Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
61 usuários online :: 21 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 40 Visitantes :: 2 Motores de busca

Adalberto Nascimento, Alfredo Padrao, Andrew Lebon, batman, Betto, deus efiel, djdanieldorneles, helman, jca, jocabacellar, Leonardo Souza, lhartouka, Marcelino, OMERO SOUZA LIMA, reinaldo jose da silva, rrdsouza, silva123, souramon, treetitanic, varkrisz, Wesley Wagner

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5945)

renatoscp (3827)

CMeletronica (3141)

michel chagas (2791)

Railson (2118)

alexsandro rodrigues de a (1776)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1220)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Desabafo ! a todos que se enteressar !!!!! irs 2092 com 2 transistor irfb 4227 !!!!

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Desabafo ! a todos que se enteressar !!!!! irs 2092 com 2 transistor irfb 4227 !!!!

Mensagem por Daniel Queiroz em Qui 15 Jan 2015 - 13:52

Caro Amigo vou fazer o que vc sugerio para o indutor , portanto o meu conhecimento de eletrotecnica me diz que para um nucleo entrar em saturamento teria que ser submeter a corrente maxima de saturação do mesmo que não e o caso da nossa placa, com 50 wats ele ja corta por isso eu estou ficando confuso !
Daniel Queiroz
Nível 2
Nível 2

Re: Desabafo ! a todos que se enteressar !!!!! irs 2092 com 2 transistor irfb 4227 !!!!

Mensagem por elias eqs em Qui 15 Jan 2015 - 14:16

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

caros amigos, essa é a nossa bancada, digo, de Minha e a de Daniel, que montamos a Placa de Joel.
composta pelo o que vocês estão vendo na fotos; Um gerador de Áudio; Um Indutímetro em escala de micro (uH) e um na escala de (mH); Um Multímetro um frequencímetro; e um Oscilloscope, todos Digital.
elias eqs
Nível 1
Nível 1

Mensagem por louroimortaldotempo em Qui 15 Jan 2015 - 15:30

amigo você tem 100% de certeza que esses transistores são originais?
pois tem fabricantes chinês que trocam a pastilha que tem dentro do transistor
ex:eles nomeam o transistor de:irfb4227 que tem uma resistencia on de
0,0197 Ohms e dentro colocam a pastilha de um irf 640 que tem resistencia de
0,15 Ohms ou seja 7x o valor do original,isso faz com que ele acione a proteção cauculada
7x antes. Positivo
louroimortaldotempo
Nível 2
Nível 2

Mensagem por exciter em Qui 15 Jan 2015 - 18:49

dependendo da frequencia, o irfb4227 costuma ser ''demais'' pra esse esquema
exciter
Avançado
Avançado

Mensagem por systemjol em Qui 15 Jan 2015 - 18:53

Acho que a maioria de voces aí conhecem o transistor mosfet 19n20,pois bem,adquiri recentemente 4 unidades deles,já estranhei pois vieram com encapsulamento plástico.Coloquei em um class d que estou testando e a sorte minha foi que liguei com lampada série,a lampada acendeu forte,sendo que com outros mosfets que havia testado antes a placa estava normal.Fui medir com mulrímetro e os teste deu 600 do primeiro pino pros outros dois com a ponta preta,indicando um tbj.Tenho aqui que eu montei um testador de semicondutores com microcontrolador atmega8,coloquei no teste e acusou:transistor tbj=hfe 123,vbe=600mv e os terminais base coletor e emissor!!!
O transistor por dentro é um tjb,e por fora um mosfet,com inscrição P19N20.
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por CMeletronica em Qui 15 Jan 2015 - 18:55

amigo são inumeras coisas que pode estar acontecendo , mas que o projeto funciona e muito bem , segue um video qeu nosso amigo naldo fez uns testes desse amplificador , infelizmente voces que estão montando esse amplficador é quem podem trocar as peças e no final vai nos dizer o que ta acontecendo , uma das coisas interessantes para se testar as fontes de 5V verifica o que acontece pois um zener com variação pode influenciar no irs2092 , como foi falado são muitas coisas que podem prejudicar o projeto
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por exciter em Qui 15 Jan 2015 - 18:56

elias eqs escreveu:[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]" />

caros amigos, essa é a nossa bancada, digo, de Minha e a de Daniel, que montamos a Placa de Joel.
composta pelo o que vocês estão vendo na fotos; Um gerador de Áudio; Um Indutímetro em escala de micro (uH) e um na escala de (mH); Um Multímetro um frequencímetro; e um Oscilloscope, todos Digital.

elias, nessa foto, os mosfets estao com extensoes nos terminais??
exciter
Avançado
Avançado

Mensagem por elias eqs em Qui 15 Jan 2015 - 19:55

Sim, mas, ele está a 20cm de distância da placa, atraves desses fios que você está vendo na foto.
elias eqs
Nível 1
Nível 1

Mensagem por exciter em Sex 16 Jan 2015 - 0:13

isso nao pode...ate as trilhas das placas nao podem ser muito longas,,ele trabalha com altas frequencias e, correntese tensoes
exciter
Avançado
Avançado

Mensagem por CMeletronica em Sex 16 Jan 2015 - 11:07

isso influencia mesmo pois frequencia alta é critico . , amigo Daniel solde ele na placa e poste o resultado ok
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por chaves_paulo em Dom 18 Jan 2015 - 0:27

amigo tenho montado esta placa aqui com irs2092 e irfb4227, e funciona perfeitamente bem,já usei ate 1,5 ohms sem cortar o sinal com 50V.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
chaves_paulo
Avançado
Avançado

Mensagem por CarlosVot em Dom 18 Jan 2015 - 11:38

Boa Tarde!

Amigo,não posso falar muito de Classe D,tenho alguma experiencia com RF.
O que posso dizer é que não vai poder utilizar os Mosfets longe da placa ligados com fio.
A frequência de chaveamento é alta,nos datasheets da IR deixa isso bem claro.
Principalmente a do gate até o CI.Por isso mesmo muitos amplis com IR da net
não funcionam corretamente,justamente pelo projeto da placa.
Nessa primeira foto mosfet fora da placa,fica visível também interferência(indução)
do indutor nos fios de ligação dos Mosfets.Nesta configuração da pra constatar:
Indução,aumento de capâcitancia parasita,aumento da resistência,tudo isso deforma
o pulso de acionamento do gate.Tudo isso vai aumentar com o aumento da potência.
Tudo fica mais evidente também quando se trabalha com tensões mais altas.
Essa sua última foto os Mosfets foram soldados direto na placa.Não é?
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagem por chaves_paulo em Qua 21 Jan 2015 - 20:47

Amigo Carlos, se o comentário for pra minha montagem,deixa eu esclarecer uma coisa o transistor que vc menciona na primeira foto não e o mosfet mas sim um MJE13007,que faz a regulagem de 12v para o +bias da placa,os mosfets ficam diretamente na placa e bem próximos do IRS 2092,como vou detalhar na foto abaixo.
chaves_paulo
Avançado
Avançado

Mensagem por CarlosVot em Qua 21 Jan 2015 - 22:24

chaves_paulo,

Não amigo!
Me refiro a montagem do Elias,que tem os mosfets ligados com fio externos a placa.
Quanto a sua montagem,perfeito.Assim deve ser.
Acredito que ele já deva ter chegado a essa conclusão.
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagem por CMeletronica em Qua 21 Jan 2015 - 22:43

pois é amigo ele reclamou tanto e quando descobriu que o defeito foi provocado por ele , não entrou mais pra falar da solução , isso é falta de consideração com o pessoal do forum
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por Daniel Queiroz em Qui 22 Jan 2015 - 11:14

Não !!!!!!! , todas as modificação foram feitas pelo os amigos do foram , mais não deu certo depois das modificações (ja queimei dois irs2092 e desistir ) estou na espera de comprar um pronto pelo amigo leandro da eletronica perez , eu penso que com 80 volts simetrico ,essa placa nunca foi testada ! ai ficou difícil para mim (todos os videos que eu vir com ela funcionando era sempre com as tensões mais baixas . mais agradeço a todos sem e cessação e longe de mim não compartilhar com vocês o meu sucesso com essa bendita placa . obrigado !!!
Daniel Queiroz
Nível 2
Nível 2

Mensagem por systemjol em Qui 22 Jan 2015 - 12:35

Já testei ela com fonte chaveada,irfb52n15 e 84+84v a 4 ohms,sem nenhum problema.
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por Daniel Queiroz em Qui 22 Jan 2015 - 12:45

so tem um problema e que eu estou usando irfb4227 serve ? e ai !!!!!
Daniel Queiroz
Nível 2
Nível 2

Mensagem por albert_emule em Qui 22 Jan 2015 - 14:12

CarlosVot escreveu:Boa Tarde!

Amigo,não posso falar muito de Classe D,tenho alguma experiencia com RF.
O que posso dizer é que não vai poder utilizar os Mosfets longe da placa ligados com fio.
A frequência de chaveamento é alta,nos datasheets da IR deixa isso bem claro.
Principalmente a do gate até o CI.Por isso mesmo muitos amplis com IR da net
não funcionam corretamente,justamente pelo projeto da placa.
Nessa primeira foto mosfet fora da placa,fica visível também interferência(indução)
do indutor nos fios de ligação dos Mosfets.Nesta configuração da pra constatar:
Indução,aumento de capâcitancia parasita,aumento da resistência,tudo isso deforma
o pulso de acionamento do gate.Tudo isso vai aumentar com o aumento da potência.
Tudo fica mais evidente também quando se trabalha com tensões mais altas.
Essa sua última foto os Mosfets foram soldados direto na placa.Não é?

Aqui no caso dos amplificadores classe D, talvez o problema da freqüência seja mais complexa do que na RF.

Em RF se você 740Khz, realmente você só tem 740Khz, pois a onda é senoidal e provavelmente com poucas harmônicas.

Aqui no classe D, se você tem 400Khz no PWM, você na verdade tem no mínimo harmônicas que passam de 2Mhz. A coisa é crítica.
Quando mais rápido for o tempo de subida da onda (Rise time), mais alta será as harmônicas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por CarlosVot em Qui 22 Jan 2015 - 14:45

Bem lembrado amigo,

ai o bicho pega mesmo!
CarlosVot
Avançado
Avançado

Mensagem por naldo santos em Sex 23 Jan 2015 - 10:48

albert_emule escreveu:

Aqui no caso dos amplificadores classe D, talvez o problema da freqüência seja mais complexa do que na RF.

Em RF se você 740Khz, realmente você só tem 740Khz, pois a onda é senoidal e provavelmente com poucas harmônicas.

Aqui no classe D, se você tem 400Khz no PWM, você na verdade tem no mínimo harmônicas que passam de 2Mhz. A coisa é crítica.
Quando mais rápido for o tempo de subida da onda (Rise time), mais alta será as harmônicas.

Albert!!! adorei a sua explicação e aprendi muito com o video que postou,muito bom mesmo.... tenho aprendido muito sobre os classes D contigo e com o Grande Joel,ainda estou descobrindo a operação do meu osciloscópio,porem sei que com vocês e demais membros do fórum isso vai ser moleza!!!

E o amigo Carlosvot que sempre compartilha seu grande conhecimento,obrigado a todos!!! Positivo Positivo

Abraços!!

Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por albert_emule em Sex 23 Jan 2015 - 12:18

Este cara aí do vídeo é muito fera.
Sempre acompanho.

Tudo isso faz agente concluir que devemos escolher os componentes que suportem a freqüência das harmônicas, não a fundamental hehehe

Por exemplo:
Se iremos escolher um comparador para trabalhar com PWM em 400Khz, devemos procurar um que consiga trabalhar com no mínimo a 5ª harmônica.
Eu havia lido em outros artigos técnicos que em clock digitam ou PWM, pelo menos a 5ª harmônica deve estar presente. Menos que isso a onda fica muito parecida com arredondada.

Para saber a 5ª harmônica de 400Khz, só multiplicar por 5 = 2Mhz.

Tem uma fórmula que diz:
F=1/T ( Freqüência é igual a 1, dividido por tempo).

Se você observar o tempo que o PWM leva para ir de zero V até 12V, e fazer este calculo, saberá a freqüência da maior harmônica do sinal.

Depois eu coloco aqui um artigo técnico interessante do manual do meu osciloscópio.
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por albert_emule em Sex 23 Jan 2015 - 12:40

Veja na página 64:

1º - Um osciloscópio de 100Mhz, medindo onda quadrada de 100Mhz. Como 100Mhz é a maior harmônica que o osciloscópio pode mostrar, ao invés de mostra a onda quadrada, ele só mostra a onda fundamental que é uma onda senoide.

2º - Um osciloscópio de 500Mhz medindo uma onda quadrada de 100Mhz. Este já é capaz de mostrar até a 5ª harmônica do sinal, pois vejam que a quinta harmônica de 100Mhz é 5 vezes 100Mhz, que dá 500Mhz.

3º- Um osciloscópio de 1Ghz medindo uma onda quadrada de 100Mhz.
Este é capaz de mostrar a 10ª harmônica do sinal, por isso a onda medida é mais parecida com quadrada. Este osciloscópio está mostrando 10 harmônias da onda quadrada, 10 vezes 100Mhz = 1Ghz.
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por CMeletronica em Sex 23 Jan 2015 - 18:40

[quote="Daniel Queiroz"]Não !!!!!!! , todas as modificação foram feitas pelo os amigos do foram , mais não deu certo depois das modificações (ja queimei dois irs2092 e desistir ) estou na espera de comprar um pronto pelo amigo leandro da eletronica perez , eu penso que com 80 volts simetrico  ,essa placa nunca foi testada ! ai ficou difícil para mim (todos os videos que eu vir com ela funcionando era sempre com as tensões mais baixas . mais agradeço a todos sem e cessação e longe de mim não compartilhar com vocês o meu sucesso com essa bendita placa . obrigado !!!  [/quot

Então vamos lá , passe pro pessoal as medições tipo o que acontece com a fonte quando da o defeito , vc esta usando lampada em serie , a tensão de bias esta normal?
são perguntas basicas pois vc disse que o mje aquece demais .
vc soldou os fets direto na placa ?
sem audio quais as medidas de tensões ?
vc tem osciloscopio para medir a forma de onda antes e depois do indutor ?
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por albert_emule em Seg 26 Jan 2015 - 16:52

Analisem os resistores R12 e R18 do esquema:

Deem uma olhada nesta proteção:
OVP = Over-Current Protection
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: