Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 11 1-74

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
35 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 28 Visitantes :: 1 Motor de busca

Adailson Borges Rodrigues, fraddinho3, marciosfaria, matosbx, uashington, wandows, zxwls

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
CURSOS ONLINE VIP
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 11 Banner11
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 11 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 11 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 11 I_vote_rcap 
Caca Silva (6028)
DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 11 I_vote_lcapDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 11 I_voting_barDEBUNKER DIAMOND X2 - Página 11 I_vote_rcap 
renatoscp (3889)
CMeletronica (3220)
michel chagas (2791)
Railson (2119)
alexsandro rodrigues de a (1835)
naldo santos (1599)
ablacon64 (1222)
gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

DEBUNKER DIAMOND X2

Página 11 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 15 ... 20  Seguinte

Ir em baixo

DEBUNKER DIAMOND X2 - Página 11 Empty Re: DEBUNKER DIAMOND X2

Mensagem por renatoscp em Qua 27 Abr 2016 - 18:33

zainan escreveu:Boa tarde, a todos!!!
Amigos muito obrigado pela atenção, neste fim de semana vou retirar todos os transistores e retesta-los e se não houver nenhum com problema (espero que tenha) vou comprar o MPSA conforme o indicado, quanto a loja infelizmente serão as mesmas... faço compras na eletrodex e soldafria, mas eles também não tem muito isso de marca, o soldafria me enviou os toshiba conforme o sitio deles, já os BD's e BC's que comprei na eletrodex realmente vieram de variados fabricantes...
Desde já, Muito Obrigado a Todos!!!

O BD139 e o BD140 das pontas tem que ser do mesmo fabricante pelo menos ok... Eles trabalham em pares, são drivers. O mesmo vale para os BCs. O que eu vejo acontecer muito, é a pessoa não conseguir comprar os PNPs e NPNs do mesmo lote, ou do mesmo fabricante... Diferença em lote raramente dá problema, porém se montar de fabricantes diferentes é problema certeiro. Caso não consiga, faça as alterações que mencionei acima, somente em último caso.

Abçs
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por zainan em Qua 27 Abr 2016 - 22:12

Boa noite, Renato!!!!

Realmente conseguir os componentes do mesmo fabricante é uma missão dificel difícil vou postar uma imagem dos transistores, não são da mesma marca... mas partindo desse principio vou tentar conseguir em minha cidade pelo menos um igual para cada que preciso. Muito obrigado!!!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por renatoscp em Qui 28 Abr 2016 - 7:38

zainan escreveu:Boa noite, Renato!!!!

Realmente conseguir os componentes do mesmo fabricante é uma missão dificel difícil vou postar uma imagem dos transistores, não são da mesma marca... mas partindo desse principio vou tentar conseguir em minha cidade pelo menos um igual para cada que preciso. Muito obrigado!!!!

O BD140 e o BC556 me parace de péssima qualidade hein rs... Geralmente esses transistores são "genéricos", fabricados em larga escala e apenas diferenciados por NPN e PNP, os "fabricantes" costumam escrever no mesmo transistor várias nomenclaturas, como 556, 557, 558... Não dá pra confiar. De repente vc acha que está montando um 556 que em teoria deve suportar tensões de 60V e na verdade o componente se equivale à um 558 que suporta bem menos que isso, ai quando coloca uma tensão maior já pode imaginar o que acontece...

Faz o teste ai.

Abçs!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qui 28 Abr 2016 - 7:59

infelizmente é verdade renato tem transistores que não trabalha na sua tensão especificada devido as falsificações mesmos os mais baratos tem esse problema também.

compre em outro fornecedor e avisa a loja quando tiver problemas para que possam comprar de outros fabricantes.
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por renatoscp em Qui 28 Abr 2016 - 8:19

alexsandro rodrigues de a escreveu:infelizmente é verdade renato tem transistores que não trabalha na sua tensão especificada devido as falsificações mesmos os mais baratos tem esse problema também.

compre em outro fornecedor e avisa a loja quando tiver problemas para que possam comprar de outros fabricantes.

Pois é irmão...

Nesses amplificadores com 2 pares, como o Diamond e o Scorpion, eu fiz questão de elaborar as placas com BDs e BDs justamente pela facilidade em adquiri-los e também pelo custo (no caso dos BDS), sem contar que se utilizar componentes de procedência a sonoridade deles é mais agradável ao meu ponto de vista quando comparados aos MPSA ou 2N, mas isso é muito relativo, as vezes pode ser imperceptível... De repente fica até melhor montar 2N originais ou mesmo MPSA originais do que BCs falsificados. Não é a primeira vez que vejo relatos de problemas com BCs... Eu particularmente sempre dei sorte com eles, compro os meus na Eletrodex, eles costumam vender coisas boas. Mas notem que sites bons informam a marca do transistor!! Ai vc não compra no escuro... Muitas vezes me deparei com 2 marcas diferentes dentro de um mesmo site, onde até o preço muda. Lembra dos 2N3055 vendidos na antiga Farnell? Tinha o original e o "importado", e a diferença de valor entre eles era absurda... Não podem jamais serem comparados.

Muitas vezes é preferível retirar componentes de sucata industrial do que comprar novos.
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Qui 28 Abr 2016 - 8:24

Notem, na eletrodex:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O manual do produto cadastrado lá é da ON Semicondutores:

À menos que comecem a informar um produto e vender outro, são confiáveis...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por zainan em Qui 28 Abr 2016 - 10:33

Os meus foram comprados na eletrodex! Somente os Toshiba foram comprados na soldafria.

Abraços!
zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por renatoscp em Qui 28 Abr 2016 - 11:52

zainan escreveu:Os meus foram comprados na eletrodex! Somente os Toshiba foram comprados na soldafria.

Abraços!

Então já era, se forem os da foto estão vendendo gato por lebre tbm...

No Soldafria eu comprei alguns Toshibas (2SC/2SA) e nunca tive problemas...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por zainan em Qui 28 Abr 2016 - 14:00

Very Happy Very Happy Very Happy
Pior é que são exatamente os que recebi!
zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por renatoscp em Qui 28 Abr 2016 - 17:29

zainan escreveu:Very Happy Very Happy Very Happy
Pior é que são exatamente os que recebi!

Veja só...  No Mega Componentes, onde só tem coisa de qualidade, tem 2 tipos de BC556 pra vender. Um deles é da NXP, e custa 20 centavos cada um, o outro é da Semtech ou HN (vai o que tiver no estoque) e custa 8 centavos. Uma diferença insignificante por ser em centavos, mas o preço de um NXP compra 2 do outro e sobra troco, isso numa compra grande empresarial dá diferença. Ai eu te pergunto: Acha que são realmente iguais? Com a mesma qualidade? Jamais. lembrando que a NXP é a fabricante do CI do amplificador classe D que eu tracei recentemente.

NXP:

Semtech / HN:

renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por zainan em Qui 28 Abr 2016 - 19:05

Não tenho a menor duvida da diferença.... Veja a imagem dos componentes que recebi, os BD's até da para identificar os fabricantes, mas quanto aos BC's não da para ter menor ideia. Isso realmente é muito chato, causa prejuízo financeiro e transtornos ao hobista, afinal agente paga muito caro pelo frete, demora um tempão pra chegar e quando chega ainda causa mal funcionamento ao aparelho... Imagina ai o problema do colega que trabalha na atividade e utiliza os componentes para realizar os reparos nos aparelhos de seus clientes.

Abraços.
zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por lgeorg12 em Qui 28 Abr 2016 - 23:46

E tem alguns que me criticam quando eu digo que uso muito componentes de sucatas...Transistores de potência de um Receiver AV Yamaha nunca me queimou nenhum, e já chegaram a escurecer a placa ! Eram 12 peças. Difícil é achar BC's 546/556, geralmente é 338 ou 548.

lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Sex 29 Abr 2016 - 7:31

lgeorg12 escreveu:E tem alguns que me criticam quando eu digo que uso muito componentes de sucatas...Transistores de potência de um Receiver AV Yamaha nunca me queimou nenhum, e já chegaram a escurecer a placa ! Eram 12 peças. Difícil é achar BC's 546/556, geralmente é 338 ou 548.

BCs estão sendo descontinuados em aparelhos comerciais à algum tempo, então a tendencia é desaparecerem mesmo com o tempo. Neste caso, melhor montar com MPSA ou 2N caso não conseguirem comprar....
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 29 Abr 2016 - 8:31

Outro ponto importante é utilizar ferro de solda de 25 a 30w para limitar a temperatura máxima e não danificar os pequenos transistores e capacitores o tempo da soldagem também deve ser observado pois tempo excessivo queima ou danifica os transistores.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por lgeorg12 em Sex 29 Abr 2016 - 19:59

Vamos lá então pessoal, estava acompanhando o tópico, e como eu fui um dos primeiros a montar me senti na obrigação de detalhar mais as minhas experiências e retornar o projeto que estava parado enquanto me dedicava ao DUE e a fonte SG3525.
Na minha primeira montagem o som estava esplêndido, e fui testando com fontes de tensão mais alta, e aos 46v os BD's foram para o paraíso do silício...
Como tive de viajar ( Viajo bastante a serviço ) fui em uma loja em outra cidade e pedi os BD's, e se não tinham Fairchild, a senhora com anos de balcão deu risada e disse " Todo ele funciona", ficou muito ruim, instável, amplificando demais pegava até pastor falando em rádio AM, mas não durou 20 minutos...
Comprei novamente, e veio NXP e Fairchild ( Será que eram mesmo ? ) E acabou que eu montei com pares da mesma marca e o amp não funcionou e deixei de lado esperando oportunidade de ver com mais calma e tempo.
Hoje fiquei uma tarde inteira trabalhando nele, retirei novamente os BD's, estavam ok no teste, mas acabei trocando os de sensor, troquei quase todos os BC's por 2N, troquei todos os capacitores de 10pf, 82 e 680, e nada...DC na saída, então novamente desmontei o dissipador e troquei o par de BD por MJE340/350, e voltou a funcionar !!! Mas os BD's no multiteste não apresentavam defeito.
Resumindo : Grande parte dos componentes a venda são ruins, transistores BD troquei 4 pares por defeitos variados, algumas vezes podemos pensar que o projeto é ruim, mas muitas vezes são componentes de péssima qualidade. Fiz este vídeo rapidamente só para demonstrar que está funcionando, só que terei que voltar agora aos componentes que troquei desnecessariamente e alguns voltar ao valor original.

lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Sex 29 Abr 2016 - 20:28

lgeorg12 escreveu: Vamos lá então pessoal, estava acompanhando o tópico, e como eu fui um dos primeiros a montar me senti na obrigação de detalhar mais as minhas experiências e retornar o projeto que estava parado enquanto me dedicava ao DUE e a fonte SG3525.
Na minha primeira montagem o som estava esplêndido, e fui testando com fontes de tensão mais alta, e aos 46v os BD's foram para o paraíso do silício...
Como tive de viajar ( Viajo bastante a serviço ) fui em uma loja em outra cidade e pedi os BD's, e se não tinham Fairchild, a senhora com anos de balcão deu risada e disse " Todo ele funciona", ficou muito ruim, instável, amplificando demais pegava até pastor falando em rádio AM, mas não durou 20 minutos...
Comprei novamente, e veio NXP e Fairchild ( Será que eram mesmo ? ) E acabou que eu montei com pares da mesma marca e o amp não funcionou e deixei de lado esperando oportunidade de ver com mais calma e tempo.
 Hoje fiquei uma tarde inteira trabalhando nele, retirei novamente os BD's, estavam ok no teste, mas acabei trocando os de sensor, troquei quase todos os BC's por 2N, troquei todos os capacitores de 10pf, 82 e 680, e nada...DC na saída, então novamente desmontei o dissipador e troquei o par de BD por MJE340/350, e voltou a funcionar !!! Mas os BD's no multiteste não apresentavam defeito.
 Resumindo : Grande parte dos componentes a venda são ruins, transistores BD troquei 4 pares por defeitos variados, algumas vezes podemos pensar que o projeto é ruim, mas muitas vezes são componentes de péssima qualidade. Fiz este vídeo rapidamente só para demonstrar que está funcionando, só que terei que voltar agora aos componentes que troquei desnecessariamente e alguns voltar ao valor original.

Vou ver se encontro os componentes que utilizei nos meus testes, e bato uma foto deles pra postar aqui... Não me deram trabalho algum. Se bem que o amplificador não é pra 46V né zé rsrs... Porém, a tensão prejudica DIRETAMENTE os transistores, então, se forem ruins, o problema será apresentado no Diamond, no Scorpio, no AX11 do Apex ou em qualquer outro que utilize essa faixa de tensão.
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Sex 29 Abr 2016 - 21:49

renatoscp escreveu:

A potência é a mesma do Scorpion, e como sempre depende da tensão de alimentação amigo...  Meus testes foram com 38V simétricos, mas está calculado pra até uns 42, assim como o Scorpion, isso quem vai determinar são as primeiras montagens em placa, mas teoricamente fica ainda melhor com os 42V simétricos, com 38 já está um canhão, muita qualidade...

study study study
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por lgeorg12 em Sab 30 Abr 2016 - 0:50

renatoscp escreveu:

study study study

Sim, os primeiros estouraram porque eu estava acima da tensão, mas depois voltei a utilizar 34+34 linear, oque eu me refiro é a péssima qualidade dos componentes que gera muitos problemas mesmo em 34v, não é o projeto, e sim a nossa dificuldade de conseguir bons produtos, como eu citei, eu comprei pares de BD's em mais de uma loja e vieram de marcas diferentes que sequer funcionaram e me fizeram ficar fuçando o circuito inteiro.

lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Sab 30 Abr 2016 - 13:55

lgeorg12 escreveu:

Sim, os primeiros estouraram porque eu estava acima da tensão, mas depois voltei a utilizar 34+34 linear, oque eu me refiro é a péssima qualidade dos componentes que gera muitos problemas mesmo em 34v, não é o projeto, e sim a nossa dificuldade de conseguir bons produtos, como eu citei, eu comprei pares de BD's em mais de uma loja e vieram de marcas diferentes que sequer funcionaram e me fizeram ficar fuçando o circuito inteiro.

Até 42V "teoricamente" os BDs tem de suportar, mesmo os mais baratinhos. O problema maior se dá nos BCs mesmo... Apenas os final 6 (546, 556) suportam 60V (máximos em datasheet), os final 7 e 8 suportam bem menos e é esse p problema, eles carimbam 556 nos genéricos que na verdade são 558.
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Minondas em Dom 1 Maio 2016 - 9:45

A respeito desse tipo de transístores que compramos e que não correspondem no circuito, alguém no fórum não poderia projetar/postar um circuito através do qual poderíamos testar esse tipo de componente com mais precisão? Tenho um multímetro e um daqueles multitester chinês, os quais medem ganho de transístores, porém, cada um deles dá sua medida.
Minondas
Minondas
Nível 2
Nível 2

Mensagem por lgeorg12 em Dom 1 Maio 2016 - 13:07

Acertei todos os capacitores com os valores originais, usei 2N5551/2N5401 e MJE340/350 ( Desculpe-me Renato. ) E o som ficou esplêndido, melhor que qualquer outro que eu já tenha ouvido nesta caixa.
O som no vídeo dá uma idéia da clareza dos agudos e vocais, o celular não faz jus ao graves. Quem quer um Hi-End tem que montar este com certeza, vai dar vida nova a velhas músicas.

Enjoy !

Obs: VU caseiro...

lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por zainan em Dom 1 Maio 2016 - 13:27

Boa tarde, lgeorg12!
Gostaria de saber com que valor você realizou o ajuste de bias e se o fez com ou sem curto na entrada.
Desde já, obrigado!
zainan
zainan
Nível 2
Nível 2

Mensagem por renatoscp em Dom 1 Maio 2016 - 15:05

lgeorg12 escreveu: Acertei todos os capacitores com os valores originais, usei 2N5551/2N5401 e MJE340/350 ( Desculpe-me Renato. ) E o som ficou esplêndido, melhor que qualquer outro que eu já tenha ouvido nesta caixa.
O som no vídeo dá uma idéia da clareza dos agudos e vocais, o celular não faz jus ao graves. Quem quer um Hi-End tem que montar este com certeza, vai dar vida nova a velhas músicas.

Enjoy !

Obs: VU caseiro...

Perfeito irmão...

Duas perguntas:

Tentou trocar apenas os BCs e manter os BDs? Insisto nos BDs por que são menos complicados de encontrar de boa qualidade, visto que os MJE340/350 são mais difíceis e caros, sem contar que existe uma peculiaridade que talvez muitos desconheçam entre os MJE e os BDs, que é a corrente suportada por cada um deles...  Os BDs suportam 1,5A cada (1500mA) enquanto que os MJE suportam apenas 0,5A (500mA) de corrente de coletor...  São 3X menos que os BDs, isso não é muito legal pra polarizar 2 pares de saídas...

Segunda pergunta: Qual tensão de operação tá usando? Fonte?
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por lgeorg12 em Dom 1 Maio 2016 - 15:35

renatoscp escreveu:

Perfeito irmão...

Duas perguntas:

Tentou trocar apenas os BCs e manter os BDs? Insisto nos BDs por que são menos complicados de encontrar de boa qualidade, visto que os MJE340/350 são mais difíceis e caros, sem contar que existe uma peculiaridade que talvez muitos desconheçam entre os MJE e os BDs, que é a corrente suportada por cada um deles...  Os BDs suportam 1,5A cada (1500mA) enquanto que os MJE suportam apenas 0,5A (500mA) de corrente de coletor...  São 3X menos que os BDs, isso não é muito legal pra polarizar 2 pares de saídas...

Segunda pergunta: Qual tensão de operação tá usando? Fonte?

Alguém curtiu o VU caseiro, rs, rs. No vídeo estou usando uma fonte linear de 34+34, neste caso acredito que não foram os BC's os causadores de problemas, e sim os BD's, eu já havia trocado praticamente tudo na placa e só se resolveu quando troquei os BD's driver's, que no multiteste não apresentava problemas. Lembrando que meus problemas só aconteceram depois que eu testei em 46 volt's, não recomendado, aonde teoricamente deveria apresentar "stress" os BC's, mas quem não aguentou foram os BD's, sinal certo que eram ruins.
Volto a frisar, o projeto é excelente, os componentes a venda é que devem ter procedência, como os 2SC5200/2SA1943 se forem ruins também não aguentam em qualquer amplificador decente.

lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por renatoscp em Dom 1 Maio 2016 - 15:59

lgeorg12 escreveu:

Alguém curtiu o VU caseiro, rs, rs. No vídeo estou usando uma fonte linear de 34+34, neste caso acredito que não foram os BC's os causadores de problemas, e sim os BD's, eu já havia trocado praticamente tudo na placa e só se resolveu quando troquei os BD's driver's, que no multiteste não apresentava problemas. Lembrando que meus problemas só aconteceram depois que eu testei em 46 volt's, não recomendado, aonde teoricamente deveria apresentar "stress" os BC's, mas quem não aguentou foram os BD's, sinal certo que eram ruins.
Volto a frisar, o projeto é excelente, os componentes a venda é que devem ter procedência, como os 2SC5200/2SA1943 se forem ruins também não aguentam em qualquer amplificador decente.

Bom... De qualquer forma, tá ai uma alternativa à quem tiver problemas com BCs ou BDs.
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 11 de 20 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 15 ... 20  Seguinte

Permissão deste fórum: