Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
16 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 15 Visitantes :: 2 Motores de busca

varkrisz

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5945)

renatoscp (3827)

CMeletronica (3141)

michel chagas (2791)

Railson (2118)

alexsandro rodrigues de a (1776)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1220)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Ajuda Mosfets da fonte do amplificador, e upgrades do mesmo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda Mosfets da fonte do amplificador, e upgrades do mesmo

Mensagem por giovaniriopreto em Qua 2 Set 2015 - 22:23

Boa noite!

Eu gostaria de saber, pois sou meio leigo nesta area, e devida a dificuldade de encontrar os Mosfets P55NF06 de um amplificador automotivo, estou a procura de um substituto melhor, mais potente ou equivalente, alguem saberia me informar qual seria o melhor para colocar??

outra duvida, no mesmo amplificador, estou pensando em re-enrolar o toroidal da fonte, ele entra 9-0-9 e sai 20-0-20, eu queria deixar da seguinte maneira IN 9-0-9 out 30-0-30, nisso eu conseguiria extrair um pouco mais de potencia do amplificador, ainda nisso, há espaço dentro do amplificador para adicionar mais alguns transistores, 2 pares por canal da pra acrescentar tranquilo pois o modulo e grande, o porem que estou meio sismado com essa modificação pq eu nao entendo muito bem dessa area, mas estou aprendendo, oque eu nao sei e se os mosfets da fonte iria aguentar essa modificação por causa da amperagem, mas pelo data sheet dele ele e 60 V 0.018 Ω 50A 110W, há tambem espaço para adicionar mais 2 destes transistores, ficando assim 06 por lado, ou colocar uns mais fortes que estes, e tambem terei que trocar os MRU1620C/R por uns mais fortes ou colocar mais em paralelo, fazendo assim a fonte ficar mais forte e aguentar alimentar o systema corretamente sem falta de energia, gostaria muito da opinião de voces, e mais uma coiisinha, no toroidal o secundario e o primario sao com muitos fios pra ser mais exato 6, eu tenho disponivel aqui, um fio de cobre esmaltado mais grosso, na grossura de mais ou menos um fio de 2,5mm, eu posso usar 2 desse fio para cada primario e secundario??
giovaniriopreto
Nível 1
Nível 1

Re: Ajuda Mosfets da fonte do amplificador, e upgrades do mesmo

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Qua 2 Set 2015 - 22:59

Sempre substituo por IRZ44 ou IRZ48.

Eu não alterai as espiras do secundário,porque o amplificador foi projetado para trabalhar com uma tensão 25 V e você alterando o circuito,mandaria mais tensão para o amplificador,ou simplesmente não alteraria a tensão(dependente do projeto) porque a tensão ficaria estabilizada e não passaria do 25volts (exemplo).

Mais qual é marca do seu amplificador ?
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

http://www.eletronicaperez.com.br

Mensagem por rodrigosomnatal em Qua 2 Set 2015 - 23:05

olha amigo, primeiramente acho que vc esta equivocado com essa tensão do primario do trafo pois se é um amplificador automotivo a tensão de entrada dele é 12v e não 9. mas sobre o fet vc pode usar o irfz-48n que se encaixa perfeitamente no lugar do 55n06. e se for querer aumentar a tensão secundária do trafo vc tera que modificar muitos componentes do amplificador como capacitores, resistores, e etc...mais fica ai a dica do fet que vc pediu. abç! Positivo
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagem por giovaniriopreto em Qua 2 Set 2015 - 23:12

rodrigosomnatal escreveu:olha amigo, primeiramente acho que vc esta equivocado com essa tensão do primario do trafo pois se é um amplificador automotivo a tensão de entrada dele é 12v e não 9. mas sobre o fet vc pode usar o irfz-48n que se encaixa perfeitamente no lugar do 55n06. e se for querer aumentar a tensão secundária do trafo vc tera que modificar muitos componentes do amplificador como capacitores, resistores, e etc...mais fica ai a dica do fet que vc pediu. abç! Positivo

Vlw a dica"

Mas nao é equivoco meu a voltagem do primario nao, pois oque entra nele e AC e nao DC que vem da bateria, entra ao certo 9-0-9 ou seja 18v. todo o restante do circuito e ja esta preparado para ate 50v, mas por segurança vou colocar capacitores de 63 ou 80v, em questao dos resistores ja estou ciente de que vou ter que modificar alguns mas tenho um amigo meu que entende melhor sobre amplificadores que ira me ajudar a fazer isso, desde ja agradeço qualquer dica que possa me dar
giovaniriopreto
Nível 1
Nível 1

Mensagem por giovaniriopreto em Qua 2 Set 2015 - 23:15

ELETRÔNICA PEREZ escreveu:Sempre substituo por IRZ44 ou IRZ48.

Eu não alterai as espiras do secundário,porque o amplificador foi projetado para trabalhar com uma tensão 25 V e você alterando o circuito,mandaria mais tensão para o amplificador,ou simplesmente não alteraria a tensão(dependente do projeto) porque a tensão ficaria estabilizada e não passaria do 25volts (exemplo).

Mais qual é marca do seu amplificador ?

A potencia e uma booster ba2100.4, ela sim suportaria o aumento de tensao, pois oque entra nos transistores saem direto da retificação e vai para os transistores, so que eu to na duvida se o par dos MRU1620 vai aguentar um pequeno aumento de amperagem, caso eu adicione mais 4 mosfets na fonte(nagambiarra) kkk
giovaniriopreto
Nível 1
Nível 1

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Qua 2 Set 2015 - 23:23

A tensão que entra no secundário depende da frequência,ela é uma tensão modulada em onda quadrada ! Como vc aferiu essa tensão ?

Os diodos suportam aumento de tensão tranquilo...

Amentando a tensão a amperagem vai cair..

Como tenho quase 20 anos de profição já minha opinião sobre o aumento de tensão,mais se o amplificador for seu,experimente ai e depois nos diga o resultado.
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagem por rodrigosomnatal em Qua 2 Set 2015 - 23:25

olha cara, reparo módulos automotivos a 17 anos, e te digo uma coisa que muita gente aqui vai concordar comigo. modificar partes de um amplificador desses acho que não é viável pois vc teria que reprojetar muitas coisinha e o principal : o dissipador do mesmo! se fosse eu, preferia confeccionar um desde o inicio....
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagem por giovaniriopreto em Qua 2 Set 2015 - 23:29

ELETRÔNICA PEREZ escreveu:A tensão que entra no secundário depende da frequência,ela é uma tensão modulada em onda quadrada ! Como vc aferiu  essa tensão ?

Os diodos suportam aumento de tensão tranquilo...

Amentando a tensão a amperagem vai cair..

Como tenho quase 20 anos de profição já minha opinião sobre o aumento de tensão,mais se o amplificador for seu,experimente ai e depois nos diga o resultado.

eu realizei a aferição com 3 multimetros diferentes, 2 digitais e 1 analogico, nos 2 digitais um deu 9 exatos no outro 8.7, ja no nalogico deu pouco a mais que 9 nao chegou a 10v, tirei 9v como uma media,
giovaniriopreto
Nível 1
Nível 1

Mensagem por giovaniriopreto em Qua 2 Set 2015 - 23:33

rodrigosomnatal escreveu:olha cara, reparo módulos automotivos a 17 anos, e te digo uma coisa que muita gente aqui vai concordar comigo. modificar partes de um amplificador desses acho que não é viável pois vc teria que reprojetar muitas coisinha e o principal : o dissipador do mesmo! se fosse eu, preferia confeccionar um desde o inicio....

eu to confeccionando 2 placas amplificadores de 500w, para o uso em casa e 1 de 100RMS(placa da Cygnus PA400) que ganhei sem os componentes(ja montei e testei tudo ok). esse ampli tava parado aki em ksa a mais de 1 ano, que ele tava queimando fusivel e de raiva so joguei ele pro canto e la ficou nem cheguei a abrir ele na epoca, agora a pouco tempo resolvi da uma mechida nele e fazer algo pra deixar ele mais forte um pouco algo em torno de 30% a mais de potencia, mas creio que fazendo alguns ajustes e acrescentando mais 1 par te transistor na saida ja da um ganho bom de potencia
giovaniriopreto
Nível 1
Nível 1

Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ em Qua 2 Set 2015 - 23:37

Ok,mais para ter a leitura correta dessa tensão,somente com um osciloscópio.Os multímetros na sua grande maioria são projetados para os 60Hz, enquanto você terá ai 25-40Khz.
ELETRÔNICA PEREZ
Parceiro do Fórum
Parceiro do Fórum

Mensagem por rodrigosomnatal em Qua 2 Set 2015 - 23:44

ELETRÔNICA PEREZ escreveu:Ok,mais para ter a leitura correta dessa tensão,somente com um osciloscópio.Os multímetros na sua grande maioria são projetados para os 60Hz, enquanto você terá ai 25-40Khz.
obrigado Leandro! tirou as palavras da minha boca. só não retratei a forma correta de medição pois não queria complicar muito para nosso companheiro pois ele mesmo disse ser um pouco leigo nessa area!! abç... Positivo
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagem por exciter em Qui 3 Set 2015 - 8:46

nao vale a pena esse up grade,,,,tem modificar tantas coisas que nao compensa na minha opiniao,,o trafo nao suportaria esse aumento de potencia,nem as trilhas da pci na regiao de entrada dos 12 volts, e nem a dissipaçao da carcaça
exciter
Avançado
Avançado

Mensagem por giovaniriopreto em Qui 3 Set 2015 - 14:52

exciter escreveu:nao vale a  pena esse up grade,,,,tem modificar tantas  coisas que nao compensa na minha opiniao,,o trafo nao suportaria esse aumento de potencia,nem as trilhas da pci na regiao de entrada  dos 12 volts, e  nem a dissipaçao da carcaça

na questao de dissipação, ja conseguir 2 coolers que vao dar exatamente certo para o amplificador, ficaram finos ja vao ajudar em algo, quanto na entrada de 12v, as trilhas são estanhadas ja de fabrica, e tem mais um fio de 2mm acompanhando a trilha por cima da placa ate o pe dos mosfets, creio que sim aguentaria esse aumento, mesmo que seja pouco, e tambem, nao vejo muita necessidade de aumentar a quantidade dos transistores nao, posso colocar o par dos MJW21193 (PNP) MJW21194 (NPN) que são de 200w, os que estao atualmente sao de 160w
giovaniriopreto
Nível 1
Nível 1

Mensagem por exciter em Qui 3 Set 2015 - 15:17

maos a obra!! poste os resultados aqui
exciter
Avançado
Avançado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado