Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
36 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 29 Visitantes :: 2 Motores de busca

Ademir, djdanieldorneles, felipen1, jefferson toledo, silva123, wandows, ziltecs

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5949)

renatoscp (3839)

CMeletronica (3151)

michel chagas (2791)

Railson (2118)

alexsandro rodrigues de a (1778)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Dúvida de transformador para um amplificador de 3200 2 canal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida de transformador para um amplificador de 3200 2 canal

Mensagem por Dio8 em Sex 22 Maio 2015 - 0:23

olá sou novo aqui tenho uma pequena duvida sobre qual transformador usar para meu amplificador, na especifição diz que precisa de um trafo de 70+70 e 25 amperes isso so para um canal que equivale a 1600wrms em 2ohms, queria saber se essa tensão estar adequada para essa potencia e a corrente tanbem o transistor usado é o 2SA1943 e o 2SC5200, gostaria de saber se monto dois transformadores ou só um com com dois secunadarios com 70+70 e 25 amperes ou um secundario com 70+70 com 45 amperes?
Dio8
Nível 1
Nível 1

Re: Dúvida de transformador para um amplificador de 3200 2 canal

Mensagem por rodrigosomnatal em Sex 22 Maio 2015 - 2:04

ola cara! usa a segunda opção...
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Dio8 em Sex 22 Maio 2015 - 10:51

alguém pode me informar sobre a tensão e a corrente em relação a potencia do amplificador!
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 22 Maio 2015 - 13:39

Qual é o projeto que vc vai usar fabricante e modelo?
Qual e a classe do amplificador AB / D / H etc.?
Qual e o tipo de transformador isolado ou auto trafo?
Fabricante e modelo do alto falante?
Vc vai utilizar em casa, na Rua, Clube etc.

Resposta:
Na classe AB o rendimento e de 50% dependendo do modelo pode chegar a 60 ate 65% para os de classe H para os classe D entre 70 a 75%
Para utilizar em casa 500W RMS por canal já e uma potencia muito boa antigamente em 1980 era usado 100 W RMS por canal.

Veja a tabela do trafo do BX:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Dio8 em Sab 23 Maio 2015 - 8:03

alexsandro rodrigues de a escreveu:Qual é o projeto que vc vai usar fabricante e modelo?
Qual e a classe do amplificador  AB / D / H etc.?
Qual e o tipo de transformador isolado ou auto trafo?
Fabricante e modelo do alto falante?
Vc vai utilizar em casa, na Rua, Clube etc.

Resposta:
Na classe AB o rendimento e de 50% dependendo do modelo pode chegar a 60 ate 65% para os de classe H para os classe D entre 70 a 75%
Para utilizar em casa 500W RMS por canal já e uma potencia muito boa antigamente em 1980 era usado 100 W RMS por canal.

Veja a tabela do trafo do BX:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
vou usar um transformador isolado a classe dele é ab e ultilizarei em casa
mais minha duvida é em releçao a potencia do transformador se estra compativel com a potencia do amplificador
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sab 23 Maio 2015 - 11:45

Para utilizar em casa recomendo um transformador na faixa de 1200 W os 200 são de folga em VA são 1500 VA consulte o seu fabricante de transformador para converter VA para Watts considerando que seja ab com rendimento de 60% pode fornecer cerca de 600 W com boa distorção ou no Maximo 720 W para os dois canais.

Respondendo a pergunta do transformador para um amplificador de 3200W RMS 70+70 Vac x 40 A são 140V x 40 =5600 W em VA são: 7200 VA
Conclusão transformador de 5600 W como o amplificador tem um rendimento de 60% podemos ter 3200 W RMS com esse transformador
Para cada 60 W RMS em som precisamos de um transformador isolado de 100 W de consumo ou seja 60%

Para 1000W de consumo temos 600 W RMS de som
Para 5000w temos 3000 W RMS
5500w temos 3000 + 60x 5 = 300 total 5300 W RMS

Resumo :
3200W RMS de som precisamos de um transformador de 5500 W em va temos mais 30 % = 7150 aproximado 7200 VA para ter 3200 W rms no total para os dois canais.

70+70Vac = (140V x 40 A = 5600 W + 30% = 7200 VA)
Nota: os transformadores são vendidos com especificação em va não confunda com Watts que tem um valor menor.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Dio8 em Qui 28 Maio 2015 - 12:42

um trafo assim e muita potencia!
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qui 28 Maio 2015 - 13:34

Sim é verdade por isso eu recomendo utilizar um transformador na faixa de 1200 W os 200 são de folga em VA são 1500 VA consulte o seu fabricante de transformador para converter VA para Watts considerando que seja ab com rendimento de 60% pode fornecer cerca de 600 W com boa distorção ou no Maximo 720 W para os dois canais.

para potencias maiores certifique-se de que é realmente necessário, hoje temos muitas opções de alto falantes de alto rendimento.

Lembre-se também que a potencia divulgada é sempre maior do que a real, exemplo a potencia de um montado é bem maior comparando os Watts RMS dos que são vendidos no mercado.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Dio8 em Qui 28 Maio 2015 - 18:07

alexsandro rodrigues de a escreveu:Sim é verdade por isso eu recomendo utilizar um transformador na faixa de      1200 W os 200 são de folga em VA são 1500 VA consulte o seu fabricante de transformador para converter VA para Watts considerando que seja ab com rendimento de 60% pode fornecer cerca de 600 W com boa distorção ou no Maximo 720 W para os dois canais.

para potencias maiores certifique-se de que é realmente necessário, hoje temos muitas opções de alto falantes de alto rendimento.

Lembre-se também que a potencia divulgada é sempre maior do que a real, exemplo a potencia de um montado é bem maior comparando os Watts RMS dos que são vendidos no mercado.    
o que eu queria entender era em relaçao a tensao do trafo em relaçao ao amplificador? ja sei como funciona o ameragem em relação a potencia do amplificador e ao transistores de saida no caso do meu ele consome 1.5 amperes e sao 16 em cada lado 16x1.5=24 amperes certo agora a tensao que nao sei, sendo que cada par de transistor faz um ciclo? qual a tensão aplicada em cada lado no caso de uma fonte simetrica, é porque estou achando qque esse trafo ta muito parrudo para cada lado no caso so um de 1600w tem que ter um trafo de 5600w! entendeu?
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qui 28 Maio 2015 - 20:16

dio8 escreveu:o que eu queria entender era em relaçao a tensao do trafo em relaçao ao amplificador? ja sei como funciona o ameragem em relação a potencia do amplificador e ao transistores de saida no caso do meu ele consome 1.5 amperes e sao 16 em cada lado 16x1.5=24 amperes certo
Resposta: em media a uma tensão de 70+70V e de cerca de 1,5 A por par
para saber a tensão vc deve considerar a impedância de funcionamento recomendo 4 ohms a uma tensão em AC de 50 a 70 Volts simétricos e cerca de 10 Amperes para um amplificador de +- 700 a 800 Watts em 4 ohms.
A potência e de 60% da potencia em watts do transformador.
A tensão e calculada em relação a potencia, impedância, tamanho do dissipador, ventilação forçada e alto falantes.
dio8 escreveu:agora a tensão que não sei, sendo que cada par de transistor faz um ciclo? qual a tensão aplicada em cada lado no caso de uma fonte simétrica, é porque estou achando que esse trafo ta muito parrudo para cada lado no caso so um de 1600w tem que ter um trafo de 5600w! entendeu?

Nota: Para alto falantes mais pesados utilize a tensão indicada mais alta 70+70vac.

Resposta: Não compreendo, suas duvidas estão em desacordo com a porcentagem um transformador de 5600 W pode fornecer 60% em áudio, ou seja, 3360 Watts RMS em som para classe AB.

Cada par de transistores sim faz um ciclo completo.
Cada par de transistores sem ventilação forçada pode no Maximo fornecer 100W RMS
Com ventilação forçada no Maximo entre 150 a 175 W de potência com grandes dissipadores e exaustor de alta rotação, potencia em nível seguro 125W RMS.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por mario campos em Sex 29 Maio 2015 - 20:29

ola amigos, gostaria de fazer um auto trafo mas to meio perdido na formula alguém pode me ajudar??
mario campos
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Dio8 em Seg 8 Jun 2015 - 17:34

mario campos escreveu:ola amigos, gostaria de fazer um auto trafo mas to meio perdido na formula alguém pode me ajudar??
amigo é o mesmo calculo do tansformador isolador vc acrscentar 24% a mais da potencia que teu nucleo ia suportar como isolado
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Dio8 em Seg 8 Jun 2015 - 18:02

alexsandro rodrigues de a escreveu:
Resposta: em media a uma tensão de 70+70V e de cerca de 1,5 A por par
para saber a tensão vc deve considerar a impedância de funcionamento recomendo 4 ohms a uma tensão em AC de 50 a 70 Volts simétricos e cerca de 10 Amperes para um amplificador de +- 700 a 800 Watts em 4 ohms.
A potência e de 60% da potencia em watts do transformador.
A tensão e calculada em relação a potencia, impedância, tamanho do dissipador, ventilação forçada e alto falantes.

Nota: Para alto falantes mais pesados utilize a tensão indicada mais alta 70+70vac.

Resposta: Não compreendo, suas duvidas estão em desacordo com a porcentagem um transformador de 5600 W pode fornecer 60% em áudio, ou seja, 3360 Watts RMS em som para classe AB.

Cada par de transistores sim faz um ciclo completo.
Cada par de transistores sem ventilação forçada pode no Maximo fornecer 100W RMS
Com ventilação forçada no Maximo entre 150 a 175 W de potência com grandes dissipadores e exaustor de alta rotação, potencia em nível seguro 125W RMS.
quando comprei a placa veio uma folha com o a saida do trafo para ele, era 70+70 de 25 amperes com outra saida de 12v de 300ma.
eu falei uma vez com um tecnico sobre o transformador e ele achou muito amperes para um amplificador por isso fiz esse topico, mais vc acrescentou muita coisa que não sabia e bateu outras duvidas daí perquisei na net um site que inclusive é muito bom ampletos e olhei que estava certo a amperagem do traf para uma placa mono e para as duas esterio 45 amperes pois cada transistor desse em uma placa mono consumia 1,5amperes no caso 16.1,5=24 amperes.
não entendir mais na placa não diz quer é 1600wrms ?
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 8 Jun 2015 - 18:55

vou ser bem pratico veja o calculo:
70VAC+70VAC=140VAC x 45 amperes = 6300 Watts em va acrescente 30% então são 8190 VA consulte o seu fabricante do transformador para converter o valor de watts para VA

os transformadores são vendidos em VA temos que converter o valor para Watts.

vc tem certeza de que precisa de tanta potencia, para qual finalidade vai usar, quantos alto falantes, qual modelo de alto falante, impedância e potencia?

esse projeto não e critico em relação a fonte pode ser usado fontes de menor potencia sem problemas.

recomendo fonte de 10 A conforme o projetista 5A por canal para uma potencia correspondente a essa corrente caso vc queira no futuro vc pode trocá-la por uma mais potente
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Dio8 em Seg 8 Jun 2015 - 20:11

alexsandro rodrigues de a escreveu:vou ser bem pratico veja o calculo:
70VAC+70VAC=140VAC x 45 amperes = 6300 Watts em va acrescente 30% então são 8190 VA consulte o seu fabricante do transformador para converter o valor de watts para VA

os transformadores são vendidos em VA temos que converter o valor para Watts.

vc tem certeza de que precisa de tanta potencia, para qual finalidade vai usar, quantos alto falantes, qual modelo de alto falante, impedância e potencia?

esse projeto não e critico em relação a fonte pode ser usado fontes de menor potencia sem problemas.

recomendo fonte de 10 A conforme o projetista 5A por canal para uma potencia correspondente a essa corrente caso vc queira no futuro vc pode trocá-la por uma mais potente
uso em casa mesmo por enquanto tenho alto falantes dois de 650wrms vou comprar mais depois, quero usar ele no maximo.
para transformar wats em va eu encontrei muito material na internet que nao bate uma com a outra.
tanto no este de bias como o offset é feito um curto na entrada?
esse teste que vc falou de colocar os pares de tansistores é antes da regulagem de bias e offset?
o transformador usado na hora do teste é um de menor potencia?
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 9 Jun 2015 - 10:10

Resposta = R

uso em casa mesmo por enquanto tenho alto falantes dois de 650wrms vou comprar mais depois, quero usar ele no maximo.

R:Qual fabricante modelo e impedância ??? isso e que define a fonte!!!

para transformar wats em va eu encontrei muito material na internet que nao bate uma com a outra.

R: realmente isso depende do tipo do ferro se e EI ou toroidal e o regime de bobinamento econômico ou robusto por isso que recomendo obter essa informação do fabricante do transformador é a única maneira de ter essa resposta antes da compra, depois que tiver ele na mão é só testar colocar em carga e ver ate onde ele vai com uma pequena queda de tensão quando a queda de tensão for acentuada e ele demonstrar aquecimento excessivo já passou do limite Maximo.

R: sim pois não queremos interferência perigosas neste momento exemplo um celular próximo pode induzir sinal ou outro amplificador classe D ou antena de radio transimissora etc.

esse teste que vc falou de colocar os pares de tansistores é antes da regulagem de bias e offset?

R:Sim testar apenas com 1 par de saídas um npn e um pnp caso tiver algum defeito só vai queimar um par o prejuízo e bem menor e vc terá outros para colocar a lâmpada em serie e ver onde esta o erro, depois do teste e tudo estiver ok vc liga os outros pares e refaz o teste depois de 10 min repete pela ultima vez.

R:Não há relação com a potencia no teste de bias e offset mas pode sim usar um de menor potencia e mesma tensão,porém não necessariamente o problema e que um transformador como vc quer de 45 amperes por 70+70VAC e muito pesado e caro os amplificadores que tem esse gigante transformador pesa quase 50KG ou seja 2 sacos de cimento.

Minha dica e usar dois transformadores um por canal no início use um para os dois canais caso não fique satisfeito vc coloca o outro uma solução econômica e pratica que reduz o peso e as duvidas quanto a potencia.

a corrente teórica de 1,5A e por cada par um npn e outro pnp ou dependendo da topologia 2 npn mas isso depende também da impedancia de saida, tensão e potencia do transistor e pode ser de 1A ate 5A por par em classe ab
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 9 Jun 2015 - 10:16

Veja que a corrente varia em relação a tensão de alimentação.
5200 / 1943 pot max rms = 100 W em alta fidelidade. classe AB ele pode chegar a 150 mas com ventilação forçada e com distorção.

1 A x 100 VDC = 100 W RMS
5 A x 20VDC = 100 W RMS a 2 ou 1 ohms de saída em ligação bridge.
1,5 x 70VDC = 105 W RMS
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Dio8 em Ter 9 Jun 2015 - 22:30

alexsandro rodrigues de a escreveu:Resposta = R

R:Qual fabricante modelo e impedância ??? isso e que define a fonte!!!

R: realmente isso depende do tipo do ferro se e EI ou toroidal e o regime de bobinamento econômico ou robusto por isso que recomendo obter essa informação do fabricante do transformador é a única maneira de ter essa resposta antes da compra, depois que tiver ele na mão é só testar colocar em carga e ver ate onde ele vai com uma pequena queda de tensão quando a queda de tensão for acentuada e ele demonstrar aquecimento excessivo já passou do limite Maximo.

R: sim pois não queremos interferência perigosas neste momento exemplo um celular próximo pode induzir sinal ou outro amplificador classe D ou antena de radio transimissora etc.

R:Sim testar apenas com 1 par de saídas um npn e um pnp caso tiver algum defeito só vai queimar um par o prejuízo e bem menor e vc terá outros para colocar a lâmpada em serie e ver onde esta o erro, depois do teste e tudo estiver ok vc liga os outros pares e refaz o teste depois de 10 min repete pela ultima vez.

R:Não há relação com a potencia no teste de bias e offset mas pode sim usar um de menor potencia e mesma tensão,porém não necessariamente o problema e que um transformador como vc quer de 45 amperes por 70+70VAC e muito pesado e caro os amplificadores que tem esse gigante transformador pesa quase 50KG ou seja 2 sacos de cimento.

Minha dica e usar dois transformadores um por canal no início use um para os dois canais caso não fique satisfeito vc coloca o outro uma solução econômica e pratica que reduz o peso e as duvidas quanto a potencia.

a corrente teórica de 1,5A e por cada par um npn e outro pnp ou dependendo da topologia 2 npn mas isso depende também da impedancia de saida, tensão e potencia do transistor e pode ser de 1A ate 5A por par em classe ab
olá amigo! no teste com os pares de transistores que vc cita é com o transformador de menor potencia?
valeu amigo pelas resposta
realmente eles cobram caro para enrolar um transformador nesse meu pediram 390 fora o frete um toroid.
mais eu como um pouco curioso apos muita pesquisa e um amigo do youtube tou aprendendo a enrolar transformador ja enrolei um e deu certo mais foi um com chapas, vou comprar um nucleo toroid com essa potencia de que vc descreveu mais 10% das perdas, tens uns cara aqui na minha cidade que tens esses nucleos.
vou usar um dissipador que nem o seu da foto, eu ia comprar dois dissipadores daquele mesmo do seu mais olhei o que vc montou e fica melhor assim e gasta mesmo, vou ultiliza uma ventoinha para cada regua.
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qua 10 Jun 2015 - 6:16

olá amigo! no teste com os pares de transistores que vc cita é com o transformador de menor potencia?

R:Não há relação com a potencia no teste de bias e offset, pode sim usar um de menor potencia e mesma tensão,porém não necessariamente se vc já tiver o transformador definitivo de maior potencia use não vá comprar um de menor potencia só para teste.

de preferencia a transformadores toroidal e com blindagem eletromagnética no inicio use um para os dois canais com 50% da potencia desejada depois coloque mais um para o outro canal.

essa foto da montagem e de um amigo.
eu utilizo dois transformadores de 210 W no total de 420 W para casa a 6 ohms nos caixas.
meus vizinhos usam transformadores de 1200W/1600W/2600W e não usam nem a metade dessa potencia.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Dio8 em Qua 10 Jun 2015 - 7:11

alexsandro rodrigues de a escreveu:olá amigo! no teste com os pares de transistores que vc cita é com o transformador de menor potencia?

R:Não há relação com a potencia no teste de bias e offset, pode sim usar um de menor potencia e mesma tensão,porém não necessariamente se vc já tiver o transformador definitivo de maior potencia use não vá comprar um de menor potencia só para teste.

de preferencia a transformadores toroidal e com blindagem eletromagnética no inicio use um para os dois canais com 50% da potencia desejada depois coloque mais um para o outro canal.

essa foto da montagem e de um amigo.
eu utilizo dois transformadores de 210 W no total de 420 W para casa a 6 ohms nos caixas.
meus vizinhos usam transformadores de 1200W/1600W/2600W e não usam nem a metade dessa potencia.
falo usar outro transformador na hora do teste com o par de transistores que vc fala pois se usar so um par de transistor so com um transformador com uma potencia desse não queima?
era bom um variac para teste
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Dio8 em Qua 10 Jun 2015 - 7:13

Dio8 escreveu:
falo usar outro transformador na hora do teste com o par de transistores que vc fala, pois se eu usar so um par de transistor com um transformador com uma potencia desse não queima?
era bom um variac para teste
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qua 10 Jun 2015 - 8:27

não vai queimar usando apenas um par e justamente para não queimar todos em caso de erro de montagem, não é necessário o uso de variac apenas de uma lampada incandecente de 60 a 100W em serie com o primário do transformador e a rede de energia.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qua 10 Jun 2015 - 8:33

depois de ajustado retire a lampada e ligue o transformador na rede e refaça o ajuste fino depois de 10 minutos verifique e se for necessário refaça pela ultima vez.

nota: se a lampada acender forte e mesmo ajustando permanecer acesa forte pode ter erro na montagem a lampada deve ficar com o brilho reduzido para uma condição de normalidade.

a lampada deve ser incandescente que tenha filiamento não use fluorescente compacta nem lampadas led.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Dio8 em Qua 10 Jun 2015 - 17:53

alexsandro rodrigues de a escreveu:depois de ajustado retire a lampada e ligue o transformador na rede e refaça o ajuste fino depois de 10 minutos verifique e se for necessário refaça pela ultima vez.

nota: se a lampada acender forte e mesmo ajustando permanecer acesa forte pode ter erro na montagem a lampada deve ficar com o brilho reduzido para uma condição de normalidade.

a lampada deve ser incandescente que tenha filiamento não use fluorescente compacta nem lampadas led.
eu imaginava que quimava pq un trafo 70+70v e 45amperes ligado so em um par de transistor.
valeu amigo pelas dicas
Dio8
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: