Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
34 usuários online :: 9 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 25 Visitantes :: 2 Motores de busca

camposlh, deujees, Giovani Musician, henrique_casonatto, lgeorg12, luci@no, Perdido, Warleycesar, WR-ELETRONICS

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5999)

renatoscp (3877)

CMeletronica (3204)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1807)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

AUTO TRAFO

Página 5 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ir em baixo

Auto Trafo

Mensagem por CarlosVot em Sex 4 Abr 2014 - 15:58

Boa Tarde a todos!

O risco existe sim,Wellington.
Serviço com eletricidade são sempre perigosos, a prova é que empresas hoje em dia tem que treinar e
Patrocinar cursos NR10 para Técnicos que trabalhem no setor.
Com o uso do auto trafo temos contato direto com uma ou duas fases,dependendo da alimentação.
O fato de haver algumas espiras agindo como resistência ao contato com os fios,não diminui o risco.
Lembrando que praticamente direto na rede possui tensão e corrente a vontade.

amcstudioa, mostrou exatamente isso quando disse que prefere este tipo de fonte.
Até com menor capacitância na fonte,há entrega imediata de corrente ao ampli.
O caso que você citou, é exatamente minha preocupação!
Muitos aqui tem conhecimento para desenvolver projetos e experiencias,mesmo que com risco calculado.
Sempre tem aqueles que não querem ter trabalho,simplesmente pegam a receita do bolo e sai vendendo.
Outra coisa, não temos ideia na mão de quem esses aparelhos com Auto trafo vão parar.(Usuário final).
Ai é que está o problema!
Quanto ao isolador de entrada  Trafinho da para usar antigos modens (Linha discada) e até ADSL.
Dá pra fazer até entrada balanceada...Chique não!
Outro acessório interessante é utilizar o Rele de Soft Start com dois jogos de contato NA e fazer um
(Interlock) na caixa de som,utilizando um jumper nos terminais 2+ e 2- de um Speakon 4 polos.
Ligar em série com a bobina do rele.
Assim se a caixa for desconectada o rele desarma e não tem tensão em nenhum borne do ampli.
CarlosVot
Avançado
Avançado

Re: AUTO TRAFO

Mensagem por foxeletronic em Sex 4 Abr 2014 - 16:36

Eu que digo é complicado né Alexandre, muda tudo,de um estágio é moleza, mas quando entra step drive até os mais experiêntes encontram dificuldades e viram aprendizes. Experiência própria. Quem nunca montou, vai sentir na carne que o furo é mais embaixo.
foxeletronic
Avançado
Avançado

http://www.foxeletronic.com.br

Auto Trafo

Mensagem por CarlosVot em Sex 4 Abr 2014 - 16:42

amcstudioa,

Dei uma olhada nesta marca(Caso citado) e não acessa nem mais o site, sera que mudou?
Concordo com você,não da para entregar assim conhecimento adquirido com trabalho e suor.
A turma da receita do bolo a grande maioria interneteiros,que não sabem nem o que procurar.
Porque se soubessem achariam.Porque não pesquisar também naquele velho banco de dados,
constituído de finas laminas de celulose dispostas sequencialmente.(Não lembro onde li isso)
É amigo da trabalho!
CM,
Achei interessante a tua informação de alerta, poderíamos criar uma frase e colocar sempre
ao final de cada mensagem.Para quem cai de para quedas e não quer ter o trabalho de ler.
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagem por amcstudioa em Sex 4 Abr 2014 - 17:23

Carlos essa marca Timetech não existe mais, não vou citar o nome pois ele pode até estar aqui no forum pois ele se registrava em tudo e com varios nomes e como todos que compravam dele tinham problemas ele não atendia mais, trocava de telefone e sumia. Na Audiolist ele tinha 2 registro, mesmo sendo proibido por lá. Vai achar bastante comentario sobre essa marca no forum do som ao vivo, mas o post foi trancado devido aos calorosos debates entre o pessoal do forum e esse cara que hora entrava com um nome hora com outro. Se pesquizar lá, acha.

Alexandre, Studio A.
amcstudioa
Nível 2
Nível 2

Mensagem por amcstudioa em Sex 4 Abr 2014 - 19:44

Tirei uma ultima foto pra mostrar qual a voltagem que temos do (CT) 0 volt ou terra e uma das entrada de ac da rede de energia eletrica fornecida pelas distribuidoras.  O multimetro azul mede o ac de entrada e o multimetro vermelho esta medindo entre o 0v (terra), que seria o fio terra das caixas de som e um dos pontos de entrada de energia, veja que temos 112,9v onde teria que ser zero volt. Isso você vai ter constantemente com o aparelho ligado e sem sinal de entrada. Como sabemos que a saida do amplificador gera volts ac e com potencia altas a saida vai se somar com esses 112,9v e vai subir junto com a corrente gerada. Por infelicidade um ajudante ou um tranzeunde esbarre em alguma parte do fio que esteja exposta e junto esbarre num palco metalico que logico esta apoiado no solo essa pessoa vai fazer a passagem da energia do cabo para o solo, vai virar um fio terra ou para raio, (acho que o Carlosvolt consegue explicar isso melhor que eu) esse contato provavelmente vai matar a pessoa na hora. Portanto ao usar amplificadores com auto trafo sempre faça as ligações com o aparelho desligado e sempre que puder use speakon nas duas pontas e sempre verifique as condições dos cabos de ligações das caixas.

Alexandre, Studio A.
amcstudioa
Nível 2
Nível 2

Mensagem por foxeletronic em Sex 4 Abr 2014 - 20:47

O que acham com dijuntor duplo com DR, é um pouco caro, mas aumenta a segurança. Tem um porém com um pouco de indutância se alguém encostar o DR desarma e o som para. É melhor assim do que ir num velório.
Gente usem conectores speakon, como falou o Alexandre, só ali você evita 90% do perigo já que as conecções são na parte interna do conector.
Se for vender, comunica o comprador como proceder e lidar com esse amplificador.
Abraço a todos!
foxeletronic
Avançado
Avançado

Auto Trafo

Mensagem por CarlosVot em Sex 4 Abr 2014 - 22:13

foxeletronic,
Só por curiosidade,já testou isso?
Porque para haver o acionamento do Trafo sensor do Dispositivo DR tem que haver desbalanceamento
em pelo menos um dos fios que passam dentro do trafinho.Uma interferência externa por algum campo.
Afetaria todos ao mesmo tempo e estando esses equilibrados(Sem fuga a terra).Não é para desarmar!
Como disse ele é mais caro sim,mais se considerar a economia na ferragem,cobre e Capacitor,compensa.
Estou querendo arrumar um com sensibilidade de 10ma abrir,retirar o trafo e inserir mais um enrolamento.
Esse seria ligado aos outros circuitos de proteção do ampli(Todos que tenha necessidade de desligar o ampli).
Na teoria da pra fazer.

amcstudioa,
Tem um esquema da Studio em que o center Tap do secundário é ligado ao center tap do primário, que é
Alimentado por 220V. este tape central é ligado ao terra.(Não ao neutro) Na época houve um debate lá na Audiolist.
Esta ligação também aumenta o rendimento,pois faz fluir corrente direta para o enrolamento secundário
O debate se dava justamente em classificar ou não como Auto Trafo,lembra disso?
Por falar nisso já viram as novas fontes Trifásicas,por acaso é alguma desta que está utilizando?
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagem por Wando48 em Sex 4 Abr 2014 - 22:37

Olá pessoal nesse link do amigo Dantes explica como calcular transformador e auto traformador.
https://www.youtube.com/watch?v=myTU_IMFoa4
Wando48
Nível 1
Nível 1

Auto Trafo

Mensagem por CarlosVot em Sex 4 Abr 2014 - 23:36

Wando48,

Bacana o vídeo,quando tiver mais tempo vou assistir os outros.
Só uma consideração:
A eficiência do Auto Trafo vai depender sempre da relação de transformação.
Entre entrada(Rede) e o valor desejado na saída.
Quando utilizar enrolamento auxiliar isolado como transformador no mesmo núcleo.
Devemos levar em conta que o somatória das potências pretendidas(12V,110V).
No caso do vídeo,Se puxar 36A (437W) no secundário 12V vai sobrar 563W para o 110V.
Foi calculado para 1000W,fio,etc.Se consumir da rede elétrica 1000W com Trafo abaixador.
Vai conseguir utilizar no máximo 1000W (No caso do Auto Trafo).
Na prática o excedente de potência(vídeo) vai ser suportado tranquilamente neste tipo de Trafo.
Tente carregar um trafo isolado com quase 50% a mais da capacidade calculada.
Humm....to sentindo o cheirinho daqui!
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagem por foxeletronic em Sab 5 Abr 2014 - 3:58

Amigo Carlos, eu não testei o DR, por isso perguntei "O que acham com dijuntor duplo com DR" , pois é uma alternativa. Comentei isso, porque aqui é muito usado esse esquema de DR nas construções e instalações de aviários e pocilgas e funciona muito bem. Gostei de sua explanação. A StudioR tem amplificadores alimentados com rede trifásica, lançaram no ano passado, por aqui não vi nenhum ainda.
foxeletronic
Avançado
Avançado

Mensagem por amcstudioa em Sab 5 Abr 2014 - 6:04

Carlos este esquema que se refere na Audio List o desenho do trafo conectando o CT com o meio do primario tentaram apenas mascarar o esquema pra evitar copias do que seria o original. É  um auto trafo, ja passou varios na minha mão e é um auto trafo como toda a linha deles. Hoje praticamente todas as firmas grandes usam ATR, acima de 5000wrms fica enviavel usar o trafo confencional, relação peso/custo.
 Veja que disparate, o modelo de 5000wrms da Ciclotron o Dynamic 20000 pesa 52kg. Ja o NA6400 da Studio R com 6400wrms pesa 14kg. Studio R, Etelj, Machine, Advance.... todos derivam do mesmo conceito de auto trafo que esse é de 5000w que roda na internet, esse sim foi o primeiro, foi o pulo do gato, a grande ideia. A Studio R foi a primeira a ver a grande ideia e mina de ouro que era e logo adaptou aos seus amplificadores e dotada de dinheiro e um marketing espetacular alavancou suas vendas inclusive tendo que ampliar sua fabrica, alias ir para uma nova. Logico que todas essas empresas tem engenheiros sempre preocupados com o quesito segurança e desenvolveram cada uma do seu jeito seus sistemas de proteção.  Eu venho estudando isso a anos. Tem um outro lance tambem polemico é quanto ao esquema do pre driver que são todos parecidos, a maioria muda o valor de alguns componentes mas a base do cicuito é sempre o mesmo. Eu questionei o projeto de uma das grandes da lista acima e a resposta que me deram é que nos ultimos 50 anos nada de novo foi criado apenas modificado a adaptado as nescessidades de cada um, ou seja nada se cria, tudo se copia.

Quanto a sua outra pergunta, ja domino sim a tecnologia do auto trafo trifasico.

Gostaria de deixar claro aqui aos amigos que a fabricação de amplificadores não é o meu forte, sou industria mas nosso foco  principal não é esse. Não pretendo entrar nessa area tão concorrida, quando um cliente pede "faz pra mim um de 10000 pros meus graves" eu faço, mas não é o meu forte, nunca tive um ampli meu segue exposto na loja. Apenas sou mais um apaixonado por amplificador como muitos aqui.

Alexandre, Studio A.
amcstudioa
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Wando48 em Sab 5 Abr 2014 - 7:30

CarlosVot escreveu:Wando48,

Bacana o vídeo,quando tiver mais tempo vou assistir os outros.
Só uma consideração:
A eficiência do Auto Trafo vai depender sempre da relação de transformação.
Entre entrada(Rede) e o valor desejado na saída.
Quando utilizar enrolamento auxiliar isolado como transformador no mesmo núcleo.
Devemos levar em conta que o somatória das potências pretendidas(12V,110V).
No caso do vídeo,Se puxar 36A (437W) no secundário 12V vai sobrar 563W para o 110V.
Foi calculado para 1000W,fio,etc.Se consumir da rede elétrica 1000W com Trafo abaixador.
Vai conseguir utilizar no máximo 1000W (No caso do Auto Trafo).
Na prática o excedente de potência(vídeo) vai ser suportado tranquilamente neste tipo de Trafo.
Tente carregar um trafo isolado com quase 50% a mais da capacidade calculada.
Humm....to sentindo o cheirinho daqui!

Veja que tambem, no video mostrar a diferença nas áreas dos nucleos, onde no transformador isolado tem 36 cm² calculado para 1000w, e o núcleo do auto transformador tem somente 24 cm², ou seja um trafo isolado será bem maior do que o auto trafo, com os mesmo 1000 watts!
Wando48
Nível 1
Nível 1

Auto Trafo

Mensagem por CarlosVot em Sab 5 Abr 2014 - 10:48

amcstudioa,

Ta explicado então o caloroso debate naquele forum.
Nunca tive a oportunidade de ver aberto ou testar um desses studio.
Trabalhei durante 20 anos em Telecom mas nunca abandonei a bancada.
Também sou apaixonado por Áudio e eletrônica.
As vezes vejo alguma coisa nova quando vou a Petrópolis-R.J(terra natal).
Tenho um amigo que tem oficina e equipe de som.
Tinha 10 amplis classe H da American Áudio para reparo(Chaveamento do H todo discreto).
Achei o esquema fiquei de simular.(ainda não fiz)
Legal saber que está trabalhando com fontes trifásicas também.
Lembro dos Ret's de Telecom entrada Trifásica saída 48VDC chaveamento a Triac (Rampa e pedestal) tudo discreto.
Quanto a topologia do duplo diferencial de entrada,é muito antiga mesmo.
Tenho cópia do artigo da revista Rádio Electronics de 1973 "Tiger",pena que essa não passou na minha mão.
As revistas importadas eram caras,ficava satisfeito em comprar uma Antenna ou a Nova Eletrônica.(Quando dava)
Wellington,
Com certeza o vídeo descreve bem a diferença no tamanho do trafo,inclusive o fato de se poder
Carregar bem mais que um trafo comum isolado.
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagem por Mario Mota em Sab 5 Abr 2014 - 17:58

Boa tarde amigo!
Depois de varias formulas e explicações já estamos estamos chegando quase ao mesmo denominador. Quem sabia muito de autotrafo não vai passar os macetes ,pois tem interesse comercial por trás, e quem divulga os seus guarda segredo dificultando o entendimento.
A teoria da roda segundo wikipedia:A roda é uma das seis máquinas simples com vastas aplicações no transporte e em máquinas mecânicas, caracterizada pelo movimento rotativo no seu interior....
Então amigos queremos (re)inventar a roda ou deixar fácil para rodar?
Segue o esquema comercial da Studior para quem nunca teve conhecimento de autotrafo fica difícil acerta por este esquema.
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por foxeletronic em Sab 5 Abr 2014 - 19:54

Conheço faz tempo esse esquema aí é visível ver o center tape ligado do primário com o secundário, deduz-se que possui 2 chaves ou dijuntores e uma é justo que faz o papél de liga e desliga do chamado negativo que vai direto ao borne negativo do falante. Por isso é importante usar disjuntor duplo.
foxeletronic
Avançado
Avançado

Auto Trafo

Mensagem por CarlosVot em Sab 5 Abr 2014 - 20:01

Mario Mota,

Pena que não saiu a parte que mostra a entrada do AC e a ligação a terra.
Meu esquema está num Hd Back Up, não tem como ver agora.
Quanto as informações acho que já da pra fazer testes.
Estou separando mais algum material,está em livros.
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagem por Mario Mota em Sab 5 Abr 2014 - 20:37

Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por neudsonbr em Dom 6 Abr 2014 - 13:16

pessoal da uma olhada nesse video que achei ele estar em outra lingua mais da pra entender o conceito que estamos falando.
neudsonbr
Nível 2
Nível 2

Mensagem por neudsonbr em Dom 6 Abr 2014 - 13:29

abri vários auto trafo la no meu trabalho para ver o funcionamentos deles abri um de 1500va, n de 21cm² 2000va,n de 35cm² 500va e de os dois maiores estavam enrolador com o mesmo tamanho de fio o de 1500 estava com fio 17 na entrada 220 e saida 110 o de 2000va também fio 12 na saida 220 e entrada 110 agora o menor estavam com fios diferente entre as fases 220 e 110 ficava um fio mais grosso no 110 e 220 mais fino o de 500 tava com fio 18 e 21.
neudsonbr
Nível 2
Nível 2

Auto Trafo

Mensagem por CarlosVot em Dom 6 Abr 2014 - 18:38

neudsonb,

Sim!

Perfeitamente,não é necessário manter a mesma bitola de fio.
Se considerar que os trafos são enrolados em máquinas.
As vezes parar a máquina,trocar o carretel ou somente o fio.
(Tem máquina que trabalha com vários carreteis),demora e
Pode sair mais caro que enrolar toda a bobina com uma bitola apenas.
Vale a pena assistir o primeiro vídeo também!
https://www.youtube.com/watch?v=7mh4grNWO1A#t=360
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagem por neudsonbr em Dom 6 Abr 2014 - 21:51

ok amigo carlos esse não tinha visto vou ver agora
vlw por mandar.
neudsonbr
Nível 2
Nível 2

Mensagem por neudsonbr em Seg 7 Abr 2014 - 6:59

uma duvida que estou aqui no esquema ele mostra 220v mais não mostra se ele é 110v, tanto ele como os outros mais potente x8 x12 são tudo 220 ou são 110 também alguém, sabe responder essa pergunta?
neudsonbr
Nível 2
Nível 2

Mensagem por amcstudioa em Seg 7 Abr 2014 - 8:54

Não se deve enrolar auto trafo pra 110v. Ate 2000w rms em 2 ou 4 ohms aconselho a usar trafo convencional (primario e secundario isolados) a partir dai usa se auto trafo. Ja que é uma tremenda bobeira se montar um amplificador de 3, 4 ou 5000w pra se usar em casa, vai abalar tudo, arrumar brigas com vizinhos etc... Então um aparelho de 5000w destina se a uso profissional, correto? Obrigatoriamente se deve usar 220v apenas devido ao menor consumo e consequentemente menor aquecimento da fiação da rede local, que certamente você não sabe como é. Isso se chama segurança.

Alexandre, Studio A.
amcstudioa
Nível 2
Nível 2

Mensagem por neudsonbr em Seg 7 Abr 2014 - 10:38

editado

Última edição por neudsonbr em Seg 7 Abr 2014 - 12:31, editado 1 vez(es)
neudsonbr
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 7 Abr 2014 - 10:51

ATT: Neudsonbr,
A alimentação dos amplificadores X1,XD,X3,X5,x8 e x12 Pode ser encomendado em 100, 115, 127, 220, 230 ou 240V - 50/60Hz em caso de duvidas consulte o manual de instrução. caso não compreenda estamos aqui para esclarecer.
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 12 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 10, 11, 12  Seguinte

Permissão deste fórum: