Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
96 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 96 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyQua 27 Mar 2024 - 20:57 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptySex 1 Mar 2024 - 16:41 por Benyamin

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

» Manutenção Gradiente 366 / 266
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyQui 29 Fev 2024 - 21:40 por tiaogaviao

» Criação pcb esquema phono cápsula ceramica
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyQui 29 Fev 2024 - 16:58 por warley cesar

» DETECTOR DE METAIS MKII (PINPOINTER)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyQua 28 Fev 2024 - 19:09 por Benyamin

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 EmptyTer 27 Fev 2024 - 22:02 por microbit

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 
Railson (2119)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
problemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_lcapproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_voting_barproblemas com conversor Dc -DC - Página 5 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


problemas com conversor Dc -DC

+12
elber68
shivavitor
fabiosilvadaeletronica
albert_emule
Alberto Neves
jocelio
louroimortaldotempo
Rafael-Amaral
Heidern
D.F.
CMeletronica
antonioantoniomm
16 participantes

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Sex 14 Mar 2014 - 22:09

no calculo da densidade comcorco com voçe se a densidade for mais baixa irá aumentar as espiras no primario,no primario com mais espiras mais indutancia com o aumento das espiras na logica menos aquecimento dos mosfets.
convercei com o gerente da thorton e ele me falou como voçe citou 3+3 espiras é muito pouco,ele me indicou se eu colocasse umas 5 ou 6 espiras ia melhorar o aquecimento,bom no primario vou abaixar a dencidade para subir as espiras,agora o secundario vou calcular ele para 500v para o pwm corrigir essa tençao e ficar sempre com a tençao de 320v na saida mesmo com bateria baixa ,o que voçe acha ?é melhor fazer assim?
a outra coisa a potencia do trafo cara é um proplema ja procurei os calculos para calcular a potencia mas nao acha ,é dificil dizer e fazer o calculo para saber a potencia do trafo,uma outra coisa se eu abaixar a dencidade o nucleo nao vai ser nutilizado?porque se aumentar ele satura e se abaixar ele muito ele fica nutilizado o que voçe acha sobre isso?
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Sex 14 Mar 2014 - 22:37

Opa

É melhor fazer com saída de 500V a 14,5V.
Assim quando a bateria baixar para 9V ainda terá 320V.
Quanto e estabilização o PWM dá conta.

Quando a potência máxima do núcleo vou ver se entro em contato hoje com meu amigo que é professor de engenharia e tem experiência nisso.

Quanto a densidade é o seguinte:
Os ferrites costumam dar no máximo 6000 grauss, o que é pouco. Daí nos cálculos é recomendado considerar como se a densidade do trafo fosse pequena, por exemplo: Como se fosse 1600 gauss.
Assim o software ou o calculo da formula força a você fazer mais espiras para compensar a pouca densidade.

O resultado é que os campos magnéticos ficam longe da saturação.

No seu caso a tensão do primário é tão pequena e a freqüência tão elevada, que para formar a tensão necessária na bobina primária entrada bastam 3 espiras. Eu só acho que 3 espiras não vai irradiar o campo adequado no núcleo. Eu só imagino que pode saturar.

Seu trafo irá trabalhar com mais folga se usar densidade que possibilite enrolar 5+5 espiras ou 6+6 espiras como lhe foi orientado.

Também use freqüência de 30Khz. A freqüência mais baixa dá menos perdas de comutação.

E o problema do aquecimento é certo que é devido você está usando sistema com estabilização sem o uso do indutor.

Se não quer usar indutor, a fonte também não pode ser estabilizada.
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Sáb 15 Mar 2014 - 22:11

E ai tudo bem!

sobre o trafo calculei ele na calculadora transformers.

Freqüência de operação= 30klz

Área central (seção transversal) = 1.81cm do núcleo

Alvo densidade de fluxo= 1300 gauss

Tensão Primária= 14.4vdc

N primario= 5.1 voltas

já no secundario para 500vdc de saida na calculadora aonde coloquei 14.4vdc eu coloquei 500vdc ai ela me deu

N secundario =177.1 voltas

bom tudo calculado parece que ficou bom para o enrrolamento do primario ficou com 5+5 voltas agora é minha duvida como eu abaixei a dencidade para 1300 gauss o primario ficou com mais espiras certo e ficou bom ,agora minha duvida ,com essa dencidade calculada de 1300 gauss nao vai afetar na potencia do trafo?
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Sáb 15 Mar 2014 - 22:47

Não afeta.

densidade de 1300 só significa que a calculadora considerou que o núcleo tivesse este valor. Daí a calculadora põe mais fios para evitar saturar. Termina que fica numa margem bem segura.

Trafos precisam de indutâncias bem altas. Diferentes daqueles indutores de flyback. (Parecem trafo mais são indutores. A energia do primário é transferida para o secundário em tempos diferentes).

Bom, só afetaria a potência se o fio ficasse tão grande que amentasse muito a resistência elétrica interna.
Assim perderia sim potência em calor pela resistência do fio.

albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Sáb 15 Mar 2014 - 22:52

Não esqueça de usar este sistema:
https://2img.net/r/ihimg/a/img854/2463/vd8u.png
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Dom 16 Mar 2014 - 16:16

é albert agora o trafo vai sair dos calculos!

tava vendo a tabela de fio esmaltado ,e para o primario vou usar o fio 23awg vou usar 8 fios juntos e para secundario vou usar 2 fio 23 awg com isso o fio 23 trabalha até com 53klz no efeito maximo da pele já a frequencia que vou usar 30klz vai evitar o efeito da pele o que voçe acha para o primario 8 fios deve dar conta ? acho se colocar mais nao vai caber no carretel do trafo .
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Dom 16 Mar 2014 - 17:14

Provavelmente dê conta sim rsrsrs. E estes efeitos de pele dão com mais intensidade em altas frequências
Em frequências como estas que são mais baixas, não dão tantos problemas assim
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Alberto Neves Seg 17 Mar 2014 - 8:49

albert_emule escreveu:Não esqueça de usar este sistema:
https://2img.net/r/ihimg/a/img854/2463/vd8u.png


como eu tambem vou fazer um inversor desses, mas por enquanto  so estou coletando informacoes , estou desenvolvendo a PCI que ja esta em 15cm X 17cm

conta com carregador de bateria 12V chumbo acida embutido (13.4V X 3A)

essa coisinha aqui.  

https://www.dropbox.com/s/jyiwf1yy5lbgz4a/inversor%2012VDC%20paea%20220VCA%20usando%20SG3525-cobreado.pdf

https://www.dropbox.com/s/31r2n65xn6z7qd1/inversor%2012VDC%20paea%20220VCA%20usando%20SG3525-cobreado%2Blay%20out.pdf

https://www.dropbox.com/s/k2vtehndourk9k5/inversor%2012VDC%20paea%20220VCA%20usando%20SG3525-esquema.pdf

https://www.dropbox.com/s/bqxvjfsv30iafj7/inversor%2012VDC%20paea%20220VCA%20usando%20SG3525-lay%20out.pdf

ja se foram umas 10hs de EAGLE ,faltam detalhes de tamanho e valores  de componentes entre outros..

e depois o principal...  montar e testar para ver se ficou 100%.

qualquer sugestao sera bem vinda
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Seg 17 Mar 2014 - 19:37

O alberto ficou muito boa essa sua placa vou postar a minha pra voçe ver como ta ficando. O nosso amigo albert é muito bom nessas fontes entende da coisa rsrsrs .
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Seg 17 Mar 2014 - 20:04

Sobre a bitola do fio o que voçe me fala? sobre primario e secundario tinha pensado de usar o fio 23awg, para primario 8 fios juntos e secundario 2fios 23awg juntos.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Dom 6 Abr 2014 - 20:34

terminei o layout do inversor só que nao estou consequindo postar a imagem.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Alberto Neves Seg 7 Abr 2014 - 8:36

antonioantoniomm escreveu:terminei o layout  do inversor só que nao estou consequindo postar a imagem.

cria uma conta no dropbox ou gdrive, sobe seus arquivos para la e depois compartilha o link.

ou envie para mim que faco isso para voce

alberto.alves.neves@gmail.com
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Seg 14 Abr 2014 - 20:53

e ai alberto tudo bem to mandando as imagem do desenho que fiz do invesor .posta pra mim obrigado.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Alberto Neves Ter 15 Abr 2014 - 9:20

antonioantoniomm escreveu:e ai alberto tudo bem to mandando as imagem do desenho que fiz do inversor .posta pra mim obrigado.

Ficaram BONITAS Antonio, parabéns..

estou colocando no ar os desenhos das placas que vc fez, link abaixo.

Porem não vai dar para fazer a placa de circuito impresso.

Os componentes estão junto no desenho das trilhas, tem-se que retirá-los deixando somente as trilhas(bottom side) e depois faz outro pdf somente dos componentes (TOP side e invertido).

ai fica SUPIMPA.


vc fez para usar 2 trafos , beleza....aumenta a potencia final sem ter que arranjar um nucleo monstruoso.

sao 3 placas, uma geradora do PWM a outra eh protecao feita com AMPOPs? e a ultima a de potencia ..

posta o esquema em PDF tambem.
link da placa do Antonio
https://drive.google.com/folderview?id=0B0lWFKw09r8TQkpfVWtrb3FaSWc&usp=sharing


aproveitando a postagem, links das placas que desenhei.
ja a corroí e furei, so falta soldar os componentes e ver a explosão. rss

fiz a placa usando essa galerinha aqui
https://www.youtube.com/watch?v=vuWfBWf4dDk&list=UUqDx4mm07WLQ0cJXPM0eSFg
https://www.youtube.com/watch?v=fVlyq67wvOw&list=UUqDx4mm07WLQ0cJXPM0eSFg
https://www.youtube.com/watch?v=TqMcl5azHeQ


Links da placa

https://www.dropbox.com/s/lvcptuw20bi1zbi/part%20list%20inversor.pdf

https://www.dropbox.com/s/k2vtehndourk9k5/inversor%2012VDC%20paea%20220VCA%20usando%20SG3525-esquema.pdf

https://www.dropbox.com/s/bqxvjfsv30iafj7/inversor%2012VDC%20paea%20220VCA%20usando%20SG3525-lay%20out.pdf

https://www.dropbox.com/s/31r2n65xn6z7qd1/inversor%2012VDC%20paea%20220VCA%20usando%20SG3525-cobreado%2Blay%20out.pdf

https://www.dropbox.com/s/jyiwf1yy5lbgz4a/inversor%2012VDC%20paea%20220VCA%20usando%20SG3525-cobreado.pdf

https://www.dropbox.com/s/d4lszrx55fumvc2/inversor%2012VDC%20paea%20220VCA%20usando%20SG3525-cobreado-com%20GND%20preenchido.pdf
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Ter 15 Abr 2014 - 21:15

alberto suas placas ficou muito boa tambem parabens agora me fala uma coisa aquele video no yutube da furadeira para placa ,cara como será que foi feita ,bem bolado, e a mira é a laser? mandei no seu imail as imagem em negativo do projeto ,vou ver se acho o esquema e mando para o senhor postar,quero fazer uma furadeira dessa. rsss .achei muito bom essa furadeira.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por albert_emule Sáb 10 maio 2014 - 18:17

Já está funcionando?
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por fabiosilvadaeletronica Sex 27 Jun 2014 - 20:18

albert_emule escreveu:Já está funcionando?


amigo estou fazendo um projetinho desses inversores... ja ate fiz o circuito na protoboard e ele ta funcionando, com um trafo de teste de 12v para 25v, agora so falta calcular o trafo direitinho pra dar certo...
eu fiz somente com dois fets irfp4004, eu ligo os gates diretamente no ci, so com um Resistor de 100R, sem o driver com transistores... vc acha q dar certo?
fabiosilvadaeletronica
fabiosilvadaeletronica
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 30/12/2013
Idade : 43
Localização : Espirito Santo - RN

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Sex 25 Jul 2014 - 21:01

E ai fabio beleza!
 bom o meu eu fiz com drives para os mosfets usei um transistor npn e um transistor pnp  assim nao precisa resistor para limitar a corrente nos gats dos mosfets levando em conta que esta usando um mosfet cada lado o ci daria conta , mas eu acho que deveria usar drives para os mosfets  ,e no meu caso o conversor é de 12vdc para 320vdc só que tive uns problemas os fets aquecia muito ,mas funcionava bem, esses meses tava meio sem tempo mas pretendo voltar ao projeto para terminar e deixar ele funcionando perfeito.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por fabiosilvadaeletronica Sáb 26 Jul 2014 - 7:39

antonioantoniomm escreveu:E ai fabio beleza!
 bom o meu eu fiz com drives para os mosfets usei um transistor npn e um transistor pnp  assim nao precisa resistor para limitar a corrente nos gats dos mosfets levando em conta que esta usando um mosfet cada lado o ci daria conta , mas eu acho que deveria usar drives para os mosfets  ,e no meu caso o conversor é de 12vdc para 320vdc só que tive uns problemas os fets aquecia muito ,mas funcionava bem, esses meses tava meio sem tempo mas pretendo voltar ao projeto para terminar e deixar ele funcionando perfeito.

valew amigo, vou fazer ums testes e volto pra mostrar os resultados....
fabiosilvadaeletronica
fabiosilvadaeletronica
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 36
Data de inscrição : 30/12/2013
Idade : 43
Localização : Espirito Santo - RN

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Ter 16 Set 2014 - 22:25

E ai tudo bom!
Bom voltei para tentar terminar o inversor ,domingo que passou começei os testes.
Para começar fiz o pwm com sg3525 em uma frequencia de 33klz fixo ,no estagio de potencia usei um transistor cada lado o irfz48n  e para teste usei um trafo de fonte de pc,bom tudo ligado ajustei a saida para 125v coloquei uma carga de 25w bom até ai normal ,para ver o bicho pegar coloquei uma carga de 250w ,bom ai o bicho pegou mesmo ,para uma saida de 125v tive uma perca de 4volts bom nao é muito em comparaçao a carga que coloquei ,ai deixei ele ligado por um 30segundos ,os dissipadores parecia um ferro de passar roupa acho que aqueceu por causa dos transistores que sao meio fracos e o trafo acho que tava no limite,agora vou enrolar um trafo o da thorton 42/21/15 quantos wats esse trafo pode chegar?vou usar tambem novos transistores irf3205.Em relaçao a frequencia os transistores e o trafo 42/21/15 quantos wats consigo com esse inversor?so lembrando que quero trabalhar com essa frequencia de 33klz para evitar muita interferencia.
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por antonioantoniomm Ter 4 Nov 2014 - 20:10

e ai pessoal terminei co conversor ta funcionando legal
mas é brincadeira nao consigo postar a imagem kkkkk
antonioantoniomm
antonioantoniomm
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 75
Data de inscrição : 25/12/2012
Idade : 36
Localização : aporé

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por shivavitor Sex 4 Dez 2015 - 16:02

Olá amigos! Sou do RS e estou montando um conversor DC/DC, 12 volts para 220vots e estou tendo alguns problemas que não consigo entender. Estou usando o CI TL494 para o controle e não há realimentação, ou seja, sem estabilização, estou usando o esquema abaixo e o problema é que não consigo rendimento satisfatório, tentei enrolar o transformador, depois tentei usar um transformador de fonte ATX, aplicando tensão no enrolamento secundário e retirando tensão n o enrolamento primário, deveria funcionar, ao menos em trafos convencionais isso funciona, consigo apenas 150 volts e assim mesmo com baixíssima potência, se ligo uma lâmpada de 100W a tensão cai para 70 volts, embora a tensão da fonte (bateria) continue no valor normal. Tens alguma ideia do que possa estar ocorrendo?

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 2ly1i5i
shivavitor
shivavitor
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/10/2015
Idade : 55
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por exciter Sex 4 Dez 2015 - 17:01

o irf1404 nao e ideal, pra esse circuito..use dois irf3205....os fabricantes que o o usam em fontes de modulos automotivos nao sabem que a tensao minima de trabalho deve ser de no minimo 55 volts,,e outra, nao precisa de driver,,,so um resistor da saida do ci ate o mosfet...monte sem realimentaçao e veja forma de onda nos drains dos mosfets....trafo toroidal e idela nesses casoa, pq muito dificil fazer espiras grossas e de poucas voltas num nucleo quadrado..mesmo na potencia toda,,os mosfets nem precisariam de dissipador,pq trabalharaiam frios, se tudo estiver certo
exciter
exciter
Avançado
Avançado

Mensagens : 305
Data de inscrição : 28/11/2013
Idade : 53
Localização : vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por shivavitor Sex 4 Dez 2015 - 21:45

Não são os Mosfets não, testei com IRFZ46N e com IRF840, nada mudou, com o osciloscópio eu verifiquei o sinal no gate dos mosfets, uma onda quadrada quase perfeita, a frequência ajusta entre 25KHz e 150KHz, mas praticamente não altera nada na saída, ainda estou sem saber o porque de não funcionar, mas só pode ser o trafo, como falei, usei um trafo normal de fonte ATX, ligando no enrolamento 12 + 12 e retirando tensão no primário, também enrolei um trafo com os cálculos encontrados em programas de dimencionamento mas aí ficou ainda pior porque a corrente de consumo ficou muito alta.
shivavitor
shivavitor
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/10/2015
Idade : 55
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por exciter Sáb 5 Dez 2015 - 7:52

afff
exciter
exciter
Avançado
Avançado

Mensagens : 305
Data de inscrição : 28/11/2013
Idade : 53
Localização : vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

problemas com conversor Dc -DC - Página 5 Empty Re: problemas com conversor Dc -DC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos