Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
36 usuários online :: 9 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 27 Visitantes :: 2 Motores de busca

Ademir, lm324, maobranca, Marcio_tekrn, pabloigor, perzo, talesbrasil, wagner poltronieri, wandows

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 9:54
Últimos assuntos
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5943)

renatoscp (3823)

CMeletronica (3121)

michel chagas (2791)

Railson (2118)

alexsandro rodrigues de a (1775)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1220)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

CYGNUS SA5AB

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: CYGNUS SA5AB

Mensagem por michael@ em Sex 20 Fev 2015 - 9:26

Boa tarde galera o layout com o valores dos componentes esta pronto agara alguem pode me ajuda a posta os PDF !! CM Eletronica
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por CMeletronica em Sex 20 Fev 2015 - 9:31

amigo se vc tiver conta em algum site do tipo 4shared , mega e outros vc posta la os arquivos e depois coloca o link aqui pois ele ficara ativo pra download direto
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por michael@ em Sex 20 Fev 2015 - 9:55

CMeletronica escreveu:amigo se vc tiver conta em algum  site do tipo 4shared ,  mega e outros vc posta la os arquivos e depois coloca o link aqui pois ele ficara ativo pra download direto

eu ainda sou leigo nisso eu posso fazer melho envia pra vc o layout e vc post a pra min ???
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por CMeletronica em Sex 20 Fev 2015 - 9:59

pode sim eu posto pra vc agora , envia pra mim [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por CARLOS91 em Sex 20 Fev 2015 - 15:45

Obrigado aos amigos pelo esforço em ajudar só não a mim, mas também aos outros amigos que precisaram dos mesmos arquivos aqui disponibilizados.Obrigado Isaias, Michael@, Cm eletronica, fico no aguardo dos arquivos.
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por michael@ em Sex 20 Fev 2015 - 16:09

CMeletronica escreveu: pode sim eu posto pra vc agora , envia pra mim [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
ja esta no seu Email !!
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por CMeletronica em Sex 20 Fev 2015 - 16:49

segue os pdf gerados com legenda e trilhas , legendas que foram colocadas pelo nosso amigo Michael :
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por CARLOS91 em Sex 20 Fev 2015 - 17:07

Muito obrigado amigos, são pessoas como vcs que fazem o mundo melhor e mais fácil pra viver.Quando precisarem de ajuda eu puder ajudar com certeza não me esconderei e farei o que estiver ao meu alcance pra ajudar.Mas uma vez muito obrigado e que DEUS os abençoe.

Abraços. C-audio eletrônica
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por CARLOS91 em Sab 21 Fev 2015 - 14:09

Olá pessoal, quando eu terminar as placas postarei as fotos.

Abraços, C-audio eletrônica
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por renatoscp em Sab 21 Fev 2015 - 15:04

Gente, alguém que teve ou tem esse Cygnus já teve a oportunidade de comparar o som dele (em termos de qualidade e não potência) com outros amplificadores classe AB que utilizam topologias diferente, sem CI na entrada?

Tô perguntando isso pq andei simulando alguns circuitos semelhantes, com essa mesma topologia, e apesar de funcionar perfeitamente, percebo que o THD total fica sempre meio "limitado" por conta dos arranjos necessários pra climpar a tensão de alimentação do CI, que tem que ser bem mais baixa que a tensão total de alimentação do conjunto...

Vejam bem, tô falando em simulação, na prática a coisa deve realmente mudar de figura, por isso perguntei sobre a qualidade... Já vi muita gente na net reclamando que cygnus são fortes porém o som não agrada muito...
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por CARLOS91 em Sab 21 Fev 2015 - 17:06

Olá renato, um dos meus amigos que tem som de aluguel já possuiu um e em comparação a outros que ele tinha na época não gostou da qualidade do som dele.
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por renatoscp em Sab 21 Fev 2015 - 17:37

CARLOS91 escreveu:Olá renato, um dos meus amigos que tem som de aluguel já possuiu um e em comparação a outros que ele tinha na época não gostou da qualidade do som dele.

Pois é... Foi o que imaginei... Potência é bom sim, mas sem qualidade aí complica né... Talvez repensar mais antes de montar, quem sabe partir pro BX, que também trabalha simétrico, mas apenas com transistores específicos para a tensão de trabalho dele...

Quando se trata de amplificador de audio, os melhores esquemas usam sempre a mesma topologia, e chega uma hora que os fabricantes não conseguem mais fazer alterações em uma mesma topologia afim de ficar "diferente" do seu concorrente, no caso a outra marca que fabrica a mesma topologia... Ai partem para uma topologia diferente, que nem sempre traz bons resultados, mesmo que os engenheiros "afinem" ela ao máximo, simplesmente pelo fato que ela própria se limita. No caso deste Cygnus por exemplo, a limitação fica no próprio CI, que trabalha com tensão simétrica bem abaixo da alimentação do circuito... Esse fator impede que seu amplificador interno seja utilizado na sua forma nativa, e é aí que começa o problema, ele é usado apenas como "diferencial", note que sua saída não excita nenhum transistor, apenas o consumo do CI é utilizado como referência. Sendo assim, isso poderia ser feito usando par diferencial duplo com transistores mesmo, e com muitas vantagens, e é assim que funciona o MOD BX...
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por CARLOS91 em Dom 22 Fev 2015 - 13:51

Pessoal estou com uma dúvida, a placa de fenolite aceita o processo termico?
Estou perguntando isso porque não consegui passar a mascara de componentes para ela, o lado das trilhas já fiz, mas o lado dos componentes não pega.Aguardo respostas.

Abraços, C-audio eletronica
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por renatoscp em Dom 22 Fev 2015 - 14:31

CARLOS91 escreveu:Pessoal estou com uma dúvida, a placa de fenolite aceita o processo termico?
Estou perguntando isso porque não consegui passar a mascara de componentes para ela, o lado das trilhas já fiz, mas o lado dos componentes não pega.Aguardo respostas.

Irmão, eu acho que isso ai tá mais relacionado ao tipo de papel do que à placa em sí, já tive o mesmo problema com fenolite mesmo...

Tenta passar bombril na placa antes, à seco, depois limpe com álcool isopropílico...
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por CARLOS91 em Dom 22 Fev 2015 - 14:51

Obrigado pela dica renato, vou ver se resolve.Abraço.
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por louroimortaldotempo em Dom 22 Fev 2015 - 15:31

renatoscp escreveu:

Irmão, eu acho que isso ai tá mais relacionado ao tipo de papel do que à placa em sí, já tive o mesmo problema com fenolite mesmo...  

Tenta passar bombril na placa antes, à seco, depois limpe com álcool isopropílico...

isso mesmo Renato e acrescentando, o tipo de ferro também tem haver, no meu caso tive que alterar o bimetálico
que tem dentro do ferro elétrico aumentando a temperatura  só não me recordo qual foi a temperatura
do que coloquei mas ficou ótimo usando com papel fotográfico Positivo
louroimortaldotempo
Nível 2
Nível 2

Mensagem por renatoscp em Dom 22 Fev 2015 - 16:14

louroimortaldotempo escreveu:

isso mesmo Renato e acrescentando, o tipo de ferro também tem haver, no meu caso tive que alterar o bimetálico
que tem dentro do ferro elétrico aumentando a temperatura  só não me recordo qual foi a temperatura
do que coloquei mas ficou ótimo usando com papel fotográfico Positivo

Sabe que nunca pensei nisso rsrs... Alterar o termostato seria uma coisa interessante, visto que o ferro das "patroas" mesmo na ultima temperatura ainda é fraco pra PCB. Será que se desativar o termostato a resistencia queima?
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por michael@ em Dom 22 Fev 2015 - 16:25

renatoscp escreveu:

Sabe que nunca pensei nisso rsrs...  Alterar o termostato seria uma coisa interessante, visto que o ferro das "patroas" mesmo na ultima temperatura ainda é fraco pra PCB. Será que se desativar o termostato a resistencia queima?
Renato meu amigo ñ aconselho a fazer isso ñ eu fis aki em casa com forro tirei o termostato e aqueceu al maximo dele ate derrete a chapa do do ferro kkkkk pensa na larva de um vulcão então foi asim que ficou meu ferro de passa!! Shocked
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por louroimortaldotempo em Dom 22 Fev 2015 - 16:43

renatoscp escreveu:

Sabe que nunca pensei nisso rsrs...  Alterar o termostato seria uma coisa interessante, visto que o ferro das "patroas" mesmo na ultima temperatura ainda é fraco pra PCB. Será que se desativar o termostato a resistencia queima?

Renato tem que alterar apenas o bimetálico e mais nada,pois se você deixar direto a temperatura tende ao
infinito queimando a resistência ou atingindo a temperatura de fusão da chapa  Positivo
louroimortaldotempo
Nível 2
Nível 2

Mensagem por CARLOS91 em Dom 22 Fev 2015 - 18:16

michael@ escreveu:Renato meu amigo ñ aconselho a fazer isso ñ eu fis aki em casa com forro tirei o termostato e aqueceu al maximo dele ate derrete a chapa do do ferro kkkkk pensa na larva de um vulcão então foi asim que ficou meu ferro de passa!! Shocked

Eita bote quente nisso kkkkk...

Pessoal, nos arquivos passados os capacitores eletrolitos de 330uf X 25v estão unidos pelo polo positivo de um e o negativo do outro, mas chegou um sa5 aqui na oficina e observando a placa percebi que os mesmos capacitores se unem pelo positivo...

O certo seria assim né:
[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por CARLOS91 em Dom 22 Fev 2015 - 18:38

Olá michael,percebi alguns valores trocados e componentes invertidos no arquivo que vc disponibilizou,exemplo:

Um diodo invertido, dois capacitores invertidos, os transistores de saidas trocados e um dos capacitores
em série invertido como vc pode observar na imagem, por favor me corrijam se eu estiver errado, vejam:

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por michael@ em Dom 22 Fev 2015 - 19:31

CARLOS91 escreveu:Olá michael,percebi alguns valores trocados e componentes invertidos no arquivo que vc disponibilizou,exemplo:

Um diodo invertido, dois capacitores invertidos, os transistores de saidas trocados e um dos capacitores
em série invertido como vc pode observar na imagem, por favor me corrijam se eu estiver errado, vejam:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]" />
amigo boa noite o layout ñ foi eu qur fiz eu so coloquei os valores dos componentes e eu tenho aki em minha mão a placa do SA4.0 e realmente esta invertido os capacitores e o diodo se vc quiser eu faço a edição dos PDF e ti mando !!
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por CARLOS91 em Dom 22 Fev 2015 - 19:41

Obrigado michael vc já fez muito amigo, só queria mostrar a correção pra outros que vierem neste tópico não cometam erros, eu já estou finalizando a placa, obrigado pela disposição.
Pensando bem, corrija e me mande que eu posto aqui para os outros amigos.

CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por CARLOS91 em Dom 22 Fev 2015 - 21:12

outro erro é no lugar que está o resistor 6k8 o certo é o 680R e o 6k8 vai em série com um capacitor cerâmico 180pf entre os pinos 2 e 6 do CI.
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por michael@ em Seg 23 Fev 2015 - 18:05

CARLOS91 escreveu:outro erro é no lugar que está o resistor 6k8 o certo é o 680R e o 6k8 vai em série com um capacitor cerâmico 180pf entre os pinos 2 e 6 do CI.
boa noite amigo eu ja consertei e o Liliano vai posta !!
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: