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AUTO TRAFO

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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por Mario Mota em Ter 1 Abr 2014 - 20:51

Amigo boa noite!
Amigo Djcleivan já montei vários tipos de auto, porem acho que deva ser a forma de enrolamento ou seja espiras folgada ou mal ajustada, ou então colocação das laminas de ferro, de preferencias de uma a uma em sentido contrario com bom aperto no final, para mim o auto tem os mesmo macetes do comum.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por evilasiomarlene em Ter 1 Abr 2014 - 21:11

olá djcleivan, desculpe minha intromissão estou acompanhando
os comentarios, e vi algo que me deixou em duvida quanto ao
seu trafo com 42cm2 pelo que sei usando teoria elevando a seção
em mm2 ao quadrado temos a potencia do trafo portanto teoricamente
seu trafo e de 1764watts. portanto não tem como tirar 5000watts.
porque o autotrafo é relacionado diretamente potencia por nucleo,
mesmo usando indução ainda assim é relativo. desculpe se eu estiver
errado, em breve terei todos os dados para calculos de autotrafo
dai postarei aqui para compartilhar com os colegas.
abraço e até mais.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 5:21

intao amigo evilasio eu tambem nao sei o so sei ki da sim porq quando vc compra um auto trafo ki para 220 e 110 eles sao pequenos menor ki o meu e da 2000kvao meu e maior ki de 2000kva
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 5:23

ops watts
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por shaullin em Qua 2 Abr 2014 - 9:10

bom dia a todos
LEI de Wilson;
pegando o trafu do amigo qe e de 42cm²,pra uma potencia de 5000W na rede de 120V fassa assim 5000 / por 120 = 41A primario qe e igual a
tabela do Mutiatio a sessão pede 1.004 por volt qe e = a 1.004 x 120 = 121 voltas de fiu 7 AWG com TAP 60+60V 5000w 0u 84A
agora olha com fiu 16AWG 5.2A fassa 5.2 x 120V = 624W se tentar tirar mais potencia constante em 60+60 o fiu vai qeimar!
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por amcstudioa em Qua 2 Abr 2014 - 9:21

Shaullin como você chegou ao valor de 1,004 espira por volt, qual a formula do cauculo? Seria melhor substitur o fio 7awg por 2 ou treis de bitola mais fina. 7 awg=3,264mm, é muito grosso.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 9:35

e tambem acho mais o ke acho mais estranho e ki tenho um trafo 2veses maior ki esse com fio 10 awg para 21 A e da menos graves e menas potencia ki com auto trafo o o coloquei ele no utimo volume o auto trafo nem esquenta e da um porrada de grave e
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 9:38

ops esquecendo o trafo grande com fio 10awg e isolado e na msm voltagem e o auto trafo da conta
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por amcstudioa em Qua 2 Abr 2014 - 9:45

Ja vi os trafos de 2 firmas brasileiras lideres de mercado com amplificadores de 10000w rms e seus transformadores são pequenos e o fio é 16 ou 17awg, e graves fortissimos e sem queda na qualidade, essa de enrolar com fio 7awg acho que não é nescessario.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 10:06

eu tambem acho ki nao porq a aperagem e drenada direto da rede eletrica a funçao do fio e mais pra fazer o tap central a minha ponte de 50A ensquenta eu dei uma pesquisada aki e vi auto trafo de 6000kva menor ki eu tenho aki estranho esses auto trafo mais surpreendente
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por Dierson Silva em Qua 2 Abr 2014 - 10:19

Pessoal, o auto trafo tem alguma peculiaridades.....

A potência que o trafo pode fornecer é diferente, pois ele fornece potência por indução e condução.

A potência que um auto-trafo pode fornecer depende da diferença de tensão entre a rede e o enrolamento.

nesse de 70 - 0 - 70 e com 220V de entrada, a diferença de tensão é de 80V entre as extremidades do enrolamento. Esse transformador pode fornecer 2,75 vezes mais do que se fosse utilizado como trafo comum, ou seja, 1764*2,75 = 4851W.

A formula é essa:

((Tensão de entrada)/(Tensão de entrada - tensão de saida))*(área do interna do trafo)²


Outra questão é o fio, a parte do enrolamento que vai da rede até o de saída deve ser de uma bitola maior que o que fica entre os enrolamentos fazendo o terra, pois esse enrolamento só serve para conduzir a diferença de tensão e equalizar a tensão nos capacitores, pode ser usado um 17 para isso. O terra da fonte é feito principalmente pelos capacitores, então use um bom banco de capacitores, de preferência vários menores, isso melhora o resfriamento do banco.

A bitola do fio que vai da rede até o enrolamento de saída, um fio 14 resolve o problema para um BX, se quiser um pouco mais forte, perto dos 5000W pode usar dois fio 15 em paralelo.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por evilasiomarlene em Qua 2 Abr 2014 - 10:29

olá, bom dia a todos,
só sei que potencia é relacionado diretamente ao tamanho do
nucleo e quanto a potencia de 10000watts a empresa dimensionou
com stepdriver ou tensão bem superior.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por Dierson Silva em Qua 2 Abr 2014 - 10:32

evilasiomarlene....

A potência está relacionada diretamente com o tamanho do núcleo sim, basta da uma lida mais atenciosa ao que falei....

Trafo comum e Auto-trafo, são coisas "um pouco" diferentes no quesito de funcionamento.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 11:09

dierson te mandei um mp
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por evilasiomarlene em Qua 2 Abr 2014 - 11:54

com certeza diersom bom dia,
agora só precisamos descobrir como calcular o dito
trafo eheheh, teoria temos de monte só falta um passo a passo
que em breve terei o prazer em postar, os colegas que montaram
o trafo poderiam nos dizer bazeado no que foi calculado as espiras
e bitola do fio ajudaria a desvendar um pouco mais eheheh.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 12:19

eu montei o meu assim comecei pelo segundario dei 10 voltas tirei um primario depois enrolei 60 tirei o tap central depois enrolei mais 60 e tirei o segundo primario e depois mais 10 voltas e tirei o segundario fiz ele para 120 de entrada nao sei se ta certo
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 12:20

mais fuciona
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por Dierson Silva em Qua 2 Abr 2014 - 12:23

O calculo das esperias é o mesmo utilizado no trafo comum o que muda é o calculo do fio.

djcleivan do jeito que você fez pode até funcionar, mas pode está errado se você não fez nenhum calculo.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por Mario Mota em Qua 2 Abr 2014 - 12:36

Bom dia a todos!
Acredito que todos que aqui estão em busca de conhecimento para montar fonte com autotrafo é porque já ouviram as vantagens do mesmo. Logico que queremos as formulas para calculos e os macetes para confeccionar o melhor autotrafo. O amigo acima acaba de dá a diga, coisas que os fabricante de transformadores não estão disponibilizando, portanto o que eu posso ajudar os amigos é dando calculos com os nucleo que os mesmo mandam para mim e peço aos que montaram que digam se tem erro comparando aos de fabrica ou com os transformadores comum em relação a potencia.
Aviso apartir de agora não forneço mais calculos para ninguém, espero que compreendem os meus motivos, pois não quero informar um amigo de maneira errada e nem contribuir para tal.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por shaullin em Qua 2 Abr 2014 - 13:45

a constante e ( 42 ) 42 / 42cm2 =1 espira V outra ves 42/ 44cm2 = 095 espira V outra ves 42/ 19cm2 =2.21 espira V a potencia do primário não deve ser quebrada potencia dividido para rede 120 ou 220 = amperes de fiu primário conjuto com secundario
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 13:54

wu calculei uma 1 v por volta
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por shaullin em Qua 2 Abr 2014 - 14:04

meda um núcleo pra eu caucula pra vc ...
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por evilasiomarlene em Qua 2 Abr 2014 - 14:19

olá mario mota,
visto que aqui é um forum de discusão contamos com as
idéias de todos errado ou não estamos tentando a chegar
em um denominador comum, portanto toda idéia é bem vindo
para discução posterior, por isso que este forum tem alto padrão
de feras como você e outros tecnicos.
abraço.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 14:39

38 x 11 o nucleo
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por shaullin em Qua 2 Abr 2014 - 14:52

3.8 x 11= 41.8cm2 42/ 41.8cm2 = 1.004 espira V
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Re: AUTO TRAFO

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