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Potencias astronômicas em som automotivo

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Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Utog Remix em Ter 23 Fev 2016 - 11:42

o som automotivo hje em dia virou numeros e numeros  , potencias com "10.000w" na maioria dos carros hj em dia  vc vai achar uma de 1k rms , mas e ai  ? 10.000w rms da pra fazer um (PALAVRA CENSURADA 08) show , 1000w vc faz um salão fechado tranquilo . será que as marcas estão aumentando um pouco o valor da potencia  ?
infelismente só virou numeros e numeros .

posso estar errado mas  é a minha opnião Shocked
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por exciter em Ter 23 Fev 2016 - 12:05

ja vi de ate 100kw..
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por janio pereira em Ter 23 Fev 2016 - 12:17

Olá amigos, não duvide muito desses amplificadores classe D não eles são brutos mesmo.
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por maiko_bito em Ter 23 Fev 2016 - 14:50

eu andei topando uns amantes de classe D contra meu BX kkkkk, sairam descontentes do teste.... testamos um classe D com IRS prometendo chaveamento em 350Khz e vários mosfets... dizia ter lá seus tantos RMS, colocamos lado a lado contra um BX 2 canais em bridge, o BX deu um corro no classe D que foi sem explicação
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por systemjol em Ter 23 Fev 2016 - 15:01

Eu acho o mesmo que o amigo Janio.Eles são capazes de fornecer,se não toda a potencia rotulada,pelo menos algo proximo a isso.Pois a fonte e o circuito não podem mentir.Agora quanto aos alto falantes ai já não sei qual o sentido de tanta potencia.Pelo que vejo esses caras ajustam o crossover pra uma faixa estreita do spectro audivel,so sai aquele pancadão seco,não dão e nem podem o grave suave,macio e profundo dos subs com suspensão de borracha tipo pioneer cara preta.Certamente se ajustar o crossover pra graves na faixa dos 35,40 60 hz pega fogo emtudo.Esse é o segredo.Porém,particularmente nao gosto.A industria hoje trabalha assim:a impresa de amplificadores faz um amp de 100w,e a impresa de alto falantes também faz umfalante de 100w.Um belo dia,a impresa de falantes se sente entediada e decide fazer um falante mais forte pra ganhar mais dinheiro.A maneira que ela encontra de fazer isso é endurecer a suspensão do mesmo,diminuir a impedancia,aumentar o conjunto magnetico,as bitolas e rotula como sendo de 200w.Dessa forma a impresa de amplificadores se ve obrigada a aumentar a fonte do seu amp pra que ele seja capaz de empurrar o agora pesado cone do alto falante.Então começa uma corrida de gato e rato,um aumenta o falante o outro o amp,ambos ganham muito com isso e o usuario so perde nisso tudo.Provavelmente vão chegar a 1MW de potencia logo logo kkkkk.
Agora,no meu ver,qual a diferença acustica entre um falante de 15 de 100wrms que excursiona seu cone 1cm e outro de 3kw que consegue excursionar somente o mesmo 1cm?Ambos desprendem a mesma massa de ar porque tem o mesmo tamanho!
Pelo que sei é melhor voce ter 10 falantes de 15 de 100w do que um tornado 1100w de 15.Façam o teste.
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por systemjol em Ter 23 Fev 2016 - 15:04

maiko_bito escreveu:eu andei topando uns amantes de classe D contra meu BX kkkkk, sairam descontentes do teste....  testamos um classe D com IRS prometendo chaveamento em 350Khz e vários mosfets... dizia ter lá seus tantos RMS, colocamos lado a lado contra um BX 2 canais em bridge, o BX deu um corro no classe D que foi sem explicação

Um irs_xxxx em half contra um ab em ponte?Nunca iria ganhar!Agora,experimente colocar meu fullbridge que ta aqui no forum com metade da fonte do seu BX e veja o resultado!Nos graves,é claro!Ele pode não ganhar,mas nao passa vergonha!E olha que to dizendo com a metade da fonte,se colocar na mesma fonte,voce precisara de uns dois BX.
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por maiko_bito em Ter 23 Fev 2016 - 15:20

ai é que está a diferença meu Amigo Joel, impedância...

meu irmão é, ou era fã de amplificadores classe D...

quando terminei de produzir meu BX ele passou a debochar de mim, devido ao tamanho e peso do meu BX, eu uso 8 capacitores giga na fonte somando 400.000 UF, no caso obrigatoriamente ficou gigante e pesado, o toridal é de 3500w de consumo também é enorme e escandaloso... por fim acho que chega pesar lá seus 35 a 40kg, tem 40 transistores canal na saída, dissipadores, coolers, etc...trabalha com fonte de 110+110v

ele debochava direto que eu precisaria de um guindaste para levantar meu amplificador... e quando da grave bem forte a luz fica tipo meia fase na casa... ele sempre diz que vai pegar fogo, mas não pegou até hoje acredito que não seja tão vulnerável...

por fim nas provocações ele acabou comprando um amplificador na internet... uma placa grande pouco maior que uma fonte de PC com 2 IRS, vários mosfets, uns leds, uns indutores, eu entendo pouco do assunto... só sei que ele se gabou que o IRS oscila a 350Khz que em qualidade bateria de frente com meu BX AB... o vendedor pediu uma fonte de até 100+100... providenciamos um toroidal de 2500w de consumo para dar isso... fonte com capacitores de 20 mil UF..

dai se reunimos para o teste, ligamos lado a lado usando as mesma caixas de som, mesma configuração no equalizador, e nos cortes.... hora plugava a caixa em um, e hora plugava em outro...

não sei descrever direito o que acontecia... mas o fato é que no classe D os woofers pulavam no limite, parecia que iria rasgar facilmente se tivesse mais volume... e um negócio super mecânico... o woofer batia e imediatamente voltava ao centro.. não ficava balangando o cone.... parecia um motor de passo controlado kkkkk pense no negócio coordenado... era bonito de ver mas saímos a 25 metros não tinha mais grave...

dai ligamos no BX... pra inicio o BX já passou do volume máximo do classe D facilmente... largou disparado na frente... no BX o falante parecia não estar sofrendo não excursionava tão mecanicamente, parecia que pulava mais livre e excursionava menos até... menos porém mais solto, parecia que não estava tocando amarrado igual o classe D... dai saímos a mais de 40 metros e ainda tinha um grave forte... ligamos 4 woofers de 15 JBL 350w RMS cada...

cara dai sei la... ele mesmo abandonou a placa do classe D, e me comprou um BX, não é desmerecer o classe D, eu acredito qeu tenha classe D bons... mas não é tão fácil encontrar um classe D bom... já o AB é bem acessível e fácil encontrar um bom... isso que eu sempre comento... um AB simples precisa de um D muito bom pra bater de frente... isso que foi um mero Studio R BX antigo... imagina um Studio R X12 ou X20... dai qual classe D vai bater de frente?

dai entra o segredo da coisa... impedância... o BX toca suave em 8 ohms... o classe D dele era 4 Ohms a impedância minima...

eu acho que os AB ganham quando se trata de impedância alta
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por systemjol em Ter 23 Fev 2016 - 15:43

É,com essa configuração parruda que voce montou é quase impossível ganhar mesmo kkkkk.Tá doido homi!E nunca vai queimar também kkkkk.Eu sei que os ab batem os d em qualidade sim,isso é fato.O que não ganham é quando voce coloca todos os prós e contras,ai um bom class d ganha em vários quesitos:consumo,peso,valor final.Mas so servem pra graves mesmo kkkkk.Esse amp que seu irmão comprou nunca seria o indicado pra bater de frente com seu monstro,e agora nem o meu kkkkk.Mas um fullbridge bem elaborado como o meu dá uns graves até bons!kkkk.Eu particularmente prefiro ele devido aos ganhos que mensionei anteriormente,é pequeno,nao precisa de ventoinha,barato,leve,facil de dar manutenção.é logico que o que dá potencia no seu bx é a fonte,mesmo eu achando esses capacitores desnecessários kkkk,me desculpe,é uma ideia que tenho que capacitores supergigantes em amps são so desperdícios,ja fiz testes em laboratorio que comprovam que pra cada 1a sao necessários 1000uF.Se voce usou 800.000uF pra sua fonte ela tem capacidade pra 800A!!!Acho que se voce fizer um teste com 15.000uF não verá quase diferença.Quando se tem tensão muito alta a corrente nao é tão alta,a potencia é extraida da corrente.Alto falantes nao se comportam linearmente como resistores,e não se enquadram na lei de ohm como eles,ja testei isso em laboratorio tambem.Por exemplo,em um amp que joque 24vrms em um falante de 8 ohms teria que circular 3a mas nao é isso que acontece,é bem menor que isso,já medi varias vezes,com osciloscopio,gerador de sinais,multimetro true.Em um amp com de testes consegui quase 80wrms sem distorção alguma com capacitores de fonte de 1000uF!Mas quando se testa com carga resistiva ai é outra historia!Tudo dobra.Hoje so testo com falante.
Mas volto a reforçar,esse monstro que voce montou é quase imbativel em tudo,e lhe acompanhará por toda a vida!Um cara do rio de janeiro queria montar um com 160 transistores!Fonte de 170+170.
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por valdemar de jesus em Ter 23 Fev 2016 - 17:40

Fala rapaziada, sou fã dos classe D pelo seu tamanho, peso, dissipadores e etc, realmente chega a ser absurdo comparado a um classe AB. porem quando falamos em qualidade, realmente eu não vi um classe D que supere o classe AB. Prova disso, se pegarmos um modulo automotivo que marca 1000w classe D, e colocarmos lado a lado com um classe AB de 1000w, o classe AB da uma porrada gigantesca. essa é minha opinião.
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Eletronica Silva em Ter 23 Fev 2016 - 18:49

Muito boa essa conversa pessoal!

Fiquei encucado copm uma coisa.....

Sei que os ab sao otimos em termos de qualidade sonora até mesmo em se tratando de agudos limpos claros!....mas...eu uso alguns classes D (os irs900) nas minhas line array que fabriquei com bons falantes e TIs e digo a voces que as medias altas sao tao limpas e claras quanto um ab...som gostoso mesmo! eles ocilam a 300khz.

qual seria o critério para determinar que um ab nas altas é melhor que um classe d no teste de ouvidometro?

Um exemplo: temos no mercado as caixas K-ray que sao em classe D. quem ouviu uma tocando se impreciona com a qualidade nas altas.

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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Eletronica Silva em Ter 23 Fev 2016 - 18:52

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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Eletronica Silva em Ter 23 Fev 2016 - 18:55

Um classe d com peças de qualidade e um bom projeto com alguns ajustes dá peia em classe ab.
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por systemjol em Ter 23 Fev 2016 - 20:16

Eu também não vejo (ALIÁS,NÃO OUÇO)diferença nao.Ainda mais com meus irs2092 oscilando a 450khz.O que faz um som é a caixa e os falantes,na minha opinião.Eu dou manutenção em amps aqui e tenho duas caixas com dois bomber bicho papão de 800w,uma dutada comum e outra 6th ordem,até hoje nenhum dos amps que testei nela nem chegou perto do fullbridge class d.
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Eletronica Silva em Ter 23 Fev 2016 - 20:53

Estou esperando o osciloscópio que comprei chegar na bancada pra fazer esse projeto seu joel! o full com cristal que é uma maravilha! vi varios videos desse ampli no youtube inclusive um do leandro mp que testou ele em se nao me engano 150vdv em 4 ohms numa ep1000 aqui do forum e ele dava facilmente 68vac na saida com senoide perfeita e ainda ia mais mas o leandro nao quis prosseguir devido (eu acho) limitações na fonte....

ja montei muitos ab mas devido custo elevado de montagem e dificuldade de conseguir transformador dissipador gabinete transistores preferi os classe d custo baixo tamanho muito reduzido eficiência de mais de 90%....tudo muito frioooo! Olé


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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Utog Remix em Ter 23 Fev 2016 - 22:55

uma discussão saudavel , agora que arranjei emprego vo montar os projetos de classe D e ab que namoro a meses mas sem pode los fazer .

outra coisa é alguns alto falantes de "4 ou 5 mil w rms

aquele falante " tornado " precisa de muita potencia pra faze lo movimentar aquele cone dele pale
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por maiko_bito em Ter 23 Fev 2016 - 23:41

Amplificador Classe D ser ruim de agudo pra mim não cola... os que testei são ótimos respondem mesmo... o que eu reclamo é do grave mesmo... dizem que classe D é mais pra grave, porém eu acho deficiente o grave de boa parte deles
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Utog Remix em Ter 23 Fev 2016 - 23:53

o grave que é usado em som automotivo é aquela bendita enfase em 150-200 hz com aquele poc poc maldito
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por maiko_bito em Qua 24 Fev 2016 - 0:18

não por isso amigo... mas eu sinto o classe D muito mecânico... parece que o grave não propaga pra longe, não desenvolve... basta ir a um encontro de som automotivo... a 2 mil metros do local não tem mais grave...

uma banda que toca com antigos AB tendo bem menos potência a 3 ou 4km do local você sente o tremor suave e forte...

mesmo na tentativa de obter grave baixo com classe D no local parece forte mas sai um pouco mais longe parece que não tem grave... não sei explicar por que mas tenho percebido isso... acho que está mais ligada a impedância do que ao amplificador... já notei que alta impedância propaga mais o grave
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Eletronica Silva em Qua 24 Fev 2016 - 8:17

Graves longos macios escutados sentidos a quadras de distancia sao os de 20 a 50 hz... se cortar esses graves e deixar passar só de 60 hz em diante vamos ter os malditos poc poc! rsrsr o irs e ucd com minhas t-18 esses graves macios e longos eu escuto a distancias!
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por exciter em Qua 24 Fev 2016 - 8:51

estamos falando de amps nacionais, que sao praticamente identicos em termos de circuitos,,,alguns micro sistens usam classe d e tem um som bom
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Eletronica Silva em Qua 24 Fev 2016 - 9:04

Utog Remix escreveu:uma discussão saudavel , agora que arranjei emprego vo montar os projetos de classe D e ab que namoro a meses mas sem pode los fazer .

outra coisa é alguns alto falantes de "4 ou 5 mil w rms

aquele falante " tornado " precisa de muita potencia pra faze lo movimentar aquele cone dele pale  

srsrs,,,,tem muita coisa aki do forum que eu namoro ha tempos tbm! bounce bounce

de grao em grao eu vo montando...

Esses falantes de 1000 2 3 5kva sao ilusao....jamais um falante com essas potencias iram realmente soltar a potencia que dizem ter..... clientes vem aki na firma e dizem assim! eu tenho 4kva de graves no meu sistema! os falantes sao 4 de 1000w!! mas quero trocar pra 4 de 2000w da marca tal..... quero ganhar mais potencia! ele nao sabe que em audio o que vale é o spl da caixa + falante e nao kva do falante.

caixas com falantes senciveis de 18pol de 600w faz muito mais som do que essa mesma caixa com falante de cone duro com 2kva.

em audio muita gente acha que 1w é pouca coisa quando comparado com 1000w.
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Eletronica Silva em Qua 24 Fev 2016 - 9:27

maiko_bito escreveu:não por isso amigo... mas eu sinto o classe D muito mecânico... parece que o grave  não propaga pra longe, não desenvolve... basta ir a um encontro de som automotivo... a 2 mil metros do local não tem mais grave...

uma banda que toca com antigos AB tendo bem menos potência a 3 ou 4km do local você sente o tremor suave e forte...

mesmo na tentativa de obter grave baixo com classe D no local parece forte mas sai um pouco mais longe parece que não tem grave... não sei explicar por que mas tenho percebido isso... acho que está mais ligada a impedância do que ao amplificador... já notei que alta impedância propaga mais o grave

minha experiencia em relação a estar perto caixa e o grave ta legal e quando vou me distanciando o grave fica uma porcaria SUMIU! Hã? nao tem grave aveludado maciosao! é problema de caixa mau projetada! muito comum em caixa bass-reflex menos comum em caixa cornetada. fiz uma caixa sb850 com 2 falantes de 15 350w em 4h,,,perto o grave batia no peito som bom mesmo....mas eu andava pra longe e pronto!!! o grave sumia tudo!

peguei os mesmos falantes com o mesmo amplificador classe d (irs900) e fiz duas t-18 com esses falantes de 15 e pra minha surpresa som legal perto e longe. quanto mais eu ia pra longe mais eu ouvia os tummmm.....tummmm.....tummmm..... Olé
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por maiko_bito em Qua 24 Fev 2016 - 9:36

Amigo ai é que está o problema, leia a comparação que eu descrevi na primeira página... submetemos um classe D e um class AB na mesma caixa... em agudos o classe D não perde em nada que se possa notar ouvindo... mas no grave o AB é diferente... usando a mesma caixa em ambos, e nós deixamos o corte em 30Hz pois o FS dos falantes são 34
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por Shaullin Silva em Qua 24 Fev 2016 - 12:31

bom dia!

utilizo dois nu3000 behringer e três nu1000 behringer e uso cabo medusa de 35metros. e não tenho problemas !


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vc somente precisa ter um medidor de aspecto ou
um bom ouvido Full Range rsrsrss!!
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

Mensagem por alanjb27 em Qui 25 Fev 2016 - 16:12

E não é só em som automotivo não Mad !!!! hj os micro systems e HT's tbm inflam muuuito a potência. Dizem ter seus 1000W RMS e isso com um consumo de apenas 100W.  Como pode isso? Quem souber me diga por favor! Estão criando energia!?kkkkkkkkkkk
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Re: Potencias astronômicas em som automotivo

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