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AUTO TRAFO

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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por CarlosVot em Qua 2 Abr 2014 - 14:59

Boa Tarde a todos!

Primeiramente agradecer todo o material que tem sido postado.
Neste e em outros tópicos.
Só que não basta estar de posse do material, é preciso ler e entender.
Em caso de dúvida coloque números para testar as formulas.
A apostila que o CM postou é muito boa. No caso do trafo abaixador
(Nosso caso) observar na pagina 6 As 3 figuras com saídas a 55V, 110V e 165V.
A corrente do primário sempre e igual a 1A para entrada 220V e trafo 220VA.
Portando não é necessário que o primário seja feito todo com a mesma bitola de fio.
Alias,o que tenho visto é que dimensiona-se uma ou duas bitolas a mais do previsto para primário.
E enrola todo o trafo com esta bitola.
Só lembrando que o Trafo não faz mágica se consumir 220VA so poderá entregar 220VA.
Isso no caso do auto trafo onde coseno fi é igual a 1.
A ferragem de um trafo comum entrega sim muito mais potência em Auto Trafo (Abaixador).
Anexo link de uma calculadora onde é pedido o valor de (VA for a isolated transformer(VA)Smile
Ai da para ver o resultado.
link:
http://www.trans-tronic.co.uk/auto/transformer.php
Tendo tempo livre assista o vídeo é possível colocar legenda inglês:
Mod-01 Lec-17 Lecture-17-Auto Transformers
https://www.youtube.com/watch?v=A6KTFaxTs_k

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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por djcleivan em Qua 2 Abr 2014 - 15:13

intao do jeito ki fiz ta certo? mais usei so feio 16 awg
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por shaullin em Qua 2 Abr 2014 - 15:15

olha meu cauculo do Trafo do amigo  5000W qe eu fis antes em 120V 60+60 com fio 7AWG qe não a erros fiu 7 pra essa potencia...segui o link http://www.trans-tronic.co.uk/auto/transformer.php?va=5000&input=120&output=60
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por sandro03 em Qua 2 Abr 2014 - 20:42

calculo para um auto trafo de 5000w e saidas de 70-0-70, 140v total de saida
[img][/img]

o que entendi é que nas primeiras espiras o calculo é feito em cida dos 220v, ou seja 5000/220=22,727A, tem que suportar toda a potencia, mas como serao poucas essas primeiras espiras da pra se fazer com folga.
agora a amperagem do fio da voltagem de saida é tirado em cima da voltagem de saida 5000/(70+70)= 35,714A. de acordo com o meu entendimento com esse calculo é que: a amperagem do fio de entrada sera somada com o outro fio de onde serao tiradas as voltagens de saida, ou seja esse fio que sera o que vai fica no meio vamos dizer assim, só precisa ter 12,987A que somado com os 22,727 vai dar os 35,714A que é o que o fio de saida tem que ter.

se eu estiver errado mim corrigam por favor!
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Mensagem por CarlosVot em Qua 2 Abr 2014 - 21:06

Shaullin,

Faltou ver o rodapé diz:

The size difference can be estimated using this equation.

Ava = Iva [1 - (Vout / Vin)]
Where:-
Ava is the Auto Transformers equivalent VA
Iva is the isolating transformer VA
Vout is voltage out of the auto-transformer
Iin is the voltage in (across the entire winding)

Ava = Iva [1 - (Vout / Vin)] AVA = 5000 . [1- 60/120] resulta AVA= 5000 . 0,5 = 2500
OU SEJA: com uma ferragem de 2500VA calculada para trafo isolado em configuração auto trafo
Da para fazer para 5000VA.
Outra coisa da uma lida na apostila do CM e verá que a corrente no primário considerado ponta a ponta.
Onde entra a tensão 120V sera sempre a metade da corrente na carga.(Para trafo com esta relação).
Lembrando em relação ao Tap de 60V é como tivesse duas bobinas em série.
Circuito série,neste caso onde cos fi igual a "1" corrente é a mesma do início ao final do enrolamento.
E esta corrente que será utilizada para cálculo da bitola do fio.ok!

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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por foxeletronic em Qua 2 Abr 2014 - 21:08

criseletron escreveu:

Sandro, aqui já diz tudo observe a bitola dos fios, naquela época já tinha esse cálculo.
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Mensagem por CarlosVot em Qua 2 Abr 2014 - 21:56

Novamente.

Utilizando o tradutor do Google teria:

Necessário VA auto-transformador: 1818.182VA
Drawn atual: 22.727A
Corrente nominal: 12.987A
Corrente de saída: 35.714A

A corrente nominal vista do lado do Primário é 12.987A
Como esse exemplo vide apostila pagina 6 figura A.
Draw current vou procurar uma definição melhor.
A grosso modo seria a corrente induzida que vai ser somada
visto pelo lado da carga(Secundário).

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Auto Trafo

Mensagem por CarlosVot em Qua 2 Abr 2014 - 22:08

Isso mesmo foxeletronic,

Faz já bastante tempo passei este diagrama para um colega que está utilizando esse tipo de trafo.
Parece brincadeira com ferragem de 150W da para alimentar 900W, tudo depende da relação de transformação.
Inclusive com essa topologia de ampli só que com circuito Servo DC.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por sandro03 em Qua 2 Abr 2014 - 22:10

sendo assim amigo Fox, ja sabemos como fazer o calculo da bitola dos fios!
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por shaullin em Qua 2 Abr 2014 - 22:44

Sandro03 e Carlosvot estão certos, porem fiz um calculo encima de 42cm2
para espirasem 1750VA e não em 2500VA .
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por shaullin em Qua 2 Abr 2014 - 23:05

olha o velho esquema do alto-Trafo; 600VA em 220V entao vamos la 92+92V = 600AV / 92=6.5A fiu 14 AWG centro 600VA / 220V = 2.2 fiu 17 AWG.












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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por emerson luis em Qua 2 Abr 2014 - 23:07

shaullin escreveu:Sandro03 e Carlosvot estão certos, porem fiz um calculo  encima de 42cm2
para espirasem 1750VA e não em 2500VA .
tem muita gente aqui que agora sabe muita coisa que a poucos dias não sabia de nada...
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por shaullin em Qua 2 Abr 2014 - 23:22

rsrsrsr axo vc encrive em esquemas Emerson!
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Mensagem por CarlosVot em Qui 3 Abr 2014 - 13:45

Considerações e medidas de segurança:
O Auto Trafo é eficiente e muito mais barato.Por não ser isolado,traz risco de choque elétrico Mortal.
O assunto é sério e só deve ser feito por quem tenha conhecimento e certeza do que está fazendo.
Mesmo assim cuidados devem ser tomados.
EFEITOS DA CORRENTE NO ORGANISMO HUMANO
100 µA a 1 mA - Limiar da sensação
1 mA a 5 mA - formigamento
5 mA a 10 mA - sensação desagradável
10 mA a 20 mA - pânico, sensação muito desagradável
20 mA a 30 mA - paralisia muscular
30 mA a 50 mA - a respiração é afetada
50 mA a 100 mA - dificuldade extrema em respirar, ocorre a fibrilação ventricular
100 mA a 200 mA - morte
200 mA - além da morte temos sinais de queimaduras severas

Sendo assim o uso do Disjuntor com dispositivo DR deve ser obrigatório.A economia de dinheiro no trafo e Banco de Capacitores da fonte e maior segurança,Justifica o investimento.
No Caso dos amplis o ideal é o DDR (Disjuntor com dispositivo DR).
Em substituição ao disjuntor normalmente utilizados em amplis de alta potência.
O ideal é utilizar um com sensibilidade de 10ma e corrente de acordo com o calculada p/ampli.
Em outros países é póssivel encontrar com sensibilidade de 4ma(Ainda não vi nenhum desses)

Anexo link de funcionamento do dispositivo DR no site do meu amigo e Prof. Newton C. Braga
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como-funcionam-os-dispositivos-dr-el053
No final da página link para dados técnicos de modelos da siemens.

e link de vídeo de funcionamento.
https://www.youtube.com/watch?v=3eRz7VuBKuY
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por CMeletronica em Qui 3 Abr 2014 - 13:49

Amigo essa corrente que voce colocou é para tensões altas né ?

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Auto Trafo

Mensagem por CarlosVot em Qui 3 Abr 2014 - 15:20

CM,

A rede elétrica o 127V AC e o 220V AC são considerados Baixa Tensão,concessionária considera até 1kV.
Tensão que temos contato quando transformador não isolado.
Olhando a tabela da pra ter noção do perigo.
Em Alta tensão ai nem se fala 13.8KV.(Concessionária considera média tensão)
A não ser no caso das cercas elétricas com tensões de até 8kv,com
baixa corrente e mesmo assim pulsada,nunca constante.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por amcstudioa em Qui 3 Abr 2014 - 21:25

Tirei umas fotos de um auto trafo que tenho aqui na oficina, alimentei com 220v, mas como da pra ver esta dando 216v. O fio VM e o pPT nas extremidades são entrada de rede 220v, no centro o PT gera o CT ou terra, os dois AZ dão 55v cada e os dois AM sai 65v cada.  Projetado para um amplificador de 2400wrms em 2 ohms, pode se usar 55-0-55 ac ou 65 - 0- 65ac para um pouco mais de potencia, uns 2700w por ai. Os dois canais no total.
  Ja testei ele em com varios pre drivers e o som sempre sai forte com graves firmes, logico que ha diferenças de ganho entre os drivers testados mas a qualidade e superioridade da fonte é indiscutivel em relação a uma com transformador com primario e secundario isolado.


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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por amcstudioa em Qui 3 Abr 2014 - 21:28

Então da esquerda pra direita,
PT in 220v
AM out 65v
AZ out 55v
PT out center tape ou 0v
AZ out 55v
AM out 65v
VM in 220v

VD out 15v isolado
PT out 0v
VD out 15v isolado

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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por sandro03 em Qui 3 Abr 2014 - 22:08

Amcstudioa, de que amplificador era esse auto trafo?
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por wellington lima em Qui 3 Abr 2014 - 22:15

amigo carlosvot, pelo que entendi, se tocar-mos nos bornes de saida de um amplificador com autotrafo as chances de morte são quase que certeza correto?
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por amcstudioa em Sex 4 Abr 2014 - 8:39

Sandro era de um amplificador que um cliente comprou pelo ML, chamava se Timetch, era um cara da Audiolist que fabricava, era um lixo. Tenho certeza que o cara não sabia o que tava fazendo e vendendo no ML, colocando a vida de terceiros em risco pois este amplificador chamado de AB2400 tinha o auto trafo + um circuito xinguilingue e não tinha isolação nenhuma da entrada de audio. Quando o dono colocou ele num caminhão de som (608) pra puxar os blocos de carnaval aqui da minha cidade o aparelho começou a dar retorno de AC pelos cabos de audio, dava choque em tudo, microfones, carcaças dos aparelhos e na carroceria do caminhão, até que em pouco tempo de uso, menos de uma hora tudo começou a queimar. O equalizador queimou a fonte, a mesa Behringer queimou bastante e o crossover deu perca total, ele explodiu a maioria da trilhas começando pelo circuito de terra na placa. O dono teve que comprar tudo as presas pra cumprir o contrato com a prefeitura e um prejuizo de uns 6000 mil na epoca, (2012). Tudo isso pela falta de conhecimento e a gana de um irresponsavel que só via lucro.
Portanto amigos do forum vamos com calma no uso de auto trafo, é excelente, muito forte e realmente tirando as fontes chaveadas é a melhor opção para fontes. Particularmente eu prefiro o auto trafo que as chaveadas, os motivos não vem ao caso agora. Fica aqui o meu depoimento e um alerta a todos, "nunca esqueçam do trafo isolador". Na santa Efigenia na maioria das lojas de transformador tem, fica a dica ai, não quero ver ninguem se machucando ou morrendo por negligencia ou desconhecimento. Peça "transformador 600+600 ohms" ele mede uns 2,5 cm por 2 cm e não custa mais que 10 reais. e pode salvar sua vida, ok.

Peço desculpas a todos pelo meu desabafo quanto ao fabricando do citado amplificador mas é que nos meus mais de 25 anos de profissão foi um dos casos de maior irresponsabilidade que ja vi.

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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por sandro03 em Sex 4 Abr 2014 - 11:08

É isso mesmo Alexandre, segurança acima de tudo
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 4 Abr 2014 - 13:09

ATT:amcstudioa e verdade a informação procede para os inciantes a melhor solução e fonte isolada (com menor rendimento porem mais segura) para realizar testes e ajustes, o uso dos auto trafo para áudio exigem experiencia e muita prudencia no que diz respeito a todas as regras de segurança e isolação.

Grato.
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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por amcstudioa em Sex 4 Abr 2014 - 13:56

Caro Alexsandro é uma pena que eu não possa dar detalhes pois tenho firma, varios funcionarios e não podemos passar nossa tecnologia pois é um de nossos item de faturamento aqui e as despesas são altissimas pra manter a firma aberta. Mas digo a você que fabrico amplificadores que vão de 600wrms a 16000wrms, a partir de 1000w com auto trafo. Eu sou o responsavel por desenvolver os projetos e levei cerca de 2 anos pra acertar todos os detalhes como todo o sistema de proteção e a construção dos transformadores que não é tão simples como parece. As nossas fontes trabalham com 1, 2, 3 e 4 estagios, com chaveamento a base de mosfets e hexfets. Algo bem complexo e não posso ensinar. O 4 estagios trabalha com 400vdc de ramo a ramo e se não tiver um circuito de segurança que funcione pode matar. Eu que tenho mais de 25 anos de profissão tomo todos os cuidados possiveis e aqui no forum sei que tem gente que entende muito mas tambem tem gente que tá iniciando e não deveriam passar por cima de um bom periodo de teoria pra depois começar a por a mão na massa, mas é desse jeito, a vontade de fazer e ver funcionado fala mais alto.
 Forte abraço e boas montagens a todos.

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Re: AUTO TRAFO

Mensagem por CMeletronica em Sex 4 Abr 2014 - 15:06

Amigos é bom alguem com experiencia no ramo pois como ja foi dito é um sistema eficiente porem perigoso , como disse o amigo AMSC levou 2 anos pra deixar o sistema protegido por isso o forum se dispõe a abrir o espaço para postarem e tirar todas as duvidas e deixamos como aviso todo cuidado é pouco , eu mesmo abri o topico mas ja deixo claro que minha intenção é de divulgar o conhecimento portanto não me responsabilizo ao eventuais acidentes ocorridos pelas aventuras dos colegas .

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Re: AUTO TRAFO

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