Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
23 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 20 Visitantes :: 2 Motores de busca

D.F., fernandowoodstock, Wesleysantana025

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5949)

renatoscp (3839)

CMeletronica (3151)

michel chagas (2791)

Railson (2118)

alexsandro rodrigues de a (1778)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Amplificador para guitarra

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amplificador para guitarra

Mensagem por lferger em Qua 16 Abr 2014 - 12:12

bom dia amigos, sou novo aqui no forum, mas ja sou fan de carteirinha.
eu achei muito bom os projetos do NS450 e do ministrong... pretendo montar os 2, ja comprei a fonte do amigo Leandro.
Tenho uma dúvida, sobre a questao de usar eles para ter potencia boa e timbre bacana no som da guitarra.
Exemplo: um amplificador da Marshall, valvulado, tem 100W RMS... ja da pra tocas em estadio, se usado com 4X12polegadas.
os watts RMS desses valvulados sao diferentes dos RMS dos transistorizados?
Eles modificam a equializacao do som, priorizando algumas frequencias, tipo graves e agudos, ou amplificam totalmente flat, do jeito q o som entra?
Por que nas guitarras, o som de maior peso são os médios, e pretendo usar alto falantes próprios para esse fim, com sensibilidade bem alta, em torno de 100db.
So que alto falantes desse tipo, sao de potencia baixa, tipo 60W, mas sao usados nesses valvulados, por isso fico em duvida sobre essa questao dos Watts.
Obrigado pela ajuda.
lferger
Nível 1
Nível 1

Re: Amplificador para guitarra

Mensagem por wellingtonmatheus em Qua 16 Abr 2014 - 13:04

lferger escreveu:bom dia amigos, sou novo aqui no forum, mas ja sou fan de carteirinha.
eu achei muito bom os projetos do NS450 e do ministrong... pretendo montar os 2, ja comprei a fonte do amigo Leandro.
Tenho uma dúvida, sobre a questao de usar eles para ter potencia boa e timbre bacana no som da guitarra.
Exemplo: um amplificador da Marshall, valvulado, tem 100W RMS... ja da pra tocas em estadio, se usado com 4X12polegadas.
os watts RMS desses valvulados sao diferentes dos RMS dos transistorizados?
Eles modificam a equializacao do som, priorizando algumas frequencias, tipo graves e agudos, ou amplificam totalmente flat, do jeito q o som entra?
Por que nas guitarras, o som de maior peso são os médios, e pretendo usar alto falantes próprios para esse fim, com sensibilidade bem alta, em torno de 100db.
So que alto falantes desse tipo, sao de potencia baixa, tipo 60W, mas sao usados nesses valvulados, por isso fico em duvida sobre essa questao dos Watts.
Obrigado pela ajuda.
Boa tarde amigo... Eletricamente falando, watts são watts, então watts produzidos por um amplificador valvulado são os mesmos que um transistorizado fornece, porém acontece o seguinte:
A válvula tem uma característica superior à do transistor que é de não saturar distorcendo os harmônicos, pois os amplifica em pares. Portanto continua a produzir amplificação, sem distorção, até o máximo de seu volume. Isso não acontece com os transistorizados que, a partir da metade ou 70% da potência começam a distorcer e não produzir mais graves em relação a potência incrementada. Isso acontece por uma característica especial que a válvula tem e que é diferente do transistor: Ela amplifica melhor os graves e médios, enquanto que os amplificadores transistorizados amplificam melhor somente os médios e agudos. Ou seja, a partir da metade ou 70% (Mais ou Menos) da potência, o amplificador valvulado continua amplificar os graves, médios e agudos numa subida linear, e assim, os valvulados continuam entregando som de forma limpa até o final de seu volume, o que dá uma impressão de que eles têm mais potência se comparados com a mesma potência do amplificador transistorizado.
wellingtonmatheus
Avançado
Avançado

Mensagem por lferger em Qua 16 Abr 2014 - 16:52

caro Wellington, muito interessante a sua explicação, compreendi o porque valvulados são muito mais eficientes. obrigado por isso!
a questão dos transistorizados, como nesses 2 projetos que temos disponiveis aqui no forum, o NS450 e Mini strong, eles atuam no gráfico da equalização do som amplificado ou amplificam todas as frequências igualmente, sem alterar nada, conforme entra, sai?
lferger
Nível 1
Nível 1

Mensagem por wellingtonmatheus em Qua 16 Abr 2014 - 18:01

lferger escreveu:caro Wellington, muito interessante a sua explicação, compreendi o porque valvulados são muito mais eficientes. obrigado por isso!
a questão dos transistorizados, como nesses 2 projetos que temos disponiveis aqui no forum, o NS450 e Mini strong, eles atuam no gráfico da equalização do som amplificado ou amplificam todas as frequências igualmente, sem alterar nada, conforme entra, sai?
Amplificador devem ser planos entre 20Hz e 20KHz (Padrão Internacional) ou seja, não devem ter ganho em determinadas frequências, mas na realidade isso não ocorre, a chamada assinatura sônica do amplificador.
wellingtonmatheus
Avançado
Avançado

Mensagem por Alfredo Padrao em Qui 17 Abr 2014 - 14:04

Acrescentando ainda, que tratando-se de um amplificador a transistor, e considerando com resposta plana (teoricamente) entre 20Hz e 20KHz, e ainda pensando que os dois amplificadores que foram citados (NS450 e Mini Strong) são apenas a etapa de potência, e portanto a guitarra não conseguiria excita-los; você teria que escolher um pré-amplificador, especifico para guitarra.

No caso este pré-amplificador, é que teria de ter a equalização adequada, bem como fornecer um nível suficiente de sinal para o amplificador escolhido.

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrao
Nível 2
Nível 2

http://cuboparaguitarra.blogspot.com.br/

Mensagem por lferger em Qui 17 Abr 2014 - 15:07

Realmente Alfredo, nesse caso a guitarra ligada diretamente na entrada dos amps não funcionaria.
No caso que estou pretendendo montar é somente a etapa de potencia mesmo, pretendo usar um Amplificador da Yamaha (THR10) que tem saída para fone de ouvido, que irei ligar nessa potencia, então o sinal já vai chegar pré-amplificado e com a distorção e efeitos simulados. Por isso também foi minha preocupação se algum projeto teria tendência para mudar a equalização, dando mais potencia em algumas faixas de frequência.
Quero comecar essa montagem por enquanto com a etapa de potencia, e futuramente acrescentar o pré com driver e controle de ganho, vamos ver que frankenstein vai virar.. rsrsrs
Obrigado pela dica e se voce tiver algum projeto para simulador de Marshall ou Mesa Boogie e puder compartilhar eu gostaria de ver.

Abraços
lferger
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Alfredo Padrao em Qui 17 Abr 2014 - 21:33

Num outro forum do qual participo: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] tem bastante coisa referentes a amplificadores, pré-amplificadores e pedais, quase que exclusivamente dedicado a guitarra.

Tem um projeto do próprio forum que é um pré amplificador de guitarra:  
The Secret Weapon - Preamplificador de guitarra completo (Canal Clean + Sujo) que pode ser comprado a placa para montar (tem um link na página principal), ou você mesmo fazer a placa e montar.

Existem projetos muito bacanas de pedais, pré e amplificadores.  Quando puder dá uma passada lá, garanto que vai gostar.

Inclusive este, pequeno cubo usado no meu "avatar" fui eu que fiz, e postei lá: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e também está postado aqui: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Sendo que este é para estudo, com média de 25W.  Pretendo montar um combo, com falante de 12" usando o conjunto Fonte NS450 + Power NS450 + The Secret Weapon - Preamplificador de guitarra completo (Canal Clean + Sujo)

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrao
Nível 2
Nível 2

Mensagem por lferger em Dom 20 Abr 2014 - 11:58

Alfredo, q beleza esse forum handmades heim, pena que nao estao permitindo novos cadastros.
me passa o link do topico desse TSW por favor, nao consegui encontrar.
Esse cubo q voce fez ta muito massa, curti ele.
meu plano é fazer um gabinete com 4X12 e um cabeçote com a potencia NS450, e agora com esse TSW melhor ainda.
lferger
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Alfredo Padrao em Dom 20 Abr 2014 - 13:15

Aqui está o link para compra da placa do Secret Weapon - Preamplificador de guitarra completo (Canal Clean + Sujo): [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Obs: não estou fazendo propaganda ou ganhando qualquer coisa para isto, só indiquei por ter sido pedido.

Aqui está o link do TSW-HandMades [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] este projeto não foi disponibilizado o projeto da forma como foi vendido a placa.

Este projeto foi a soma de dois outros projetos:

- Pré Amplificador Handmades - Canal Limpo (Clean) [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

- Pré canal sujo Marshallizer [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrao
Nível 2
Nível 2

Mensagem por elias andrade em Qua 6 Jan 2016 - 11:51

alguem aí fabricando ampli valvulado push pull 15w pra guitarra ou algo parecido?to na luta pra construir um, é sempre bom trocar umas ideias...
elias andrade
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Bolasha em Qua 6 Jan 2016 - 14:21

Então, o som dos mosfets é mais parecido com os das válvulas do que comparadas com transistores. Então seria interessante usar o NS-450 mesmo.
Eu pretendo montar um cabeçote para guitarra com um ns-450 + fonte RBL 600 + protetor DC + pré do ampletos.

Já vi essa "secret weapon" do handmades mas não me agradou.
A proposta é interessantíssima, mas vamos aos poréns:
O canal clean é bem bonzinho, mas o som com a distorção é muito embaralhado, um pedalzinho da beringuer custa 150 reais e tem o som melhor. Minha opinião.
Se você não for fazer você mesmo a PCI, prepare o bolso pois a única empresa que vende ela pronta cobra mais de 80 reais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PELA PLACA VAZIA!!!!!!!!!!!!! (Fica a dica CM)
Outro fator pode ser a dificuldade de encontrar componentes.

Mas, como eu disse, é a minha opinião.
Sinta-se livre para ouvi-los e avaliá-los:

Do ampletos:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Do handmades:

Para a caixa do combo eu pretendo usar também falantes de alta sensibilidade, encontrei uns no ml com 104db que aguentam até uns 120w.
Meu plano é montar uma caixa com 4x12.

Também está nos meus planos uma mais fraquinha, com 2x8 modelo cubo, já tenho os falantes mas ainda não sei que pré usar.
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagem por Alfredo Padrao em Qua 6 Jan 2016 - 14:38

elias andrade escreveu:alguem aí fabricando ampli valvulado push pull 15w pra guitarra ou algo parecido?to na luta pra construir um, é sempre bom trocar umas ideias...

Não sei se já andou pesquisando os preços de valvulados.  Mas caso não tenha, te digo que o custo da construção de um amplificador nesta faixa de potência, você irá gastar em torno de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) só de transformadores.

E talvez não seja para iniciantes em projetos.

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrao
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Alfredo Padrao em Qua 6 Jan 2016 - 14:42

Bolasha escreveu:Então, o som dos mosfets é mais parecido com os das válvulas do que comparadas com transistores. Então seria interessante usar o NS-450 mesmo.
Eu pretendo montar um cabeçote para guitarra com um ns-450 + fonte RBL 600 + protetor DC + pré do ampletos.

Já vi essa "secret weapon" do handmades mas não me agradou.
A proposta é interessantíssima, mas vamos aos poréns:
O canal clean é bem bonzinho, mas o som com a distorção é muito embaralhado, um pedalzinho da beringuer custa 150 reais e tem o som melhor. Minha opinião.
Se você não for fazer você mesmo a PCI, prepare o bolso pois a única empresa que vende ela pronta cobra mais de 80 reais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PELA PLACA VAZIA!!!!!!!!!!!!! (Fica a dica CM)
Outro fator pode ser a dificuldade de encontrar componentes.

Mas, como eu disse, é a minha opinião.
Sinta-se livre para ouvi-los e avaliá-los:

Do ampletos:

Do handmades:

Para a caixa do combo eu pretendo usar também falantes de alta sensibilidade, encontrei uns no ml com 104db que aguentam até uns 120w.
Meu plano é montar uma caixa com 4x12.

Também está nos meus planos uma mais fraquinha, com 2x8 modelo cubo, já tenho os falantes mas ainda não sei que pré usar.

Não acredito que apenas estes dois exemplos acima seja uma condição justa de avaliação.

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrao
Nível 2
Nível 2

Mensagem por lferger em Qua 6 Jan 2016 - 16:56

Boa tarde Galera,
Bolasha, eu montei o pré TSW com power TDA7294, e já o utilizo a 1 ano ou mais, tanto para estudo quanto para shows, e posso te dizer que na minha opinião e na opinião de vários guitarristas aqui da minha cidade, o conjunto ficou muito bom, digno de elogios e estou muito satisfeito. A única coisa que vou mudar, é futuramente um power valvulado (Iall 10.5), que já estou adquirindo as peças aos poucos.
Como disse, na minha opinião ficou muito bom. o falante tem bastante influencia no timbre, já testei com os Aliens e Pedrone Golden Tone. Ambos ficaram ótimos.
Abraços.
lferger
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Bolasha em Qua 6 Jan 2016 - 17:54

lferger escreveu:Boa tarde Galera,
Bolasha, eu montei o pré TSW com power TDA7294, e já o utilizo a 1 ano ou mais, tanto para estudo quanto para shows, e posso te dizer que na minha opinião e na opinião de vários guitarristas aqui da minha cidade, o conjunto ficou muito bom, digno de elogios e estou muito satisfeito. A única coisa que vou mudar, é futuramente um power valvulado (Iall 10.5), que já estou adquirindo as peças aos poucos.
Como disse, na minha opinião ficou muito bom. o falante tem bastante influencia no timbre, já testei com os Aliens e Pedrone Golden Tone. Ambos ficaram ótimos.
Abraços.
Como eu disse, eu não gostei, e os outros fatores também não me fazem engolir (preço e complexidade da PCI). Mas sei que muita gente adora o projeto.
Ta usando só um TDA?

Alfredo Padrao escreveu:
Não acredito que apenas estes dois exemplos acima seja uma condição justa de avaliação.
Postei os primeiros vídeos que achei pra não postar links para sites não-parceiros, se houver interesse é só pesquisar.

Alguém já ouviu de perto esses woofers Mickwolf? São brasileiros e a propaganda promete horrores.

Dizem ter 104db de sensibilidade, olhando a curva, em uma faixa de graves (que a guitarra adora) ele tem até mais que isso.
E tem um que dizem aguentar até 120wrms, fico com a pulga atrás da orelha.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagem por elias andrade em Qua 6 Jan 2016 - 18:58

voltando no assunto do ampli, ja tenho as valvulas, soquetes, e ja fiz o trafo de fonte, fiz algums experimentos com o circuito espalhado na mesa e saiu um som, mas ainda não xeguei no eu queria...fiz uns 3 trafos de saida, e um texte com trafo comum na saida tbm, to adquirindo informações ainda pra fazer um trafo de saida q preste...
elias andrade
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Matec em Qua 6 Jan 2016 - 23:07

Elias.

Você está com bastante vontade de ter um valvulado. É um equipamento impressionante pela "simplicidade" e pelos resultados.
O transformador de saída é complicado, não pelo trabalho em si, mais pelos macetes que tem que seguir para ter um bom som.

Existe muita teoria na net que pode ajudar a fabricar uma boa peça. Tome sempre cuidado com o isolamento, para não haver risco de danos ao equipamento e ao guitarrista.

Boa sorte.
Matec
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Kroika em Sex 8 Jan 2016 - 18:49

Kroika
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Kroika em Sex 8 Jan 2016 - 18:51

este link tem algumas informaçoes que podem ajudar.
Kroika
Nível 1
Nível 1

Mensagem por elias andrade em Sab 16 Jan 2016 - 13:55

eu vi um projeto de trafo onde a corrente passa pelo resistor de katodo, entra no trafo de saida, depois de umas 160 espiras vai pro katodo, e da valvula vai pro primario "normal", axei interessante o esquema, mas não entendi direito qual a função dessa bobina de katodo, vou fazer algo parecido pra ver q efeito isso tras no resultado final...alguem sabe algo sobre esse enrolamento?
elias andrade
Nível 1
Nível 1

Mensagem por elias andrade em Sab 16 Jan 2016 - 13:58

ah, valew pelo link, vou dar uma pesquisada.ja fiz alguns calculos, comparei com uns projetos prontos, mas sempre é bom obter novas informações...
elias andrade
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Matec em Sab 16 Jan 2016 - 16:58

Olá elias andrade.

Esse tipo de transformador com enrolamento utilizando também a corrente de cátodo, é um dos diversos tipos de transformadores ultralineares que existem.
Serve para ajudar a linearizar mais ainda a resposta do transformador e das válvulas.

Agora, se vc pretende utilizar esse amplificador para instrumentos (guitarra), esqueça isso. Não funcionará como o esperado. Isso eu garanto.

Já algo que não pode deixar de ser feito, é o entrelaçamento de camadas dos enrolamentos primário e secundário. Esse sim é um sistema realmente útil para que o equipamento fique com um bom som.

Abs

Matec
Nível 1
Nível 1

Mensagem por elias andrade em Dom 17 Jan 2016 - 12:26

blz, valeu pelas dicas.ja dei uma estudada nos tipos de entrelaçamento, vou caprixar nessa parte.mas o enrolamento do katodo simplismente "não ajuda" ou tbm tem algum efeito negativo no som?...e mais uma duvida, se não for abuso: o tap q vai do primario pra 2a grade da valvula, ajuda pra ampli de guitarra ou seria melhor ligar a grade direto no b+, ou com um resistor, como em alguns projetos q eu vi?
elias andrade
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Matec em Dom 17 Jan 2016 - 14:22

O enrolamento para o cátodo ajuda a linearizar o som e melhora a resposta do sistema, em contrapartida diminui o ganho, já que aumenta a carga no cátodo da válvula.

O transformador com tap para a screen é o modelo mais comum de transformador ultralinear, ele também melhora a resposta do sistema, e também diminui o ganho da válvula de saída, por fazer com que ela trabalhe parcialmente em modo tríodo.

Porém é o ganho mais alto e a resposta não tão linear, que fazem o amplificador valvulado ser melhor para guitarra. A maioria esmagadora dos melhores valvulados para instrumentos utiliza transformadores que não são ultralineares, e isso não é coincidência.

A grade screen é normalmente conectada ao circuito de +B após uma filtragem mais eficaz que o +B onde se liga o CT do transformador de saída.
O resistor de screen depende da válvula de saída utilizada.

Abs
Matec
Nível 1
Nível 1

Mensagem por elias andrade em Dom 17 Jan 2016 - 16:13

hum, bom saber, eu tava indo pro caminho dos ultralineares, mas então axo melhor simplificar o esquema, ja q a ideia é realmente usar o ampli apenaspra guitarra.valeu pelas dicas!!
elias andrade
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: