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Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Sistemas de proteção de alta complexibilidade.
O sistema tem o nome de Studio HD, é a criação de uma nova versão do BX com os sistemas de proteção mais utilizados e eficientes do momento.
Vamos analisar um a um os mais importantes e eficientes sistemas de proteção para o Studio BX da serie Heavy Duty e X5
O sistema tem o nome de Studio HD, é a criação de uma nova versão do BX com os sistemas de proteção mais utilizados e eficientes do momento.
Vamos analisar um a um os mais importantes e eficientes sistemas de proteção para o Studio BX da serie Heavy Duty e X5
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
- Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 46
Localização : Recife
Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Os principais sistemas de proteção do BX.
Os sistemas de proteção proporcionam o máximo aproveitamento da potência do seu sistema sem distorções.
Entradas balanceadas:Entradas balanceadas para garantir o menor ruído para o seu sistema.
(Elas evitam ruídos indesejáveis, causados por interferências externas.)
Protetor de alto falantes: Protege os alto falantes em caso de Curto DC
Filtros Hi Pass: O cone dos falantes de graves, muitas vezes apresenta movimentos visíveis, que consomem a potência do seu amplificador inutilmente! Sem fazer som,
Estes movimentos são defeitos criados, geralmente pela flutuação da rede elétrica da
Região.
O filtro Hi pass do seu Heavy Duty vai evitar todo tipo de movimentação anormal do
cone dos falantes e toda esta energia será transformada em puro som.
Auto Mute: As vezes acontece!
A energia elétrica some. Caiu o AC. Todo mundo no escuro. Será que vai demorar?
Mas no momento que a energia volta, com o P.A aberto, seus falantes sofrem muito e
podem queimar.
Com o AUTO-MUTE não tem barulho. Seu sistema vai ficar muito quieto e
toda sua potência será só para tocar música.
Sensores térmicos independentes para cada canal: Termostato flange fechado de 85 ou 95º c
Limiter.
Qualidade de som. Esqueça a distorção e o clipamento.
Com o Limiter do sistema Heavy Duty, você vai sempre poder usar toda a potência do
seu P.A sem distorção e pode controlar a potencia de cada canal evitando a queima dos alto falantes.
com esses sistemas ele nunca mais vai clipar.
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BX Simplificado
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BX Simetria
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Os sistemas de proteção proporcionam o máximo aproveitamento da potência do seu sistema sem distorções.
Entradas balanceadas:Entradas balanceadas para garantir o menor ruído para o seu sistema.
(Elas evitam ruídos indesejáveis, causados por interferências externas.)
Protetor de alto falantes: Protege os alto falantes em caso de Curto DC
Filtros Hi Pass: O cone dos falantes de graves, muitas vezes apresenta movimentos visíveis, que consomem a potência do seu amplificador inutilmente! Sem fazer som,
Estes movimentos são defeitos criados, geralmente pela flutuação da rede elétrica da
Região.
O filtro Hi pass do seu Heavy Duty vai evitar todo tipo de movimentação anormal do
cone dos falantes e toda esta energia será transformada em puro som.
Auto Mute: As vezes acontece!
A energia elétrica some. Caiu o AC. Todo mundo no escuro. Será que vai demorar?
Mas no momento que a energia volta, com o P.A aberto, seus falantes sofrem muito e
podem queimar.
Com o AUTO-MUTE não tem barulho. Seu sistema vai ficar muito quieto e
toda sua potência será só para tocar música.
Sensores térmicos independentes para cada canal: Termostato flange fechado de 85 ou 95º c
Limiter.
Qualidade de som. Esqueça a distorção e o clipamento.
Com o Limiter do sistema Heavy Duty, você vai sempre poder usar toda a potência do
seu P.A sem distorção e pode controlar a potencia de cada canal evitando a queima dos alto falantes.
com esses sistemas ele nunca mais vai clipar.
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Última edição por alexsandro rodrigues de a em Ter 8 Abr 2014 - 9:52, editado 1 vez(es)
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
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Idade : 46
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alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
- Mensagens : 1835
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Idade : 46
Localização : Recife
Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
alexsandro rodrigues de a escreveu:Os principais sistemas de proteção do BX.
Os sistemas de proteção proporcionam o máximo aproveitamento da potência do seu sistema sem distorções.
Entradas balanceadas:Entradas balanceadas para garantir o menor ruído para o seu sistema.
(Elas evitam ruídos indesejáveis, causados por interferências externas.)
Protetor de alto falantes: Protege os alto falantes em caso de Curto DC
Filtros Hi Pass: O cone dos falantes de graves, muitas vezes apresenta movimentos visíveis, que consomem a potência do seu amplificador inutilmente! Sem fazer som,
Estes movimentos são defeitos criados, geralmente pela flutuação da rede elétrica da
Região.
O filtro Hi pass do seu Heavy Duty vai evitar todo tipo de movimentação anormal do
cone dos falantes e toda esta energia será transformada em puro som.
Auto Mute: As vezes acontece!
A energia elétrica some. Caiu o AC. Todo mundo no escuro. Será que vai demorar?
Mas no momento que a energia volta, com o P.A aberto, seus falantes sofrem muito e
podem queimar.
Com o AUTO-MUTE não tem barulho. Seu sistema vai ficar muito quieto e
toda sua potência será só para tocar música.
Sensores térmicos independentes para cada canal: Termostato flange fechado de 85 ou 95º c
Limiter.
Qualidade de som. Esqueça a distorção e o clipamento.
Com o Limiter do sistema Heavy Duty, você vai sempre poder usar toda a potência do
seu P.A sem distorção e pode controlar a potencia de cada canal evitando a queima dos alto falantes.
com esses sistemas ele nunca mais vai clipar.
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O que não fala no manual é que o filtro hi pass (anti rumble) cria uma defasagem de quase 90 graus para baixas frequências.
Ainda vou medir a diferença de fase do meu X5.
Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Sistema de controle de ventoinha a partir da temperatura com sistema de histerese. Silencie seu Power Amp.
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Soft start e proteção DC da linha PA-800 -> 2800 da Signus.
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Limiter padrão da série Z.
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
amigo Fsimoesjr vc tem os dois power! pela sua opinião como e o som do X5 e o BX, ha diferença? vc já testou no mesmo caixa, um usa transformador isolado no caso o BX originalmente e o X5 usa auto-transformador mais e a qualidade do som no sub grave,grave,medios e agudos?
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
- Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 46
Localização : Recife
Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
alexsandro rodrigues de a escreveu:amigo Fsimoesjr vc tem os dois power! pela sua opinião como e o som do X5 e o BX, ha diferença? vc já testou no mesmo caixa, um usa transformador isolado no caso o BX originalmente e o X5 usa auto-transformador mais e a qualidade do som no sub grave,grave,medios e agudos?
Ainda não testei. Mas não vejo a hora. Assim que rolar, coloco aqui os resultados.
Aliás, o X5 está na garantia. Mas já estou com coceira para desmontá-lo. Grande abraço.
Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
estou doido pra ve essa belezinha por dentro !!Fsimoesjr escreveu:
Ainda não testei. Mas não vejo a hora. Assim que rolar, coloco aqui os resultados.
Aliás, o X5 está na garantia. Mas já estou com coceira para desmontá-lo. Grande abraço.
michael@- Avançado
- Mensagens : 861
Data de inscrição : 01/10/2013
Idade : 35
Localização : RJ Guapimirim
Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Boa tarde, qual amplificador operacional posso substituir pelo LM833?
Wando48- Nível 2
- Mensagens : 48
Data de inscrição : 14/06/2013
Idade : 41
Localização : Santa Luzia do Pará
Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
ATT: Wando 48
TL072
LOW NOISE J-FET DUAL OPERATIONAL AMPLIFIERS
.WIDE COMMON-MODE (UP TO VCC +) AND
.DIFFERENTIAL VOLTAGERANGE .LOWINPUT BIAS AND OFFSET CURRENT .LOWNOISE en = 15nV//Hz (typ) .OUTPUTSHORT-CIRCUIT PROTECTION HIGH INPUT IMPEDANCE J–FET INPUT
.STAGE .LOWHARMONIC DISTORTION : 0.01%(typ) .INTERNAL FREQUENCY COMPENSATION .LATCH UP FREE OPERATION HIGH SLEWRATE : 16V/ms (typ)
tensão de alimentação ideal +/-15Vcc Simétrico.
TL072
LOW NOISE J-FET DUAL OPERATIONAL AMPLIFIERS
.WIDE COMMON-MODE (UP TO VCC +) AND
.DIFFERENTIAL VOLTAGERANGE .LOWINPUT BIAS AND OFFSET CURRENT .LOWNOISE en = 15nV//Hz (typ) .OUTPUTSHORT-CIRCUIT PROTECTION HIGH INPUT IMPEDANCE J–FET INPUT
.STAGE .LOWHARMONIC DISTORTION : 0.01%(typ) .INTERNAL FREQUENCY COMPENSATION .LATCH UP FREE OPERATION HIGH SLEWRATE : 16V/ms (typ)
tensão de alimentação ideal +/-15Vcc Simétrico.
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
- Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 46
Localização : Recife
Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Studio HD, é a criação de uma nova versão do BX com os sistemas de proteção mais utilizados e eficientes do momento.
Nota: esse texto esta em fase de construção e vai ser modificado e editado diversas vezes com indicativo de versão 1,0 /1,1 /1,2 assim por diante.
desta forma é possível manter sempre nas primeiras paginas assuntos importantes sobre os sistemas de proteção e periféricos
Sistemas de Segurança e Periféricos versão 6.0 data 11/04/2014
1- Rede Elétrica
Utilize o equipamento preferivelmente na rede de 220V para assegurar que o equipamento tenha a potencia total pois os fios utilizados nas instalações residencial e comercial etc.. nem sempre estão em conformidade com a exigência do equipamento. Para a versão do BX de 2700W RMS use Disjuntor de min 30A e cabos de 4,00 mm ou 6,00 mm no gabinete use Disjuntor duplo de 20A como chave liga/Desliga.
Para a versão do Light de 5500W RMS use Disjuntor de min 50A e cabos de 8,00 mm ou 10,00 mm no gabinete use Disjuntor duplo de 40A como chave liga/Desliga.
2-Sempre use aterramento!
3- Fusíveis grandes- os fusíveis pequenos com os seus suportes de pequenas dimensão não são capazes de conduzir altas corrente sem grande perda então use sempre fusíveis grandes de amperagem compatível com o seu transformador e placa do amplificador
Idealmente usamos 1 para ligar o transformador a rede e 4 para os dois canais fazendo a proteção do +B e -B individualmente em ambos os canais.
4- utilize dissipador na ponte de diodos e fique atento a amperagem e voltagem máxima que ela suporta é sempre melhor utilizar duas em paralelo e usar dissipador de calor.
em cada diodo e colocado um capacitor de 10nf x 250V ele serve para atenuar o desgaste nos diodos devido ao corte de condução e comutação rápida e tem sua utilização da mesma forma que são colocados nas chaves liga desliga a fim de evitar centelhamento e desgaste dos contatos.
5-Estabilidade em relação a Temperatura
Utilize pequenos dissipadores nos driver da placa exitadora os mje 15032/15033 ou (2sd401/2sb546 que esta originalmente no esquema) mais pode ser substituídos pelos mje 15032/15033 com vantagens.
6- Utilize grandes Dissipadores com ventilação forçada, a baixa potencia pode ser dispensado mais a media e alta potencia evita o calor excessivo
utilize placas de fibra de vidro ou material equivalente para formar um túnel a fim de potencializar o efeito do exaustor e blindar o equipamento de poeira, o ar entra e sai pelo túnel sem entra em contato com os circuitos, idealmente use dois dissipadores um para cada canal
7- utilize Termostato flange 85º C ou 95º C fechado nos dissipadores para desligamento do canal em caso de superaquecimento. (seu uso e obrigatório e indispensável)
8- utilize cabo PP de 4,00mm sem emendas para ligar os caixas de som, quando estiver utilizando na rua evita choques!
9- utilize termômetro digital hoje em dia esse instrumento e muito barato e pode deligar o equipamento em caso de excesso de temperatura assim como o termostato o bom e ter os dois sistemas de proteção e vai dar um charme a mais no gabinete.
10- Potencia, Utilize VU de Leds com base em CI LM 339/lm3914/3915/3916 e o limiter de potencia a fim de controlar de forma segura a potencia enviada ao seus alto falantes
11- Utilize um transformador ou melhor dois transformadores um para cada canal com 1,60 vezes a potência
de saída utilizada em Watts RMS do seu amplificador em caso de auto transformador 1,55 vezes
12- A Utilização de auto transformador exige obrigatoriamente o uso de isolamento na entrada de sinal feito por um trafinho isolador de 600+600 R feito com 460 a 500 espiras de fio 36, para 600 ohms ele tem 2 bobinas com isolação entre elas e utiliza um pre amplificador na entrada e outro na saída com os
CI /TL 072(duplo para versão mono ou /TL 074(quadruplo para a versão estéreo). Bem como isolação no dissipador e bornes de saídas que devem ser tipo speakon o cabo que liga os alto falantes são do tipo de dupla isolação cabo PP e deve ter aviso de perigo no Gabinete avisando que o mesmo deve ser desligado para realizar as ligações!
13- Utilize 1 par de saídas Toshiba 5200/1943 para cada 100W RMS em alta fidelidade eles tem potencia máxima de 150W.
para versões mais potentes utilize os MJL 3281/1302 também recomendados para 100W RMS em alta fidelidade mais esses tem dissipação máxima de 200W RMS e ganho linear e são de alto ganho e performance.
14- Utilize auto trafo para potencia superiores a 2000W essa potencia e do transformador equivalente a 1300W RMS de som nos dois canais, use varistores para atenuar picos de tensão.
15- Utilize Capacitores de 1.000uF para cada 1 Amperes da fonte no lado +B e também no lado -B
16- Utilize resistores de 1% e na base dos saídas de 1 ou 5% por 1W
17- Utilize sempre transistores de mesmo fabricante quando comprar os saídas compre todos de uma vez na mesma loja isso evita vc pegar lotes diferentes com ganho diferentes
18- Faça o teste de transistor Toshiba ou MJL [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
19- utilização de diodos 1n5406 polarizados no sentido direto em serie a etapa drive já e alimentada após os diodos e fica entre o 1º e 2º 5200/1943 drive e 1º saída em seguida alimenta os driver de baixa e media potencia e interliga os resistores de 56R/ 5W eles estabilizam a tensão e evita oscilação no cone do alto falante quando a energia da rede tem uma pequena queda ou quando o sub grave e muito intenso.
20- a voltagem da etapa pré pode ser um pouco 7 VCC maior que a etapa de saída para compensar a queda de tensão no triplo darlington no drive
21- O capacitor da entrada idealmente (bipolar) 1uF 25V em paralelo com capacitor cerâmico de 100nf
22- capacitor (bipolar) na rede de feedback de 22ufx 100V conforme tensão da fonte lado +B
23- capacitores cerâmicos de filtro 22pf,1nf, 56PF de 250 a 500V 100nf saída falante 350v /100nf para fonte 250V
24- utilização de termostato de 85 e 95ºc o primeiro avisa é baixa o volume automaticamente o segundo entra desliga o canal corespondente Sensores térmicos independentes para cada canal.
25- testar o ganho dos transistores com um teste de ganho de precisão montado para não ter erro de leitura com os multímetros analógicos e digitais eles tem diferença na leitura entre os npn e pnp que não condiz com a realidade coloque um resistor na base calculado para 1mA e veja a corrente no emissor com um resistor de carga de 10R x 10W se na base tiver 1mA e na Saída tiver 100mA o ganho será de 100HFE.
Resistores de base dos transistores de Saída pode variar de 4R7 a 68R x 1W para termos sub graves intensos a baixo volume os resistores de base podem ser de 4R7 a 10R mais para isso temos que colocar os transistores com ganho próximos para ganhos diferentes e tensões de alimentação acima de 106V utilize resistores de 22R a 68R x 1W
26- utilização de limiter de potencia
27- utilização de vu para RTA na entrada e saída vc ver quanto esta entrando e saído em tempo real
28- placa beira mar com o pré hermeticamente fechado com o drive de potencia com dissipador na parte externa
29- limiter de distorção
30- limiter de impedância
31- crossover limiter de baixa freq Sub Grave 25Hz a 80Hz
32- Crossover limiter de baixa freq Grave de 80Hz a 1000Hz
33- crossover limiter de alta freq 28 KHZ
34- Crossover limiter de médios
35- usar 2 exaustor com controle de rotação por temperatura
36- utilizar varistores para as fonte com auto transformador
37- utilizar pré amplificador com controle tonal min 3 grav médio agudo
38- pré para entrada balanceada
39- protetor de alto falante
40- Soft start
41- start stop
42- power on/off desliga quando falta energia
43- step drive para alta potencia
44- dbl ligação em ponte bridger
45- controle de ganho e sensibilidade de entrada
46- power low em queda de energia tensão abaixo do limite desliga e não religa.
47- cabos de min 4 mm para alimentação.
48- distanciar os componentes de 3mm a 5mm no caso dos transistores da placa que deve ser fibra de vidro de uma única face
49- leitor de USB profissional com boa resposta de freqüência
50- Dois exaustores reserva com conectores para fácil substituição em eventos.
Fusíveis reserva na fonte para substituição em suportes instalados exclusivamente para essa função sem ligação elétrica
Nota: esse texto esta em fase de construção e vai ser modificado e editado diversas vezes com indicativo de versão 1,0 /1,1 /1,2 assim por diante.
desta forma é possível manter sempre nas primeiras paginas assuntos importantes sobre os sistemas de proteção e periféricos
Sistemas de Segurança e Periféricos versão 6.0 data 11/04/2014
1- Rede Elétrica
Utilize o equipamento preferivelmente na rede de 220V para assegurar que o equipamento tenha a potencia total pois os fios utilizados nas instalações residencial e comercial etc.. nem sempre estão em conformidade com a exigência do equipamento. Para a versão do BX de 2700W RMS use Disjuntor de min 30A e cabos de 4,00 mm ou 6,00 mm no gabinete use Disjuntor duplo de 20A como chave liga/Desliga.
Para a versão do Light de 5500W RMS use Disjuntor de min 50A e cabos de 8,00 mm ou 10,00 mm no gabinete use Disjuntor duplo de 40A como chave liga/Desliga.
2-Sempre use aterramento!
3- Fusíveis grandes- os fusíveis pequenos com os seus suportes de pequenas dimensão não são capazes de conduzir altas corrente sem grande perda então use sempre fusíveis grandes de amperagem compatível com o seu transformador e placa do amplificador
Idealmente usamos 1 para ligar o transformador a rede e 4 para os dois canais fazendo a proteção do +B e -B individualmente em ambos os canais.
4- utilize dissipador na ponte de diodos e fique atento a amperagem e voltagem máxima que ela suporta é sempre melhor utilizar duas em paralelo e usar dissipador de calor.
em cada diodo e colocado um capacitor de 10nf x 250V ele serve para atenuar o desgaste nos diodos devido ao corte de condução e comutação rápida e tem sua utilização da mesma forma que são colocados nas chaves liga desliga a fim de evitar centelhamento e desgaste dos contatos.
5-Estabilidade em relação a Temperatura
Utilize pequenos dissipadores nos driver da placa exitadora os mje 15032/15033 ou (2sd401/2sb546 que esta originalmente no esquema) mais pode ser substituídos pelos mje 15032/15033 com vantagens.
6- Utilize grandes Dissipadores com ventilação forçada, a baixa potencia pode ser dispensado mais a media e alta potencia evita o calor excessivo
utilize placas de fibra de vidro ou material equivalente para formar um túnel a fim de potencializar o efeito do exaustor e blindar o equipamento de poeira, o ar entra e sai pelo túnel sem entra em contato com os circuitos, idealmente use dois dissipadores um para cada canal
7- utilize Termostato flange 85º C ou 95º C fechado nos dissipadores para desligamento do canal em caso de superaquecimento. (seu uso e obrigatório e indispensável)
8- utilize cabo PP de 4,00mm sem emendas para ligar os caixas de som, quando estiver utilizando na rua evita choques!
9- utilize termômetro digital hoje em dia esse instrumento e muito barato e pode deligar o equipamento em caso de excesso de temperatura assim como o termostato o bom e ter os dois sistemas de proteção e vai dar um charme a mais no gabinete.
10- Potencia, Utilize VU de Leds com base em CI LM 339/lm3914/3915/3916 e o limiter de potencia a fim de controlar de forma segura a potencia enviada ao seus alto falantes
11- Utilize um transformador ou melhor dois transformadores um para cada canal com 1,60 vezes a potência
de saída utilizada em Watts RMS do seu amplificador em caso de auto transformador 1,55 vezes
12- A Utilização de auto transformador exige obrigatoriamente o uso de isolamento na entrada de sinal feito por um trafinho isolador de 600+600 R feito com 460 a 500 espiras de fio 36, para 600 ohms ele tem 2 bobinas com isolação entre elas e utiliza um pre amplificador na entrada e outro na saída com os
CI /TL 072(duplo para versão mono ou /TL 074(quadruplo para a versão estéreo). Bem como isolação no dissipador e bornes de saídas que devem ser tipo speakon o cabo que liga os alto falantes são do tipo de dupla isolação cabo PP e deve ter aviso de perigo no Gabinete avisando que o mesmo deve ser desligado para realizar as ligações!
13- Utilize 1 par de saídas Toshiba 5200/1943 para cada 100W RMS em alta fidelidade eles tem potencia máxima de 150W.
para versões mais potentes utilize os MJL 3281/1302 também recomendados para 100W RMS em alta fidelidade mais esses tem dissipação máxima de 200W RMS e ganho linear e são de alto ganho e performance.
14- Utilize auto trafo para potencia superiores a 2000W essa potencia e do transformador equivalente a 1300W RMS de som nos dois canais, use varistores para atenuar picos de tensão.
15- Utilize Capacitores de 1.000uF para cada 1 Amperes da fonte no lado +B e também no lado -B
16- Utilize resistores de 1% e na base dos saídas de 1 ou 5% por 1W
17- Utilize sempre transistores de mesmo fabricante quando comprar os saídas compre todos de uma vez na mesma loja isso evita vc pegar lotes diferentes com ganho diferentes
18- Faça o teste de transistor Toshiba ou MJL [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
19- utilização de diodos 1n5406 polarizados no sentido direto em serie a etapa drive já e alimentada após os diodos e fica entre o 1º e 2º 5200/1943 drive e 1º saída em seguida alimenta os driver de baixa e media potencia e interliga os resistores de 56R/ 5W eles estabilizam a tensão e evita oscilação no cone do alto falante quando a energia da rede tem uma pequena queda ou quando o sub grave e muito intenso.
20- a voltagem da etapa pré pode ser um pouco 7 VCC maior que a etapa de saída para compensar a queda de tensão no triplo darlington no drive
21- O capacitor da entrada idealmente (bipolar) 1uF 25V em paralelo com capacitor cerâmico de 100nf
22- capacitor (bipolar) na rede de feedback de 22ufx 100V conforme tensão da fonte lado +B
23- capacitores cerâmicos de filtro 22pf,1nf, 56PF de 250 a 500V 100nf saída falante 350v /100nf para fonte 250V
24- utilização de termostato de 85 e 95ºc o primeiro avisa é baixa o volume automaticamente o segundo entra desliga o canal corespondente Sensores térmicos independentes para cada canal.
25- testar o ganho dos transistores com um teste de ganho de precisão montado para não ter erro de leitura com os multímetros analógicos e digitais eles tem diferença na leitura entre os npn e pnp que não condiz com a realidade coloque um resistor na base calculado para 1mA e veja a corrente no emissor com um resistor de carga de 10R x 10W se na base tiver 1mA e na Saída tiver 100mA o ganho será de 100HFE.
Resistores de base dos transistores de Saída pode variar de 4R7 a 68R x 1W para termos sub graves intensos a baixo volume os resistores de base podem ser de 4R7 a 10R mais para isso temos que colocar os transistores com ganho próximos para ganhos diferentes e tensões de alimentação acima de 106V utilize resistores de 22R a 68R x 1W
26- utilização de limiter de potencia
27- utilização de vu para RTA na entrada e saída vc ver quanto esta entrando e saído em tempo real
28- placa beira mar com o pré hermeticamente fechado com o drive de potencia com dissipador na parte externa
29- limiter de distorção
30- limiter de impedância
31- crossover limiter de baixa freq Sub Grave 25Hz a 80Hz
32- Crossover limiter de baixa freq Grave de 80Hz a 1000Hz
33- crossover limiter de alta freq 28 KHZ
34- Crossover limiter de médios
35- usar 2 exaustor com controle de rotação por temperatura
36- utilizar varistores para as fonte com auto transformador
37- utilizar pré amplificador com controle tonal min 3 grav médio agudo
38- pré para entrada balanceada
39- protetor de alto falante
40- Soft start
41- start stop
42- power on/off desliga quando falta energia
43- step drive para alta potencia
44- dbl ligação em ponte bridger
45- controle de ganho e sensibilidade de entrada
46- power low em queda de energia tensão abaixo do limite desliga e não religa.
47- cabos de min 4 mm para alimentação.
48- distanciar os componentes de 3mm a 5mm no caso dos transistores da placa que deve ser fibra de vidro de uma única face
49- leitor de USB profissional com boa resposta de freqüência
50- Dois exaustores reserva com conectores para fácil substituição em eventos.
Fusíveis reserva na fonte para substituição em suportes instalados exclusivamente para essa função sem ligação elétrica
Última edição por alexsandro rodrigues de a em Sex 11 Abr 2014 - 12:27, editado 7 vez(es)
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
TABELA DE POTENCIA HEAVY DUTY
CONSUMO EXATO 1,6 vezes a potência de saída utilizada
ANTARES, BX, STAGE, SEVEN, HOMMA E LIGHT:
Tabela aproximada sujeita a modificação sem aviso prévio!
POTÊNCIA NOMINAL e CONSUMO MÁXIMO Trafo: Votagem /amperagem/VA
Quantidade de saídas por canal mono e potencia total em estéreo lembrando que um par de cada canal e para o drive.
NOTA: para dar maior potencia foi empregado transistores MJL 3281/1302 com 200W Max com excelente ganho linear e performance em alta potencia Recomendado para 100Wrms em alta fidelidade.
Os 2sc 5200/2sa1943 de 150W Max e uma boa opção custo benefício. Com 150W Max Recomendado para 100Wrms em alta fidelidade.
Ajude a atualizar a tabela dando informações quando um desses tiver em suas mãos!
CX -------------13,8 kg/ 900Wrms, 220V; 6,5A ( 75+75VDC ) AC 55+55 = 13,00A / 1430VA
5 PARES MONO destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 8 = 1200w máxima dos transistores
SX ------------16,5 Kg/ 1400Wrms, 220V; 10A ( 80+80VDC ) AC 60+60 = 18,33A / 2200VA
6 PARES destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 10 = 1500w máxima dos transistores
ANTARES -27,8 kg/ 2000Wrms, 220V; 14,5A ( 90+90VDC ) AC 65+65 = 24,53A / 3190VA 6 PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 10 = 2000w máxima dos transistores
BX ------------42 kg/ 2700Wrms, 220V; 19,6A (106+106VDC) AC 75+75 = 28,74A / 4312VA 9PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 16 = 3200w máxima dos transistores
STAGE ---------43 kg/ 3300Wrms, 220V; 24A ( 110+110VDC) AC 80+80 = 33,00A / 5280VA 13PARES destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 24 = 3600w máxima dos transistores
SEVEN ------47,5 KG/ 4000Wrms, 220V 30 A ( 115+115VDC) AC 85+85 = 38,82A / 6600VA 15PARES destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 28 = 4200w máxima dos transistores
HOMMA ----48 kg/ 4500Wrms, 220V; 32,7A (122+122VDC) AC 90+90 = 39,96A / 7194VA 15PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 28 = 5600w máxima dos transistores
LIGHT ----------50 kg/ 5500Wrms, 220V; 40A. (130+130VDC) AC 95+95 = 46,31A / 8800VA 15PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 28 = 5600w máxima dos transistores
CONSUMO EXATO 1,6 vezes a potência de saída utilizada
ANTARES, BX, STAGE, SEVEN, HOMMA E LIGHT:
Tabela aproximada sujeita a modificação sem aviso prévio!
POTÊNCIA NOMINAL e CONSUMO MÁXIMO Trafo: Votagem /amperagem/VA
Quantidade de saídas por canal mono e potencia total em estéreo lembrando que um par de cada canal e para o drive.
NOTA: para dar maior potencia foi empregado transistores MJL 3281/1302 com 200W Max com excelente ganho linear e performance em alta potencia Recomendado para 100Wrms em alta fidelidade.
Os 2sc 5200/2sa1943 de 150W Max e uma boa opção custo benefício. Com 150W Max Recomendado para 100Wrms em alta fidelidade.
Ajude a atualizar a tabela dando informações quando um desses tiver em suas mãos!
CX -------------13,8 kg/ 900Wrms, 220V; 6,5A ( 75+75VDC ) AC 55+55 = 13,00A / 1430VA
5 PARES MONO destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 8 = 1200w máxima dos transistores
SX ------------16,5 Kg/ 1400Wrms, 220V; 10A ( 80+80VDC ) AC 60+60 = 18,33A / 2200VA
6 PARES destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 10 = 1500w máxima dos transistores
ANTARES -27,8 kg/ 2000Wrms, 220V; 14,5A ( 90+90VDC ) AC 65+65 = 24,53A / 3190VA 6 PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 10 = 2000w máxima dos transistores
BX ------------42 kg/ 2700Wrms, 220V; 19,6A (106+106VDC) AC 75+75 = 28,74A / 4312VA 9PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 16 = 3200w máxima dos transistores
STAGE ---------43 kg/ 3300Wrms, 220V; 24A ( 110+110VDC) AC 80+80 = 33,00A / 5280VA 13PARES destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 24 = 3600w máxima dos transistores
SEVEN ------47,5 KG/ 4000Wrms, 220V 30 A ( 115+115VDC) AC 85+85 = 38,82A / 6600VA 15PARES destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 28 = 4200w máxima dos transistores
HOMMA ----48 kg/ 4500Wrms, 220V; 32,7A (122+122VDC) AC 90+90 = 39,96A / 7194VA 15PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 28 = 5600w máxima dos transistores
LIGHT ----------50 kg/ 5500Wrms, 220V; 40A. (130+130VDC) AC 95+95 = 46,31A / 8800VA 15PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 28 = 5600w máxima dos transistores
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Conceito,
O Studio R BX tem dois par diferencial. Esta entrada balanceada irá garantir imagem exata de todos os instrumentos e vocais em passagens de energia complexas e alta. (é como estar lá)
A dupla topologia do par diferencial simétrico tem o dobro da faixa dinâmica em comparação com um projeto que usa um único par diferencial . Faixa dinâmica é a diferença entre o som mais alto e o mais suave que podemos ouvir em uma gravação . ele irá revelar fielmente o sombreamento e textura do mais silencioso sussurro de um vocal ou um instrumento tocado em pianíssimo.
Possui topologia triplo Darlington. Este conceito headroom dinâmico aumenta a potencia e dar incomparável precisão em qualquer nível de volume. E traz a alma em todas as gravações e coloca os músicos na frente de você '
Silêncio completo, No baque ou ruído ao ligar / desligar. Não dependem de relé de atraso para o auto falante para mascarar ruído / liga desliga devido à má concepção ou equilíbrio.
O Studio R BX tem dois par diferencial. Esta entrada balanceada irá garantir imagem exata de todos os instrumentos e vocais em passagens de energia complexas e alta. (é como estar lá)
A dupla topologia do par diferencial simétrico tem o dobro da faixa dinâmica em comparação com um projeto que usa um único par diferencial . Faixa dinâmica é a diferença entre o som mais alto e o mais suave que podemos ouvir em uma gravação . ele irá revelar fielmente o sombreamento e textura do mais silencioso sussurro de um vocal ou um instrumento tocado em pianíssimo.
Possui topologia triplo Darlington. Este conceito headroom dinâmico aumenta a potencia e dar incomparável precisão em qualquer nível de volume. E traz a alma em todas as gravações e coloca os músicos na frente de você '
Silêncio completo, No baque ou ruído ao ligar / desligar. Não dependem de relé de atraso para o auto falante para mascarar ruído / liga desliga devido à má concepção ou equilíbrio.
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Valeu Alexsandro pela dica eu gostei de sabe as voltagens !!alexsandro rodrigues de a escreveu:TABELA DE POTENCIA HEAVY DUTY
CONSUMO EXATO 1,6 vezes a potência de saída utilizada
ANTARES, BX, STAGE, SEVEN, HOMMA E LIGHT:
Tabela aproximada sujeita a modificação sem aviso prévio!
POTÊNCIA NOMINAL e CONSUMO MÁXIMO Trafo: Votagem /amperagem/VA
Quantidade de saídas por canal mono e potencia total em estéreo lembrando que um par de cada canal e para o drive.
NOTA: para dar maior potencia foi empregado transistores MJL 3281/1302 com 200W Max com excelente ganho linear e performance em alta potencia Recomendado para 100Wrms em alta fidelidade.
Os 2sc 5200/2sa1943 de 150W Max e uma boa opção custo benefício. Com 150W Max Recomendado para 100Wrms em alta fidelidade.
Ajude a atualizar a tabela dando informações quando um desses tiver em suas mãos!
CX -------------13,8 kg/ 900Wrms, 220V; 6,5A ( 75+75VDC ) AC 55+55 = 13,00A / 1430VA
5 PARES MONO destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 8 = 1200w máxima dos transistores
SX ------------16,5 Kg/ 1400Wrms, 220V; 10A ( 80+80VDC ) AC 60+60 = 18,33A / 2200VA
6 PARES destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 10 = 1500w máxima dos transistores
ANTARES -27,8 kg/ 2000Wrms, 220V; 14,5A ( 90+90VDC ) AC 65+65 = 24,53A / 3190VA 6 PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 10 = 2000w máxima dos transistores
BX ------------42 kg/ 2700Wrms, 220V; 19,6A (106+106VDC) AC 75+75 = 28,74A / 4312VA 9PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 16 = 3200w máxima dos transistores
STAGE ---------43 kg/ 3300Wrms, 220V; 24A ( 110+110VDC) AC 80+80 = 33,00A / 5280VA 13PARES destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 24 = 3600w máxima dos transistores
SEVEN ------47,5 KG/ 4000Wrms, 220V 30 A ( 115+115VDC) AC 85+85 = 38,82A / 6600VA 15PARES destes 1 para driver 2sa 5200 150W X 28 = 4200w máxima dos transistores
HOMMA ----48 kg/ 4500Wrms, 220V; 32,7A (122+122VDC) AC 90+90 = 39,96A / 7194VA 15PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 28 = 5600w máxima dos transistores
LIGHT ----------50 kg/ 5500Wrms, 220V; 40A. (130+130VDC) AC 95+95 = 46,31A / 8800VA 15PARES destes 1 para driver MJL3281 200W X 28 = 5600w máxima dos transistores
michael@- Avançado
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Dicas de Montagem Amplificador Studio R BX Simplificado.
Aos amigos do fórum estou solicitando informação sobre corrente mínima de Bias, peço se possível que me informe.
Primeiro passo: se vc não fez o ajuste de bias e offset - ligue uma lâmpada incandescente de 60W em serie e use resistores de carga de 150R a 470R x 10W no ( + ) e ( - ) da fonte isso evita queima dos saídas enquanto vc ajusta.
Depois de ajustado bias e offset retire a lâmpada e os resistores de carga, e ligue normalmente
Motivo: Ao realizar testes mais precisos percebi que o procedimento de ajuste do BX é diferente em relação ao de outros amplificadores. (o ajuste pode ser feito nos drive no resistor de 10R e não nos de 0,47R como nos outros amplificadores)!!!???
Passo a passo, ligue um alto falante e ajuste o volume deixando totalmente zerado ou feche curto na entrada de sinal, me informe a tensão medida com um multímetro na escala de 2000 Nota importante: Na placa exitadora use pequenos dissipadores nos drive mje15032/15033 ou 2sd401/2sb546 e repita o teste após 10 min.
mV em cima dos resistores do drive de 10R npn ______pnp _________
e em cima dos resistores de 0,47R dos saídas, npn ______pnp _________
tensão base emissor dos drive npn ______pnp _________
tensão base emissor dos Saídas npn ______pnp _________
tensão da fonte já retificada DC ______+________
tensão do transformador AC ______+__________
tensão offset DC sem o alto falante e na escala de 200mV DC veja a tensão na saída DC______
Ajude a encontrarmos uma corrente ideal para todas as faixas de tensão garantindo o funcionamento ideal em qualquer tipo de transformador ou auto transformador, se todos que montarem informar vai ficar fácil descobrir o parâmetro da faixa segura com o mínimo de consumo elétrico.
Anote e poste as informações. Pelo que percebi e um sistema exclusivo de ultra baixa corrente de bias com excelente desempenho térmico sem distorção de crossover, preciso confirmar peço a ajuda de todos que já montaram.
Resumo: com a polarização dos driver da placa de saída 595 mV no NPN e 580 mV no PNP ( base emissor) já foi possível obter o som sem distorção crossover mesmo com todos os saídas sem estar polarizado apenas com 337 mV NPN 286 mV PNP economizando energia e mantendo a temperatura no mínimo com excelente qualidade. Os drive ficam responsável pelo som de baixo volume via resistor de 10R 3W ate atingir 0,4mW muito pouco eles podem fornecer 100,000 mW, (100Wrms) deixando os saídas descansar até atingir entre 0,8 a 0,9V (400mW) com potencia maior todos os saídas são polarizados e ajudam a dar força total experiência realizada com fonte de 65+65Vdc e caixa de 3 ohms.
Tensão offset de 17mV medido sem alto falante na saída e sem sinal na entrada com volume zerado ou fechando curto na entrada.
A pergunta é com fonte de 106 + 106vdc podemos ter esse ajuste acredito que sim ajude a confirmar informando as tensões solicitadas a cima.
Veja a diferença:
Studio R BX 0,23 mA x 106V x 2 drive = 4,9W consumo mínimo na etapa de saída Por canal. outros amplificadores 0,30mA x 106V x 32 drive e saídas = 101,8W com polarização em todos os transistores o tempo todo o consumo sobe de 5w para 102W por canal.
NOTA: Obtivemos ajuste de Bias perfeito com corrente de 48 a 51mA nos drive 5200/1943 medido em cima do resistor de 10R na regua de saída.
foi necessária a substituição do resistor de 5k6 entre as bases dos BDs por um de 4k3. Caso contrário, não estava sendo possível zerar a distorção. Ou seja, entre as bases dos BDs ficou um resistor de 4k3 e um trimpot de 2k. os ajustes nos TRIMPOTS:
100 ohm canal A
430 ohm canal B
tensão da fonte +-89vdc
Testes realizados pelo Sr.Fsimoesrj
Aos amigos do fórum estou solicitando informação sobre corrente mínima de Bias, peço se possível que me informe.
Primeiro passo: se vc não fez o ajuste de bias e offset - ligue uma lâmpada incandescente de 60W em serie e use resistores de carga de 150R a 470R x 10W no ( + ) e ( - ) da fonte isso evita queima dos saídas enquanto vc ajusta.
Depois de ajustado bias e offset retire a lâmpada e os resistores de carga, e ligue normalmente
Motivo: Ao realizar testes mais precisos percebi que o procedimento de ajuste do BX é diferente em relação ao de outros amplificadores. (o ajuste pode ser feito nos drive no resistor de 10R e não nos de 0,47R como nos outros amplificadores)!!!???
Passo a passo, ligue um alto falante e ajuste o volume deixando totalmente zerado ou feche curto na entrada de sinal, me informe a tensão medida com um multímetro na escala de 2000 Nota importante: Na placa exitadora use pequenos dissipadores nos drive mje15032/15033 ou 2sd401/2sb546 e repita o teste após 10 min.
mV em cima dos resistores do drive de 10R npn ______pnp _________
e em cima dos resistores de 0,47R dos saídas, npn ______pnp _________
tensão base emissor dos drive npn ______pnp _________
tensão base emissor dos Saídas npn ______pnp _________
tensão da fonte já retificada DC ______+________
tensão do transformador AC ______+__________
tensão offset DC sem o alto falante e na escala de 200mV DC veja a tensão na saída DC______
Ajude a encontrarmos uma corrente ideal para todas as faixas de tensão garantindo o funcionamento ideal em qualquer tipo de transformador ou auto transformador, se todos que montarem informar vai ficar fácil descobrir o parâmetro da faixa segura com o mínimo de consumo elétrico.
Anote e poste as informações. Pelo que percebi e um sistema exclusivo de ultra baixa corrente de bias com excelente desempenho térmico sem distorção de crossover, preciso confirmar peço a ajuda de todos que já montaram.
Resumo: com a polarização dos driver da placa de saída 595 mV no NPN e 580 mV no PNP ( base emissor) já foi possível obter o som sem distorção crossover mesmo com todos os saídas sem estar polarizado apenas com 337 mV NPN 286 mV PNP economizando energia e mantendo a temperatura no mínimo com excelente qualidade. Os drive ficam responsável pelo som de baixo volume via resistor de 10R 3W ate atingir 0,4mW muito pouco eles podem fornecer 100,000 mW, (100Wrms) deixando os saídas descansar até atingir entre 0,8 a 0,9V (400mW) com potencia maior todos os saídas são polarizados e ajudam a dar força total experiência realizada com fonte de 65+65Vdc e caixa de 3 ohms.
Tensão offset de 17mV medido sem alto falante na saída e sem sinal na entrada com volume zerado ou fechando curto na entrada.
A pergunta é com fonte de 106 + 106vdc podemos ter esse ajuste acredito que sim ajude a confirmar informando as tensões solicitadas a cima.
Veja a diferença:
Studio R BX 0,23 mA x 106V x 2 drive = 4,9W consumo mínimo na etapa de saída Por canal. outros amplificadores 0,30mA x 106V x 32 drive e saídas = 101,8W com polarização em todos os transistores o tempo todo o consumo sobe de 5w para 102W por canal.
NOTA: Obtivemos ajuste de Bias perfeito com corrente de 48 a 51mA nos drive 5200/1943 medido em cima do resistor de 10R na regua de saída.
foi necessária a substituição do resistor de 5k6 entre as bases dos BDs por um de 4k3. Caso contrário, não estava sendo possível zerar a distorção. Ou seja, entre as bases dos BDs ficou um resistor de 4k3 e um trimpot de 2k. os ajustes nos TRIMPOTS:
100 ohm canal A
430 ohm canal B
tensão da fonte +-89vdc
Testes realizados pelo Sr.Fsimoesrj
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
MEDIÇÕES BX. Fsimoesjr
DATA: 31/03/2014
HORA: 11:25
TENSÃO DA REDE: 221V.
TENSÃO NO SECUNDÁRIO: 2 X 64VAC.
TENSÃO RETIFICADA: +-89VDC.
NR. DE TRANSISTORES POR CANAL: 16 (8 PARES).
NÍVEL DC NA SAÍDA SEM CARGA E SEM SINAL: CANAL A = -0,8 mV. CANAL B = 10 mV.
TENSÃO RESISTOR 10R (SEM SINAL E CARGA DE 8 ohm.): CANAL A NPN = 512 mV. CANAL A PNP = 518 mV.
CANAL B NPN = 480 mV. CANAL B PNP = 480 mV.
TENSÃO RESISTORES 0,47R:....................................... CANAL A NPN = <1mV. CANAL A PNP =<1mV.
CANAL B NPN = 0V. CANAL B PNP 0V.
VBE DRIVERS:...........................................................CANAL A NPN = 563 mV. CANAL A PNP = 575 mV.
CANAL B NPN = 566 mV. CANAL B PNP = 578 mV.
VBE DEMAIS TR RÉGUA:..............................................CANAL A NPN = 504 mV. CANAL A PNP = 511 mV.
CANAL B NPN = 480 mV. CANAL B PNP = 480 mV.
OBSERVAÇÕES:
1- O método utilizado para a regulagem da corrente de bias foi a injeção de um sinal de 1 KHz na entrada e a observação da distorção de crossover na saída a partir de osciloscópio.
2 - Para chegar aos 48 e 51 mA de corrente de bias (sinal sem distorção) foi necessária a substituição do resistor de 5k6 entre as bases dos BDs por um de 4k3. Caso contrário, não estava sendo possível zerar a distorção. Ou seja, entre as bases dos BDs ficou um resistor de 4k3 e um trimpot de 2k.
TRIMPOTS:ajustes
100 ohm canal A
430 ohm canal B
DATA: 31/03/2014
HORA: 11:25
TENSÃO DA REDE: 221V.
TENSÃO NO SECUNDÁRIO: 2 X 64VAC.
TENSÃO RETIFICADA: +-89VDC.
NR. DE TRANSISTORES POR CANAL: 16 (8 PARES).
NÍVEL DC NA SAÍDA SEM CARGA E SEM SINAL: CANAL A = -0,8 mV. CANAL B = 10 mV.
TENSÃO RESISTOR 10R (SEM SINAL E CARGA DE 8 ohm.): CANAL A NPN = 512 mV. CANAL A PNP = 518 mV.
CANAL B NPN = 480 mV. CANAL B PNP = 480 mV.
TENSÃO RESISTORES 0,47R:....................................... CANAL A NPN = <1mV. CANAL A PNP =<1mV.
CANAL B NPN = 0V. CANAL B PNP 0V.
VBE DRIVERS:...........................................................CANAL A NPN = 563 mV. CANAL A PNP = 575 mV.
CANAL B NPN = 566 mV. CANAL B PNP = 578 mV.
VBE DEMAIS TR RÉGUA:..............................................CANAL A NPN = 504 mV. CANAL A PNP = 511 mV.
CANAL B NPN = 480 mV. CANAL B PNP = 480 mV.
OBSERVAÇÕES:
1- O método utilizado para a regulagem da corrente de bias foi a injeção de um sinal de 1 KHz na entrada e a observação da distorção de crossover na saída a partir de osciloscópio.
2 - Para chegar aos 48 e 51 mA de corrente de bias (sinal sem distorção) foi necessária a substituição do resistor de 5k6 entre as bases dos BDs por um de 4k3. Caso contrário, não estava sendo possível zerar a distorção. Ou seja, entre as bases dos BDs ficou um resistor de 4k3 e um trimpot de 2k.
TRIMPOTS:ajustes
100 ohm canal A
430 ohm canal B
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
ATENÇÃO! VERSÃO "BETA" Não testada ainda. É a placa de entrada que estou preparando para a BX.
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Fsimoes, sua placa de entrada é uma boa iniciativa.
Dicas de como construir novas placas.
1 - Poste o esquema no fórum assim vc poderá ter opiniões diversas com soluções inimagináveis
2 – faça cada circuito em uma placa individual assim em caso de defeito fica fácil encontrar o problema e corrigir
3 – verifique se o circuito tem bom rendimento, diferença de impedância entre entrada e saída e responsável por perdas de potencia.
4 – teste a qualidade verifique se o circuito pode provocar oscilação e ruído coloque o aterramento com o fio ou trilha mais curta possível mesmo que precise fazer jump.
5 – as trilhas devem ficar afastadas uma das outras e o mais curta possível evite trilhas longas caso seja necessário faça jump para encurtar o caminho da trilha
6 – em pontos de baixa tensão como na entrada de sinal e de alta corrente como na fonte prefira sempre usar solda ao invés de conectores, utilize fio blindado para a entrada de sinal.
7- coloque diodos de proteção no +B e -B na entrada da placa assim caso vc inverta a polaridade não vai queimar a placa.
8 – utilize fonte estabilizada com fusível de corrente adequada ao projeto, muitas vezes o fusível não protege o circuito devido a ser de amperagem muito superior ao do circuito ou fios utilizados.
9 – utilize sempre capacitores de desacoplamento de 100nF e 100uF na placa para melhorar a filtragem, na alimentação dos integrados se usa capacitores cerâmicos de 100nF no +B e –B
10 – depois de tudo testado acoplamos os circuitos das placas individuais em uma única placa para diminuir a quantidade de fios e ligações ou se preferir usamos uma placa por baixo (lado não cobreado) e colocamos todas as placas do circuito em cima da placa que serve como base e fazemos a ligação dos circuitos.
Nos pre-amplificadores colocamos o circuito em uma caixa metálica para evitar ruídos e aterramos a mesma.
Dicas de como construir novas placas.
1 - Poste o esquema no fórum assim vc poderá ter opiniões diversas com soluções inimagináveis
2 – faça cada circuito em uma placa individual assim em caso de defeito fica fácil encontrar o problema e corrigir
3 – verifique se o circuito tem bom rendimento, diferença de impedância entre entrada e saída e responsável por perdas de potencia.
4 – teste a qualidade verifique se o circuito pode provocar oscilação e ruído coloque o aterramento com o fio ou trilha mais curta possível mesmo que precise fazer jump.
5 – as trilhas devem ficar afastadas uma das outras e o mais curta possível evite trilhas longas caso seja necessário faça jump para encurtar o caminho da trilha
6 – em pontos de baixa tensão como na entrada de sinal e de alta corrente como na fonte prefira sempre usar solda ao invés de conectores, utilize fio blindado para a entrada de sinal.
7- coloque diodos de proteção no +B e -B na entrada da placa assim caso vc inverta a polaridade não vai queimar a placa.
8 – utilize fonte estabilizada com fusível de corrente adequada ao projeto, muitas vezes o fusível não protege o circuito devido a ser de amperagem muito superior ao do circuito ou fios utilizados.
9 – utilize sempre capacitores de desacoplamento de 100nF e 100uF na placa para melhorar a filtragem, na alimentação dos integrados se usa capacitores cerâmicos de 100nF no +B e –B
10 – depois de tudo testado acoplamos os circuitos das placas individuais em uma única placa para diminuir a quantidade de fios e ligações ou se preferir usamos uma placa por baixo (lado não cobreado) e colocamos todas as placas do circuito em cima da placa que serve como base e fazemos a ligação dos circuitos.
Nos pre-amplificadores colocamos o circuito em uma caixa metálica para evitar ruídos e aterramos a mesma.
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
alexsandro rodrigues de a escreveu:Fsimoes, sua placa de entrada é uma boa iniciativa.
Dicas de como construir novas placas.
1 - Poste o esquema no fórum assim vc poderá ter opiniões diversas com soluções inimagináveis
2 – faça cada circuito em uma placa individual assim em caso de defeito fica fácil encontrar o problema e corrigir
3 – verifique se o circuito tem bom rendimento, diferença de impedância entre entrada e saída e responsável por perdas de potencia.
4 – teste a qualidade verifique se o circuito pode provocar oscilação e ruído coloque o aterramento com o fio ou trilha mais curta possível mesmo que precise fazer jump.
5 – as trilhas devem ficar afastadas uma das outras e o mais curta possível evite trilhas longas caso seja necessário faça jump para encurtar o caminho da trilha
6 – em pontos de baixa tensão como na entrada de sinal e de alta corrente como na fonte prefira sempre usar solda ao invés de conectores, utilize fio blindado para a entrada de sinal.
7- coloque diodos de proteção no +B e -B na entrada da placa assim caso vc inverta a polaridade não vai queimar a placa.
8 – utilize fonte estabilizada com fusível de corrente adequada ao projeto, muitas vezes o fusível não protege o circuito devido a ser de amperagem muito superior ao do circuito ou fios utilizados.
9 – utilize sempre capacitores de desacoplamento de 100nF e 100uF na placa para melhorar a filtragem, na alimentação dos integrados se usa capacitores cerâmicos de 100nF no +B e –B
10 – depois de tudo testado acoplamos os circuitos das placas individuais em uma única placa para diminuir a quantidade de fios e ligações ou se preferir usamos uma placa por baixo (lado não cobreado) e colocamos todas as placas do circuito em cima da placa que serve como base e fazemos a ligação dos circuitos.
Nos pre-amplificadores colocamos o circuito em uma caixa metálica para evitar ruídos e aterramos a mesma.
Valeu Alexsandro. Muito bom!!!!
Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
Atualizado as dicas de montagens na primeira pagina são 50 dicas de como melhorar o seu amplificador !
alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
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alexsandro rodrigues de a- CONVIDADO DE HONRA
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Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1
alexsandro rodrigues de a escreveu:X5
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Em breve, teremos fotos melhores.
Abração.
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