Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
49 usuários online :: 13 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 36 Visitantes :: 2 Motores de busca

Ademir, betotau, Bruno Elias, CMeletronica, geovanepc, Kroika, microbit, moreiracilene, Odorico Alfredo, pfitztroniques, rcolman, SUNDPRO, TiagoPT

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5981)

renatoscp (3862)

CMeletronica (3197)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1788)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Projeto pisca led PIC AJUDA!!!

Ir em baixo

Projeto pisca led PIC AJUDA!!!

Mensagem por systemjol em Qua 19 Nov 2014 - 15:56

Olá pessoal,estou estudando os microcontroladores pic e o compilador pcw ccs.Já consigo fazer algumas coisas,até escrever em lcd,mas tem um projeto que não consigo de forma alguma.É o seguinte:quero fazer dois ou mais leds piscarem de forma independente ligados a ports independentes do pic (pode ser qulquer um),na verdade quero um explicação ou código em c de como isso é feito.Tipo assim,um led no port RB1 pisca a cada 200ms,outro led no port RB2 pisca a cada 500ms e assim por diante,sempre que faço o código,o primeiro led pisca e pára,até que os outros executem sua rotina,e volta a piscar então.Quero corrigir esse problema.Basicamente seria o mesmo que fazer o pic gerar várias formas de onda quadrada independentes de digamos 1khz,1,5khz 2khz em vários pinos.Podem me ajudar por favor?
systemjol
Avançado
Avançado

Re: Projeto pisca led PIC AJUDA!!!

Mensagem por systemjol em Qua 19 Nov 2014 - 19:19

Alguém aí pode me dar uma luz?
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por Anderson M em Qui 20 Nov 2014 - 0:37

Amigo Joel, entendi o que você deseja fazer, isso é algo muito fácil com poucas linhas de códigos. Gostaria muito de ajudar nesta tarefa, mas eu não sou muito fã do CCS Compiler. Agora caso fosse o compilador MikroC PRO, este sim o código estaria disponível no post.  

Na lógica o código escrito em C seria semelhante, mas o que mudar são o formato de escrita na configuração do registrador TRIS, e também configurações dos fuses bits que são adicionado na unha grande no código. Já o MikroC PRO possui um assistente de configuração fácil dos fuses bits.

Vamos aguardar, pode ser que o amigo Liliano seja fera neste compilador CCS.
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagem por CMeletronica em Qui 20 Nov 2014 - 1:29

pois é em ccs eu tb tenho aprendido e difere pouco do mikroC , o ccs pode ser usado algumas lingugens tipo output e input ja no mikroC tem que definir antes .

agora amigo pra fazer que ambas saidas funcionem ao mesmo tempo não é tão complicado , em mikroC .

vc deve estar usando a função delay_ms(nns) isso faz com que o pic aguarde por nns tempo , enquanto o micro faz a função delay ele não executa mais nada então ocorre essa pausa .
o certo é ler masi sobre timer 0 pois com ele vc pode fazer a divisão de clock e atingir a frequência em cada pino e quando colocar uma função tipo void vc pode colocar pra executar ao mesmo tempo ambos pinos . espero que tenha te ajudado em alguma coisa .

CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por CMeletronica em Qui 20 Nov 2014 - 1:35

amigo vou te passar um projetinho que aindei modificando mas fiqeui sem tempo , mas ele tem alguma coisa parecida na net , mesmo assim é muito bom pois alem de vc variar a frenquencia de 2 saidas vc ajusta a alternancia entre elas .

http://www.4shared.com/rar/6hR0q1Ngba/police_pulses_.html

esse so tem o hex pois o codigo fonte não me lembro mais onde esta e tem o esquema de montagem da uma olhada , vou procurar alguma coisa pra vc mas te aconselho a pesquisar sobre timer 0

CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por systemjol em Qui 20 Nov 2014 - 8:14

Muito obrigado até agora amigos!Anderson,voce,quando tiver tempo,pode me passar o código em c então com esse projeto mesmo feito no mikroc?O que quero é analisar o código e ver onde estou errando,pode ser o que o Liliano falou.
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por gantunes em Qui 20 Nov 2014 - 8:40

systemjol escreveu:Alguém aí pode me dar uma luz?
Olá Joel, fiz um exemplo bem básico no CCS todo comentado e com simulação para piscar dois leds, usando o timer0 do pic, espero que te ajude. Abraço  (y)
http://www.4shared.com/zip/mzBovY9xba/Pisca_led-timer0.html?
gantunes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por systemjol em Qui 20 Nov 2014 - 9:42

Exatamente amigo!!!!Muito obrigado mesmo a todos voces,são "os caras" rsrsrsrrs!!!Valeu mesmo.Agora é só eu estudar o código pra entender melhor.Quer dizer que a única forma de fazer isso é usando o TIMER0?
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por CMeletronica em Qui 20 Nov 2014 - 10:42

a melhor forma é essa , vc poderia ate fazer no modo de piscar led rsrs para cada led , vc repetiria liga - delay - desliga - delay .
o delay determina o tempo so que é muito codigo pra erscrever rsrsrs e cai na rotina de espera do delay o timer 0 é o melhor

CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: