclo de trabalho em vez de ficar em 45 porcento fica em 20 a 25 porcento mas quando retiro os fets e meço na saida do pwm fica uma saida com sinal limpo e perfeito, ta esquesito isso.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por louroimortaldotempo em Seg 23 Dez 2013 - 22:41

amigo ocircuito que alimenta o sg 3525 é estabilizado?posta o esquema que você está usando na alimentação do sg.
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagem por antonioantoniomm em Ter 24 Dez 2013 - 12:27

olá pra falar a verdade o sg não está estabilizado os pinos de alimentacão do sg estão ligados direto na alimentação junto com o resto do circuito de 12v ,estou usando para teste uma bateria de 12v , na folha de dados do sg3525 dis que eu posso alimentar de 8v a 35v ,será que o problema é porque a tenção não está estabilizada?
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por louroimortaldotempo em Ter 24 Dez 2013 - 13:13

olá,a bateria quando você coloca carga ela mantem os 12 volts?
o ci não pode mudar frequência nessa topologia,será que não tem
alguma espira em curto no trafo?

se possível posta o esquema,tal qual você está usando.
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagem por antonioantoniomm em Ter 24 Dez 2013 - 14:23

quando coloco carga ela varia depende da carga se eu colocar uma carga de 100w a tensão da bateria não fica em 12v ele varia para uns 11,7.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por antonioantoniomm em Ter 24 Dez 2013 - 14:30

seque o link do conversor que estou fazendo o meu circuito é o mesmo da foto só que nesse circuito da foto ele usa um optoacoplador e um tl431 para isolar a alta tenção ,ja no meu não fiz isolamento. https://redcdn.net/ihimg/photo/my-images/197/e924.jpg/
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por louroimortaldotempo em Ter 24 Dez 2013 - 20:34

é amigo não vi nada de errado com o esquema a não ser por estar um pouco confuso a parte do regulador entre entrada e saída de tensão do 78xx mas como você disse que não estar usando o regulador
acho que você vai ter que enrolar um novo trafo.
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagem por antonioantoniomm em Qua 25 Dez 2013 - 17:32

olá ja enrrolei um novo trafo ,os transistores ta esquentando mas mesnos que antes ,vou faser um pedido do trafo que voçe me sugeriu.me fala uma coisa com quantos gauss posso calcular um toroide 50/30/20 ? vou faser uns testes.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por louroimortaldotempo em Qui 26 Dez 2013 - 0:39

talvez esse núcleo esteja saturando coloca mais uma espira em cada primário e ver se melhora.
Quanto a esse outro núcleo não aconselho mais de 1200 gauss e 45khz em
conversores dc pois daria poucas espiras no primário e o núcleo
não seria bem magnetizado,e tem que distribuir bem as espiras no núcleo
segue uma imagem de cauculo utilizando 1200 gauss frequencia 44.8khz

problemas com conversor Dc -DC - Página 2 Frequencia+e+cauculo
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagem por antonioantoniomm em Qui 26 Dez 2013 - 12:46

olá vou faser uns testes depois posto o resultado.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por antonioantoniomm em Sex 27 Dez 2013 - 18:00

olá fiz um novo trafo com o trafo de fonte de pc ,trafo com primario 3+3 secundario 85 voltas ,abaixei a frequencia para 46klz e adicionei um pouquinho de tempo morto e como magica funcionou bem ,fiz um teste com carga de 130w e o dissipador que está o fet esquentou só um pouquinho coloquei carga de 180w e continuo iqual so´um pouco mais quente ,mas com 180w o nucleo esquenta bem ,é como voçe falou esse nucleo é para no maximo 150w ,dos fets ta dissipando um pouco de calor é normal né ,acho que agora ta saindo o projeto.me fala uma coisa aquele nucleo que voçe me indicou ja fiz o pedido .agora na hora que ele chegar vou fazer um novo trafo ,até quantos gauss posso calcular como esse nucleo 42/21/15?
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por louroimortaldotempo em Sab 28 Dez 2013 - 9:29

no seu caso 46khz nessa topologia não aconselho mais de 1500gauss
o que daria 3+3 voltas primário e 102 voltas secundário para 300v
eu costumo usar nas minhas fontes :1500gaus frequência 82khz
tanto para o núcleo EE42/21/15 como para os EE42/21/20 e
EE55 Material IP12 sendo que minhas fontes são AC-DC
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagem por jocelio em Sab 28 Dez 2013 - 14:42

louroimortaldotempo escreveu:no seu caso 46khz nessa topologia não aconselho mais de 1500gauss
o que daria 3+3 voltas primário e 102 voltas secundário para 300v
eu costumo usar nas minhas fontes :1500gaus frequência 82khz
tanto para o núcleo  EE42/21/15 como para os EE42/21/20 e
EE55 Material IP12 sendo que minhas fontes são AC-DC
Amigo desculpa em comodar no seu topico voce teria um esquema de inversor senoidal pura de uns 500w a 1500w obrigando pela atenção ...
jocelio
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagem por louroimortaldotempo em Sab 28 Dez 2013 - 15:20

Amigo desculpa em comodar no seu topico voce teria um esquema de inversor senoidal pura de uns 500w a 1500w obrigando pela atenção ...[/quote]

Amigo eu não tenho nenhum pronto pois nunca precisei mas...vou te dizer:da um trabalhão obter uma onda senoidal
pura nesses inversores mas com bons e um n° considerável de componentes ,se consegue aconselho você procurar
em projetos de faculdade no google por inversores de onda senoidal pura aqui te deixo um exemplo:
http://www.gpec.ufc.br/inicio/trabalhos/INVERSOR%20MONOF%C3%81SICO%20ISOLADO%20EM%20ALTA.pdf
já tem os cauculos e tudo mais
um modo mais barato :http://pt.aliexpress.com/item/new-Hotsale-Pure-sine-wave-inverter-driver-board-EGS001-EG8010-IR2110-driver-module/843692565.html

,um abraço. Positivo
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagem por antonioantoniomm em Ter 31 Dez 2013 - 17:27

olá como eu disse ja fiz o pedido dos ferrites 42/21/15,fazendo so calculos na calculadora ela dá um resultado diferente nos calculos feito com a formula da thorton um exemplo 12vdc para 320vdc 350w na calculadora diz que para primario 3+3voltas seculdario 109voltas ja nos calculos da formamula primario fica com2,4+2,4 até ai tudo bem arredonda para 3+3 voltas e secundario fica com 65 voltas ,foi assim que fiz .lembrando a conta a calculadora é a mesma sua .

4 x 46000 x 1500 x 1.78 = 491280000

1200000000
------------ = Nprimario = 2.44 voltas
491280000

32000000000
------------- Nsecundario = 65 voltas
491280000
qual dos calculos devo considerar para faser o transformador?e mais uma pergunta estou em duvida com o fio 22awg e o fio 23awg qual voçe me indica ele seria para o enrrolamento do secundario no caso do trafo vai ser para 320vdc 350w?
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por louroimortaldotempo em Qua 1 Jan 2014 - 10:49

amigo para frequencia de 46khz area do trafo 178mm* EE42/21/15
e densidade de corrente do fio 5Amp/mm* eu colocaria:
3+3 espiras 20fios AWG 23 em paralelo e secundário 100 espiras 2 fios AWG 23
em paralelo.
vou deixar um link de um pdf que vai te ajudar no pdf tem o link
do site do autor.
https://mega.co.nz/#!ZpoFGLrY!EeNUt3-be7ARNhB-LhEPKFBzgNV8dn2MWX3S8hQtEZY
abaixo uma tabela de fios considerando o efeito skim
https://mega.co.nz/#!A4oUkLyS!H6UWdktHYmf8_lXmjSjIuF1iqnNDWZKgp1xfQbKwA9I
um abraço e feliz ano novo. Positivo

Última edição por louroimortaldotempo em Qua 1 Jan 2014 - 18:25, editado 1 vez(es)
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagem por antonioantoniomm em Qua 1 Jan 2014 - 17:00

olá não estou consequindo visualizar o link ,os dois fio awg23 juntos que voçe falou não seria muito o fio 23awg é para 0,73 juntando 2 dario 1,4amp ,então 2 fios diminuir o efeto skim é isso?
olha me disculpa se eu faço muitas perguntas,conheço um pouco de fontes chaveadas ,estou pegando o jeito aos poucos .

amigo um feliz ano novo .abraço.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por louroimortaldotempo em Qua 1 Jan 2014 - 17:56

você pode usar 2 fio 24 coloquei 23 por ser o que vc usaria no primário
quanto aos links testei agora e estão funcionando para baixar na pagina
que abrir da Adf.ly no canto superior direito após 5 segundos clik em fechar
propaganda tente baixar os arquivos é importante depois diga se conseguiu baixar.
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagem por antonioantoniomm em Qua 1 Jan 2014 - 19:30

consequi baixar ,ja tinha visto meio por cima esse blog tahmid , li ele e ele é muito util,é como eu tinha falado a formula é a mesma da thornton para o calculo,o que eu não to entendendo ainda é porque da diferença,na calculadora dá um resultado, já fasendo com a formula da thornton a mesma formula do pdf que voçe me passou uma não bate dão resultados diferentes .voçe me saberia me explicar?
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por louroimortaldotempo em Qui 2 Jan 2014 - 11:04

olá,você não está levando em conta o ciclo de trabalho e a relação
de espiras e tensão entre primário e secundário da uma olhada
a partir da pag.5 do pdf que você baixou
por a formula do pdf da 96 voltas no secundário e na calculadora
da 101 voltas não vejo diferença significativa.
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagem por Alberto Neves em Qui 2 Jan 2014 - 12:06

Antonio, qual vai ser o uso final desse seu conversor?
220VCA deve ser sua tensao local, por isso escolheu esse valor no DC final? (12->350->220)
vai ser em iluminacao no caso de falta de energia eletrica?

pq reconverter de 350 para 220 e nao sair direto com os 220? tem a ver com a carga ser variavel ?

parte 2.

voce ja pensou no carregador da bateria ?

ha alguns detalhes bem pertinentes ao tipo de bateria a ser utilizada..
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 1
Nível 1

Mensagem por antonioantoniomm em Qui 2 Jan 2014 - 14:10

ola tive vendo o pdf com detalhes ontem a noite e vi que nao tem muita diferença mesmo da calculadora e dos calculos feito com a formula ,agora é só esperar meu transformador chegar.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por antonioantoniomm em Qui 2 Jan 2014 - 14:30

olà alberto.
esse conversor vou usar na falta de energia pra minha casa e até par pesca , aqui onde mora é um problema de falta de energia ,andei pesquisando para comprar um inversor já pronto mais achei muito caro,um amigo meu comprou um de 1500w o vendedor falou que ele ia trabalhar continuo com 1500w mas o inversor nem chegou a 800w com carga acho que esses inversores prontos nao cumpre o que promete,por isso resolvi construir um ,aqui a tensao é 220v ,e nao vai ficar com carga fixa vai variar a carga.
no caso do carregador vai trabalhar com placa solar,tenho 2 placas de 135w vou usar elas ,sendo que nao vai ficar em uso direto.achei melhor faser um com transformador de ferrite ,ele bem feito da uma eficiencia boa e o peso tambem reduz
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum: