Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
59 usuários online :: 15 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 44 Visitantes :: 2 Motores de busca

arileal, asdfgh, bito, Callegaretti, Cengiz222, gabrie matos, Giullia, harun_cbbn, jefferson toledo, lima neto, luizcpimenta, mayke, Nisito BH-MG, Silvio Novais, wandows

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5950)

renatoscp (3841)

CMeletronica (3154)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1778)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm

Página 4 de 30 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 17 ... 30  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm

Mensagem por Alfredo Padrao em Qui 28 Ago 2014 - 23:31

Obrigado pela atenção; já está salvo e impresso. Vou providenciar a compra.

Abraços,
Alfredo
Alfredo Padrao
Nível 2
Nível 2

http://cuboparaguitarra.blogspot.com.br/

Mensagem por alqudwa em Sex 29 Ago 2014 - 10:34

Fala galerinha so para compartilhar !!!

Abrç.!
alqudwa
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por reginaldo em Sex 29 Ago 2014 - 23:37

parabéns pelo seu vídeo bastante explicativo minha duvida e com relação as bobinas e o filtro de linha quantas voltas pra cada e a bitola do fio
reginaldo
Nível 1
Nível 1

Mensagem por cesar.filho.eletro em Sab 30 Ago 2014 - 10:38

Alguém tem o esquema da fonte estou querendo montar numa placa de circuito impresso universal
cesar.filho.eletro
Nível 1
Nível 1

Mensagem por wellersond em Sab 30 Ago 2014 - 12:31

Iae galera tudo joia?! Thiago quando vc terminar sua fonte diz ai pro pessoal o ki achou pois estou querendo montar mais estou com receio de nao dar certo... pois nunca montei uma fonte chaveada!!!! vlw cara abraços

wellersond
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Andrew Lebon em Sab 30 Ago 2014 - 12:44

Andrew Lebon
Avançado
Avançado

Mensagem por alqudwa em Sab 30 Ago 2014 - 12:59

wellersond escreveu:Iae galera tudo joia?! Thiago quando vc terminar sua fonte diz ai pro pessoal o ki achou pois estou querendo montar mais estou com receio de nao dar certo... pois nunca montei uma fonte chaveada!!!! vlw cara abraços

Então eu também não ! kuakuhaukha

Como não sou técnico em eletrônica as coisa fica um pouco difícil! mais nada que os amigos do forum e o youtube não ajude !

pois bem!

Ontem a noite dei um pipoco com a fonte !
coloquei diodos 1n no lugar dos uf... então tive que desmontar tudo pra ver se não tinha queimado mais nada !
testei os fets e estão bons, coloquei os diodos certos nos lugares corretos.

Mais tudo indica que o ir2153 vuôu no pau ! pois tenho uma tensão de 310vcc nas resistências de 56k que estão a vera ! mais ate ai tudo bem pois baixar uma tensão de 310 para 15vcc não e fácil ! kakuhakhua

checo os pinos 1 e 4 do ir2153 e a tensão esta beleza, troco a escala do multímetro para ac e minha surpresa não tenho nem um diferencial nas saídas !

segunda feira estarei comprando outro ir2153 aproveitar que esta baratinho 2$

Na serie a lâmpada da um pisca e apaga e esculto um estralo e pronto !!!

Is dead!!! kuahukha

abç! Positivo
alqudwa
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por wellersond em Sab 30 Ago 2014 - 20:57

Então thiago esse e meu maior medo pois a verba aqui ta meia pequena e em minas e difícil comprar componentes pois nao tem lojas e pela net o frete fica muito caro e um erro provavelmente os fets ou o IR vai para o espaço... Um professor meu falou que prefere transformadores do que fonte chaveada pois o trafo da menos problema, mas se formos analizar a fonte chaveada se tiver tudo certinho e melhor do que um trafo, e essa fonte serviria muito bem para mim pois estou fazendo um amplificador 2.1 duas saidas de 130w e uma saida com o ns450 e acho que a potencia dela daria para colocar os tres nela ou pelo menos 2 dos 3 amplis... Em sua opinião Thiago vc acha que compensa fazer uma seguindo rigorosamente o projeto???

wellersond
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alqudwa em Dom 31 Ago 2014 - 0:49

wellersond escreveu:Então thiago esse e meu maior medo pois a verba aqui ta meia pequena e em minas e difícil comprar componentes pois nao tem lojas e pela net o frete fica  muito caro e um erro provavelmente os fets ou o IR vai para o espaço... Um professor meu falou que prefere transformadores do que fonte chaveada pois o trafo da menos problema, mas se formos analizar a fonte chaveada se tiver tudo certinho e melhor do que um trafo, e essa fonte serviria muito bem para mim pois estou fazendo um amplificador 2.1 duas saidas de 130w e uma saida com o ns450 e acho que a potencia dela daria para colocar os tres nela ou pelo menos 2 dos 3 amplis... Em sua opinião Thiago vc acha que compensa fazer uma seguindo rigorosamente o projeto???

Parceiro fontes lineares são muito boas desde que projetadas para 30% acima da potência geral de uso !
passei um tempo muito grande me usufruindo delas !!! Dei uma desencanada e parti para os toroides da vida
Mais a economia de espaço e peso esta me fazendo migrar para as fontes chaveadas e um futuro mais próximo os amplificadores classe D.

estou montando essa fonte para empurrar duas placas com 4 transistor 2sc5200 cada então logo são 8*1.3A= 10,3A (5,15A por placa) numa tensão de 37Vac.
para que depois de retificada certinho supra as baixas de tensões provocadas pela oscilação de frequência sonora.

O mesmo trafo que uso para empurrar essas duas placas tem mais de 7kg 66*10=660VA, vê o quanto de potencia estou perdendo.

Minha opnião por segurança montaria duas fontes uma para empurrar esses dois de 130W que pode variar para + ou - dependendo do sinal de entrada e outra para o NS450 com um banco de capacitor maior, para segurar os graves.

Como sou DIY sinto enorme prazer de montar tudo, não chega a ser hi-fi mais também não fica abaixo dos hi-end! khakhauka

Ate pouco tempo estava analisando a placa
Marquei uma bobeira besta colocando diodos 1n54xx no lugar dos UF54xx e UF40xx. < me faltou a informação desses diodos ultra fast|
Outra coisa e com relação ao IR2153 se for terminação D você não precisa colocar o diodo UF4007 junto a ele, se for S tem que colocar.
Outra coisa com relação as resistências de 56k 5W esta difícil achar no mercado as de fio ou cerâmica, achei so de porcelana que parece um tijolo de 8 furos !
tive que fazer uma adaptação de emergência kuhakuha para fazer elas caber na plaquinha.
O trmpote de 100K tem um modelo especifico como coloquei na lista de componentes.
Na hora de enrolar o trafo achei melhor usar dois fios 21awg pois pré enche completamente o carretel do ERL35 o que facilita na hora de enrolar o secundário e alem de deixar o fluxo magnético na extensão total do ferrite.
Colocar os diodos UF4007 primeiro e depois o indutor que vai jundo a ele, deixa a montagem mais fácil, a placa e muito compacta ! kuhakuha

O que eu for lembrando das dificuldades eu vou postando para que outros que quei~rao montar também não passe por tais desanimações ! kuahkuha

abç ! Positivo
alqudwa
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por cesar.filho.eletro em Dom 31 Ago 2014 - 11:54

cesar.filho.eletro escreveu:Alguém tem o esquema da fonte estou querendo montar numa placa de circuito impresso universal

não existe o esquema?? so pode montar se for com está placa??
cesar.filho.eletro
Nível 1
Nível 1

Mensagem por drigo em Dom 31 Ago 2014 - 12:32

Ola a todos os amigos sera que alguém ai tem um projeto de fonte chaveada com o ir 2153 mas com proteção de curto pois todos os projetos com proteção de curto que acho na net tem alguma informação que não bate ou simplesmente não tem proteção eu estou tentando copiar um tipo de proteção muito usado em tvs mas não sou tão bom em fonte chaveadas.
Assim todos nos gostamos de simplicidade praticidade e potencia mas só não consideramos na maioria das vezes a proteção da fonte ou do circuito que ela vai alimentar.
Mesmo que a fabricação da fonte saia com o preço baixo muitos amigos querem usar ela em potentes amplificadores e muita das vezes ela queima e leva junto algumas peças mais cara.
se ninguém tiver uma proteção pra essa fonte vamos tentar providenciar uma oque vcs acham?
Oque tenho visto aqui no fórum é que estamos usando muito o ir 2153 mas sem nenhuma proteção.
Abraço a todos!!!!
drigo
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alqudwa em Dom 31 Ago 2014 - 14:21

reginaldo escreveu:parabéns pelo seu vídeo bastante explicativo minha duvida e com relação as bobinas e o filtro de linha quantas voltas pra cada e a bitola do fio

Parceiro ! o filtro de linha eu retirei de uma placa de televisor e alguns indutores também!

os indutores das saídas eu os fiz com fio 17 awg, utilizei um lápis enrolei do inicio da furação ate o final !

abç ! Positivo
alqudwa
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por CMeletronica em Dom 31 Ago 2014 - 14:30

drigo escreveu:Ola a todos os amigos sera que alguém ai tem um projeto de fonte chaveada com o ir 2153 mas com proteção de curto pois todos os projetos com proteção de curto que acho na net tem alguma informação que não bate ou simplesmente não tem proteção eu estou tentando copiar um tipo de proteção muito usado em tvs mas não sou tão bom em fonte chaveadas.
Assim todos nos gostamos de simplicidade praticidade e potencia mas só não consideramos na maioria das vezes a proteção da fonte ou do circuito que ela vai alimentar.
Mesmo que a fabricação da fonte saia com  o preço baixo muitos amigos querem usar ela em potentes amplificadores e muita das vezes ela queima e leva junto algumas peças mais cara.
se ninguém tiver uma proteção pra essa fonte vamos tentar providenciar uma oque vcs acham?
Oque tenho visto aqui no fórum é que estamos usando muito o ir 2153 mas sem nenhuma proteção.
Abraço a todos!!!!

Amigo estou trabalhando em uma proteção pro ir memso , fiz ja alguns testes ela se comportou bem mas por enquanto fiz pra proteger da fonte se elevar na saida e estou trabalahndo pra fazer quando ela abaixar tb so que por enquanto estou testando levando em consideração que o IR2153 quanto a tensão cai abaixo dos 9V ele desliga ja da pra se baser nessa informação
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por wellersond em Dom 31 Ago 2014 - 15:14

Então THIAGO e como voce falou, só o NS450 vai drenar bem a potencia que a fonte vai nos fornecer, pois os amplificadores de 130W são com os 2SC3858 e esses dois juntos vai precisar de uma fonte de + ou - de 5A e se colocar juntos o NS450 vai ficar sem alimento hahahahaha.

Uma pergunta Thiago voce colou o trafinho com que tipo de cola???? a de sapateiro serve pois colei um aqui ficou firme mas sera que nao vai atrapalhar no campo magnético?

E eu posso usar os UF4006??? pois nas minhas sucatas encontrei apenas os UF4006, nao tenho os UF4007.

Como diz o velho ditado quem nao arrisca nao petisca!!! vou tentar fazer esta fonte, e ver se acho uma loja boa pois a que estou querendo comprar vende resistores e diodos so em atacado de 10 peças... Mas eu não vou faze-la agora pois estou sem tempo hahahhaha....

wellersond
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alqudwa em Dom 31 Ago 2014 - 22:57

wellersond escreveu:Então THIAGO e como voce falou, só o NS450 vai drenar bem a potencia que a fonte vai nos fornecer, pois os amplificadores de 130W são com os 2SC3858 e esses dois juntos vai precisar de uma fonte de + ou - de 5A e se colocar juntos o NS450 vai ficar sem alimento hahahahaha.

Uma pergunta Thiago voce colou o trafinho  com que tipo de cola???? a de sapateiro serve pois colei um aqui ficou firme mas sera que nao vai atrapalhar no campo magnético?
Usei verniz mesmo!, quanto a cola de sapateiro, desde que não fique ar entre os ferrites.

E eu posso usar os UF4006??? pois nas minhas sucatas encontrei apenas os UF4006, nao tenho os UF4007
Os UF4006 aguentão a brincadeira, já os uf4005 fica um pouco critico qual quer coisa da uma olhada no datasheet

Como diz o velho ditado quem nao arrisca nao petisca!!! vou tentar fazer esta fonte, e ver se acho uma loja boa pois a que estou querendo comprar vende resistores e diodos so em atacado de 10 peças... Mas eu não vou faze-la agora pois estou sem tempo hahahhaha....

Abç! Positivo
alqudwa
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alqudwa em Dom 31 Ago 2014 - 23:00

cesar.filho.eletro escreveu:

não existe o esquema?? so pode montar se for com está placa??
Existe vários esquemas, essa tipologia e semelhante as fontes ATX mais nada lhe impede de pegar o esquema elétrico e fazer uma nova placa, os arquivos Gerbers estão na pagina 01

Abç! Positivo
alqudwa
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por cesar.filho.eletro em Seg 1 Set 2014 - 8:52

alqudwa escreveu:

Abç! Positivo

desculpa  mas no arquivo disponibilizado na primeira pagina não encontro o esquema só o layout da placa
cesar.filho.eletro
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alqudwa em Seg 1 Set 2014 - 11:49

Fala pessoal ! vai começar uma novela para machos !!!

To montando a fonte e de vez em quando esbarro em uma coisa ou outra, tudo pela presa de ver funcionar!

Antes desse vídeo fiz um vídeo enrolando o trafinho, que vou ter que refazer pois a 2 parte do secundario eu enrolei no sentido contrario.
O que pode ter ocasionado a falha nos fets que vou mostrar no vídeo agora ! mais as tensões de saídas ficarão certinhas 37+37 como me dispus a fazer! uma pena os fets não ter aguentado mais tempo!

Na minha placa de controle de frequência entre os pinos 1 e 4 do IR2153 chegava uma tensão de 10~11v, ao ligar, a lâmpada serie piscava e se ouvia um estralo que eu não sabia de onde vinha! " agora eu ja sei" Laughing
Era como se o (IR) desse apenas um pulso e para-se. O que de fato ocorria.

Creio também que o (IR) estava com mal contato com a placa!
Videm o vídeo!

abç!Positivo
alqudwa
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por mizzu em Seg 1 Set 2014 - 22:49

alqudwa,Ate Eu fiquei Triste Quando a pequenina Pifou!!!
mizzu
Nível 2
Nível 2

Mensagem por drigo em Seg 1 Set 2014 - 23:18

Isso ai to gostando.
drigo
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Alfredo Padrao em Seg 1 Set 2014 - 23:36

Pelo que vi, parece que o IR2153 está montado num soquete; confirme por favor.  

Caso afirmativo; acho que foi dito antes, que preferencialmente este integrado deve ser soldado direto, pelo fato das altas frequências em que trabalha, não sendo aconselhado ser montado em soquete, principalmente se for daqueles soquetes estampados, que permitem uma certa folga.

Boa Sorte,
Alfredo
Alfredo Padrao
Nível 2
Nível 2

http://cuboparaguitarra.blogspot.com.br/

Mensagem por drigo em Seg 1 Set 2014 - 23:45

Amigos essa fonte fica legal com ou sem gap?
Pois a ns450 que eu montei só ficou boa sem o gap pois com o gap ela esquentava os rolamentos do trafo e até os fets mas sem o gap ela tá funcionando até hoje e morna mesmo com o amplificador no volume máximo ela permanece morna.
Abraço a todos.
drigo
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Caca Silva em Seg 1 Set 2014 - 23:47

drigo escreveu:Amigos essa fonte fica legal com ou sem gap?
Pois a ns450 que eu montei só ficou boa sem o gap pois com o gap ela esquentava os rolamentos do trafo e até os fets mas sem o gap ela tá funcionando até hoje e morna mesmo com o amplificador no volume máximo ela permanece morna.
Abraço a todos.

Aqui aconteceu a mesma coisa, com certeza tem que ser sem o gap de ar.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Caca Silva em Ter 2 Set 2014 - 0:03

alqudwa escreveu:Fala pessoal ! vai começar uma novela para machos !!!

To montando a fonte e de vez em quando esbarro em uma coisa ou outra, tudo pela presa de ver funcionar!

Antes desse vídeo fiz um vídeo enrolando o trafinho, que vou ter que refazer pois a 2 parte do secundario eu enrolei no sentido contrario.
O que pode ter ocasionado a falha nos fets que vou mostrar no vídeo agora ! mais as tensões de saídas ficarão certinhas 37+37 como me dispus a fazer! uma pena os fets não ter aguentado mais tempo!

Na minha placa de controle de frequência entre os pinos 1 e 4 do IR2153 chegava uma tensão de 10~11v, ao ligar, a lâmpada serie piscava e se ouvia um estralo que eu não sabia de onde vinha! " agora eu ja sei" Laughing

Videm o vídeo!

abç!Positivo

Os projetistas podem responder melhor mas estou achando essa tensão de 10V encima do pino 1 do C.I. meio baixa.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Caca Silva em Ter 2 Set 2014 - 0:12

alqudwa escreveu:Fala pessoal ! vai começar uma novela para machos !!!

Videm o vídeo!

abç!Positivo

Amigo olha esse video que fiz a um tempo atrás note como o barulho é o mesmo hehehehehe

Não cheguei a fimar mas pouco tempo depois os Mosfets entraram em curto e olha que era um par de IRFP460
Aqui resolvi usando núcleo sem gap de ar, não reaproveitando de tvs e monitores e sim comprando novo e enrolando os enrolamentos bem fortes.

ADMINISTRADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 30 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 17 ... 30  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: