Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
45 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 37 Visitantes :: 2 Motores de busca

Charles Monty, elementoex, hawder, Hekel Cortes Junior, kellymayara, luislevski, microbit, varkrisz

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 10:54
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5945)

renatoscp (3827)

CMeletronica (3141)

michel chagas (2791)

Railson (2118)

alexsandro rodrigues de a (1776)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1220)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Driver de saida

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Driver de saida

Mensagem por MaiconnKoczeski em Qui 25 Jun 2015 - 14:16

Boa tarde, quero tirar uma dúvida com vocês...

Alguém sabe se usar transistor darlinghton como driver fica legal? tenho visto amplificadores de até 4kw rms usarem esses transistores como drivers, o que vejo em comum é que geralmente são amplificadores de 1Ohms... tem algo a ver?

vejo que muitos usam os populares 2SC5200 e 2SA1943 como drivers... não teria algo mais ideal para isso? estou usando os MJE15032 e 15033 em meu amplificador que soltam 5A no emissor se estiverem trabalhando no limite... isso parece ser pouco pra excitar muitos pares... inclusive meu amplificador fica com os transistores gelados, está forte de potência mas trabalha muito frio... desconfio que estão excitando pouco... alguém sabe se tem como melhorar isso? pensei em colocar um resistor de 1K ou 470R algo assim entre o coletor dos drivers e a alimentação do amplificador, não deixando ele usar toda a alimentação... dessa forma deve excitar mais a etapa da saida, ou estou errado?
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Re: Driver de saida

Mensagem por exciter em Qui 25 Jun 2015 - 14:32

sinceramente eu nunca vi um darlington como driver de saida..e e mais comum um duplo ou
triplo darlington,,,mas sim com transistores discretos , um excitando o proximo.os darlingtons nao sao muito indicados pra audio, apesar de serem muito usados nessa funçao..sao faceis de oscilar, tem ganho diferente entre eles, mesmo do mesmo fabricante, e baixa estabilidade termica
exciter
Avançado
Avançado

Mensagem por MaiconnKoczeski em Qui 25 Jun 2015 - 14:39

Amigo o que você me recomendaria para usar como driver? e como faço pra saber se os transistores de saida estão passando fome ou estão bem excitados, tem como medir na base deles ou algo assim? também tenho dúvidas em saber se o par de transistores de saida está em equilibrio, tenho uma leve impressão que as vezes os NPN aquecem mais que os PNPs, alguém sabe me dizer? Estou aqui com esse topico pois pretendo realizar uma nova compra de componentes e gostaria de fazer pedido de peças necessárias para melhorar isso...
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por MaiconnKoczeski em Qui 25 Jun 2015 - 14:42

eu uso 10 pares por canal... se eu comprar por exemplo 10 de drivers e colocar um par de drivers para cada par de transistores de saida, isso funciona? e ter um par separado de drivers para excitar toda essa parte... seria como colocar todos os de saida operar em darlinghton... isso da certo? sera que fica bacana
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qui 25 Jun 2015 - 16:55

MaiconnKoczeski escreveu:Boa tarde, quero tirar uma dúvida com vocês...
Alguém sabe se usar transistor darlinghton como driver fica legal? tenho visto amplificadores de até 4kw rms usarem esses transistores como drivers, o que vejo em comum é que geralmente são amplificadores de 1Ohms... tem algo a ver?
vejo que muitos usam os populares 2SC5200 e 2SA1943 como drivers... não teria algo mais ideal para isso? estou usando os MJE15032 e 15033 em meu amplificador que soltam 5A no emissor se estiverem trabalhando no limite... isso parece ser pouco pra excitar muitos pares... inclusive meu amplificador fica com os transistores gelados, está forte de potência mas trabalha muito frio... desconfio que estão excitando pouco... alguém sabe se tem como melhorar isso? pensei em colocar um resistor de 1K ou 470R algo assim entre o coletor dos drivers e a alimentação do amplificador, não deixando ele usar toda a alimentação... dessa forma deve excitar mais a etapa da saida, ou estou errado?
R: Os drives são calculados de acordo com a potencia e impedância os mje 15032 e 15033 são da on semicondutores são ótimos transistores tem ganho linear maior que 120 em hfe e corrente de 1A sem perda de ganho para corrente maior ele reduz o ganho e por isso que tem projetos que usa 5200 e 1943 porque eles tem ganho linear na media de 100 hfe (sem perdas) até 5A para corrente maiores eles também reduz o ganho.
Uma opção melhor que os 5200 e 1943 são os MJL 3281 /1302 da on semicondutores mas fique atento aos falsos.
Não modifique os resistores do projeto se esta trabalhando frio esta ok o problema e quando esta trabalhando quente demais o calor esta relacionado a impedância de 4 ohms ou 2 ohms e nível de sub graves e graves.

R: Concordo com sua opnião exciter
são mais comum um único ou duplo ate mesmo triplo darlington, com transistores discretos , um excitando o próximo.
Não recomendo os transistores darlingtons dois transistores no mesmo componente para o drive devido a oscilação por ter limite de corrente e de ter ganho diferente entre eles, mesmo sendo do mesmo fabricante, para a industria é mais fácil conseguir pares casados.
por MaiconnKoczeski Hoje à(s) 20:39
Amigo o que você me recomendaria para usar como driver? e como faço pra saber se os transistores de saida estão passando fome ou estão bem excitados, tem como medir na base deles ou algo assim? também tenho dúvidas em saber se o par de transistores de saida está em equilibrio, tenho uma leve impressão que as vezes os NPN aquecem mais que os PNPs, alguém sabe me dizer? Estou aqui com esse topico pois pretendo realizar uma nova compra de componentes e gostaria de fazer pedido de peças necessárias para melhorar isso...
Dica: verifique a tensão offset tensão continua do amplificador com volume fechado e sem alto falante ele deve ser de ate 10mV e a corrente de bias tensão em cima dos resistores de emissor dos transistores de saída desta vez com o alto falante ligado informe o valor do resistor e do valor em mV DCV,

é normal npn aquecer mas que os pnp no uso o som não e equilibrado fica o tempo todo modificando a potencia entre npn e pnp.
R: recomendo não modificar os mje 15032 e 15033 são muito bons podem fornecer ate 1 amperes com ganho de 120 hfe os saídas Toshiba
tem ganho de 100 hfe agora faça as contas 1amperes x 100 corrente disponível = 100 amperes o que limita é a corrente dos transistores de saídas.
recomendo o uso de dissipadores para os drive isso evita aquecimento de um lado mais que o outro devido a tensão de offset aumentar por motivos da elevação da temperatura.
MaiconnKoczeski

Re: Driver de saida por MaiconnKoczeski Hoje à(s) 20:42
eu uso 10 pares por canal... se eu comprar por exemplo 10 de drivers e colocar um par de drivers para cada par de transistores de saida, isso funciona? e ter um par separado de drivers para excitar toda essa parte... seria como colocar todos os de saida operar em darlinghton... isso da certo? sera que fica bacana
R: não e necessário veja que o ganho de um drive composto por apenas um par de transitores mje15032 e um par de saídas 5200 tem ganho de corrente de 120 x 100 = 12.000 de hfe muitos projetos tem resistores para reduzir o ganho só devemos trabalhar com duplo ou triplo darlington para uso em alta potencia e baixa impedância como 2 ohms.
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por MaiconnKoczeski em Qui 25 Jun 2015 - 23:20

Amigo muito obrigado pelas respostas, foi muito util pra mim... então na condição de driver o que podemos concluir é que o MJE15032 e MJE15033 podem ser melhor que os 2SC5200 e 2SA1943 na condição de drivers?
eu vi alguns amplifiicadores usar como driver 4 transistores sendo cada 2 em paralelo... sera que se eu colocar mais 2 MJEs drivers em paralelo com os que ja tem pode melhorar? vai conduzir o dobro de corrente pra saida eu acho... quanto a dissipadores eles já tem e mal apenas saem da temperatura ambiente... quanto a impedância eu descobri que posso tocar com impedância mais baixa estou ligando meu amplificador de 150+150 volts em 4 Ohms ele aquece pouca coisa, e uso ele só pra grave, eu tento forçar ao máximo mas parece que ele tem um limite sabe... eu dou volume até chegar naquele volume ele toca perfeito... dali pra frente eu aumento o volume e nada mais acontece, o som não fica mais forte, nem distorce nem nada... por exemplo dou 80% do volume no PC ta tocando super forte, eu aumento pra 100% o volume continua o mesmo entende... parece que chego naquele ponto já deu o seu maximo... sendo que a tensão do trafo ta caindo pouca coisa e os transistores mal apenas sai da temperatura ambiente, ou seja não ta forçando o amplificador... e como disse dou todo o volume e não da distorção notavel que se possa perceber o som é limpinho até 100%... eu uso só para subgraves até 30Hz... tem corte band pass limitando 2 frequencias ele trabalha dentro do interválo
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por MaiconnKoczeski em Qui 25 Jun 2015 - 23:30

neste amplificador eu ligo 6 subwoofers de 400W RMS cada, quando dou todo o volume os subwoofers aparentemente trabalham no seu limite, as caixas se movem do lugar e a excursão é bem violenta... talves seja um limite isso, os 6 juntos da uma carga de 2400W, sendo assim o transformador é de 150+150 com um consumo de 3500W o amplificador é AB pode ser que então eu já esteja tirando o máximo dele... o que me deixa duvidando disso é que ele não aquece como deveria
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por exciter em Sex 26 Jun 2015 - 7:54

qual transistor vc usa na saida com essa tensao de +/-150v??
exciter
Avançado
Avançado

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 8:05

os normais 2SC5200 e 2SA1943... teria algum mais apropriado?
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 8:19

eu me refiro a 150+150 DC
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 26 Jun 2015 - 8:38

Qual o fabricante e modelo do seu amplificador se for montado poste o esquema e nome da placa.
pelo que esta descrevendo ele usa crossover e filtro de subsonico e normal não aquecer tanto pois ele trabalha apenas com a faixa de sub graves a faixa que mais aquece e a de grave de 200 a 1K essa faixa e que trabalha com alto volume.
a faixa de sub grave aquece menos porque não suporta grandes potencias e dessa forma naturalmente diminuímos a potencia para eles
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 8:45

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

este é o esquema... o corte está fixo de 20 a 45Hz... com subsonic e passa baixa...

esse esquema não tem muita segurança no ajuste de biass como me falam... mas ele é muito estavel nunca sofri problemas graves com ele... to pensando em substituir esse diagrama por outro que estou adaptando a altas voltagens
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 26 Jun 2015 - 8:47

MaiconnKoczeski escreveu:os normais 2SC5200 e 2SA1943... teria algum mais apropriado?

Toshiba 5200/1943 (230V)
MJL 3281 /1302 da on semicondutores (260V) mas fique atento aos falsos.
MJL 4281A/4302A (350V)

para verificar o nível de potencia use um multimetro analógico na escala de AC 50VAC e 250 VAC poste a tensão é a impedância do alto falantes para ter um ideia de quantos watts musical = pico, esta trabalhando.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 8:52

vou fazer isso hoje assim que minha esposa sair de casa eu testo... em que frequência deve ser feito o teste? geralmente fazem a 1Khz é certo isso?
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 8:59

fiz teste de 10 a 100Hz pico deu em 60Hz com 145v AC... em 30Hz já estava em 100v
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 8:59

carga de 4 Ohms
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 9:01

eu acho que ele tem distorção sim, mas devido aos cortes eu não estou percebendo e meus altofalantes não reproduzem detalhes, só batem mesmo, são automotivos... pode ser que o som esteja poluido e eu não estou percebendo
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 9:03

meu amigo, catingo os falantes aqui no sinal de 60Hz e aqueceu o centro deles aqula bolinha do cone amornou kkkkk
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 9:15

estou upando um video daqui apouco passo o link do teste... meu multimetro é digital ta na escala AC 0 a 1000.... quando passa de 119volts o cone dos falantes muda de barulho parece que da um barulho fino junto
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 26 Jun 2015 - 9:21

este esquema contem 8 erros.

entre em contato por e-mail para maiores informações e suporte para um melhor projeto.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 26 Jun 2015 - 9:29

35 hz /60 hz/80hz/200hz /1k

teste com potencia que seus alto falantes suporte para não danificar.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 9:31

cara baixo a impedância da bobina depois do teste kkkkkkkk vou te passar o video
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 26 Jun 2015 - 9:57

não pode usar alto falante com impedância baixa devido a superaquecimento do fio porque a tendencia e de entrar em curto e queimar os saídas.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 10:01

quanto aos erros, o quais seriam eu posso ajustar ou esse diagrama não tem jeito? foi o único que encontrei e funcionou a 150v explodi vários antes desse
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por MaiconnKoczeski em Sex 26 Jun 2015 - 10:28

veja ai...
MaiconnKoczeski
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado