Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
19 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 14 Visitantes :: 2 Motores de busca

borao, djclaudio, gerson silva, wandows, xtdethiago

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
» Micro Amplificador 40W
Hoje à(s) 1:23 por hollyfield

» AJUDA COM FONTE SIMETRICA.
Ontem à(s) 20:41 por D.F.

» outro detector famozão TGSL(Tesoro Golden Sabre-Light)
Ontem à(s) 2:05 por Silvio Novais

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
Sab 18 Nov 2017 - 23:56 por jefferson toledo

» esquema studio r z7/ z8
Sab 18 Nov 2017 - 22:47 por Antônio Aragão Filho

» Modulo DSPower2040 com saídas analógicas
Sab 18 Nov 2017 - 8:16 por proex

» Projeto ler tensao, corrente e frequencia com arduino
Sex 17 Nov 2017 - 17:35 por lgeorg12

» Pi polones
Qui 16 Nov 2017 - 20:30 por Cengiz222

» Diversas apostilas e etc para download
Qui 16 Nov 2017 - 14:39 por Erick1976

» Confecções de placa
Qui 16 Nov 2017 - 0:14 por CMeletronica

» SMPS SG3525 ou SG3524 e trafo driver
Qua 15 Nov 2017 - 20:40 por jott257

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Qua 15 Nov 2017 - 14:26 por audenio farias

» SurfDark36 com discriminação.....
Qua 15 Nov 2017 - 11:54 por guinho

» Amplificador APEX AX11
Ter 14 Nov 2017 - 19:47 por ziltecs

» Inverssor para Amplificador
Dom 12 Nov 2017 - 22:35 por Denildo Andrade

Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5950)

renatoscp (3841)

CMeletronica (3154)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1778)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Ajuda com avaliação de potência.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda com avaliação de potência.

Mensagem por maiko_bito em Qua 14 Out 2015 - 11:54

Olá pessoal. Não sei se estou postando minha dúvida no local correto, qualquer coisa peço desculpa aos amigos pelo inconveniente. Estou avaliando um amplificador para compra, segue a imagem dele em anexo. Estão tentando me aplicar que este amplificador tem a potência RMS de 2500w, eu estou discordando, primeiro pela quantia de transistores, e segundo pelo tamanho do toroidal, alguém aqui que tenha mais experiência no assunto poderia opinar? Obrigado a todos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Re: Ajuda com avaliação de potência.

Mensagem por D.F. em Qua 14 Out 2015 - 12:14

ola! amigo!

qual e a impedância de saída dele?
D.F.
Nível 2
Nível 2

Mensagem por maiko_bito em Qua 14 Out 2015 - 12:28

4 ohms
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Utog Remix em Qua 14 Out 2015 - 12:38

o toroidal deve ser auto trafo , cada modulo tem transistor em cima e em baixo tbm se n me engano
Utog Remix
Nível 1
Nível 1

Mensagem por CARLOS91 em Qua 14 Out 2015 - 12:42

Boa tarde! Sem querer me intrometer, esse é um amplificador da etelj modelo slin 2500 G2, segundo o que consta no site do fabricante ele opera até 2 ohms e é um modelo classe ab, sendo assim:

* 2 x 1.250 rms >>> 2 ohms
* 2 x 750 rms >>>> 4 ohms
* 2 x 350 rns>>>>> 8 ohms

Como disse todos esses dados tirei do site do fabricante.

Abraço, Carlos
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por maiko_bito em Qua 14 Out 2015 - 12:54

que o fabricante afirme tudo bem... mas visão técnica de vocês.... da 2500w RMS ou pode vir a dar tudo isso?
agora que falaram que ele tem mais transistores em baixo do dissipador já começa a ter um pouco de lógica.... mas ainda assim, não tem banco de capacitores suficiente, me parece um bocado "simples"... e veja aqueles fios de "pisca pisca" na saida de audio que segue do bloco de saida.... é pra 2 Ohms mesmo aquilo?
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por CARLOS91 em Qua 14 Out 2015 - 12:58

Utog Remix escreveu:o toroidal deve ser  auto trafo , cada modulo tem transistor em cima e em baixo tbm se n me engano

Isso mesmo Utog Remix ele usa auto-transformador o que é um perigo pra quem não conhece e não sabe manusear.

Segue o manual do fabricante  >>>>>> [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraços, Carlos
CARLOS91
Avançado
Avançado

Mensagem por Utog Remix em Qua 14 Out 2015 - 13:04

maiko_bito escreveu:que o fabricante afirme tudo bem... mas visão técnica de vocês.... da 2500w RMS ou pode vir a dar tudo isso?
agora que falaram que ele tem mais transistores em baixo do dissipador já começa a ter um pouco de lógica.... mas ainda assim, não tem banco de capacitores suficiente, me parece um bocado "simples"... e veja aqueles fios de "pisca pisca" na saida de audio que segue do bloco de saida.... é pra 2 Ohms mesmo aquilo?

o banco de capacitores fica em baixo da placa do pré com o trafo isolador

sobre esses fios finos , alguns são da placa excitadora , só n sei se aquels fios azul e cincza vão pro modulo debaixo Question
Utog Remix
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Utog Remix em Qua 14 Out 2015 - 13:07

CARLOS91 escreveu:

Isso mesmo Utog Remix ele usa auto-transformador o que é um perigo pra quem não conhece e não sabe manusear.

Segue o manual do fabricante  >>>>>> [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraços, Carlos

sim , um baita perigo , ele n isola o ampli da rede Shocked o negativo e positivo da saida são vivos e podem matar Neutral ... é amplificador pra ligar e deixar queto ,jamais manusea lo com ele ligado
Utog Remix
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Reginaldo Silva em Qua 14 Out 2015 - 14:07

Reginaldo Silva
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Reginaldo Silva em Qua 14 Out 2015 - 14:17

Medindo a potência de um amplificador de áudio
Escrito por Newton C Braga
As especificações de potência dos amplificadores de áudio comerciais usando valores de pico, PMPO, e outros têm por finalidade dar a impressão que um produto é melhor que o concorrente pois tem maior potência de saída.  melhor maneira de se conhecer a potência real de um amplificador é medindo e através do procedimento que descrevemos a seguir muitos fabricantes que enganam seus clientes podem ser desmascarados.

Já aconteceu de examinarmos um amplificador que seu fabricante apregoava ter  uma potência de 100 watts e que no entanto, pelo próprio folheto de características técnicas, drenava uma corrente de 2 ampères quando alimentado por 12 V.

Ora, se o aparelho "consome" 2 x 12 = 24 watts como ele pode fornecer 100 W?

Na natureza não se pode criar nem destruir energia e no entanto, graças a artifícios de especificações (ou desonestidade mesmo) o amplificador tinha ume potência muito maior que a real. Supondo que o amplificador em questão fosse dos melhores que podemos imaginar, convertendo uns 80% da energia em som este amplificador não teria uma potência rms ou real maior do que 20 watts!

A indicação mais correta para a potência de um amplificador é dada por valores rms (root mean square ou eficazes).
Para se medir a potência o que se faz é utilizar um gerador de sinais que será ajustado para uma frequência de 1 kHz com forma de onda senoidal (alguns fabricantes podem especificar o valor para outra frequência) e ligar na sua saída uma carga resistiva que corresponda à impedância para a qual a potência é indicada e finalmente um multímetro na escala de tensões alternada.
Os resistores usados como carga devem ser capazes de dissipar a potência que se espera do amplificador.

Por exemplo, podemos ligar 15 resistores de 120 ohms x 10 W em paralelo para obter uma resistência de 8 ohms que admitiria uma potência de até 150 watts num teste como o indicado.

Se ligarmos 11 resistores de 47 ohms poderemos obter uma resistência equivalente próxima de 4 ohms para testes com saídas desta impedância.

Para determinar a potência máxima de saída do amplificador o que se faz é aplicar o sinal do gerador, abrir todo o volume e medir a tensão com o multímetro na escala de tensões alternadas.

Exemplo:

Para uma carga de 4 ohms se medirmos 10 volts, por exemplo teremos o seguinte procedimento para cálculo:

Z = 4 ohms

V = 10 volts

P = ?

P = (V x V)/Z

P = (10 x 10)/4

P = 100/4

P = 25 watts (rms)

O teste também pode ser feito utilizando-se um alto-falante em lugar dos resistores de carga, mas neste caso, além de haver uma pequena diferença entre o  valor obtido e o real (pois a carga é indutiva e os diferentes tipos de alto-falantes podem se comportar de modo diferente em função da frequência do sinal) o leitor deve ser capaz de suportar o barulho gerado durante o procedimento.

CONCLUSÃO

Uma simples "olhadinha" no consumo de um amplificador quando à plena potência pode ajudar muito a se ter uma idéia da verdadeira potência de um amplificador, principalmente para os tipos usados num carro.

O produto da corrente exigida por um amplificador pela tensão de alimentação (12 ou 13,6 V) sempre resulta numa potência maior do que aquela que o amplificador realmente pode fornecer em valores rms, pois energia não pode ser criada.

Assim, nenhum amplificador que "consuma" 50 watts pode fornecer mais do 50 watts de som! Cuidado com os amplificadores (principalmente de uso automotivo) que prometem muito mais do que realmente dão.

Reginaldo Silva
Nível 2
Nível 2

Mensagem por michael@ em Qua 14 Out 2015 - 14:49

maiko_bito escreveu:Olá pessoal. Não sei se estou postando minha dúvida no local correto, qualquer coisa peço desculpa aos amigos pelo inconveniente. Estou avaliando um amplificador para compra, segue a imagem dele em anexo. Estão tentando me aplicar que este amplificador tem a potência RMS de 2500w, eu estou discordando, primeiro pela quantia de transistores, e segundo pelo tamanho do toroidal, alguém aqui que tenha mais experiência no assunto poderia opinar? Obrigado a todos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
boa tarde amigo eu ja peguei um desse aki pra conserta esse ampli ñ vale nada ele trabalha com capacitores em serie a proteção dele ñ funciona direito e queima muito rapido !
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por Utog Remix em Qua 14 Out 2015 - 19:01

depende quanto ele ta lhe oferecendo , mas ja em alguns shows nas vias altas , tocou bem ,
a mais barata do mercado livre tá 2.000
Utog Remix
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qua 14 Out 2015 - 21:59

Observações: acredito que ele não tem transistores por baixo veja que o tamanho do dissipador excede o gabinete plástico e na parte inferior não tem esse dissipador do mesmo tamanho, também não há fiação visível na parte de baixo do dissipador.

A fiação de bitola mais fina liga os leds da parte frontal

A fiação da saída do alto falante é de uma bitola bem superior são os de cor azul e cinza.

Se estiver no seu orçamento compre e comprove caso não fique satisfeito vc pode revender ou substituir a etapa de potencia e caso seja necessário o transformador, vc pode reaproveitar as outras etapas do circuito uma boa solução, essas etapas são as de isolamento elétrico para uso de auto transformador.

Com relação a potencia se preocupe mais no valor a ser pago, depois vc testa quantos alto falantes ele suporta e de qual potencia na pratica e a melhor solução.

Dificilmente vc vai encontrar um amplificador que tenha a potencia real a um bom preço o detalhe mais importante hoje pelo que percebo e o quanto podemos pagar por eles.
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por michael@ em Qua 14 Out 2015 - 21:59

alexsandro rodrigues de a escreveu:Observações: acredito que ele não tem transistores por baixo veja que o tamanho do dissipador excede o gabinete plástico e na parte inferior não tem esse dissipador do mesmo tamanho, também não há fiação visível na parte de baixo do dissipador.

A fiação de bitola mais fina liga os leds da parte frontal

A fiação da saída do auto falante é de uma bitola bem superior  são os de cor azul e cinza.

Se estiver no seu orçamento compre e comprove caso não fique satisfeito vc pode revender ou substituir a etapa de potencia e caso seja necessário o transformador,  vc pode reaproveitar as outras etapas do circuito uma boa solução, essas etapas são as de isolamento elétrico para uso de auto transformador.

Com relação a potencia se preocupe mais no valor a ser pago, depois vc testa quantos alto falantes ele suporta e de qual potencia na pratica e a melhor solução.

Dificilmente vc vai encontrar um amplificador que tenha a potencia real a um bom preço o detalhe mais importante hoje pelo que percebo e o quanto podemos pagar por eles.
alexandro meu amigo esse ampli tem sim outra placa com dissipador por baixo eu ja peguei um desse pra conserta e o dissipado dele e muito fino !!
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qua 14 Out 2015 - 22:05

grato pela resposta michael mas isso de dissipador fino com toda essa potencia Exclamation

dessa forma fica a dica, ele tem duas placas de transistores de saída por canal.

mas quais são os tipos de transistores utilizados e fabricante qual a tensão de alimentação.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Utog Remix em Qua 14 Out 2015 - 22:05

a etelj tem essa mania de por placa em cima e em baixo dos modulos
Utog Remix
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qua 14 Out 2015 - 22:10

imagina na hora de testar, sem sabe que tem uma placa por baixo rsrsrs.
tem que remover o dissipador.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por michael@ em Qua 14 Out 2015 - 22:16

alexsandro rodrigues de a escreveu:grato pela resposta michael mas isso de dissipador fino com toda essa potencia Exclamation  

dessa forma fica a dica, ele tem duas placas de transistores de saída por canal.

mas quais são os tipos de transistores utilizados e fabricante qual a tensão de alimentação.
kkkk adivinha os ledarios toshiba 2SA1943 e 2SC 5200 !
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por michael@ em Qua 14 Out 2015 - 22:20

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] o dissipador que ele usa são esse aki um na parte de sima e na parte de baixo e ele usa 2 cooler de 12v 0,26a !!
michael@
Avançado
Avançado

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qui 15 Out 2015 - 8:04

Com base nas informações postadas e analisando a foto é possível prever a potencia.

Características não informadas, mas muito provável que seja adotada no sistema.

Classe ab variável com chaveamento por fets de potencia, isso justifica o pequeno dissipador mesmo sendo projetado para 2 ohms e a elevada potência com um transformador tão pequeno.

Potencia possível por cada par de transistor com dupla ventilação forçada.
AB Variável.
Transistor Toshiba 5200/1943 = 350W por par em apenas um canal.
350 x 4 = 1400 W em um canal a 2 ohms para os dois canais multiplicamos por 2 mas como a fonte sempre tem uma queda de tensão fica em torno de 80 a 90% a mais 1400-280=1120
Resumo: potencia máxima total 1400 + 1260 = 2.660 W
ou 1400 + 1120 = 2.520 W

Essa é a potencia máxima possível só não sei por quanto tempo ele pode permanecer, pois dissipador pequeno costuma aquecer muito.

Tabela de potencia máxima por cada par de transistor de saída:

100 w para amplificador ab - grande dissipador sem ventilação forçada
120 w ab com ventilação forçada - grande dissipador
170 w ab com ventilação forçada dupla em alta rotação – grande dissipador
350 w com ventilação forçada dupla e alta rotação- potencia exclusiva para classe AB variável (H) dissipador tamanho médio.

Nota: os transistores dos drive não são contados como saídas.

Potência testadas com osciloscópio.

OBS: A grande maioria dos fabricantes atualmente faz a medição utilizando o método de potencia musical e convertendo para a potencia rms através de formulas, o que pode resultar em não obtermos essa potencia em medições realizadas com resistências mas quando utilizados com alto falantes como carga na sua função de tocar musica o resultado é muito próximo dos obtidos com o método RMS.
Conclusão: é possível sim essa potência devido à tecnologia utilizada.
A desvantagem dos ab variável e a sua vida útil, uma falha no sistema step drive pode queimar os saídas.
os classe ab puro tem menos potencia mas tem maior vida útil.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qui 15 Out 2015 - 8:08

Os amplificadores que podem ter sua potencia medidas com resistência são mais robustos em termos de corrente de fonte, quantidade de transistores e tamanho do dissipador.

São bem mais caros por ter maior custo na produção. Exclamation
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: