Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
25 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 18 Visitantes :: 2 Motores de busca

amozuo, Andrew Lebon, Carlos Pereira, prensario, rgb audio, surachit, WR-ELETRONICS

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
» FONTE SIMÉTRICA SEM CI - 280W - PROTEÇÃO CONTRA CURTO
Hoje à(s) 4:10 por surachit

» Presiso de esquema de ampli 5kwrms em 2homs, classe H.
Ontem à(s) 23:24 por inacioalberes5@gmail.com

» Projeto fonte automotiva chaveada 14.4v
Ontem à(s) 20:04 por elementoex

» fonte chaveada ir2156s diodo
Ontem à(s) 19:55 por EdyGuitar

» Detectar cabos e canos em uma parede.
Ontem à(s) 15:07 por Carioquenho

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Dom 20 Maio 2018 - 0:46 por Giovani Musician

» ligacao em ponte no bx
Sab 19 Maio 2018 - 23:58 por djanderson

» placa de fonte para amplificador
Sex 18 Maio 2018 - 15:21 por alex sandro f santos

» SMPS 2500W QUEIMANDO FET
Sex 18 Maio 2018 - 13:21 por foxeletronic

» Ajuda ESQUEMA fonte JFA TURBO 800
Qui 17 Maio 2018 - 23:07 por WR-ELETRONICS

» TRASMISSOR 30W troca transistor
Qui 17 Maio 2018 - 19:33 por oscartec

» Amplificador com TIP 105
Qui 17 Maio 2018 - 12:49 por Sander

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Qui 17 Maio 2018 - 10:44 por wagner poltronieri

» Dois Medidores de ESR!!!
Qua 16 Maio 2018 - 15:57 por adriano8959

» ajuda com auto trafo
Qua 16 Maio 2018 - 13:59 por Barsa

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (5986)

renatoscp (3862)

CMeletronica (3199)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1798)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

FONTE CHAVEADA 800W COM PROTEÇÃO CONTRA CURTO - IR2153

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir em baixo

Re: FONTE CHAVEADA 800W COM PROTEÇÃO CONTRA CURTO - IR2153

Mensagem por lgeorg12 em Sex 6 Abr 2018 - 12:23

Por uma questão prática, sempre enrolo todos os transformadores em um mesmo sentido, as únicas execeções seria os trafos para auto-oscilantes e drivers que na teoria deveria ter um enrolamento em contraposto, mas na prática novamente enrolamos no mesmo sentido, somente invertendo as pontas.
Comentários com embasamento técnico sempre serão bem vindos, pois podem sim ajudar em aprimorar projetos futuros.

lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Bruno.1.Santos em Sex 6 Abr 2018 - 22:24

lgeorg12 escreveu: Por uma questão prática, sempre enrolo  todos os transformadores em um mesmo sentido, as únicas execeções  seria os trafos para auto-oscilantes e drivers que na teoria deveria ter um enrolamento em contraposto, mas na prática novamente enrolamos no mesmo sentido, somente invertendo as pontas.
Comentários com embasamento técnico sempre serão bem vindos, pois podem sim ajudar em aprimorar projetos futuros.
.

É importante essa troca de conhecimentos! Eu sou novo no fórum, eu estava procurando algumas dicas de eletrônica na internet e encontrei o eletrônica silveira, gostei muito dos projetos!

Sim, é muito importante se atentar ao sentido do fluxo magnético que no caso é resultante do sentido do enrolamento. Na faculdade eu tive um professor de conversão eletromecânica de energia, ele me ajudou muito com o meu trabalho de conclusão de curso, cujo tema é um "CONVERSOR CC\CC DO TIPO FORWARD APLICADO COMO CARREGADOR DE BATERIAS CHUMBO ÁCIDO", nada mais é que uma fonte chaveada, empregada como carregador de baterias, mas enfim, falando das dicas que ele me deu para enrolar transformadores para corrente continua:

-nós devemos sempre colocar o enrolamento com menor espiras mais próximo ao núcleo, essa medida ajuda a diminuir as perdas no transformador.
-Para transformadores, ao invés de utilizar um único condutor de maior bitola, devemos utilizar condutores menores em paralelo, além de ajudar a enrolar o transformador, pois a resistência mecânica diminui e o fator de acoplamento acaba se tornando melhor, reduzimos as perdas também! Além de que o efeito pelicular, onde a corrente tende a percorrer somente a parte externa do condutor, muitas vezes faz com que o transformador não entregue a potência esperada, por isso devemos sempre utilizar vários condutores menores, pois a área útil para a passagem de corrente em vários condutores menores acaba se tornando maior que a área de um único condutor de maior bitola.
- Outro ponto, é no caso de enrolamentos reversos, como o utilizado no conversor forward para a desmagnetização do transformador, devemos enrolar este enrolamento junto com primário, afim de garantir a plena desmagnetização do transformador, evitando-se assim a saturação.
- Nunca trabalhar com duty cycle's maiores que 45%, pois nessas situações o transformador pode não conseguir desmagnetizar e saturar, causando o mau funcionamento, ou mesmo a destruição do elemento chaveador.

Eu tenho um livro sobre fontes chaveadas que gosto muito, é do autor Ivo Barbi, é bem didático, tem os esquemas de funcionamento dos conversores, todos os cálculos explicados e muitas dicas, não consegui anexar aqui, nem deixar o link, mas o nome é "Projetos de fontes chaveadas" do autor Ivo Barbi. É bem fácil de encontrar na internet!
Bruno.1.Santos
Nível 1
Nível 1

Mensagem por lgeorg12 em Sab 7 Abr 2018 - 8:14

O efeito de percorrer somente a parte externa do condutor, conhecido como efeito "Skin" já aconteceu comigo, causando aquecimento, solucionou ao usar 03 fios .
Vc. pode hospedar o arquivo em qualquer depositário e deixar o link aqui, como Google Drive por exemplo.

lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Permissão deste fórum: