Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
79 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 79 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyQua 27 Mar 2024 - 20:57 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptySex 1 Mar 2024 - 16:41 por Benyamin

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

» Manutenção Gradiente 366 / 266
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyQui 29 Fev 2024 - 21:40 por tiaogaviao

» Criação pcb esquema phono cápsula ceramica
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyQui 29 Fev 2024 - 16:58 por warley cesar

» DETECTOR DE METAIS MKII (PINPOINTER)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyQua 28 Fev 2024 - 19:09 por Benyamin

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 EmptyTer 27 Fev 2024 - 22:02 por microbit

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 
Railson (2119)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 3 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


problemas com conversor Dc -DC

+12
elber68
shivavitor
fabiosilvadaeletronica
albert_emule
Alberto Neves
jocelio
louroimortaldotempo
Rafael-Amaral
Heidern
D.F.
CMeletronica
antonioantoniomm
16 participantes

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Alberto Neves Qui 2 Jan 2014 - 18:16

Beleza...eu estou para fazer um bem parecido (ou idêntico) com esse seu inversor...
a ideia é substituir o nobreak de 1200Va que tenho aqui para tocar as lampadas de casa..

a eficiencia é baixa pq faz-se com 60Hz, e como so alimenta lampadas eletronicas pode-se trabalhar em frequencia acima de 60Hz, bem acima

minha ideia eh fazer 220VCA direto , sem passar por outra etapa que vai funcionar como nobreak, mas so para o circuito de lampadas...

esse nobreak que tenho aqui da autonomia de 4 hs(medidos) com 2 lampas de 40W + 4 de 26W ligadas continuamente.

eu acredito que com uma fonte chaveada , a autonmia da bateria deva ira para umas 8 a 12 hs.

no quesito carga da bateria sao muitos detalhes a serem observados...um deles e de que se for usar bateria automotiva, tem-se que fazer um "chacoalhador" para que de tempos em tempos ele de uma tremida/batida/solavanco na bateria. isso faz com que cristais nao se formem e matem as placas.

outro detalhe é a curva corrente/tensao na hora da carga, que se nao prestar atencao pode matar a bateria rapidinho rapidinho.

estou de olho nesse seu projeto...

haaaa....pq gerar 350 para depois reduzir a 220 ?

algum macete/ideia / detalhe ?



Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Qui 2 Jan 2014 - 20:20

na verdade é o sequinte .
a tençao de pico de 220v é 311v certo!
se voçe pegar esses 311vdc de um conversor de 12v para 311 e usar um circuito em ponte com 4 transistores voçe tem os 220vac https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/14/qjuf.jpg/ alem de reduzir o tamanho do inversor fica leve o inversor se bem costruido da uma boa eficiencia  ,e eu ja fiz inversor com trafo aqueles de 60htz a saida nao fica estabilizada.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Qui 2 Jan 2014 - 20:39

se eu falei algo de errado por favor me corrija.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por louroimortaldotempo Qui 2 Jan 2014 - 21:33

antonioantoniomm escreveu:se eu falei algo de errado por favor me corrija.
antonio se o inversor for para alimentar lampadas eletrônicas não é necessário um segundo
estágio pois nas pró pias lampadas já contem esse estágio ,a tensão ac de entrada sendo 220volts é retificada
e passa a ser 310volts dc,portanto você pode conectar a saída do seu conversor direto na entrada ac das lampadas eletrônicas no caso de ser elas de tensão 220 volts ac ,no caso de 110volts tem que recalcular o secundário do seu
conversor para 155volts
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 55
Localização : palmeira dos indios alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Qui 2 Jan 2014 - 21:55

ola louro sim voçe està correto mas se eu usar com lampadas comum nao eletronica eu presiso de um estagio para converter os 310vdc em 220ac ?,no meu caso eu presiso do  inversor com saida 220vac eu nao vou ligar só lampadas com ele vai ter acasiao que eu vou ligar um ventilador no caso o ventiador nao aquenta os 310vdc?
a minha ideia é faser um conversor 12v para 320vdc depois faser uma placa separada com um oscilador a 60htz usando 4 transistores em ponte para gerar os 220vac assim eu posso ligar ("quase tudo") com ele.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Qui 2 Jan 2014 - 22:08

no caso do amigo alberto se ele for só usar lampadas economicas ele pode ligar direto no na saida do conversor como voçe disse.no caso è so faser um estagio né.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por louroimortaldotempo Qui 2 Jan 2014 - 23:22

antonioantoniomm escreveu:no caso do amigo alberto se ele for só usar lampadas economicas ele pode ligar direto no na saida do conversor como voçe disse.no caso è so faser um estagio né.

isso mesmo e quanto as baterias a serem utilizadas é aconselhável usar as estacionárias ,quanto ao carregador
dessas baterias aconselho a usar um limitador de corrente para deixar passar apenas um decimo da corrente total da
bateria ex:em uma bateria de 60amp deixar o limitador com 6amp max,o certo também seria acompanhar a temperatura
da bateria.
louroimortaldotempo
louroimortaldotempo
Avançado
Avançado

Mensagens : 319
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 55
Localização : palmeira dos indios alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Alberto Neves Sex 3 Jan 2014 - 18:02

Antonio, para lampadas incandescentes , pode tacar direto a alta frequencia nelas, porem limite a tensao maxima do inversor a tensao de trabalho das lampadas.. mas incandescente nao é uma boa ideia de se usar, pois consome demais em relacao a quantidade de lumens que ela produz.

eu vou fazer um inversor de 12 para 220 direto, para tocar as lampadas eletronicas de casa tanto as compactas quanto as fluorecentes de 2X40 e 2X20.

outro detalhe, motores que nao tem o induzido bobinado precisam de tensao AC SENOIDAL.. dependendo do motor ele aguenta de 50 a 70Hz sem se danificar. a parte da ponte H que vc mostrou esta correta, mas é apenas uma parte do problema, pois vc vai ter que fazer um PWM para poder gerar a senoide.. se vc fizer o acionamento da ponte H como se fosse fazer a inversao de rotacao em um motor DC a tensao de saida sera alternada mas nao senoide.

nao é trabalho facil mas tambem nao é ta dificil.



antonioantoniomm escreveu:ola louro sim voçe està correto mas se eu usar com lampadas comum nao eletronica eu presiso de um estagio para converter os 310vdc em 220ac ?,no meu caso eu presiso do  inversor com saida 220vac eu nao vou ligar só lampadas com ele vai ter acasiao que eu vou ligar um ventilador no caso o ventiador nao aquenta os 310vdc?
a minha ideia é faser um conversor 12v para 320vdc depois faser uma placa separada com um oscilador a 60htz usando 4 transistores em ponte para gerar os 220vac assim eu posso ligar ("quase tudo") com ele.
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Heidern Sáb 4 Jan 2014 - 11:55

Eu suspeitava muito deste trafo! pow vendo um inversor do modulo pyramid os fets nem, aquecem, já fiz varias alterações no transformador e mesmo assim os fets permanecem mornos e sem dissipador!

Agora que o aquecimento foi controlado agora só falta os ajustes!

Quanto aos calculos, as diferenças de espiras estão bem aceitáveis, qualquer diferença basta fazer a regulagem com opto para estabilizar!

Pow onda senoidal pura é difícil pra karaka, eu mesmo ainda não vi um esquema bem elaborado!


Att
Heidern
Heidern
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 117
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 35
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Sáb 4 Jan 2014 - 12:01

voçes ja oviram falar do chip tds2285-50 eu tenho os arquivos desse inversor com esse chip ,com todo o esquema do inversor é pra 1000w senoidal ,o proplema é que pareçe que nao encontra aqui no brasil tem que importa o chip ,o que voçes acham.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Heidern Sáb 4 Jan 2014 - 12:14

Parece que este CI ja gera uma onda senoidal! se for fica mais fácil implementar!

O negocio é acertar um pwm para gerar uma senoide!


Att
Heidern
Heidern
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 117
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 35
Localização : Brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Alberto Neves Sáb 4 Jan 2014 - 21:45

interessante esse chip

aqui um conversor completo
http://www.elecinfo.com/bbs/1468287.html

http://bbs.dianyuan.com/upload/community/2013/11/30/1385810187-61208.pdf

e aqui tem alquem que montou um conversor de 1000W

https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=auto&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.elecinfo.com%2Fbbs%2F735397.html


outro
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=zh-CN&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.dzsc.com%2Fdata%2Fhtml%2F2011-8-4%2F92177.html



antonioantoniomm escreveu:voçes ja oviram falar do chip tds2285-50 eu tenho os arquivos desse inversor com esse chip ,com todo o esquema do inversor é pra 1000w senoidal ,o proplema é que pareçe que nao encontra aqui no brasil tem que importa o chip ,o que voçes acham.
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Dom 5 Jan 2014 - 15:25

o proplema é importar esse chip.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Alberto Neves Dom 5 Jan 2014 - 20:27

nem tanto problema assim
se a receita nao pegar custa 45reais por 2 chips
http://www.aliexpress.com/item/Free-shipping-2pcs-Inverter-chip-tds2285-tds2285-50-s2285-dip-14/1284418039.html

ou 86reais por 10 pecas
http://www.aliexpress.com/item/10pcs-free-shipping-100-original-Tds2285-dip-14-original/1515268424.html




antonioantoniomm escreveu:o proplema é importar esse chip.
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Dom 5 Jan 2014 - 20:42

olá mechendo aqui nas minhas coisas encontrei um nucleo que tinha tirado de uma tv o nucleo é o NER-42/22/15 com gap da thornton será que esse nucleo posso usar para usar no conversor ele da uma potencia boa?por ele ter gap será que nao tem proplema?
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Dom 5 Jan 2014 - 20:43

nao é caro ,vou ver isso
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Alberto Neves Dom 9 Mar 2014 - 13:58

antonioantoniomm escreveu:olá mechendo aqui nas minhas coisas encontrei um nucleo que tinha tirado de uma tv o nucleo é o NER-42/22/15 com gap da thornton será que esse nucleo posso usar para usar no conversor ele da uma potencia boa?por ele ter gap será que nao tem proplema?

Antonio, que que deu seu conversor ? esta 100% ?

grato
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Dom 9 Mar 2014 - 22:32

a ai alberto tudo bom

tava meio sem tempo pra mexer no conversor mas voltei mexer, olha pra falar a verdade o defeito de aquecimento continua eu nao sei aonde mecher mais cara ja fiz o trafo umas 20 vezes e troquei os fets por mais potentes e os danados continua aquecendo primario 3+3 voltas secundario 100 voltas já mexi aumentando e diminuindo as espitas do trafo e fica a mesma coisa,eu tenho um conversor comprado daquele da china ai desmontei ele para dar uma analizada e começei fazer os testes pra ter uma ideia, com carga de 200w os fets do inversor da china fica morno quase frio e sem dissipador ,em conpensaçao do meu com carga de 200w os tets se deixar sem dissipador queima o dedo, o senhor tem uma ideia pra esse problema? há outra coisa o trafo do inversor da china quantos gauss que ele é calculado será que isso nao tem aver com o aquecimento do meu projeto?to usando para calculo 1500gauss.
desde já agradesço pela atençao.
abraço.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Seg 10 Mar 2014 - 20:19

antonioantoniomm escreveu:a ai alberto tudo bom

tava meio sem tempo pra mexer no conversor mas voltei mexer, olha pra falar a verdade o defeito de aquecimento continua eu nao sei aonde mecher mais cara ja fiz o trafo umas 20 vezes e troquei os fets por mais potentes e os danados continua aquecendo primario 3+3 voltas secundario 100 voltas já mexi aumentando e diminuindo as espitas do trafo e fica a mesma coisa,eu tenho um conversor comprado daquele da china ai desmontei ele para dar uma analizada e começei fazer os testes pra ter uma ideia, com carga de 200w os fets do inversor da china fica morno quase frio e sem dissipador ,em conpensaçao do meu com carga de 200w os tets se deixar sem dissipador queima o dedo, o senhor tem uma ideia pra esse problema? há outra coisa o trafo do inversor da china quantos gauss que  ele é calculado será que isso nao tem aver com o aquecimento do meu projeto?to usando para calculo 1500gauss.
desde já agradesço pela atençao.
abraço.


Efeito pelicular.

Se aquecimento for no trafo é efeito pelicular.
Sendo nos mosfets é problema de driver.

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 E924

Este driver com transistores está meio ruim rsrsrs.
A tensão de alimentação está baixa
O indutor de 4,7uH não deveria está alí. Com ele os pulsos no gate dos mosfets vão subir em rampa, aliado com a tensão baixa, vai mesmo esquentar, pois o mosfet vai trabalhar em parte na zona linear.

Seu drive já tem uns resistores de 20R que já impõe uma carga nas saídas do CI.

Faça diferente:
Retire aquele indutor.
Aumente a tensão de alimentação. Já que a entrada é 24V, aumente a alimentação para para 15V. Use um regulador 7815.

Retire aqueles transistores drivers.
A corrente de acionamento do SG3525 é de 500mA por canal. Experimente sem transistores. Já pode ser o suficiente para acionar os mosfets.

Um problema aí é que a alimentação é de 5V e a saída nos transistores já é mais baixa devido as quedas. Juntamente com o indutor cai mais ainda e os mosfets não são acionados perfeitamente, pois abaixo de 4V eles ainda não estão totalmente saturados.

Uma tensão segura seria de no mínimo 8 a 12V na alimentação do SG
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Ter 11 Mar 2014 - 21:27

e ai beleza esse esquema da foto é uma referencia do meu esse da foto é para entrada 24vdc e saida 350vdc já o meu que estou fazendo é entrada 12vdc para 320vdv como o meu já é entrada 12v os drives e o sg estao sendo alimentado com 12v ,o meu inversor só esquenta os fets e nao é pouco e o trafo nao esquenta se acha que pode ser a etapa dos drives?já coloquei direto sem drives e continua do mesmo jeito aquecendo os fets.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Ter 11 Mar 2014 - 21:37

copia e cola o link na barra de internet esse é o projeto que estou fazendo.
http://obrazki.elektroda.pl/1405517600_1393709685.jpg
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Ter 11 Mar 2014 - 23:02

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 1405517600_1393709685

Siga as orientações do criador do projeto:
http://sound.westhost.com/project89.htm

Experimente abaixar um pouco esta freqüência.
Coloque para oscilar na faixa de 30Khz, no máximo 35.
Em potências mais elevadas é recomendado que a freqüência seja mais baixa, pois assim as perdas com comutação são reduzidas

Use esta calculadora:
http://www.bcae1.com/trnsfrmr.htm

Experimente uns 1500 gauss

Mude de núcleo.
Existem núcleos que são feitos para indutores DC. Estes núcleos possuem baixa permeabilidade magnética e por isso mesmo que se enrole muitos fios, a indutância fica sempre baixa. É o caso dos núcleos usados na saída de amplificadores classe D como filtro. Trafos precisam de indutâncias altas, pois não são feitos para armazenar energia.. Já indutores como aqueles de fonte flyback, precisam de de indutâncias baixas, pois basicamente eles funcionam armazenando energia no primário num período, e liberando a energia no secundário no outro período.

Se for um núcleo destes, seu trafo pode estar saturando.

Tem que ser um núcleo de ferrite próprio para trafos e não aqueles indicados para indutores DC.
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Ter 11 Mar 2014 - 23:37

Eu estou apostando mais na saturação:
Abaixe a freqüência para 30Khz e use 1000 grauss.
Acredito que assim resolva.

Na teoria trafos só precisam de alta indutância, pois como já foi dito, durante o trabalho ele não armazena energia como os indutores das fontes Flybacks.

Por você pode experimentar fazer um bobinamento experimental, sem calculo.
Neste bobinamento experimental, coloque umas 8 espiras para cada bobina do push pull.
Com base numa regra de três, calcule a tensão do secundário.
Nesta ocasião use uns 30Khz
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Qua 12 Mar 2014 - 0:20

Acabei de observar que no seu esquema tem um grande problema que realmente força os mosfets.

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 1405517600_1393709685


Você está usando um esquema com realimentação na saída que estabiliza a tensão em 320VDC.
Isso é um grande erro quando se usa um simples retificador ligado diretamente a um capacitor de filtro.

Ocorre que a variação do PWM não altera a tensão de pico do pulsos.

Se sua fonte foi projetada para fornecer 320V dc estabilizada, estando alimentanda por bateria do tipo chumbo-ácida, logicamente você levou em conta as variações de tensão neste tipo de bateria.

Assim como a tensão pode chegar a 14,5V quando a bateria está num carregador, também quando a bateria está descarregada ela abaixa para uns 9V.
Isso dá uns 36% de queda na tensão.

Isso significa que você calculou a tensão de saída do trafo para dar 320V dc quando a bateria cair 36% da tensão. Então a tensão deste trafo foi calculada para dar 500V, pois 500V menos 36% = 320V.

E enquanto a bateria estivesse com seus 12V a 13V, o circuito estabilizaria diminuindo as larguras dos pulsos certo?
Errado. O trafo não diminuir a tensão do pico com a diminuição da largura dos pulsos.
Quando o mosfets diminui as larguras dos pulsos na entrada, a tensão de pico continua a mesma, ou seja, os mesmo 500V, porem com largura de pico menor.

Isso esta forçando os mosfets pois certamente estão sendo obrigados a trabalharem com pulsos extremamente finos e de alta energia, pois só assim a tensão de pico do PWM na saída do trafo abaixaria.
Isso ocorre pois trafos não armazenam energia. Eles transferem a potência do pulso instantaneamente para a saída.

Então não adianta variar a largura dos pulsos que a tensão de pico vai ser sempre a mesma, a não ser se o pulso for extremamente fino, pois aí existe uma coisa chamada indutância de dispersão do trafo, que é uma deficiência no acoplamento do primário para o secundário, basicamente uma pequena indutância no primário não acoplada ao secundário. Só com pulsos extremante finos a tensão de pico do PWM abaixaria, pois usaria esta indutância de dispersão como mecanismo redutor de tensão.
Os capacitores só se carregam com o pico da tensão, este é que é o problema.
Logicamente o SG3525 está forçando os mosfets a trabalharem com pulsos muito finos para a tensão estabilizar em 320V.
São pulsos de alta energia, pois precisam manter toda a potência do circuito com um pulso de tempo muito reduzido, logo a corrente é estratosférica.

Para resolver este problema, tem duas opções:
Ou faz a fonte sem ser estabilizada, ou seja:
Com saída de 320V quando a bateria estiver com 13.8V ou outra tensão que você escolher.

Ou você calcula a tensão para dar os 500V a 14,5V e estabiliza para 320V com o PWM, mas neste caso será obrigatório um indutor de saída.

O indutor de saída nestas fontes estabilizadas não é só um simples filtro. Eles funcionam igual a uma fonte Flyback:
Armazenam energia no núcleo:


Veja este indutor:
problemas com conversor Dc -DC - Página 3 TestedeIndutor

Quando o SG3525 gera um pulso de PWM corrente no indutor sobe em rampa linear e vai carregar o capacitor com uma tensão em forma de rampa também.

Quando a tensão no capacitor atinge os 320V, a realimentação corta o pulso, então como o indutor já armazenou esta energia, o sentido da corrente muda no indutor.
Enquanto o pulso do SG3525 esta desligado a energia do indutor voltam circulando pelos diodos e descarregando no capacitor, ajudando a manter a tensão no capacitor de saída.

É igual a um conversor Buck/Step-down e pode ser simulado na calculadora a seguir. Você poderá ver as formas de onda:
http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/abw_smps_e.html
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

alanjb27 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Qua 12 Mar 2014 - 0:38

Não esquecer de calcular a freqüência deste indutor com o dobro da freqüência da fonte, pois depois que os pulsos do trafo é retificado se tornam positivos com freqüência dobrada.

Ao contrário do trafo que só é preciso ter indutância alta, este indutor precisa ter a indutância certa e precisa, e pode ser meio crítico calcular.
Use núcleos para indutores DC:
pode usar aqueles amarelos toroidais de fonte ATX ou mesmo aqueles usados na saída de amplificadores classe D.

Poderia até usar um núcleo tipo EE de permeabilidade magnética adequada, mais teria que incluir um Gap (Espaço de ar entre o núcleo) e o calculo deste gap seria muito complexo. Além do mais uma variação na espessura do gap, mesmo se for uma variação da espessura de uma folha de papel A4 causa grandes variações magnéticas na indutância.

Os núcleos toroidais de amplificador classe D e de fontes ATX já vem com material não magnéticos adicionado ao núcleo para simular o Gap. Só precisa enrolar as espiras para dar a indutância correta.
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

alanjb27 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 3 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos