Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
17 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 14 Visitantes :: 2 Motores de busca

D.F., Jonasbalance, rbvirus

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
Eletrônica Perez
CM Eletrônica
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5949)

renatoscp (3839)

CMeletronica (3151)

michel chagas (2791)

Railson (2118)

alexsandro rodrigues de a (1778)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Esquema De Amplificador Hi-Fi

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Esquema De Amplificador Hi-Fi

Mensagem por maiko_bito em Qui 21 Jan 2016 - 11:50

Eu sou muito crítico com amplificadores, nojento ao extremo, e este pequeno amplificador conseguiu me surpreender com tal qualidade, não tenho queixas, não tenho nada a modificar nele, simplesmente perfeito... brilha!

a única dificuldade é temperatura elevada, mas pode ser controlada com bons dissipadores

Matrix 125W

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Matec em Qui 21 Jan 2016 - 12:57

maiko_bito escreveu:
a única dificuldade é temperatura elevada, mas pode ser controlada com bons dissipadores

O que nunca é levado em conta nesses amplificadores da Rockola, é que os diodos que fazem o controle do BIAS deveriam estar encostados no dissipador (com pasta térmica) e não ficar ali no meio da placa.

Encostados no dissipador eles ajudariam a compensar a deriva térmica dos transístores de saída.

Abs
Matec
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Falkon em Qui 21 Jan 2016 - 15:12

Parabéns Gomes Matos, ficou muito legal seu amplificador! Very Happy
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Minondas em Qui 21 Jan 2016 - 16:22

Matec, esse problema com os diodos produz algum problema no som?

Hoje mesmo vi ser publicado algo sobre o matrix 125 no grupo diy do facebook.
Minondas
Nível 2
Nível 2

Mensagem por maiko_bito em Qui 21 Jan 2016 - 16:36

Até onde compreendo não pode surtir diferença no som... o diodo apenas substitui o multiplicador de VBA pra ajsutar o biass.. se o diodo for preso ao dissipador quando aquecer muito ele alivia a corrente dos transistores funcionando como um tipo de proteção... mas isso pode reduzir um pouco o ganho quando o amplificador estiver quente...

particularmente eu detesto os amplificadores que tem diodo no biass, eu uso apenas o Matrix 125 que tem os diodos no biass, isso por ser um caso de um amplificador fraco... mas para amplificadores mais fortes recomendo uso de transistores

Amigo Minondas eu postei hoje o Matrix no Facebook, talvez seja a mesma publicação...

O Matrix é excelente da 10 a zero nos amplificadores que tem no site do construyasuvideorockola
maiko_bito
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Falkon em Qui 21 Jan 2016 - 17:24

Maiko_bito posta o link do Matrix ou esquema por favor Positivo
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagem por Matec em Qui 21 Jan 2016 - 17:50

Minondas escreveu:Matec, esse problema com os diodos produz algum problema no som?

Hoje mesmo vi ser publicado algo sobre o matrix 125 no grupo diy do facebook.
Como o maiko_bito disse, normalmente não produz muita diferença no som. Só que existe a possibilidade da saída do amplificador entrar em colapso por excesso de aquecimento. Ou seja, queima.

Já num caso mais raro; com os diodos encostados no dissipador.  Pode haver um tipo de "descasamento" com os transístores de saída, e acontecer a distorção por crossover. Que é prejudicial à qualidade do som, mas que dificilmente estraga o amplificador.
Matec
Nível 1
Nível 1

Mensagem por GOMES MATOS em Qui 21 Jan 2016 - 18:26

Falkon escreveu: Parabéns Gomes Matos, ficou muito legal seu amplificador! Very Happy
OBRIGADO BLZ
GOMES MATOS
Nível 2
Nível 2

Mensagem por lessil em Sex 22 Jan 2016 - 22:16

E o esquema testado do Matrix 1.4 quem tem. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
lessil
Avançado
Avançado

Mensagem por Falkon em Sab 23 Jan 2016 - 9:03

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagem por lessil em Sab 23 Jan 2016 - 10:28

Obr. Falkon
lessil
Avançado
Avançado

Mensagem por Falkon em Sab 23 Jan 2016 - 16:32

Positivo
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagem por netto em Dom 24 Jan 2016 - 14:10

Carlos Gomes, ótimo seu amplificador, Maiko parabéns pelo projeto!

Matec o receiver gradiente model s-125 usa o mesmo circuito do amplificador gradiente model 120, este usa diodo no bias e o receiver usa transistores, o som do amplificador é anos luz melhor que o do receiver.

Acredito que seja os cuidados com a placa, fonte, etc.

O operacional CA3094 do amplificador vem em formato metálico (to-39) o do receiver vem daqueles quadrados preto dip8, não sei se isso influi em alguma coisa.
netto
Avançado
Avançado

Mensagem por Matec em Dom 24 Jan 2016 - 23:00

netto escreveu:Matec o receiver gradiente model s-125 usa o mesmo circuito do amplificador gradiente model 120, este usa diodo no bias e o receiver usa transistores, o som do amplificador é anos luz melhor que o do receiver.

Acredito que seja os cuidados com a placa, fonte, etc.

O operacional CA3094 do amplificador vem em formato metálico (to-39) o do receiver vem daqueles quadrados preto dip8, não sei se isso influi em alguma coisa.
.

Nunca tive a oportunidade de comparar o M120 com o s125. O que eu lembro dos receivers da Gradiente é que em geral tinham um som agradável.

Também não acho que os sistemas de bias influenciassem tanto assim no som, ou mesmo o encapsulamento dos CA3094, mas eu posso estar errado.

Existem muitas lendas sobre a diferença de produção entre componentes, talvez algumas sejam verdade. Como por exemplo, dizem que os primeiros 2N3055 tinham uma tecnologia de produção que ajudava no projeto de amplificadores de áudio. Posteriormente quando a tecnologia passou a ser outra, a produção ficou mais fácil, mas "aquela" qualidade se perdeu.

Coisas da eletrônica. Positivo

Abs
Matec
Nível 1
Nível 1

Mensagem por netto em Qua 27 Jan 2016 - 16:29

Matec escreveu:
.

Nunca tive a oportunidade de comparar o M120 com o s125. O que eu lembro dos receivers da Gradiente é que em geral tinham um som agradável.

Também não acho que os sistemas de bias influenciassem tanto assim no som, ou mesmo o encapsulamento dos CA3094, mas eu posso estar errado.

Existem muitas lendas sobre a diferença de produção entre componentes, talvez algumas sejam verdade. Como por exemplo, dizem que os primeiros 2N3055 tinham uma tecnologia de produção que ajudava no projeto de amplificadores de áudio. Posteriormente quando a tecnologia passou a ser outra, a produção ficou mais fácil, mas "aquela" qualidade se perdeu.

Coisas da eletrônica. Positivo

Abs

Cara o som do model 120 é anos luz melhor que o do receiver, e se tu olhar o esquema vai ver que é o mesmo esquema, o que muda é só o layout da placa, a fonte é na própria placa, a alimentação do ca3094 é individual e no receiver os dois compartilham a mesma alimentação, e o bias, são só essas as diferenças mais técnicas que percebi.

O agudo é bem mais bonito do model 120, mais cristalino, o som é muito mais limpo e refinado. Até as especificações do amplificador mostram uma DHT muito mais baixa que a do receiver.

abs
netto
Avançado
Avançado

Mensagem por Falkon em Qua 27 Jan 2016 - 18:19

Os amplificadores Gradiente dessa época tinham como base os datasheet da RCA (cópias), ambos são idênticos,
exceto pelos bias.Em alguns foruns algumas pessoas reconhecem o bias com diodos ter uma sonoridade melhor que o
multiplicador VBE (mais estável),como voce mesmo percebeu. Smile
Falkon
Nível 2
Nível 2

Mensagem por netto em Dom 28 Fev 2016 - 1:35

Galera deem uma olhada nisso, um amplificador mono de 1 canal que usa os toshibões 2sc5200 e 2sa1943, até aí tudo bem, mas o porém é que ele usa esses transistores como excitadores!! É mole?

netto
Avançado
Avançado

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Dom 28 Fev 2016 - 21:47

a etapa de saída usa transistores ainda mais potentes MJ 15025 eles são de 250W e exige mais corrente na base por esse motivo utiliza os toshiba como excitador. Positivo
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por netto em Seg 29 Fev 2016 - 20:20

Sim Alexsandro, mas eu acho ainda um exagero, um mj15032 e seu par como excitador aguenta o mais potente dos amplificadores sem problema, a corrente que passa por ele é muito pequena, não precisa de um transistor de mais de 10A não he he

Acho que é mais o projetista querendo mostrar robustez e fazer fama.

abs
netto
Avançado
Avançado

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 29 Fev 2016 - 22:35

Resposta:

O ganho dos transistores de alta potencia ao trabalhar com elevadas correntes e muito baixo e utiliza muita corrente na base.

Por esse motivo nos sistemas com classificação de alta fidelidade e melhor ter a certeza que o drive suporte a corrente exigida, pois são vários transistores de saída para apenas um drive a classificação militar pede que seja 10 vezes mais potente do que o necessário com isso o drive trabalha com o ganho em uma faixa plana linear sem apresentar perda de ganho entre o volume mais baixo e o mais alto com isso resulta em uma precisão maior e menor distorção

exemplo:

Um transistor 5200 - de 15 amperes trabalha em uma faixa de ganho plano ate uns 5A com ganho de cerca de 100hfe quando utilizamos mais corrente do que 5 Amperes o ganho cai radicalmente.

Os de 8 A como os mje 15032 tem um ganho linear plano ate 1A com ganho de cerca de 100hfe

O mj 15025 de 250W alta potencia ao conduzir 8A tem um ganho de apenas 15 hfe ou seja vai consumir 0,53A para poder entregar os 8Amperes
Pela classificação um mje só poderia excitar no Maximo dois 15025 com carga de 8A cada

Quanto à fama e o resultado do trabalho e qualidade nos resultados o que resulta em produtos mais caros, pois os componentes são de alto valor agregado.
Isso é muito bom, pois valoriza o produto e quantos mais antigo mais ele vale.

Escolha do tipo de transistor de saída:

Para evitar esse problema de trabalhar com transistores de alto custo os fabricantes utilizam saídas com transistores de menor potencia como os 5200 toshiba ou 3281 mjl porque consome menos corrente de base e entrega uma potencia boa em relação ao custo benefício

E muito mais barato usar 3 transistores de 150W do que 1 de 250W os 3 de 150 vai ganhar em qualidade e potencia

veja um 5200 com ganho de 100 hfe ele precisa de apenas 50mA para fornecer os 5A os MJL 3281 são ainda melhores, mais potentes termicamente e com maior precisão.

por outro lado o mj 15025 consome 530 mA para entregar 8 Amperes

A vantagem do mj de 250W e que ele é muito duro na queda ele não queima mesmo quando esta fumaçando o dissipador rsrsrs. a queda de ganho hfe age como um limiter interno protegendo o transistor que fica praticamente indestrutível em condições normal de uso.

Nota: os transistores de 150W só podem fornecer com alta qualidade 100W RMS em classe AB
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por netto em Qui 3 Mar 2016 - 22:32

Alexsandro,

tu me surpreendeu, nunca vi falar que um transistor de alta potência precisa de mais corrente pra ser excitado, pois já coloquei MJL21194G e MJL21193G num amplificador de 20 watts rms por canal e deu a mesma potência e não precisei alterar nada.

Agora lógico que um amplificador de alta potência tem muito mais tensão e corrente na fonte e vai precisar de excitadores mais robustos pra aguentar o tranco.

Ainda acho 2sc5200 e seu par um exagero, poderia então colocar os 2sc5198 e seu par que já estaria super dimensionado.

abs
netto
Avançado
Avançado

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 4 Mar 2016 - 9:55

Sim netto infelizmente a informação e verídica pode fazer o teste de bancada com os transistores originais.

Não é muito perceptível em um sistema de 20w vc não vai ter correntes nesse nível de 5 a 8 amperes por isso vc não notou.

Para perceber a diferença tem que ser testado a mais do que 5 Amperes o ideal e entre 5 a 8 amperes.

Perceba que a maioria dos transistores de 250W vai consumir mais corrente na base para entregar a mesma potencia, isso é informado no datasheet dos componentes.

Eu fiz esse teste varias vezes e por isso que muitos esquemas nem tem o resistor de base para esses transistores o motivo e para não reduzir ainda mais a corrente na base.

Quanto aos transistores falsos tem alto ganho mas eles queima antes de chegar a 150W

teste em tensão ideal 30vdc a 100VDC com corrente de acordo com a potencia e tensão utilizada quanto maior a tensão menor a corrente ate o limite da potencia com uso de grandes dissipadores de calor.

Corrente de teste de 1 a 8 amperes com 2 amperimetros um na base e outro no emissor.

Carga: lâmpada incandescente de 300 W halógena 110V
inicialmente lampada de 12v farol automotiva 60/55 w

Circuito de teste fonte de tensão variável mesma configuração da etapa de saída dos amplificadores ab com carga no emissor.

Nota: os transistores citados não são equivalentes.
MJ 15025 e MJL21194G e MJL21193G

onsemi.com/pub_link/Collateral/MJL21193-D.PDF
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
veja o hfe deles ao conduzir correntes de 8 amperes é bastante reduzido.

Gostaria muito de saber um modelo de 250W que tem o ganho linear alto na faixa de 100hfe ate 8 amperes.

E sempre bom compartilhar conhecimento grato pela sua colaboração.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Sex 4 Mar 2016 - 10:08

quanto ao 2sc5198 o 5200 e superior em qualidade a faixa de ganho é mais linear melhor do que eles apenas os mjl de alta performance e excelente ganho linear como os mjl 3281
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por netto em Seg 7 Mar 2016 - 20:23

Na saída adoro o som do MJL21194G / MJL21193G ou NJW21194G / NJW21193G, os agudos acho perfeitos. Tem que achar de boa procedência.
netto
Avançado
Avançado

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 7 Mar 2016 - 21:56

e verdade mas eu queria mesmo saber e os de 250W aqueles que tem o famoso chapel metálico involucro TO−204 (TO−3)

CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: