Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 10 1-74

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
40 usuários online :: 5 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 35 Visitantes :: 2 Motores de busca

atomo3, edison schwaab, idu, kooruba, valdemar de jesus

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
CURSOS ONLINE VIP
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 10 Banner11
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 10 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 10 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 10 I_vote_rcap 
Caca Silva (6028)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 10 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 10 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 10 I_vote_rcap 
renatoscp (3889)
CMeletronica (3220)
michel chagas (2791)
Railson (2119)
alexsandro rodrigues de a (1835)
naldo santos (1599)
ablacon64 (1222)
gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

DEBUNKER DIAMOND X2

Página 10 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir em baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 10 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por mamacom em Seg 14 Mar 2016 - 14:12

Puxa, que som cristalino, gostei demais do Diamond, estou esperando as minhas placas para monta-los, valeu Netto pelo vídeo.
mamacom
mamacom
Nível 2
Nível 2

Mensagem por renatoscp em Seg 14 Mar 2016 - 18:56

netto escreveu:pessoal, montei improvisadamente o circuito do Renato, o Debunker Diamond num modulo, e o som é excelente, só não mexi no circuito de bias por ser meio crítico e faltou o capacitor de 680pf que vai em série com o resistor de 4k7, segue o vídeo improvisado

Fico feliz que tenha gostado irmão... E essa voz de lucutor de AM ai? rsrsrs...
Então... Não sei se vc teve a oportunidade de comparar com outros, eu também achei que essa topologia superou a outra, mesmo quando montada de forma "nativa" como no circuito original do Douglas (com ou sem bootstrap), sem "mexidas" ou alterações...

Parabéns pelo vídeo, valeu pela atenção! Abço!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por netto em Seg 14 Mar 2016 - 22:50

valeu Renato,

vou fazer outro vídeo com o capacitor de 680pf que ficou faltando e vou enrolar mais voltas de fio nos toroides do modulo, pra tensão ficar em torno de 40V simétricos como a que você recomendou nos primeiros posts do tópico. no fim de semana estará pronto.
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagem por zainan em Sab 2 Abr 2016 - 13:50

Boa tarde a todos!
Amigos, para ligar meu amplificador pela primeira vez e utilizando uma fonte chaveada o método de proteção com lampada serie é o mesmo?
Em não encontrando mais lampadas incandescentes, estas podem ser substituídas por qual?
zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por zainan em Sab 2 Abr 2016 - 14:03

Vejam, esta quase pronto:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O credito das placas é do amigo CM, o trabalho dele é belíssimo.

O ponto critico agora é o dissipador...
zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por zainan em Ter 5 Abr 2016 - 10:56

Bom dia a todos!

Renato, tenho duas duvidas no momento:

1º - Para ligar meu amplificador pela primeira vez e utilizando uma fonte chaveada o método de proteção com lampada serie é o mesmo?

2º - Para ajustar o controle de bias posso utilizar a mesma receita do Debunker strong X4:

zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por renatoscp em Ter 5 Abr 2016 - 12:08

zainan escreveu:Bom dia a todos!

Renato, tenho duas duvidas no momento:

1º - Para ligar meu amplificador pela primeira vez e utilizando uma fonte chaveada o método de proteção com lampada serie é o mesmo?

2º - Para ajustar o controle de bias posso utilizar a mesma receita do Debunker strong X4:

Em algumas chaveadas a lampada série pode prejudicar o arranque da fonte, o ideal seria vc testar com trafo mesmo caso pretenda utilizar lampada série, ou então, utilize chaveada com um fusível de corte rápido na entrada, com amperagem baixa.

Sim, o método do ajuste de bias é o mesmo.

Abçs
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por lgeorg12 em Ter 5 Abr 2016 - 17:08

Eu uso uma lâmpada de 100W e as fontes costumam partir normalmente, somente as de 600W e acima dão uma tremenda piscada mas acabam indo, inclusive testei o Skorpion em uma placa do modulo 80+80 usando somente sua fonte chaveada, a lâmpada de 100W não pode ficar nem levemente acesa após o arranque, senão tem coisa errada.

lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Ter 5 Abr 2016 - 21:57

lgeorg12 escreveu:Eu uso uma lâmpada de 100W e as fontes costumam partir normalmente, somente as de 600W e acima dão uma tremenda piscada mas acabam indo, inclusive testei o Skorpion em uma placa do modulo 80+80 usando somente sua fonte chaveada, a lâmpada de 100W não pode ficar nem levemente acesa após o arranque, senão tem coisa errada.

As fontes com 2153 geralmente arrancam, mas já vi muita gente usando lampada de 60W... Ai num vai hein...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por lgeorg12 em Ter 5 Abr 2016 - 22:06

Sim, o interessante de se usar uma lâmpada de 100W em série é que vc. acaba se acostumando com ela, e já vê automaticamente se existe um consumo acima do normal, por exemplo se eu ligar um Receiver AV com 12 TR's ela fica levemente avermelhada, devido ao alto consumo do aparelho mesmo sem som. è uma ferramenta bem útil, mas atente bem ! Já tive casos que se levantar o volume conectado na lâmpada o amp fica "louco" devido a queda na tensão.

lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por flpcdm em Sex 15 Abr 2016 - 9:19

Amigos, vou pedir para enrolar um trafo toroidal para o Diamond versão stereo. Neste caso, para a voltagem de 42+42 do diamond, o trafo precisa ser de quantos volts? 8 amperes seriam suficientes?
Tentei as fontes chaveadas aqui do fórum, mas não tenho conhecimento com as mesmas e fica mais difícil pra mim.
Obrigado pela força!
flpcdm
flpcdm
Nível 1
Nível 1

Mensagem por renatoscp em Sex 15 Abr 2016 - 10:42

flpcdm escreveu:Amigos, vou pedir para enrolar um trafo toroidal para o Diamond versão stereo. Neste caso, para a voltagem de 42+42 do diamond, o trafo precisa ser de quantos volts? 8 amperes seriam suficientes?
Tentei as fontes chaveadas aqui do fórum, mas não tenho conhecimento com as mesmas e fica mais difícil pra mim.
Obrigado pela força!

29,7+29,7 VCA, procure usar pelo menos um trafo de uns 15A pra versão estéreo... Evita queda de tensão nos picos de grave e consequentemente, um som cagado.
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por mamacom em Seg 25 Abr 2016 - 16:40

Amigo Renato montei o Debunker Diamond, até ai tudo bem , consegui ajustar a voltagem para corrente de bias em 3 volts, mas antes do ajuste coloquei um jump na entrada de sinal, após terminar retirei o jump e deixei ligado por uns 3 minutos sem sinal de audio, logo após este tempo percebi que os transitores pares BC556 e BC546 aquecem a um ponto de ficarem insuportavel em seguida os de saidas ficam muito quentes tambem, será que a causa para essa desestabilização podem ser os transitores bc falsificados? , você pode me ajudar sobre este problema, já chequei, tudo esta certinho, todos componentes são novos, estou usando fonte de +-36V/10A.
mamacom
mamacom
Nível 2
Nível 2

Mensagem por renatoscp em Seg 25 Abr 2016 - 17:10

mamacom escreveu:Amigo Renato montei o Debunker Diamond, até ai tudo bem , consegui ajustar a voltagem para corrente de bias em 3 volts, mas antes do ajuste coloquei um jump na entrada de sinal, após terminar retirei o jump e deixei ligado por uns 3 minutos sem sinal de audio, logo após este tempo percebi que os transitores pares BC556 e BC546 aquecem a um ponto de ficarem insuportavel em seguida os de saidas ficam muito quentes tambem, será que a causa para essa desestabilização podem ser os transitores bc falsificados? , você pode me ajudar sobre este problema, já chequei, tudo esta certinho, todos  componentes são novos,  estou usando fonte de +-36V/10A.

Boa tarde irmão!!

Não digo falsificados, pois hj em dia é bem complicado comparar transistores baratos como os BC... Alguns tem um HFE bem diferente de outros (marca, lote) o que faz que se comportem de modo diferente.

Bom, não é pra ocorrer aquecimento algum, nos meus testes deixei por mais de 2 horas ligado, tocando em média potência, depois mais uns 10 min em modo "hard", sem aquecimento, principalmente nos BCs, que se vc verificar estão bem polarizados, todos operando bem abaixo da corrente recomendada pelos datas.

O que pode ocorrer quando usamos algum transistor ruim (ou pares), é a auto oscilação, o que torna os capacitores milers insuficientes para estabilizar.

Nesse caso, tente trocar os transistores em primeiro lugar, por algum de outra marca, mesmo que de sucata. Caso não resolva, aumente o valor dos 2 milers.

Lembrando que capacitor miler tem que ter o menor valor aplicável, valores altos estragam o som... Se reparar, na primeira página, eu mencionei justamente isso, o fato de ter conseguido estabilizar esse circuito com valores bem baixos de miler, porém, esses valores podem realmente se tornar insuficientes dependendo da qualidade dos transistores aplicados...

Pra vc ter uma idéia, se não me engano são 2 milers de 10pF no Diamond, contra um miler de 120 à 180pf utilizado na topologia anterior.

Verifique direitinho, certamente vai resolver.. Ontem falei com o CM Eletronica, que me relatou ter vendido algumas placas dele, e um dos clientes que comprou fez questão de dar um retorno, pois tinha gostado muito do amplificador, montou de primeira sem problema algum... De repente o CM possa dizer quais transistores ele utilizou.

Abçs!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por mamacom em Seg 25 Abr 2016 - 22:12

Ok Renato, estou ansioso para escutar o som deste amplificador, pois bem vou substituir os transistores, se não resolver aumento os dois capacitores, logo lhe darei retorno, infelizmente só tenho tempo no final de semana para dar prosseguimento, mas valeu pelos esclarecimentos.
mamacom
mamacom
Nível 2
Nível 2

Mensagem por zainan em Ter 26 Abr 2016 - 0:47

Bom dia, mamacom, Renato e todos amigos do fórum!

Comigo esta ocorrendo algo bem parecido, ajustei a corrente do bias do meu amplificador com 8volts. Como indicado pelo amigo Renato, utilizei para os testes uma fonte linear, mas o trafo era de baixa voltagem 18+18 5A (em torno de 25+25volts retificados), até ai tudo bem, fiquei super contente ouvi meu amplificador tocar quase uma meia hora; contudo quando troquei de fonte e refiz a regulagem do bias em 8volts novamente, desta vez com minha chaveada NS450 entregando 38+38volts, verifiquei um aquecimento demasiado nos transistores de saída, o que me impediu de realizar um teste com musica. Depois voltei a usar a voltagem mais baixa...  e adivinha? Pois é... pareceu tudo normal outra vez. Como estava usando a chaveada em outro projeto e estava tudo normal, creio que seja algo envolvendo a voltagem... mas também não consegui resolver.
Você já realizou um teste com uma voltagem mais baixa como 25+25volts retificados para conferir o funcionamento?
Alguém do fórum já passou por algo parecido?

OBS.: o pequeno dissipador somente para testes, ainda não consegui comprar um definitivo.

Abraços a todos!
zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por CMeletronica em Ter 26 Abr 2016 - 1:03

bom amigos venho dar meu parecer sobre esse problema , como disse o proprio Renato hoje encontramos transistores de ma qualidade ou procedencia , ja vendi a placa para outro cliente e o mesmo elogiou muito o funcionamento do mesmo , então vamos as suposições :
Possivel solda com contato ruim devido alta isolação do verniz - sim é possivel .
componentes de ganho diferenciado - se não fizer um teste trocar todos por de mesmo fabricante.
voltagem com filtragem baixa - se trata de um amplificador classe AB de uns 200W então uma boa fonte ajuda .
, aos que ja montaram postem seus resultados .
vou fazer igual fiz no Skorpion - video com carga - osciloscopio - fontes diferentes dai vamos tirar as duvidas -
pra quem esta com bcs com possivel baixa qualidade tetem usar substitutos
CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por renatoscp em Ter 26 Abr 2016 - 7:26

zainan escreveu:Bom dia, mamacom, Renato e todos amigos do fórum!

Comigo esta ocorrendo algo bem parecido, ajustei a corrente do bias do meu amplificador com 8volts. Como indicado pelo amigo Renato, utilizei para os testes uma fonte linear, mas o trafo era de baixa voltagem 18+18 5A (em torno de 25+25volts retificados), até ai tudo bem, fiquei super contente ouvi meu amplificador tocar quase uma meia hora; contudo quando troquei de fonte e refiz a regulagem do bias em 8volts novamente, desta vez com minha chaveada NS450 entregando 38+38volts, verifiquei um aquecimento demasiado nos transistores de saída, o que me impediu de realizar um teste com musica. Depois voltei a usar a voltagem mais baixa...  e adivinha? Pois é... pareceu tudo normal outra vez. Como estava usando a chaveada em outro projeto e estava tudo normal, creio que seja algo envolvendo a voltagem... mas também não consegui resolver.
Você já realizou um teste com uma voltagem mais baixa como 25+25volts retificados para conferir o funcionamento?
Alguém do fórum já passou por algo parecido?

OBS.: o pequeno dissipador somente para testes, ainda não consegui comprar um definitivo.

Abraços a todos!

Bom dia Zainan;

Pelo seu relato, na verdade seu amplificador está perfeito, não há problema algum. O fato é que, quando vc troca a fonte, tem que refazer o ajuste de bias mesmo, pois uma variação na tensão de alimentação entre uma fonte e outra altera drásticamente a corrente de repouso, e é justamente por este motivo que existe o trimpot de regulagem. Sempre que for trocar sua fonte, abra completamente o trimpot de bias e refaça o ajuste, caso contrário, os transistores de saída irão aquecer realmente, é normal. O que não é normal é o aquecimento dos BCs, de forma alguma.
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Ter 26 Abr 2016 - 7:58

renatoscp escreveu:

Bom dia Zainan;

Pelo seu relato, na verdade seu amplificador está perfeito, não há problema algum. O fato é que, quando vc troca a fonte, tem que refazer o ajuste de bias mesmo, pois uma variação na tensão de alimentação entre uma fonte e outra altera drásticamente a corrente de repouso, e é justamente por este motivo que existe o trimpot de regulagem. Sempre que for trocar sua fonte, abra completamente o trimpot de bias e refaça o ajuste, caso contrário, os transistores de saída irão aquecer realmente, é normal. O que não é normal é o aquecimento dos BCs, de forma alguma.

Opa, foi mal... Reli e notei que vc refez sim o ajuste de bias com a nova tensão.

Neste caso, pode suspeitar dos transistores também, provavelmente não estão suportando a tensão maior. Mesmo caso do Mamacon, verifique os transistores e tente aumentar os milers.

Gente, vou dar uma dica aqui... Quem estiver com dificuldade em encontrar BCs de qualidade, e pretender trabalhar com tensões limite, substituam os BCs por 2N5551/2N5401 ou MPSA42/MPSA92, são fáceis de se encontrar...

Eu particularmente prefiro os BCs em tensões onde eles se encaixam acho a sonoridade deles mais agradável, mas bem pouco perceptível.

Pra substituir, basta montar os 2N ou MPSA "virados" em relação aos BCs. Ou seja, o terminal central permanece onde está e os outros 2 terminais trocam de posição.

LEMBRANDO QUE OS MILERS FORAM AJUSTADOS PARA OS BCS, então, se os transistores forem substituidos recomendo trocar também os milers por valores mais altos e depois ir "baixando" eles à um limite aceitável.

Abçs...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Ter 26 Abr 2016 - 12:02

Vou passar aqui algumas modificações para quem não está conseguindo estabilizar o amplificador por conta de transistores de marca ruim, ou falsificados.

LEMBRANDO QUE ESSAS ALTERAÇÕES NÃO SÃO RECOMENDADAS (ELAS PODEM ALTERAR A QUALIDADE DO SOM), O CORRETO SERIA TRABALHAR COM TRANSISTORES BONS E OPERAR DENTRO DA TENSÃO LIMITE ESPECIFICADA PARA O AMPLIFICADOR.

Porém, pra quem tá com dificuldade em conseguir componentes de qualidade e casados, segue:

Os capacitores de 10pF (miler) podem ser substituídos por 22pF ou 33pF (máx), e os resistores de 33R podem ser aumentados para 56R ou 68R (acima disso o superior de 33K tem que ser reduzido, e isso definitivamente vai cagar o som).

Procurem NÃO REALIZAR essas alterações, utilizem somente como uma alteração provisória enquanto transistores melhores não forem adotados.

abçs
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por lgeorg12 em Ter 26 Abr 2016 - 16:57

lgeorg12 escreveu:Prosseguindo com testes de "stress", tensões, filtragens e afins. Inclusive com a NS450. A qualidade continua impecável. Muito cuidado com componentes "semi-originais" e não utilizar em tensão acima de 45+45 com risco de Blow-up dos BD's.
Estou tentando ajustar uma fonte entre 42v e 45v para passar aos colegas dados testados e comprovados sobre corrente quiescente.

L.Georg

lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por netto em Ter 26 Abr 2016 - 20:33

Renato não ha necessidade de se ajustar a corrente de bias caso a fonte seja trocada pois a polarização do transistor de bias vai acompanhar automaticamente a mudança de tensão da fonte, a não ser que a diferença seja muito grande.
netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagem por netto em Ter 26 Abr 2016 - 20:37

renatoscp escreveu:

Os capacitores de 10pF (miler) podem ser substituídos por 22pF ou 33pF (máx), e os resistores de 33R podem ser aumentados para 56R ou 68R (acima disso o superior de 33K tem que ser reduzido, e isso definitivamente vai cagar o som).

Procurem NÃO REALIZAR essas alterações, utilizem somente como uma alteração provisória enquanto transistores melhores não forem adotados.

abçs

Exatamente Renato, a qualidade de som é dada pelo acerto fino dos componentes de polarização, se alterarem o acerto que você fez o som pode ficar ruim.

netto
netto
Avançado
Avançado

Mensagem por renatoscp em Ter 26 Abr 2016 - 20:50

netto escreveu:Renato não ha necessidade de se ajustar a corrente de bias caso a fonte seja trocada pois a polarização do transistor de bias vai acompanhar automaticamente a mudança de tensão da fonte, a não ser que a diferença seja muito grande.

A diferença é grande Netto, veja, ele tá pulando de cerca de 25V pra 42V... Tem que refazer o ajuste...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por zainan em Qua 27 Abr 2016 - 16:52

Boa tarde, a todos!!!
Amigos muito obrigado pela atenção, neste fim de semana vou retirar todos os transistores e retesta-los e se não houver nenhum com problema (espero que tenha) vou comprar o MPSA conforme o indicado, quanto a loja infelizmente serão as mesmas... faço compras na eletrodex e soldafria, mas eles também não tem muito isso de marca, o soldafria me enviou os toshiba conforme o sitio deles, já os BD's e BC's que comprei na eletrodex realmente vieram de variados fabricantes...
Desde já, Muito Obrigado a Todos!!!
zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 10 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 9, 10, 11 ... 15 ... 20  Seguinte

Permissão deste fórum: