Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
54 usuários online :: 14 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 40 Visitantes :: 2 Motores de busca

Ademir, alanjunior, batistaignacio, cicero789, coroner, desio mauricio de lima, dionatanquadros, Francisco Antonio da Silv, Higo Petry, jesolu, Paulo Roberto Correa, sorincostache, treetitanic, varkrisz

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5945)

renatoscp (3825)

CMeletronica (3138)

michel chagas (2791)

Railson (2118)

alexsandro rodrigues de a (1776)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1220)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

DEBUNKER PHOENIX X5 - 600WRMS

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: DEBUNKER PHOENIX X5 - 600WRMS

Mensagem por wandows em Seg 23 Fev 2015 - 13:59

Anderson M escreveu:O Debunker Phoenix X5 e o criador dele tem o meu respeito, pelas várias horas dedicadas na simulação, correção, testes práticos e criação do layout. Tudo isso de forma gratuita. Haverá pessoas que terão dificuldades na montagem por três fatores principais.

1º - Alterações dos componentes bem dimensionados pelo autor do projeto.

2º - Componentes de péssima qualidade, principalmente os eletrolas com baixa capacitância, ESR e transas com baixo hFE.

3º - O mais principal seria o componente que ocupa o espaço entre a bancada e a cadeira.

Se tudo estiver correto, talvez poderíamos recorrer ao criador do projeto para argumentar falhas no projeto por não funcionar como foi descrito. Aliás argumentações plausível.

Concordo plenamente.

Vale lembrar também que os projetos do RENATO está sendo copiado e vendido escancaradamente e nem ao menos citam os créditos do autor da obra.
wandows
Nível 2
Nível 2

Mensagem por renatoscp em Seg 23 Fev 2015 - 14:56

wandows escreveu:

Concordo plenamente.

Vale lembrar também que os projetos do RENATO está sendo copiado e vendido escancaradamente e nem ao menos citam os créditos do autor da obra.

Eu nem ia mencionar isso amigo Wandows... Mas aconteceu a mesma coisa com o Strong quando postei ele, um bando de "engenheiros" foi lá procurar por defeitos, desencorajando o pessoal à montar... Até mesmo no fórum internacional onde postei (Diy Audio) andaram questionando sobre a potência dele, só fecharam o bico depois que o Leandro montou uma unidade e fez um vídeo derretendo um carretel de fio esmaltado com o osciloscópio na saída...

O resultado é que o amigo CM vendeu mais de 150 placas do Strong, por preço SIMBÓLICO (não ganho nada com isso, apenas aceito quando ele me manda alguma placa de brinde) e até agora ninguém que montou relatou qualquer tipo de problema, muito pelo contrário...

Eu já sabia que esse RC ali nos drivers iria gerar polêmica. Mas não vejo motivo algum pra deixar de fazer assim, se assim foi a forma em que melhor resultado eu obtive... Existem várias configurações aceitas alí, valores de capacitores de até mesmo 470uF (isso mesmo) podem ser usados dependendo do tipo de transistores utilizados na saída (fet por exemplo) com vantagens e sem perda de rendimento.

Não ligo... Isso já era previsto... Eu fico chateado por que, é exatamente esse tipo de gente que conseguiu afastar aqui do fórum um amigo muito querido, uma pessoa muito especial, que é o Naldo... Isso é um exemplo. O Naldo NUNCA se apegou a qualquer tipo de "teorias" ou "cálculos absolutos" pra projetar nada do que faz, e todos aqui sabem que seus projetos são perfeitos e funcionais... Ele simplesmente queima o dedo, testa, monta, bota pra derreter, e se ficar bom, ele posta... Isso eu aprendi muito com ele, pois de boas intenções o inferno tá cheio...
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por systemjol em Seg 23 Fev 2015 - 15:00

Só para terem idéia do quão cansativo é projetar um circuito eletrônico,estou há 2 dias trabalhando em um layout com irs2092,para ficar o mais legal que posso oferecer,trabalhar com doi cis e funcionar em bridge.Tive essa idéia porque não vejo esquemas em bridge do irs2092.Uso o eagle,que no meu caso é o melhor,mais fácil,mais interativo,e possui esquemático,o que lhe dá muito mais segurança na questão erros no layout.O que quero dizer com isso é que já são dois dias,vou gastar mais um dia pra concluir o layout,depois mais um dia pra passar pra placa,arriscar meus componentes,placa e tempo e depois de tudo se der certo disponibilizar pra voces,é exaustivo,mas compensa os elogios recebidos ao fim de tudo.
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por renatoscp em Seg 23 Fev 2015 - 15:17

systemjol escreveu:Só para terem idéia do quão cansativo é projetar um circuito eletrônico,estou há 2 dias trabalhando em um layout com irs2092,para ficar o mais legal que posso oferecer,trabalhar com doi cis e funcionar em bridge.Tive essa idéia porque não vejo esquemas em bridge do irs2092.Uso o eagle,que no meu caso é o melhor,mais fácil,mais interativo,e possui esquemático,o que lhe dá muito mais segurança na questão erros no layout.O que quero dizer com isso é que já são dois dias,vou gastar mais um dia pra concluir o layout,depois mais um dia pra passar pra placa,arriscar meus componentes,placa e tempo e depois de tudo se der certo disponibilizar pra voces,é exaustivo,mas compensa os elogios recebidos ao fim de tudo.

Exatamente irmão. Seus classe D sem dúvida acrescentam demais para o fórum... É uma topologia que POUCOS dominam, e vc se encontra entre esses poucos. Imagine então, com base nesse seu relato, depois de todo esse trabalho exaustivo, depois de vc perder componentes com testes e tal, vc faz um layout legal como os seus são, vc posta tudo direitinho, aí cai alguém de para-quedas e dá uma analisada de 5 minutos no seu projeto e te aponta possíveis erros que se existissem, seus testes simplesmente teriam mostrado... Concorda?

Em tempo, temos algumas divergências de opinião não relacionadas à eletrônica, o que é perfeitamente comum e aceitável, mas quero que saiba que considero seus projetos de classe D excelentes, assim como seus layouts...

O Eagle eu já tentei usar, cadaum se adapta melhor à um tipo de programa... Me adaptei melhor ao Sprint pela sua capacidade de se "moldar" melhor no quesito macros... Porém o Eagle realmente supera quando precisamos transferir esquema para layout. No Sprint, faço isso com a ferramenta Scanned Copy, mas é um pouco mais complicado realmente...

Abçs!
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por CMeletronica em Seg 23 Fev 2015 - 15:24

Por isso em alguns caso eu me arrisco a ajudar o maximo possivel , logico não vou ser ignorante a ponto de dizer que não ganho nada mas a intensão alem do lucro e de ver bons projetos como o de vc Renato e Joel serem montados por muito e vou dizer são projetos confiaveis que muitos buscam na internet e aqui estão disponiveis de graça , então fica facil questionar o funcionamento sugiro ao amigo que so postou e não montou de adquirir uma das placas do Debunker Phoenix X5 que vou fazer um super preço e montar e colocar o resistor que ele sugeriu e pronto vai ter seu amplificador do jeito que ele quer pois o Renato deixa livre pra quem quiser modificar mas questionar o seu funcionamento ai ja complica pois o amplificador foi testado e esta ja na linha de produção breve fotos das placas
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por Mario Mota em Seg 23 Fev 2015 - 21:52

Só falo ou dou um opinião quando eu montei o projeto ou similar, como tenho pouca experiencia em amplificadores classe AB com entrada diferencial, com cascode e gerador de corrente, porem quanto mais curto for o caminho entre a entrada e a saída melhor é para tratar o sinal de áudio. E o amigo Renato pegou um circuito e simulou varias vezes com vários estágios e formas para deixar bem redondo quase uma roda perfeita, ele não que méritos pela invenção da roda, mas que todos possam desfrutar dos benefícios que ela traga.
Só para deixar mais claro tem um amplificador de 25W com +-25 volts que usa a mesma topologia, e o resistor é de 10K.
PARABÉNS AMIGO RENATO POR MAIS ESTE AMPLIFICADOR!!!!!!!
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Kroika em Seg 23 Fev 2015 - 21:55

Boa noite a todos ai do forum ,venho acompanhando este topico e varios outros sempre com muito interesse, pois sei que a grande maioria do pessoal que participa do forum sao pessoas dedicadas e assim como eu amantes da eletronica, que adora montar e ver funcionar.Gostaria de dizer ao Renato, Naldo, Joel,CM,e tantos outros que trabalham duro, gastam tempo,dinheiro e muita dedicaçao para desenvolverem projetos fantasticos  ; Gente ,nao liguem para comentarios maliciosos de gente que so entram em foruns com o único objetivo; desmotivar e implantar discordia e mal estar. Infelismente em todo lugar existe gente assim, nao liguem, saibam que seus admiradores sao milhares de vezes maior.Eu sou um hobista nao possuo conhecimento suficiente para acrescentar algo de bom ao forum, ainda; fico na minha,  acho que esse pessoal, que nao acrescenta nada de util, deveriam fazer o mesmo, nao atrapalhar,afinal eles nao ganham nada fazendo isso.Gente, simplesmente ignorem , sigam em frente, voces nao têem que provar nada a ninguem. Um abraço à todos.
Kroika
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Mario Mota em Seg 23 Fev 2015 - 22:07

Não sou advogado do diabo, porem quero ressaltar que o comentário do amigo Exciter, tinha um pouco de razão em uma outra topologia o emprego de um resistor ou resistores com um capacitor em paralelo, alem de dá mais velocidade, também evita o famoso tuumm na hora de ligar o amplificador, em outra topologia eu falei em outra topologia.
Mario Mota
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por CMeletronica em Seg 23 Fev 2015 - 22:12

Sim amigo Mario porem o proprio disse que essa topologia que o Renato usou é que ele disse estar errado , então não justifica dizer estar errado uma coisa se ele não testou , como disse antes por que ele não faz a placa ou compra caso não queira perder tempo e monta do jeito que ele diz esatr certo posta fotos e videos , eu posso muito bem falar que a fonte NS-450 fornece 900W se fosse pra vender como tem gente leiga no mundo muitos comprariam e no final ele não suportaria se fosse montada pra 45V ou seja a fonte ns-450 montada pra 45V fornece 450w 10A . isso é fato seu eu mudar o projeto ai sim posso dizer mas deixaria de ser a fonte NS-450 .
então Debunker Phoenix X5 é uma topologia , e Exciter é outra topologia
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por renatoscp em Seg 23 Fev 2015 - 22:14

Mario Mota escreveu:Só falo ou dou um opinião quando eu montei o projeto ou similar, como tenho pouca experiencia em amplificadores classe AB com entrada diferencial, com cascode e gerador de corrente, porem quanto mais curto for o caminho entre a entrada e a saída melhor é para tratar o sinal de áudio. E o amigo Renato pegou um circuito e simulou varias vezes com vários estágios e formas para deixar bem redondo quase uma roda perfeita, ele não que méritos pela invenção da roda, mas que todos possam desfrutar dos benefícios que ela traga.
Só para deixar mais claro tem um amplificador de 25W com +-25 volts que usa a mesma topologia, e o resistor é de 10K.
PARABÉNS AMIGO RENATO POR MAIS ESTE AMPLIFICADOR!!!!!!!

Grande Mário, boa noite!

Meu amigo, na minha opinião esse seu comentário foi o xeque-mate para essa discussão e essa dúvida. Não fui eu quem o convidou, mas quero deixar claro que sua bandeira de convidado de honra não é à toa, muito menos em vão. O criador do MEX, quem te conhece um pouco sabe que não falas besteitas, tão pouco daria sua cara à bater se meu projeto realmente estivesse errado.

Você acabou de analisar de forma sensata e emitiu sua opinião amigo, sem dúvida alguma, você contribui demais com esse fórum, com excelentes projetos e excelentes opiniões, porém sempre de forma coerente e sensata, e todas embasadas em FATOS e FEITOS.

Sim, a idéia de usar resistores de valores mais altos foi justamente isso que vc falou, "limpar o caminho"... Existe várias opções válidas de configuração desse RC, porém, pra ficar legal em todas as faixas de frequência utilizando valores baixos de resistor nas bases, o capacitor entre eles teria que ter um valor bem mais alto. Em tese (e em simulação) o rendimento seria equivalente, porém ao aplicar na prática senti uma certa perda...

Muito obrigado por opinar, acho que agora esse assunto está encerrado.
Grande abraço!!
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Seg 23 Fev 2015 - 22:35

Mario Mota escreveu:Não sou advogado do diabo, porem quero ressaltar que o comentário do amigo Exciter, tinha um pouco de razão em uma outra topologia o emprego de um resistor ou resistores com um capacitor em paralelo, alem de dá mais velocidade, também evita o famoso tuumm na hora de ligar o amplificador, em outra topologia eu falei em outra topologia.

Exatamente, cada caso é um caso... Quem quiser pode tentar simular com apenas um resistor sem ligá-lo à saída, e poderá observar com clareza que isso exigirá a utilização de um capacitor eletrolítico de valor bem alto para estabilizar com 5 pares, e é aí que tá...  Apesar de funcionar, sou contra o uso dele.

Não vou citar nomes nem de quem projetou nem nome do projeto, mas por exemplo, um amplificador muito badalado pelos fóruns internacionais ai com apenas 2 pares, ao utilizar um resistor de 180R precisou de um capacitor de 10uF. Se alguém quiser montar assim, fique à vontade, mas já aviso...  Será bem mais que 10uF pra 5 pares, não faz o menor sentido... Se falam em "rapidez", isso o torna muito mais lento.

abçs!
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Leão40 em Ter 24 Fev 2015 - 7:21

Esta é minha primeira postagem pessoal, gostei muito deste forum e estou acompanhando sempre, Achei muito bom este amplificador e pretendo montar em breve, estou montando a fonte 450 e ta ficando show de bola, montei o gerador de funções do Renato e funcionou direitinho, montei junto com um seguidor de sinais e um injetor de sinais que eu ja tinha antes e ficou bem legal breve postarei fotos dele aqui pra galera ver, parabéns a todos por compartilhar seus conhecimentos em especial ao Renato e o Naldo vcs são dimais!
Leão40
Nível 1
Nível 1

Mensagem por renatoscp em Ter 24 Fev 2015 - 9:24

Leão40 escreveu:Esta é minha primeira postagem pessoal, gostei muito deste forum e estou acompanhando sempre, Achei muito bom este amplificador e pretendo montar em breve, estou montando a fonte 450 e ta ficando show de bola, montei o gerador de funções do Renato e funcionou direitinho, montei junto com um seguidor de sinais e um injetor de sinais que eu ja tinha antes e ficou bem legal breve postarei fotos dele aqui pra galera ver, parabéns a todos por compartilhar seus conhecimentos em especial ao Renato e o Naldo vcs são dimais!

Blza irmão!!! Se precisar de algo estamos aqui...

Um abço! Positivo
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Qua 25 Fev 2015 - 19:17

Segue o mata leão... Não reparem no relaxo dos vídeos... Hj não foi um dia bom, fiz os videos pra desestressar do serviço rsrs... Fiz 3 videos do amplificador operando com 1KHz, depois 100Hz e depois 10Khz respectivamente, agora não é simulação, é real. Valor de 2K2 para cada resistor da discussão lá de cima e 2,2uF para o capacitor eletrolítico.

Operando perfeitamente em 10Khz para deixar claro que o problema de velocidade comentado acima não existe. Só não fiz testes acima disso por que o "apito" é insuportável, mesmo com 10KHz...

Segue:

Abço!!!
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por CMeletronica em Qua 25 Fev 2015 - 19:49

eu acho que pra resolver de VEZ deveria ter o teste com resistor de 220R assim eu vou acreditar que um cara que fez tantos projetos bons que funcionam e posta de graça os layouts pra todos , testou realmente esse amplificador rsrsrsrsr brincadeiras a parte serio faz o video com resistor pro pessoal ver a forma de onda
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por renatoscp em Qua 25 Fev 2015 - 20:40

CMeletronica escreveu: eu acho que pra  resolver de VEZ deveria ter o teste com resistor de 220R assim  eu vou acreditar que  um cara que fez tantos projetos bons que funcionam e posta de graça os layouts  pra todos  , testou realmente esse amplificador  rsrsrsrsr brincadeiras a parte serio faz o video com resistor pro pessoal ver a forma de onda

Haa ta... Tirar esse dissipador e montar de novo só por isso? Espera sentado kkkkkk....  Irmão... Não tem necessidade né... O que eu queria mostrar é que funciona e bem com os valores do projeto, não vou colocar valores já testados antes de novo só pra mostrar que piora rsrs...

Positivo
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por CMeletronica em Qua 25 Fev 2015 - 21:16

eu faria isso pois pode observar que assim como um questionou outros viram e faram o mesmo assim vc fica livre dessa questão
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por renatoscp em Qua 25 Fev 2015 - 21:34

CMeletronica escreveu: eu faria isso  pois pode observar que assim como um questionou outros viram e faram o mesmo assim vc fica livre dessa questão

Sinceramente?? Só fiz esses vídeos por que o protótipo já tava montado em cima da mesa, senão nem faria...

O amplificador tá aí, 100% funcional, rápido em altas e baixas frequências, um som espetacular... Simulação 100%, testes físicos com osciloscópio 100% tbm, quem confiar em mim e quiser montar, beleza, quem não quiser, phoda-se...

Não é a primeira vez que isso acontece, e não será a última. Já falei que não dependo da eletrônica pra viver, isso aqui pra mim é hobby, pura diversão mesmo... Toda vez que eu fizer algum projetinho por diversão e gostar do resultado, vou continuar postando aqui, isso me diverte... Mas não tenho NENHUMA obrigação de provar nada, quem quiser criticar que fique à vontade... Tenho bons amigos por aqui, muita gente que eu considero de verdade, e é por eles que eu posto.

Já assisti esse filme outras vezes... Início de tópico é sempre assim... Daqui a alguns dias alguns amigos começam a montar e postar os bons resultados e ai vc sabe o que acaba acontecendo né...

Só por curiosidade, quantas placas do Strong vc vendeu? E quantos reclamaram?
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por CMeletronica em Qua 25 Fev 2015 - 21:54

do ministrong ja vendi 100 pares ou seja 200 placas
e do debunker 150 placas .

agora vamos a reclamação tive apenas 2 rsrs uma que a placa tem ajustes pra ser feito rsrsrs no fim o cara gostou e a outra que os correios demoram pra entregar
CMeletronica
MODERADOR e PARCEIRO
MODERADOR e PARCEIRO

Mensagem por Leão40 em Qua 25 Fev 2015 - 22:00

Se for fazer grupo de compras das placas eu tô dentro, quero montar ele!
Leão40
Nível 1
Nível 1

Mensagem por systemjol em Qua 25 Fev 2015 - 22:16

Se eu soubesse que daria nisso tudo nunca teria perguntado o motivo do resistor alto,perguntei porque não sabia,e ainda não tinha visto aquele valor ser usado,só isso.Eu não me incomodo com críticas ou gente enchendo o saco,se faço algo e alguém não gosta,problema dele,eu gostando é o que importa.Deve ser a diferença de região rsrsrs,aqui no interior de MG somos bem calminhos kkkkkk,quase baianos....Tenho vários livros aqui em inglês sobre projeto de amplificadores,os da série "POWER AMPLIFIER HANDBOOK",do vol 1 ao 5,e o "Audio - Amplifier - High Power Construction Manual 50 To 500 Watt".Recomendo a todos,mas precisam ter uma noçãozinha de inglês,se alguém quiser posso postar os links,esses são os melhores livros sobre o assunto.
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagem por renatoscp em Qua 25 Fev 2015 - 22:26

systemjol escreveu:Se eu soubesse que daria nisso tudo nunca teria perguntado o motivo do resistor alto,perguntei porque não sabia,e ainda não tinha visto aquele valor ser usado,só isso.Eu não me incomodo com críticas ou gente enchendo o saco,se faço algo e alguém não gosta,problema dele,eu gostando é o que importa.Deve ser a diferença de região rsrsrs,aqui no interior de MG somos bem calminhos kkkkkk,quase baianos....Tenho vários livros aqui em inglês sobre projeto de amplificadores,os da série "POWER AMPLIFIER HANDBOOK",do vol 1 ao 5,e o  "Audio - Amplifier - High Power Construction Manual 50 To 500 Watt".Recomendo a todos,mas precisam ter uma noçãozinha de inglês,se alguém quiser posso postar os links,esses são os melhores livros sobre o assunto.

kkkkkkkkkk... Irmão, desencana, eu não me referí à vc... Vc apenas me perguntou, e tem todo direito de fazê-lo, visto os inúmeros projetos que disponibilizou até agora, comprovando seu conhecimento... E só pra constar, tenho uma placa do seu classe D aqui que ganhei do Liliano... Assim que me sobrar uma graninha à toa vou comprar uns componentes e montar pra ouvir!!

Abçoo!
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Anderson M em Qua 25 Fev 2015 - 23:47

Bom Renato, os vídeos publicados agora encerra certas indagações sobre o único AMP que é capaz de renascer das cinza, basta apenas um pouco de vento sobre ele para o pó levantar vôo hehehehe.
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagem por alisson.suporte em Qui 26 Fev 2015 - 20:35

Boa noite Renato, parabéns por mais um projeto, estou meio afastado por falta de tempo, mas esse vou montar sem duvida, logo, logo, posto as fotos dele aqui!!
alisson.suporte
Nível 1
Nível 1

Mensagem por renatoscp em Qui 26 Fev 2015 - 20:53

alisson.suporte escreveu:Boa noite Renato, parabéns por mais um projeto, estou meio afastado por falta de tempo, mas esse vou montar sem duvida, logo, logo, posto as fotos dele aqui!!

Valeu amigo!! Se precisar de alguma coisa estou à disposição... Abço!
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: