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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 19 Abr 2014 - 17:45

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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 19 Abr 2014 - 17:48

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Mensagem por sandro03 Sáb 19 Abr 2014 - 19:46

olha o VU da minha BX
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Última edição por sandro03 em Sáb 19 Abr 2014 - 23:09, editado 2 vez(es)
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Mensagem por sandro03 Sáb 19 Abr 2014 - 20:15

alexsandro a tençao offset que fiquei devendo:
4,2mv no canal A e 6,9mv no canal B
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Sáb 19 Abr 2014 - 20:37

ATT: Sandro referente as tensões postadas a conclusão e de que seu sistema esta operante ok , lembre-se de colocar dissipador nas pontes de diodos e fusível tamanho grande na fonte de alimentação de cada canal, e no primário entrada da rede em relação ao VU os que usam 2 ci por canal tem maior precisão como o do BX e Gradiente.
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Mensagem por sandro03 Sáb 19 Abr 2014 - 23:19

Alexsandro, para regular o vu com base na tensao de saida, um multimetro digital comum na escala de AC, serve?
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Mensagem por neudsonbr Dom 20 Abr 2014 - 0:43

alexsandro tenho um desse na mão vou rebobinar ele o 220 já ta no ponto rsrsr valeu sandro03 pela ideia do tranformador de maquina de solda ralmente da isso mesmo e feliz pascoa para todos vcs amigões
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 20 Abr 2014 - 1:31

Sandro03 escreveu:Alexsandro, para regular o vu com base na tensao de saida, um multimetro digital comum na escala de AC, serve?

ATT: sandro03 para medir tensão em áudio o multímetro e especial o "true RMS" devido a limitação de frequência dos multímetros simples não são usados para áudio mesmo que vc selecione a escala de ACV o ideal e vc ter um multímetro analógico com escala minima de 10VAC os multímetros analógicos miniatura são uma boa opção alem de servi como vu analógico.
ele e pequeno e barato. mais teste antes de compra-lo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Veja a tabela de ajuste do Limiter de potencia e ajustado em 1V a 1khz na entrada, mais na falta põe o dedo mesmo na entrada vai gerar 60 hz da rede.

Quando usamos na saída do amplificador falantes em paralelo, a tensão de saída do amplificador deve ser ajustada em função da potência em Watts RMS individual de cada falante que estamos usando, e de acordo com a tabela de Potência –Tensão que vemos abaixo.
Exemplo. Na saída do amplificador, está colocado um único falante de 250 watts.
Devemos procurar na tabela a tensão que corresponde a 250W, que é 44,7Volts, e fazer o ajuste.
Numa outra situação, se vamos colocar 2 falantes em paralelo de 250Watts, ou mesmo 3 ou ainda 4 falantes em paralelo, devemos procurar na tabela aquele mesmo valor correspondente a um só dos falantes, ou seja 250W – 44,7V, e ajustar a saída do amplificador para o mesmo valor de 44,7Volts.
O amplificador automaticamente enviará no máximo 250 Watts para cada um dos falantes.
A potência total de saída irá variar conforme o número de falantes colocados, e esta será de 500 Watts no caso de dois falantes, 750 Watts para três, ou 1000 Watts se colocarmos o máximo de 4 falantes. Em todos os casos o máximo de 250 Watts por falante estará garantido.

Potência em Watts RMS /Tensão de ajuste em Volts Formula: V²/R
10w- 8,9v
15w- 11v
20w- 12,6v
25w- 14v
30w- 15,5v
40w- 17,8v
50w- 20v
60w- 22v
70w- 23,5v
80w- 25,3v
90w- 27v
100w- 28,3v
120w- 31v
140w- 33,5v
160w- 35,7v
180w- 38v
200w- 40v
225w- 42,5v
250w- 44,7v
275w- 47v
300w- 50v
350w- 53v
400w- 56,5v
450w- 60v
500w- 63v
550w- 66v
600w- 69v
650w- 72v
700w- 75v
800w- 80v
900w- 85v
1000w- 90v


Última edição por alexsandro rodrigues de a em Dom 20 Abr 2014 - 9:58, editado 2 vez(es)
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 20 Abr 2014 - 1:50

Transformadores de Força
para transformadores isolados de Laminas EI são utilizados ate: 800W
de: 800W a 2000W são utilizados transformadores isolados toroidal
de: 2000W a cima são utilizados auto transformadores toroidal
o fator da economia peso e tamanho fez o mercado optar pelos transformadores toroidal em qualquer situação e em altas potencias acima de 2000w os auto transformadores toroidal.

A potencia de um transformador e medida em VA e equivale a 0,7Watts ou seja 1000VA e = a 700W multiplique o valor em VA por 0,7 e encontre o valor em Watts.
Lembre-se o transformador também tem perdas no caso dos de laminas EI tem um rendimento médio de 80% fator de potencia de 0,8. ou seja ele vai consumir mais do que vai entregar e a potencia do transformador em áudio contamos com a potencia e amperagem do secundário onde vamos ligar a ponte retificadora de diodos e não quanto ele vai consumir da rede pois esse valor varia conforme tecnologia do transformador ou auto transformador seja ele núcleo laminado EI, toroidal, chaveado etc.

Nota: se vc estiver fazendo o seu (primeiro) projeto prefira sempre transformadores isolados são mais seguros e não exige os cuidados com a fiação, regulagem, instalação do trafinho isolado, isolação do dissipador, placas e aterramento que é sempre obrigatório etc.
Quando vc estiver mais experiente e for fazer uma potencia de mais de 1400W rms com transformador de mais de 2000W (2800VA) ai sim e indicado o uso do auto transformador.
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 20 Abr 2014 - 9:55

Multimetros Digitais TRUE Rms

Fabricante: FLUKE

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Mensagem por sandro03 Dom 20 Abr 2014 - 13:38

Valeu Alexsandro, vou fazer isso.
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Mensagem por sandro03 Dom 20 Abr 2014 - 13:50

neudsonbr escreveu:alexsandro tenho um desse na mão vou rebobinar ele o  220 já ta no ponto rsrsr valeu sandro03 pela ideia do tranformador de maquina de solda ralmente da isso mesmo e feliz pascoa para  todos vcs amigões

Neudsonbr no meu caso, eu usei o primario que ja estava pronto como secundario. motivo: ele estava enrolado para 150v e nao para 220 que é a tençao da rede daqui. nao sei se foi erro ou se os transformadores para maquina de solda sao enrolados dessa forma. o fio usado no primario dele era o fio 8awg, entao era a amperagem perfeita para o que eu queria, entao calculei o promario e enrolei, e ai só alegria, o bixim deu uma potencia doida!
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Mensagem por Fsimoesjr Seg 21 Abr 2014 - 17:37

Entradas balanceadas finalmente.



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Mensagem por foxeletronic Seg 21 Abr 2014 - 20:18

Metendo um operacional quaduplo TL074 fica igualzinho do studioR X5.
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Mensagem por neudsonbr Seg 21 Abr 2014 - 21:04

parabéns simões ficou show simões manda para meu email o esquema pode ser vlw e o do controlador de ventoinha vlw amigão
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 21 Abr 2014 - 21:07

Perfeito fsimoes, fico muito surpreso com a qualidade e beleza dos novos projetos que vc faz ele sem duvidas e melhor do que o do X5, circuitos integrados duplos como o TL072 e melhor que usar o TL074 pois permite que as trilhas fiquem mais afastadas alem do que o TL 074 em caso de defeito vai parar os 2 canais e para um sistema de alta qualidade os circuitos são  completamente divididos ate mesmos os CI  uma para cada canal.
Nota: 10 tera, assim que for possível posta o esquema.
Grato.
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 21 Abr 2014 - 21:29

Vamos as características: da entrada balanceada.
fsimoes verifica as informações para uma possível correção!

1 entrada balanceada 10K
2 tensão de alimentação simetrica 15VDC
3 proteção térmica através dos termostatos e dos opto acoplador formados por led e ldr (sistema que automaticamente zera o volume em caso de superaquecimento.)
4 trimpot de ajuste de sensibilidade?
5 chave de comutação de balanceada para não balanceada já é possível ?
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Mensagem por Fsimoesjr Seg 21 Abr 2014 - 21:48

alexsandro rodrigues de a escreveu:Vamos as características: da entrada balanceada.
fsimoes verifica as informações para uma possível correção!

1 entrada balanceada 10K
2 tensão de alimentação simetrica 15VDC
3 proteção térmica através dos termostatos e dos opto acoplador formados por led e ldr (sistema que automaticamente zera o volume em caso de superaquecimento.)
4 trimpot de ajuste de sensibilidade?
5 chave de comutação de balanceada para não balanceada já é possível ?

É isso mesmo. Meus termopares são NA e, diferente do Z700, eu não quis levar áudio com cabo blindado até o termostato por motivos óbvios. No caso de não usar balanceado, é só desprezar a entrada inversora e, de preferência, curto circuitá-la no plug que vem da fonte sonora. Eu uso um crossover DCX 2496 da Behringer e são 15 metros de cabo até as potências e estava com ruído de 60 Hz. Agora tá limpinho. Grande abraço.
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Mensagem por foxeletronic Seg 21 Abr 2014 - 21:50

Pode ser acrescentado uma chave para unir os 2 canais com uma única entrada de áudio, poupando quando precisar um cabo de entrada de sinal.
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Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1 - Página 6 Empty Re: Amplificador Heavy Duty e X5 (Studio HD)Modulos de proteção.1

Mensagem por Fsimoesjr Seg 21 Abr 2014 - 21:55

neudsonbr escreveu:parabéns simões ficou show simões manda para meu email o esquema pode ser vlw e o do controlador de ventoinha vlw amigão

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O LM 335 é um sensor de temperatura que vai te fornecer 10 mV/grau kelvin. Como zero grau centígrado é igual a 273 kelvin, basta subtrair 273 da temperatura apresentada para ter em centígrado. Por exemplo: Se no pino positivo do LM 335 estiver saindo 3,24 volts, significa que ele está medindo 324 graus kelvin. Subtraindo de 273 dá 51 graus centígrados.

Os LM324 são amplificadores operacionais e como tais podem ser usados como comparadores. No caso do circuito em questão, eu alimento a entrada inversora (-) do amplificador operacional com uma tensão de referência que é regulada pelos trimpots multivoltas.

O amplificador operacional quando usado como comparador, funciona da seguinte maneira: Vc alimenta ele com uma fonte simétrica (+12V -12V, por exemplo). Se a tensão da entrada não-inversora (+) estiver superior à tensão da entrada inversora (-), ele vai apresentar na saída os +12 volts da alimentação. Se a tensão na entrada não-inversora (+) estiver menor que a da entada inversora (-), ele vai apresentar na saída os -12 volts da alimentação. Ou seja, ele compara a entrada não-inversora com a entrada inversora.

Então eu usei 3 trimpots multivoltas para definir tensões de referência nas entradas inversoras dos amplificadores operacionais. Um para a temperatura mais baixa, um para a média e outra para a alta.

Por exemplo: Se eu regular o multivolta da baixa para fornecer 3,13 volts para a entrada inversora do Amp Op, isso representará 40 graus centígrados ((3,13 x 100) - 273). Quando o LM 335 apresentar na entrada não-inversora uma tensão maior que 3,13 volts, o Amp Op apresentará em sua saída +12V, acendendo o led verde. Quando a tensão apresentada pelo LM335 for menor do que 3,13 volts, o Amp Op apresentará na saída zero volt pois eu não o alimentei com uma fonte simétrica e sim com uma fonte 0 +12V.
Assim acontecerá, também, com as outras temperaturas.

Para a temperatura média, além de acender os leds amarelos, eu incluí um relé que liga as ventoinhas.

Ainda no caso da temperatura média, eu incluí um transistor que, ao ser alimentado pela saída do Amp Op, altera a resistência do trimpot através do resistor de 330 kohm, mudando o valor de temperatura a ser medido. Assim, as ventoinhas ligam a uma determinada temperatura e somente desligam 2 graus abaixo, evitando um liga desliga das ventoinhas muito seguido. Isso é chamado "laço de histerese".

Obs.: É mais ou menos assim que funcionam os VUs de leds. São vários comparadores cada um com uma tensão de referência diferente e crescente. Conforme o sinal sonoro vai aumentando nas entradas não-inversoras, vai atingindo as diversas tensões de referência e vai acendendo os leds sequencialmente.

Se as dúvidas persistirem, informe por favor.

Grande abraço.
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 21 Abr 2014 - 22:04

fsimoes escreveu:No caso de não usar balanceado, é só desprezar a entrada inversora e, de preferência, curto circuitá-la no plug que vem da fonte sonora. Eu uso um crossover DCX 2496 da Behringer e são 15 metros de cabo até as potências e estava com ruído de 60 Hz. Agora tá limpinho. Grande abraço.

vc tem como mostrar no esquema onde colocar a chave, o que e preciso fazer para mudar de balanceada para não balanceada ainda tenho duvidas ?


Última edição por alexsandro rodrigues de a em Seg 21 Abr 2014 - 22:21, editado 1 vez(es)
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 21 Abr 2014 - 22:16

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pelo que percebo não e preciso de chave e só fazer a alteração no cabo de entrada,
e isso mesmo ou tem mais alguma coisa a fazer?


Última edição por alexsandro rodrigues de a em Seg 21 Abr 2014 - 22:25, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Fsimoesjr Seg 21 Abr 2014 - 22:22

alexsandro rodrigues de a escreveu:No caso de não usar balanceado, é só desprezar a entrada inversora e, de preferência, curto circuitá-la no plug que vem da fonte sonora. Eu uso um crossover DCX 2496 da Behringer e são 15 metros de cabo até as potências e estava com ruído de 60 Hz. Agora tá limpinho. Grande abraço.

vc tem como mostrar no esquema onde colocar a chave, o que e preciso fazer para mudar de balanceada para não balanceada ainda tenho duvidas ?

Se vc não utilizar a entrada inversora (-) e só usar a não inversora (+), ela já vai funcionar com um sistema não balanceado. Mas não é bom deixar a entrada não inversora aberta pois ela pode captar interferências. No caso da minha BX, eu estou usando plug P10 para a entrada. A malha do plug é o terra, o contato intermediário é a entrada inversora (-) e o contato da ponta é a entrada não inversora (+). Se eu não ligar no plug macho que vem do crossover o contato intermediário, pronto, já não estou usando o balanceamento. Então, neste plug macho eu fecho a conexão intermediária com o terra e ele fecha a entrada não inversora do sistema. Por exemplo, se for usar um mixer ou equalizador com saída RCA, basta ligar a malha do fio no conector terra do P10 e o vivo do fio no conector da ponta do P10 e fechar curto no conector intermediário, aquele do meio. Não precisa de chave não.

Olha essa explicação no manual da série Z:

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Mensagem por alexsandro rodrigues de a Seg 21 Abr 2014 - 22:36

legal acredito que niquem vai ter mais essa duvida da entrada balanceada./ desbalanceada.

assim que for possível posta o esquema da entrada balanceada essa eu vou fazer.
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Mensagem por Fsimoesjr Ter 22 Abr 2014 - 8:58

Linha Balanceada.

Em um sistema balanceado você precisará de uma fonte sonora com saída balanceada, um condutor com dois vivos e uma malha e um amplificador com entrada balanceada.

A fonte de sinal vai pegar o sinal original (pino 2 do XLR) e invertê-lo, aplicando-o ao pino 3 do conector XLR, como se fosse um positivo invertido com o negativo, só que em relação ao terra. Assim teremos: pino 1 do XLR = terra, pino 2 do XLR = sinal original e pino 3 do XLR = sinal invertido.

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No caminho entre a fonte de sinal e o amplificador, usando-se cabos bastante compridos como nos sistema de PA, teremos muita interferência atuando no nosso sinal, mesmo com boas blindagens.
A figura abaixo mostra um ruidinho ilustrativo, mas acreditem, é bem mais do que isso.

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Como podemos perceber, o ruído não sabe que está interferindo em uma linha balanceada e ele interfere com a mesma polarização tanto no sinal original quanto no sinal invertido.

Lá no amplificador, o circuito de entrada desfaz o trabalho da fonte sonora, ou seja, ele inverte o sinal invertido (pino 3) e soma esse sinal com o sinal original.
Assim, tudo que é sinal se soma e o ruído da linha invertida, que não estava invertido, agora está e quando somado ao da linha original, se cancela.


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É por isso que, se quisermos usar uma linha não balanceada, basta desprezar o sinal invertido e curto circuitar a entrada invertida para evitar interferências. Simples e muito eficiente.

O meu circuito é como o abaixo que copiei do Z700. Incluí dois diodos retificadores como proteção contra inversão de polaridade da fonte (Alexsandro's Copyright) e dois capacitores eletrolíticos de 100 uF para reforçar a filtragem. Incluí também dois acopladores óticos que fecham o sinal de entrada caso os termostatos percebam 85 graus nos dissipadores. Substituí os LM833 pelos TL 072.

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