Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
54 usuários online :: 13 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 41 Visitantes :: 2 Motores de busca

4ndre37, borao, ccunha, Cengiz222, guadalhorce22, Higo Petry, jefferson toledo, maxsgames, Rogerio Fior, treetitanic, vitorfr77, wandows, zainan

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
» Garantir desligamento do triac em circuito indutivo
Hoje à(s) 12:21 por treetitanic

» Micro Amplificador 40W
Hoje à(s) 1:23 por hollyfield

» AJUDA COM FONTE SIMETRICA.
Ontem à(s) 20:41 por D.F.

» outro detector famozão TGSL(Tesoro Golden Sabre-Light)
Ontem à(s) 2:05 por Silvio Novais

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
Sab 18 Nov 2017 - 23:56 por jefferson toledo

» esquema studio r z7/ z8
Sab 18 Nov 2017 - 22:47 por Antônio Aragão Filho

» Modulo DSPower2040 com saídas analógicas
Sab 18 Nov 2017 - 8:16 por proex

» Projeto ler tensao, corrente e frequencia com arduino
Sex 17 Nov 2017 - 17:35 por lgeorg12

» Pi polones
Qui 16 Nov 2017 - 20:30 por Cengiz222

» Diversas apostilas e etc para download
Qui 16 Nov 2017 - 14:39 por Erick1976

» Confecções de placa
Qui 16 Nov 2017 - 0:14 por CMeletronica

» SMPS SG3525 ou SG3524 e trafo driver
Qua 15 Nov 2017 - 20:40 por jott257

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Qua 15 Nov 2017 - 14:26 por audenio farias

» SurfDark36 com discriminação.....
Qua 15 Nov 2017 - 11:54 por guinho

» Amplificador APEX AX11
Ter 14 Nov 2017 - 19:47 por ziltecs

Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5950)

renatoscp (3841)

CMeletronica (3154)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1778)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

ALGUEM SABE COMO BOBINAR UM GERADOR PELOS MENOS 7KVA

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: ALGUEM SABE COMO BOBINAR UM GERADOR PELOS MENOS 7KVA

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 0:17

estou projetando um motor a ima para rodar o gerador!
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por albert_emule em Qui 17 Dez 2015 - 0:25

systemjol escreveu:Amigo Jocelio,o que me desanima na energia eólica é o fato de que pra gerar uma boa potencia o gerador tem que girar numa velocidade alta,pois tem poucos polos.Quanto mais polos tiver menor será a velocidade necessaria pra alcançar uma boa potencia.Mas veja bem,um alternador de 6 polos precisa girar ha mais de 1000rpm pra gerar bem,isso desanima qualquer um.Se fosse um sistema hidraulico,com polias etc ai seria bem melhor,mas eólico é chato.Melhor investir numa placa solar.

Bem isso.

Os geradores eólicos comerciais de pequeno porte atinge a potência máxima com uns 600 a 650 RPM. Conseguem isso com ventos de 40KmH.
Parece um vento um tanto forte kkk

Mas os fabricantes preferem assim, pois com esta velocidade a hélice vai ligada diretamente ao eixo do gerador, sem engrenagens. Eles já calculam a aerodinâmica das pás para ser ligada desta forma e atingir 600 RPM na potência máxima.

Não usam muitas pás, pois gera arrasto em alta velocidade e perde eficiência. As com muitas pás só podem girar em baixa velocidade. mas costumam possuir força. O problema é que precisariam de engrenagens multiplicadoras para tocar um gerador de 600 RPM, e acabaria perdendo energia com atrito. É isso que os fabricantes tentam evitar: Atrito.

Usam hélice com três pás, pois só assim a hélice consegue o equilíbrio com boa eficiência.

O único jeito que encontrei de ter energia de graça, seria fazer as hélices com três pás do tamanho da vela de mini veleiro, pois assim aproveitaria qualquer vento fraco, e estaria sempre gerando.
Ficaria com um visual de moinho de vento em casa kkkk Laughing  Laughing
Veja um exemplo de tamanho:

Uma hélice com três pás do tamanho da vela deste veleiro aí, geraria energia suficiente para ser possível abandonar concessionária de energia. Eu até acho que um gerador ideal seria o da marca "Alterima" pois eles geram a potência máxima com apenas 600RPM:

Para ser possível abandonar a concessionária de energia, basta que o gerador gere uma média de uns 300W hora, totalizando uns 7200 watts a cada 24 horas e 216 mil watts por mês.

Este mês mesmo eu gastei 230 mil watts. Vou pagar R$157,00.
Com esta potência eu tenho energia para tudo o que faço.
Dá para viver tranquilo numa boa.
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 0:31

esta faltando pouco para funcionar tem muito macete!
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 0:33

hehe queria um gerador desse 10kva.... mas voces viram o preço!!!! tenho a relaçao do preço da alterima.... muito caro!
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 0:36

usei uma broca bailarina para cortar os circulos! ainda estou vendo uma melhor posiçao para os imas e se vou por isolantes para entrada de ponto "0"
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por albert_emule em Qui 17 Dez 2015 - 0:38

rubens gomes escreveu:estou projetando um motor a ima para rodar o gerador!

Tipo motor permanente?

Olha: Não sou daqueles que dizem que não funciona sem apresentar uma explicação prática e fácil de entender.

Mas eu mesmo já andei estudando um motor magnético destes.
O problema é que o pessoal vê o campo magnético como um jato de água batendo numa turbina Peltron:

Campo magnético não é assim.
O que diferencia se o campo magnético é polo Sul ou Polo norte, é apenas a direção que você está "enxergando" ele se é por trás ou pela frente hehehe.

E se você coloca estes imãs numa roda, eles sempre tende a se equilibrarem, pois sempre vão atingir um ponto que as forças de repulsão são iguais.

Este motor magnético só funcionaria se você conseguisse ativar e desativar um imã permanente em momentos certos, e sem gastar energia ou gastando muito pouca energia.

O imã que consegue ser desativado e ativado, é o eletro-imã. Mas daí eletro-imãs consomem energia.
Mas é justamente pelo fato dos eletro-imãs poderem ser ativados e desativados, é que os motores DC funcionam. Por isso também que motor magnético de energia livre não funciona.

albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 0:46

albert_emule escreveu:

Bem isso.

Os geradores eólicos comerciais de pequeno porte atinge a potência máxima com uns 600 a 650 RPM. Conseguem isso com ventos de 40KmH.
Parece um vento um tanto forte kkk

Mas os fabricantes preferem assim, pois com esta velocidade a hélice vai ligada diretamente ao eixo do gerador, sem engrenagens. Eles já calculam a aerodinâmica das pás para ser ligada desta forma e atingir 600 RPM na potência máxima.

Não usam muitas pás, pois gera arrasto em alta velocidade e perde eficiência. As com muitas pás só podem girar em baixa velocidade. mas costumam possuir força. O problema é que precisariam de engrenagens multiplicadoras para tocar um gerador de 600 RPM, e acabaria perdendo energia com atrito. É isso que os fabricantes tentam evitar: Atrito.

Usam hélice com três pás, pois só assim a hélice consegue o equilíbrio com boa eficiência.

O único jeito que encontrei de ter energia de graça, seria fazer as hélices com três pás do tamanho da vela de mini veleiro, pois assim aproveitaria qualquer vento fraco, e estaria sempre gerando.
Ficaria com um visual de moinho de vento em casa kkkk Laughing  Laughing
Veja um exemplo de tamanho:

Uma hélice com três pás do tamanho da vela deste veleiro aí, geraria energia suficiente para ser possível abandonar concessionária de energia. Eu até acho que um gerador ideal seria o da marca "Alterima" pois eles geram a potência máxima com apenas 600RPM:

Para ser possível abandonar a concessionária de energia, basta que o gerador gere uma média de uns 300W hora, totalizando uns 7200 watts a cada 24 horas e 216 mil watts por mês.

Este mês mesmo eu gastei 230 mil watts. Vou pagar R$157,00.
Com esta potência eu tenho energia para tudo o que faço.
Dá para viver tranquilo numa boa.

com relaçao ao motor infinito vi pelo que estou projetando que realmente ha uma forma de fazer funcionar o meu o rotor da uma volta quase completa... digamos que falta 30% mas mesmo que nao funcione o lance seria adquirir um gerador e colocar um motorzinho de bis acionado por gerador de hidrogenio!
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 0:52

tenho um gerador de hidrogenio na minha moto só que tive que ligar ele direto no estator atraves de um diodo, daqueles grandes com parafuso! porque direto na bateria nao dura uma hora a bateria descarrega completamente! nao olhei o consumo so sei que demoro para por gasolina, agora preciso estudar uma forma de injetar mais direto porque pela entrada de ar serve mais como ajuda
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 11:59

essa semana começo enrolar o gerador ele vai ter 40 cm comprimento 7 cm interno fio 18, depois posto aqui as "consequências"
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por jocelio em Qui 17 Dez 2015 - 12:39

z Very Happy Very Happy Estou ansiozo pelos resultados vai servir de espiração para muita gente ..
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagem por albert_emule em Qui 17 Dez 2015 - 18:56

rubens gomes escreveu:tenho um gerador de hidrogenio na minha moto só que tive que ligar ele direto no estator atraves de um diodo, daqueles grandes com parafuso! porque direto na bateria nao dura uma hora a bateria descarrega completamente! nao olhei o consumo so sei que demoro para por gasolina, agora preciso estudar uma forma de injetar mais direto porque pela entrada de ar serve mais como ajuda

Outra coisa que eu duvido muito.

"O gás hidrogênio (H2) não está presente na natureza em quantidades significativas sendo, portanto, um vetor energético, ou seja, um armazenador de energia.
Para sua utilização, energética ou não, ele deve ser extraído de uma fonte primária que o contenha.

A energia contida em 1,0 kg de hidrogênio corresponde à energia de 2,75 kg de gasolina. Entretanto, devido à sua massa específica (0,0899 kgNm-3 a 0°C e 1 atm), a energia de um litro de hidrogênio equivale à energia de 0,27 litro de gasolina / HOFFMANN 2005/."

Ou seja:
Se você comparar 1 litro de gasolina (Que é liquida) com 1 litro de Hidrogênio (que é gasoso), O litro inteiro de hidrogênio só vai equivaler a 270ML de gasolina.
Um litro inteiro de hidrogênio não dá nem um copo de gasolina kkkkk.

A os pontos fracos não param por aí : Wink Wink
A energia que você gera a partir do hidrogênio, é muito menor do que a energia que você usou para extrair o hidrogênio da água.

Motores a combustão dão perdas de 70% em calor. Só aproveitam no máximo uns 30%, e ainda assim, para atingir 30% de rendimento, tem que estar em máxima velocidade em estrada plana, com gasolina pura, sem misturas.

A Célula combustível seria mais viável. Elas conseguem até 60% de rendimento.
Transformam hidrogênio diretamente em eletricidade. Daí é possível mover um motor elétrico que por sua vez atinge até 90% de eficiência.

Mesmo assim você nunca conseguiria andar de graça.
Iria gastar a energia de casa para gerar o hidrogênio e armazenar num tanque.
Mas o carro só não existe, pois hidrogênio é muito complicado para ser armazenado.

É de difícil armazenamento, sem falar no perigo.
Não se pode usar tanques de metal, pois reagem com o gás e acabam se rompendo.

albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por albert_emule em Qui 17 Dez 2015 - 19:02

Veja:
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por albert_emule em Qui 17 Dez 2015 - 19:09

Fosse assim fácil os cientistas do mundo todo não estariam gastando Bilhões de dólares e tentando fazer o reator de fusão a hidrogênio.
Ninguém conseguiu ainda.
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 19:50

albert_emule escreveu:Fosse assim fácil os cientistas do mundo todo não estariam gastando Bilhões de dólares e tentando fazer o reator de fusão a hidrogênio.
Ninguém conseguiu ainda.

Credo essa cara do video nao sabe nada! pelo jeito nunca fez nada na prática só teoria.... ESSE DEVE SER O FAMOSO DR TEORIA o meu funciona, mas realmente nao funciona se ligar na bateria ela descarrega rapidamente porque a hidrolise é praticamente um circuito em curto o meu é ligado direto no estator antes do retificador, usei outro retificador de 50 amperes, entao o gerador de hid recebe uma voltagem direta do estator nao tem regulagem de 12v ele recebe o que vier! pensei que ia queimar meu estator mas nao queimou. Tem amigos meu usando um gerador de chevette ligado numa expansão do eixo do peao, é o ideal mas nao usei por ficar feio na moto, minha moto dava 22 km por litro agora da 37 e anda parecendo um foguete!. AGORA CLARO QUE ISSO NAO É INTERESSE GOVERNAMENTAL TEM MUITO MONOPÓLIO POR TRAZ DISSO QUE NAO GOSTARIA QUE ISSO FIQUE VIÁVEL. vou postar um video aqui do primeiro que fiz como teste ele tem apenas 5 cm de tamanho mas a explosao que dá é inacreditavel...e nem usei chapas de aço usei chapa 14 de ferro.
Quem for usar um gerador no carro ele deve ter no minimo 15 cm c/ 9 placas e de preferencia 2 geradores e naturalmente deve-se instalar um gerador de energia a parte somente para os geradores hho, caso contrario vai ficar na rua sem bateria!
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 20:30

Este é um pequeno gerador de 5cm apenas mas é o bastante para deixar uma fonte de 5 amperes com o trafo super quente!
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por albert_emule em Qui 17 Dez 2015 - 21:16

rubens gomes escreveu:Este é um pequeno gerador de 5cm apenas mas é o bastante para deixar uma fonte de 5 amperes com o trafo super quente!

No seu caso eu tentaria um gerador normal mesmo.
Destes de 4T de até uns 3000Va.
Nem é tão caro hehehe. Dá para dividir e tal.

Se o Hidrogênio conseguir uma boa economia, pode até ficar mais barato que a energia das empresas distribuidoras.

Eu aqui estou pagando 68 centavos a cada 1000 watts uma hora sugando da tomada.
Se você conseguir gastar menos que 68 centavos por 1000 watts, aí é melhor usar gerador Very Happy

albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por albert_emule em Qui 17 Dez 2015 - 22:43

rubens gomes escreveu:essa semana começo enrolar o gerador ele vai ter 40 cm comprimento 7 cm interno fio 18, depois posto aqui as "consequências"

Vou te dar outra dica de combustível:

Nos anos 40, quando faltava petróleo e gasolina, o pessoal usou muito gás de madeira.
Funciona como um tipo de GNV, porém com menas energia. O carro fica mais fraco.
Mas anda e acelera, que alguém que estivesse de carona nem notaria.

Mas no seu caso o uso seria num gerador.
Basicamente você só tem que criar uma fornalha tipo fogão a lenha.
Daí tem que ter um recipiente fechado onde colocará as madeiras para virar gás.

Acho que alguém já fez:

O ideal é você usar um motor de combustão que só tenha potência para gerar no máximo 1000W a plena potência. No talo mesmo. Sugiro isso, pois geradores só dão eficiência máxima quando estão em máxima potência.

Use um alternador que seja capaz de fornecer 1000W.
Use 4 baterias de 200AH por 12V para armazenar a energia.

O gerador só vai precisar trabalhar 10 horas por dia.
Você terá energia por 24 horas, todos os dias.

albert_emule
Avançado
Avançado

gerador com 4 imas de hd (motor de ventilador pequeno)

Mensagem por rubens gomes em Qui 17 Dez 2015 - 23:25

Caro Albert_emule, eu sou muito da prática entao já comprei aqui sucata de 12 motores de tanquinho e vou por essa geringonça toda para funcionar e ve no ke vai dar, meu sonho é este gerador que voce postou ai da alterima, com um desses ponho para funcionar nem que seja usando um quadro de bicicleta!
tenho aqui um motorzinho pequeno de ventilador tirei o induzido e coloquei de pvc com 4 imas de hd, com 2500 rpm deu 10,5 volts, muito pouco no entanto o motor é muito pequeno tambem
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por rubens gomes em Sex 18 Dez 2015 - 9:26

rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por jocelio em Sex 18 Dez 2015 - 9:45

rubens gomes escreveu:Este é um pequeno gerador de 5cm apenas mas é o bastante para deixar uma fonte de 5 amperes com o trafo super quente!
KKKKKKKKKKK CHUPA DILMA ANTA KKKK ESSE KKK Uma duvida o amigo pretende gerar os 110 ou 220 continuo ja direto sem inversor ou coisas parecidas ..
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagem por jocelio em Sex 18 Dez 2015 - 9:50

Alguem entende se da para usar este tipo de inversor no sistema [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ..
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagem por rubens gomes em Sex 18 Dez 2015 - 10:53

jocelio escreveu:
 KKKKKKKKKKK CHUPA DILMA ANTA KKKK ESSE KKK Uma duvida o amigo pretende gerar os 110 ou 220 continuo ja direto sem inversor ou coisas parecidas  ..

Bom, na realidade o gerador que vou fazer nao sei a voltagem de saida, nao pretendo fazer dele um carregador de baterias, entao espero que ele de acima de 127 volts, tambem nao pretendo usar um AVR, entao a soluçao seria usar um Autotrafo!

esse circuito ai se nao me engano é um amplificador de audio para grandes potencias tipo aquelas paredes caixas de som! tipo um booster se eu tiver enganado favor alguem corrigir!
rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por rubens gomes em Sex 18 Dez 2015 - 11:36

este é um auto trafo, só que é trifasico vou enrolar um monofásico

rubens gomes
Nível 1
Nível 1

Mensagem por albert_emule em Dom 20 Dez 2015 - 20:25

rubens gomes escreveu:este é um auto trafo, só que é trifasico vou enrolar um monofásico

Olá amigo, só uma curiosidade!
Como um simples auto-trafo irá regular a tensão de saída?

Eu já dei manutenção em um estabilizador que estabilizada fazendo cortes em ângulo de fase. Usava TRIAS de potência elevada. Regulava 70Kva.

O mais incrível é que a forma de onda de saída não saia igual a de dimmers.
Tinha filtros que refazia a senoide a a onda de saída ficava perfeita.

São chamados de estabilizador por impedância variável.

albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagem por jocelio em Dom 20 Dez 2015 - 20:52

Eu estava pensando exatamente a mesma coisa como irá regular a tenção ao ponto de não aver variações bruscas por isso eu tava falando do inversor de frequência e alto trafo  as percas axo que seria meio Grande ou não rsrs . Bom eu sou apenas um aprediz de eletrônica e estou na área a apenas 3.5 anos  rsrs
jocelio
Avançado
Avançado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: