Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
60 usuários online :: 15 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 45 Visitantes :: 2 Motores de busca

arileal, asdfgh, bito, Callegaretti, Cengiz222, gabrie matos, Giullia, harun_cbbn, jefferson toledo, lima neto, luizcpimenta, mayke, Nisito BH-MG, Silvio Novais, wandows

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5950)

renatoscp (3841)

CMeletronica (3154)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1778)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Limiter e Compressor

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Limiter e Compressor

Mensagem por maiko_bito em Seg 3 Ago 2015 - 19:53

Boa noite a todos. Estou em busca de um diagrama simplificado de Limiter, com ou sem Compressor de áudio, e até mesmo Compressor de áudio separado... se alguém tiver algo para compartilhar fico agradecido. Vi alguns modelos com led e LDR, já outros não tem isso, teria a mesma eficiência?
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Re: Limiter e Compressor

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 4 Ago 2015 - 16:22

REF: Limiter

os que tem ldr tem a menor taxa de distorção praticamente zero ate ele entrar em atuação onde a taxa de distorção aumenta consideravelmente mas ele mantem bem a função de limitar a tensão e potência.
taxa de distorção de 0 a 1 % THD

os que são construídos com CI- Operational Transconductance Amplifiers
with Linearizing Diodes and Buffers tem um pouco de taxa de distorção mas quando entra em atuação são mas estáveis distorcendo pouco.

distorção de 0,5 % THD

Resumo: cada um tem sua vantagem e desvantagem o que tem ldr deixa o sinal limpo ate o ponto de atuação.

o que tem ci tem uma pequena taxa de distorção em todos os níveis de sinal mas em compensação distorce menos quando esta atuando.

Qual vc prefere Question

na duvida monta os dois e usa um em cada canal para testar rsrsrs. Idea
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por maiko_bito em Ter 4 Ago 2015 - 16:34

eu encontrei um mas é chamado de limiter pra guitarra, dai por ser voltado a instrumentos musicais não sei se vai atuar bem...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

é o modelo mais simples que encontrei com os componentes que tenho fácil acesso.. alguns usam um pequeno mosfet do tamanho de um BC e eu não tenho aquilo, por isso to cortando volta daqueles diagramas... esse da imagem é com componentes comuns....

e quanto a finalidade é só pra grave o amplificador vai atuar com passa baixa, então a distorção ficando até 1% não vai me atrapalhar, é apenas para evitar a queima de subwoofers tenho musicas com excesso de grave outras não, dai nesta hora quero segurar a atuação do amplificador de grave em certos momentos
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 4 Ago 2015 - 18:12

este e para sinais de baixa potencia, no tópico do bx tem um feito por fsimoejr, no esquema do x5 tem um também.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por maiko_bito em Ter 4 Ago 2015 - 18:21

Amigo Alexsandro eu vi la umas fotos que ele postou da placa, mas sinceramente eu não entendi o funcionamento daquilo, quer dizer, o funcionamento entendi, o que não entendi foi o diagrama dele, ele tem outras funções junto, pré, bridge, etc... eu queria algo enxuto só o limiter mono...
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por maiko_bito em Seg 24 Ago 2015 - 16:07

Boa tarde, agora me bateu uma dúvida, observando varios diagramas cheguei a uma dúvida... Compressor ou Auto Volume, e Limiter não são todos a mesma coisa? o visto que todos vão nivelar o som a um mesmo volume? ou o Limiter admite volume mais baixo sem ter um buffer pra levantar o volume?
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 24 Ago 2015 - 17:29

Na eletrônica, um limitador é um circuito que permite que os sinais abaixo de uma potência de entrada especificada ou nível pode passar inalterados enquanto atenuando os picos de sinais mais fortes que excedem esse limite.( Clipping)
amplificadores de potência são mais comumente equipados com circuitos limitador para evitar a sobrecarga do amplificador de potência e proteger alto-falantes.

O ganho de um amplificador é alterado muito rapidamente para impedir que o sinal vá ao extremo de uma certa amplitude.

Compressão da Gama Dinâmica, também chamado de DRC (do inglês dynamic range compression), ou simplesmente compressão, é um processo que ajusta nível de um sinal gerado por uma fonte sonora. A compressão pode ser utilizada sobre uma gravação, ao vivo sonorização, e radiodifusão para controlar o volume de áudio. O dispositivo utilizado para aplicar esse efeito é chamado compressor e pode ser analógico ou digital.
A manutenção do nível de sinal dentro de limites estabelecidos provoca uma diminuição da variação entre os picos e vales da onda sonora, consequentemente reduzindo a intensidade das alterações de dinâmica. O uso desse efeito pode evitar altos níveis de sinal indesejados ou ruídos em baixos níveis de sinal, proporcionando um maior controle de amplitude.
Seu uso pode ser feito também a fim de obter deliberadamente a distorção do som original, a partir da manutenção de níveis elevados de sinal.

Em termos simples, um compressor é um controle automático de volume.
Sons altos durante um determinado limite são reduzidos em nível, enquanto os sons baixos, sem tratamento (Isso é conhecido como compressão para baixo,enquanto o menos comum compressão para cima envolve a tomada de sons abaixo do limite mais alto, enquanto as passagens mais altas permanecem inalteradas). Desta forma, reduz o dynamic range de um sinal de áudio.
Isso pode ser feito por razões estéticas, para lidar com as limitações técnicas dos equipamentos de áudio, ou para melhorar a audibilidade de áudio em ambientes ruidosos.Em um ambiente ruidoso, ruído de fundo pode se sobrepor sons mais baixos (como ouvir o som do carro enquanto dirige ).

Um nível confortável de audição para sons altos faz com que silencie sons inaudíveis abaixo do ruído; para sons um nível de audição faz com que os sons demasiadamente alto fique tranquilos confortável

A compressão é usada, a fim de tornar as partes baixas e elevadas de um som mais tolerável ao mesmo ajuste do volume.
A compressão reduz o nível do som alto(amplitude), mas não dos sons baixos; deste modo, o nível pode ser elevado ao ponto onde os sons baixos ficam mais audíveis sem os sons de mais altos interferirem no primeiro.
Contraste isso com o processo complementar de um expansor, que desempenha a função oposta de um compressor, i.e., an expander aumenta a gama dinâmica do sinal de áudio.[1]

Um compressor reduz o ganho (nível master) de um sinal de áudio, se a sua amplitude excede um certo limite (threshold). A quantidade de redução de ganho é determinada peloratio. Por exemplo, com um ratio de 4:1, quando o (tempo médio) input level is 4 dB passa do limite (threshold), o nível do sinal de saída irá passar 1 dB do limite (threshold). O nível de ganho foi reduzido em 3 dB. Quando o nível de entrada é de 8 dB acima do limite, o nível de saída será de 2 dB; uma redução de 6 dB.

Exemplo de compressão 4:1:

Limite (Threshold) = −10 dB
Entrada (Input) = −6 dB (4 dB acima do limite)
Output = −9 dB (1 dB acima do limite)
Compressor analogico é um efeito muito pouco conhecido (poucos sabem como regular um compressor analogico). Já o digital (plugins de computador) é bem mais entendido pelos técnicos de áudio.
Alguns técnicos dizem que os compressores chapam o som porque não sabem que o som corretamente comprimido não fica chapado, apenas tem seus excessos e faltas corrigidas equilibradamente, sem tirar-lhe a dinâmica.

Resumo: o limiter reduz o ganho quando e ultrapassado o limite de potencia de saída ou sinal de entrada previamente ajustado de modo geral os seja igualmente em todas as freqüências.
o compressor atua de forma mais complexa limitando apenas o pico e deixando a musica tocar no mesmo volume assim como pode elevar sons extremamente suaves a níveis audíveis.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por maiko_bito em Seg 24 Ago 2015 - 17:50

Olá amigo Alexsandro,

Pelo que compreendi são parecidos, embora não a mesma coisa mas são parecidos... é um pouco confuso, tenho percebido o uso de compressor em entradas de microfone, e instrumentos, deve ser o caso de equilibrar o volume de ambos, já o limiter não vi muita aplicação dele, notei que alguns limiters pegam a saida do amplificador como referência, já ouros não usam a saida do amplificador e usam como referencia apenas o sinal de entrada do proprio limiter... bom minha real necessidade seria a seguinte, eu não ligo instrumentos ou microfones nos meus amplificadores.... apenas para som estilo mecânico só reproduz faixas FLAC, Wave, etc... o problema é que gosto muito de musicas antigas anos 70, 80, 90... sofro com uma variação de volume absurda, este final de semana ainda, instalei meu equipamento fora de casa e deixei tocar algo, e me sentei a uma distância consideravel do som, quando a musica acabava, batia aquela preocupação "será que é muito mais alta a próxima?" podendo até estragar o equipamento por excesso de volume... então eu queria algo que quando a musica for muito alta ele consiga reduzir a intensidade do sinal ou ganho... e quando a musica for mais baixa o caso das musicas dos anos 70 tem um som muito mais baixo.... eque ele consiga elevar pelomenos próximo ao nível das demais, não se importando muito com a qualidade que essa multiplicação de ganho irá causar... neste caso qual dos 2 empregaria melhor performance para me atender? pensei em determinado momento até usar os 2 mas acho que não há necessidade se um deles conseguir me atender sozinho ja está de bom tamanho. Obrigado pela atenção amigo Alexsandro, sua abordagem quanto a cada tipo foi bastante válida, agora tenho uma noção melhor do funcionamento
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por maiko_bito em Seg 24 Ago 2015 - 18:04

Encontrei este diagrama que me pareceu simples ao extremo, e o pessoal já emprega ele em amplificadores de PA, observe que ele tem uma entrada pra orgão eletrônico, que é semelhante a uma entrada de linha ou auxiliar... penso em ligar ali minha fonte de audio e usar só a parte do compressor [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por maiko_bito em Seg 24 Ago 2015 - 18:12

Outro diagrama que no caso este ja é um limiter, obtive uma recomendação de quem ja usou ele e diz ser muito eficiente, ele tem um BD139 mas no caso de amplificadores que soltam alta voltagem na saida como é o caso do BX recomenda o uso de MJE340, ele se referencia pela saida final do amplificador, controlando o led que trabalha com o LDR que atua na entrada gerando um loop.. vendo o diagrama parece atender minha necessidade, estou em dúvida se testo este ou o diagrama anterior que postei do compressor.. [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 24 Ago 2015 - 18:19

esse circuito e bem simples acredito que vala tentar e ver a sua atuação na pratica

quanto ao limiter e compressor e bom ter os dois porem o mais usado é o limiter por ser mas simples mas e melhor e ter os dois.

veja os recursos de um processador profissional digital o video tem a
parte 1,2 e 3

o compressor e limiter esta na parte 3

CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 24 Ago 2015 - 18:29

testa o do compressor esse do limite já temos um com funcionamento comprovado ele limita a potencia de saida do amplificador esta no topico do bx tenho o esquema original do aparelho que é diferente se for o seu objetivo o limite ou os dois entre em contato por e-mail devido a direitos autorais.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 24 Ago 2015 - 18:31

parte 1
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 24 Ago 2015 - 18:33

parte 2

esta na sequencia 3,1,2 para ir direto ao tema do tópico na parte 3
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por maiko_bito em Seg 24 Ago 2015 - 19:20

vou fazer os 2 depois conto o resultado
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 24 Ago 2015 - 19:52

Seta
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 24 Ago 2015 - 23:38

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por maiko_bito em Ter 25 Ago 2015 - 2:11

Esse sim é bacana parece fazer as 2 funções... limita e expansor junto caso o sinal seja abaixo... vou construir ele! mas este LM370 não tenho aqui sera que pode ser substituido por algum outro? TL071 ou algum outro? tenho vários modelos de amplificador operacional aqui porém não tenho este LM370
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 25 Ago 2015 - 12:47

veja mais detalhes em:

Recomendo usar os componentes originais pois não fiz a montagem.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 25 Ago 2015 - 13:31

acredito que podemos usar uma fonte simétrica com um funcionamento de melhor qualidade do que a fonte virtual.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por maiko_bito em Ter 25 Ago 2015 - 13:37

Boa tarde amigo, sim também pensei nisso, farei uma fonte regulada por zener e BD 139 e 140 bem filtrada acho que vai ser melhor do que aquela fonte virtual... o que ta me deixando encabulado é aquele integradinho nos fornecedores que sempre compro ninguém tem ele, e se observar nas fotos é um baita CI só pra usar uma pequena parte dele, acho que vou apelar a tentativa de usar um amplificador operacional qualquer TL071 ou outro... se não der ai então eu apelo a comprar pelo mercadolivre o original
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por maiko_bito em Ter 25 Ago 2015 - 13:47

observando o datasheet agora a pouco vi que ele não é um simples CI operacional, ele tem muitos recursos, o pior de tudo é que não tem nem informação sobre a pinagem, ele deve ter umas 12 a 14 pernas, muito pouca informação encontrei
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por audium em Ter 25 Ago 2015 - 14:10

PDF,aqui LM370
audium
Nível 2
Nível 2

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 25 Ago 2015 - 14:44

audium pelo visto não é um simples amplificador operacional

Grato

foto em tamanho do CI

CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por maiko_bito em Ter 25 Ago 2015 - 14:47

obrigado amigo audium, o datasheet que eu havia encontrado era outro, do texas instrument que dizia LM3700, aquele me assustou, este que você passou ja fala mais simplificado, e parece ser apenas um excelente amplificador operacional, acho que pode ser substituido embora vá compromenter na qualidade e no funcionamento, mas vou tentar substituir ele e ver como se comporta
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: