Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
57 usuários online :: 6 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 51 Visitantes :: 2 Motores de busca

alex sandro f santos, asuservice, castro adriano, geandro figueiredo, israel eletronicax, Minondas

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
» DEBUNKER DIAMOND X2
Hoje à(s) 12:17 por Rafael Duarte

» FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO
Ontem à(s) 18:15 por lgeorg12

» FONTE CHAVEADA 1000W EP1000
Sex 21 Set 2018 - 22:35 por Corroul

» AMPLIFICADOR MEX 5.0 H CLASS POR MARIO MOTA
Sex 21 Set 2018 - 19:13 por djanderson

» Layout isolador óptico de audio
Qui 20 Set 2018 - 18:51 por Dierson Silva

» outro detector famozão TGSL(Tesoro Golden Sabre-Light)
Qua 19 Set 2018 - 18:16 por antonio fernando santos

» esquema studio r z7/ z8
Qua 19 Set 2018 - 6:30 por Rudnai Rodrigues

» AMPLIFICADOR ONEAL OP7000
Ter 18 Set 2018 - 17:02 por alanjb27

» Novo Layout Fonte Auto Oscilante 280W
Ter 18 Set 2018 - 16:44 por phissico

» PI POLONES TUDO NORMAL MAIS NÂO DETECTA, ME AJUDEM
Ter 18 Set 2018 - 10:11 por lorentino bonafe

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
Ter 18 Set 2018 - 0:49 por microbit

» amplificador Machine 1.8
Seg 17 Set 2018 - 20:26 por power-10kv

» Luminárias LED
Seg 17 Set 2018 - 14:34 por power-10kv

» YIROSHI super driver 1500w
Seg 17 Set 2018 - 0:21 por matos nascimento

» Blog
Dom 16 Set 2018 - 20:02 por Cursos Online Vip

CURSOS ONLINE VIP
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (6015)

renatoscp (3877)

CMeletronica (3208)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1813)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Sub graves com T18 com cancelamento, ajude-me!

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Sub graves com T18 com cancelamento, ajude-me!

Mensagem por moabbsom em Sex 14 Ago 2015 - 10:25

Bom pessoal, eu tenho 8 T18 para serem usadas 4 de cada lado, porem não sei ao certo com empilha-las, ao primeiro instante coloquei de forma que os vãos formassem uma espécie de corneta e deu uma resposta até favorável se você estiver no centro do L/R, mas, quando me posicionei em frete a um dos lados, não tinha praticamente som nem um dos subs. Por que?
Esta imagem ilustra como empilhei as caixas.

e Esta imagem ilustra o que estou tentando relatar.

Agradeço a atenção de vocês!
moabbsom
Nível 1
Nível 1

Re: Sub graves com T18 com cancelamento, ajude-me!

Mensagem por exciter em Sex 14 Ago 2015 - 11:01

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
exciter
Avançado
Avançado

Mensagem por audium em Sab 15 Ago 2015 - 16:19

Verifique a fase dos falantes.

Tem vários modos de se fazer isso.

Com um cd de teste ou gerador áudio gere uma freq de ex:40hz ligue uma caixa com vol baixo só para você ouvir com clareza depois ligue uma caixa do outro lado,verifique se o grave continua se não inverta a polaridade desta caixa ( grave deve se somar com fase correta) repita o mesmo para cada caixa que for ligando.

Note se você ligou uma caixa de cada lado ( direito e esquerdo) do modo correto ande pelo ambiente e verifique se tem cancelamento.

OBS: não sei como é o formato do ambiente que pode influenciar dando cancelamento que nesse caso com freq de 40 Hz baseando vel do sol 340ms onde o comprimento de onda tem 8.5 metros (340/40)

Onde quando a nota percorre o ambiente bate nas paredes e provoca cancelamento parcial ou quase total.

Quando usar sinal de teste não usar em vol alto já que vc esta usando uma freq fundamental,diferente da musical para não danificar os transdudores (falantes).

audium
Nível 2
Nível 2

Mensagem por chaves_paulo em Sab 15 Ago 2015 - 17:39

Amigo, tente com este aqui. tem correção de fase.
espero ter ajudado.
chaves_paulo
Avançado
Avançado

Mensagem por moabbsom em Dom 16 Ago 2015 - 10:09

Obrigado pela ajuda de vocês, audium, realmente o ambiente era um galpão com, paredes dos dois lados e telhado de uns 8 metros de altura e os graves estavam uns 5 a 6 metros de distância das paredes. Então em um ambiente aberto provavelmente não terei o cancelamento, porque a fase dos falantes estavam corretas e não abusando da sua boa vontade, com evito o cancelamento em ambientes fechados?
moabbsom
Nível 1
Nível 1

Mensagem por moabbsom em Dom 16 Ago 2015 - 15:49

Chaves Paulo, eu tenho um processador dbx P+.
moabbsom
Nível 1
Nível 1

Mensagem por moabbsom em Seg 17 Ago 2015 - 15:39

audium escreveu:Verifique a fase dos falantes.

Tem vários modos de se fazer isso.

Com um cd de teste ou gerador áudio gere uma freq de ex:40hz ligue uma caixa com vol baixo só para você ouvir com clareza depois ligue uma caixa do outro lado,verifique se o grave continua se não inverta a polaridade desta caixa ( grave deve se somar com fase correta) repita o mesmo para cada caixa que for ligando.

Note se você ligou uma caixa de cada lado ( direito e esquerdo) do modo correto ande pelo ambiente e verifique se tem cancelamento.

OBS: não sei como é o formato do ambiente que pode influenciar dando cancelamento que nesse caso com freq de 40 Hz baseando vel do sol 340ms onde o comprimento de onda tem 8.5 metros (340/40)

Onde quando a nota percorre o ambiente bate nas paredes e provoca cancelamento parcial ou quase total.

Quando usar sinal de teste não usar em vol alto já que vc esta usando uma freq fundamental,diferente da musical para não danificar os transdudores (falantes).

Obrigado pela ajuda de vocês, audium, realmente o ambiente era um galpão com, paredes dos dois lados e telhado de uns 8 metros de altura e os graves estavam uns 5 a 6 metros de distância das paredes. Então em um ambiente aberto provavelmente não terei o cancelamento, porque a fase dos falantes estavam corretas e não abusando da sua boa vontade, com evito o cancelamento em ambientes fechados?
moabbsom
Nível 1
Nível 1

Mensagem por audium em Ter 18 Ago 2015 - 1:28

Cada ambiente situação diferente,e tipo de caixa usada ex:Caixa radiação direta,caixa cornetada,bandpass onde dependendo do projeto pode ter corte 6db 12bd etc(não estou falando de crossover passivo ou eletrônico).

Mas baseando q os falantes sejam os mesmos e caixas.
Tente colocar mais perto da parede se entendi vc colocou as caixas afastada da parede 5 a 6 m faltou dizer o comprimento do ambiente mas do jeito que esta vai ter cancelamento acústico não importa se tem um crossover 24db° corretor de fase.

Pode experimentar mudar o angulo das caixas.

Obs:Com pessoas enchendo o ambiente tende a diminuir esse efeito pela absorção de cada indivíduo.

Outra tentativa use L e R em mono e não em estéreo.
audium
Nível 2
Nível 2

Mensagem por moabbsom em Ter 18 Ago 2015 - 9:21

O ambiente tem mais ou menos de 30 a 40 metros de comprimento, aqui uma foto do ambiente com o PA.

Eu irei realizar outro teste, agora em ambiente aberto e procurar o melhor formato das caixas para obter o maior desempenho possível. Eu já vi estas caixas da forma que usei ou em pé.
Vamos ver o resultado.
Obrigado!
moabbsom
Nível 1
Nível 1

Mensagem por audium em Ter 18 Ago 2015 - 13:41

Já fiz muitos projetos de caixas e não copia exata do fabricante,no max umas melhoradas baseando no custo, tamanho, desempenho e uso das caixas, tive um longo tempo estudando acústica fazendo experimento e posso dizer que sou um eterno aprendiz.

Então é normal depararmos com esses fenômenos na vida só basta entender o porque isso acontece.

Use suas caixas para o max rendimento na faixa em que foi projetada(as copiadas geralmente não obedecem o projeto original) ai vc tem que fazer testes para determinar sua faixa de uso(freq) sem danificar.

Na foto da pra ver que o palco é baixo,não sei a largura do R e L lembre para 40hz as caixas deve estar no max 8.5 metros afastadas uma da outra L & R use as caixas na faixa de freq que foram projetas (se foi bem projetada) freq muito baixa nessa caixa só aumenta o deslocamento do cone (Xmax) provocando fadiga mecânica do transdutor com o tempo.

As caixas podem ser alinhadas na horizontal até embaixo do palco ou na frente no meio do palco,lembre que o comprimento de onda na faixa de graves é relativamente grande dando flexibilidade nos arranjos.

O corte não sei o que usa,mas esse arranjo da 4X4 use filtro  corte freq abaixo de 40hz 35 hz aproximadamente porque essa caixa não é verdadeiramente de sub.
São muito usadas para pancadão DJ,é uma corneta dobrada metade da  MTL-1

Essa caixa como deve saber é copia da EV corneta dobrada, na original o corte vai de 40Hz até 250Hz mas as copias quando passa de + ou - 100Hz fica ruim depende da qualidade do projeto.

Aqui na sua foto [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Esse efeito já diz que o cancelamento se da pelo fato de.
1- as caixas estão muito afastadas L&R
2- A fase em um dos lados errada
3-Os amp estão via stereo. coloque em mono como sitado antes.

Baseando que os falantes são iguais e não recondicionados (salvo reparo original).

Espero ter ajudado,mas acho que vc vai achar a melhor solução para cada ocasião,depois nos diga o resultado que achou.
audium
Nível 2
Nível 2

Mensagem por moabbsom em Ter 18 Ago 2015 - 16:36

Ok, meu caro audium, assim que realizar os testes retorno com os resultados.
mas, gostaria muito que as caixas tivessem um rendimento consideravelmente na frequência de 30hz, como esta caixa não é boa nesta faixa, que caixa me recomenda e se você tem o projeto da mesma? obrigado por tudo!
moabbsom
Nível 1
Nível 1

Mensagem por audium em Qua 19 Ago 2015 - 23:51

moabbsom escreveu:Ok, meu caro audium, assim que realizar os testes retorno com os resultados.
mas, gostaria muito que as caixas tivessem um rendimento consideravelmente na frequência de 30hz, como esta caixa não é boa nesta faixa, que caixa me recomenda e se você tem o projeto da mesma? obrigado por tudo!

Se colocar muitas caixas dessas e alinhar o sistema pode até ter um melhor rendimento nessa faixa,mas a que custo?

Se você baixar o prog da JBL Tools,pode usar o analisador de áudio junto reproduzindo no seu PA ruido rosa em flat de preferencia para ver a perda nesta faixa a caixa se vc colocar uma freq fundamental de 30Hz vc ouvirá as caixas reproduzir,mas se somar junto a essa freq uma de 50Hz verá que no mesmo vol soara mais alto,anote a perda em db e trasse um gráfico.

Uma dica para os demais do fórum é que esse aplicativo tem medidor de polaridade,rta,medidor SPL,forma de onda,analizador de áudio,opção de calculo para calibragem,calculo para caixas e é de graça.

Pra se ter uma ideia vc abaixando uma 8° o deslocamento do cone (transdutor,falante de graves) aumenta 4X por esse e outros motivos por que sacrificar os coitados?

Qual o estilo de musica que quer reproduzir tirando ´funk` que não é musica rsrssrrsr, éssa faixa que quer de 30Hz para reproduzir digamos até 100hz dentro de +&- 3db  requer muita pot do amp e falantes e consumo da rede eletrica.

Pode se projetar caixa corneta dobrada para reproduzir com eficiência essa faixa ou bandpass (que cobre aproximadamente 1 8° ou um pouco mais) mas hoje se visa o transporte,peso das caixas por isso que como ex t18 é uma corneta cortada menor devendo aumentar a quantidade para se elevar o SPL já que sua fs cai.

Pode fazer uma corneta maior ou usar umas bandpass junto com as t18 fazendo o projeto para maior desempenho freq fundamental de 30 hz.

Mas determine seus testes nessas caixas para determinar a faixa útil delas (faça os testes em vol baixo quando o ambiente no local não estiver muito barulhento,para evitar reflexões do ambiente provocando cancelamentos e prejudicando os resultados.

Qual o falante que vc usa,que pot usa para cada falante e impedância mínima do sistema bitola dos cabos e tamanho de uma olhada nos artigos da studior como o exiter já tinha orientado unde tem tabela para isso.

Só sitei porque tenho duvida se não esta trabalhando em impedância muito baixa e perdendo o fator de amortecimento dos amp onde o desempenho destes também são muito importantes  
audium
Nível 2
Nível 2

Mensagem por moabbsom em Seg 21 Set 2015 - 10:57

galera e audium, fiz os testes coloqueis as T18 de tudo quanto é forma e finalmente encontrei a melhor forma e fico excelente.
a melhor posição é as caixas em pé, duas no chão e duas em cima das duas do chão, assim!

Agradeça todos pela ajuda,
Obrigado!
moabbsom
Nível 1
Nível 1

Mensagem por audium em Ter 22 Set 2015 - 16:34

Que bom saber que achou uma solução,só tome cuidado para não descentralizar o cone mantando as caixas nessa posição por meses a fio,é bom ao guardar as caixas deitadas para manter os falantes na vertical.
Lembro do Homero sitte(na época na selenium) me disse que fez uma caixa com 4 falantes de 15 p mas não conseguia colocar em fase de jeito nenhum,motivo 2 dos falantes tinha ficado guardado por muito tempo de cabeça pra baixo.
audium
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Eletronica Silva em Ter 22 Set 2015 - 17:56

audium escreveu:Que bom saber que achou uma solução,só tome cuidado para não descentralizar o cone mantando as caixas nessa posição por meses a fio,é bom ao guardar as caixas deitadas para manter os falantes na vertical.
Lembro do Homero sitte(na época na selenium) me disse que fez uma caixa com 4 falantes de 15 p mas não conseguia colocar em fase de jeito nenhum,motivo 2 dos falantes tinha ficado guardado por muito tempo de cabeça pra baixo.

Vixe maria..... to sabendo dessa agora! vô ja virar as minhas t18 pra nao dá problema nos falantes,,, valeu audium!
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

foto.

Mensagem por inailton em Qui 16 Jun 2016 - 13:40

[quote="moabbsom"]galera e audium, fiz os testes coloqueis as T18 de tudo quanto é forma e finalmente encontrei a melhor forma e fico excelente.
a melhor posição é as caixas em pé, duas no chão e duas em cima das duas do chão, assim!

Agradeça todos pela ajuda,
Obrigado![/quote

Amigo poderia me enviar a foto da maneira que voce encontrou para o empilhamento das T18.
inailton
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Marcio Reis em Sex 1 Jul 2016 - 10:37

[quote="inailton"]

Isto, foi de forma correta que eu também iria sugerir, da outra forma, duas a duas cancelavam entre si, pois estavam em oposição. Tente imaginar o sentido das ondas que o alto-falante produz, neste caso, poderá chegar a uma conclusão clara. Compressão, refração, sentido e deslocamento do ar.
Marcio Reis
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Noral som em Ter 4 Out 2016 - 15:09

Alguem dos colegas tem o projeto da Caixa T18 detalhado que disponibilizar pra gente fico agradecido

Noral som
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Eletronica Silva em Ter 4 Out 2016 - 15:13

Ai meu fi!!! albino

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Eletronica Silva
Avançado
Avançado

Mensagem por deus efiel em Dom 11 Dez 2016 - 22:57

boa noite amigos jente fis 2 caixa t18 e coloquei fante eros3.0 depois de muita  teimosia comigo mesmo descobri que as caixas tem  um grave melhor quando eu cortei a frequencia em 150h .ai vem 2 pergunta os falantes pode trabalha nessa configurasao? e tenho mais 4 eros 5.0 a caixa t 18 sera  bom usa  elas pra esse falantes ?
gostaria de saber aopinião dos amigos. a os falates são tos de 18 e vão toca muica
ao vivo pessao decupe a palavra erradas
agradeso
deus efiel
Avançado
Avançado

Mensagem por pabloigor em Sab 7 Jan 2017 - 0:24

amigo deus e fiel no caso das t18 os melhores falantes nacionais para ele é o OVERSOUND SUB800 e o SNACK HPX 2180 ( se não me engano ). no projeto original ela suporta somente 400W rms. acima disso vc tem que usar uma madeira mais grossa ( 18 a 20mm). e vc esta errado em levar somente o fator potencia na concepção do altofalante correto para essa caixa. tipo so porque o falante é potente nao quer dizer que ele vai se sair bem nessa caixa. recomendo ao amigo pesquisar sobre o projeto de cornetas de graves. tem muita coisa envolvida nisso do que somente potencia.
em relação aos cortes e recomendado que vc corte ela em 120hz a 100hz devido ao pico que ele tem nessa faixa de frequencia.
pabloigor
Nível 1
Nível 1

Mensagem por deus efiel em Sab 7 Jan 2017 - 15:59

Obrigado pela dica
 amigo no entanto qual seria acaixa idea pra esse falante que eu site ?
Ea questão deu te adikirido eles não  foi a potencia deles .foi as condições. mas na verdade o meu sonho e monta um PA com os grave da JBL nocazo os tornado
deus efiel
Avançado
Avançado

t18

Mensagem por chezan em Sab 23 Dez 2017 - 14:11

alguem por favor poderia me passar o projeto original da t18, se possível com fotos como se monta.
meu email:chezanmoura@gmail.com
chezan
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Sergioleo em Qua 27 Dez 2017 - 3:19

chezan escreveu:alguem por favor poderia me passar o projeto original da t18, se possível com fotos como se monta.
meu email:chezanmoura@gmail.com

Verifica o email que mandei!
Sergioleo
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Erick1976 em Qua 27 Dez 2017 - 11:00

Bom dia a todos.

Também sou muito fã da T18, se os colegas poderem me enviar este projeto; ficarei muito grato. ( [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ).

Obrigado.
Erick1976
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: