Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
48 usuários online :: 9 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 39 Visitantes :: 2 Motores de busca

CMeletronica, Jeffersonjbm, jerryjerry, koko-68, marcelo bahia, saiko, sound1, sownel, zainan

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
CURSOS ONLINE VIP
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)

Caca Silva (6017)

renatoscp (3877)

CMeletronica (3214)

michel chagas (2791)

Railson (2119)

alexsandro rodrigues de a (1818)

naldo santos (1599)

ablacon64 (1222)

gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

Publicidade

Como desenvolver um amplificador do zero?

Ir em baixo

Como desenvolver um amplificador do zero?

Mensagem por jgainfo em Seg 16 Jul 2018 - 14:00

Oi, tudo bem! Eu gostaria de saber por onde eu começo, quais os passos a seguir, pra montar um amplificador com transistores, um simples classe "AB"! Entender o processo primeiro e o porquê de cada etapa e componentes ali montados, algumas regras de projetos, talvez arbitrar valores típicos, deduções e etc. Pra depois, aí sim, partir pros cálculos em si. Eu sou formado em Técnico em Eletroeletrônica, já faz um tempo e, estou voltando agora, pois gosto bastante de projetos. Já comprei alguns livros, desde antes sobre o tema, porém todos apenas mostravam os circuitos já prontos, até já montei alguns. Porém entender de fato o porquê de cada "coisa" ali, não havia material algum nesse sentido! Muito obrigado!

Continuando... Por ex.: Imaginemos que eu queira projetar um amplificador de som pra instrumentos (guitarra, parece que ela tem uma impedância alta e amplitude de até 1 volt de saída?) de 20W RMS. Os falantes, creio que a maioria pra som de instrumentos seja de 8 Ohm (vi que quanto maio a impedância melhor o som, porém, obviamente tem que equilibrar a potência de saída). De posse desses primeiros dados, qual seria a próxima etapa? A fonte? pois sei que ela tem que fornecer mais de 20W, pois há muita perda nela(dizem que é + ou - 50%). Agora não sei se apenas posso aumentar a tensão ou a corrente pra poder chegar nesses 20W RMS de potência no tranformador, qual seria mais indicado? Sei também que os transformadores são diferentes, dependendo do instrumento e que sempre preferem os toroidais. Assim como os capacitores dela infuenciam som, creio que os graves, talvez. A montagem do circuito deve ser feita da etapa de potência pra de entrada, correto? E isso tudo com um circuito simples transistorizado na configuração "AB" e algumas melhorias.

Nessa configuração eu já posso ligar uma guitarra, microfone ou outro instrumento? Não é necessário um pré-amplificador antes, ou nesse arranjo não é preciso? O primeiro transistor que recebe o sinal de entrada funciona como um pré, já? Ele é o transistor driver? Qual seria a funcionalidade dele, dar ganho nas tensões e casar a impedância pro outro estágio de potência, onde esse forceceria corrente pra excitar o alto-falante? E vi que no último esquema tem dois resistores fazendo a realimentação? Sei que os diodos são pra eliminar os efeito de crossover e também ajuda na estabilização da temperatura, Os resistores de saída, pelo que sei, é pra compensar as diferenças entre os transistores, mesmo sendo de igual valor. Muito obrigado!

jgainfo
Nível 1
Nível 1

Não sei se vais gostar de ler isso

Mensagem por abjesus em Qua 18 Jul 2018 - 10:43

"Entender o processo primeiro e o porquê de cada etapa e componentes ali montados" ...
Se o que está escrito é o que realmente quer posso te ajudar. Mas conseguir isso depende TOTALMENTE de você. Estará você preparado para ouvir 'não, assim está errado!' ou vai ficar ofendido? Eu digo isso porque em muitos casos em que tentei ajudar encontrei pessoas que pensam que eletrônica se aprende sem ler, sem dedicação de TEMPO. (Você vai ter de perder alguns jogos do seu time preferido, não vai dar pra assistir todos).
Fico feliz por você ter comprado alguns livros, será que você não tem preguiça de ler? Lembro que não basta fazer uma leitura dinâmica, superficial. Muitas vezes vai precisar RELER, mais de uma vez e ser honesto consigo mesmo até dizer, 'agora entendi'.
A convivência com quem tem o mesmo interesse é MUITO importante mas não é tudo, ninguém aprende por osmose, mas discutir o assunto é indispensável. Eletrônica não é impossível de se aprender mas tem muitos detalhes que precisam ser apreendidos e respeitados.
Em seu texto nota-se uma falta de conhecimentos mais elementares que atrapalham seu crescimento, portanto vai precisar de um reforço bom em Eletrônica Básica e disposição para mudar alguns conceitos que você já tem enraizado.

Abraços de:

Antonio Barbosa de Jesus
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

'O homem não cria as leis da natureza, êle as descobre e as obedece.' (MIM)
abjesus
Nível 1
Nível 1

Re: Como desenvolver um amplificador do zero?

Mensagem por csnmusic em Qua 18 Jul 2018 - 17:33

Estou disposto a aprender custe o q custar. Cristian [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
csnmusic
Nível 1
Nível 1

projetar amps

Mensagem por Warleycesar em Qua 18 Jul 2018 - 18:29

no livro :projeto de amplificalores de áudio transistorizados de Josir cavalcanote da Electronic editora, depois baixe e devore o áudio handbook do douglas self pra aprimorar seus projetos.
Warleycesar
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Warleycesar em Qua 18 Jul 2018 - 18:30

eltec. editora
Warleycesar
Nível 1
Nível 1

Mensagem por csnmusic em Qua 18 Jul 2018 - 20:18

Alguem sabe onde eu encontro esse livro em pdf? ou para compra. Não acho o Livro Projeto de Amplificadores de audio.
csnmusic
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Sameshima em Qui 19 Jul 2018 - 0:10

Boa noite! No site do Newton ele oferece um excelente artigo sobre o assunto.
Inicia com a teoria, dando vários exemplos de cálculos e circuitos, inclusive de PCB...
Hoje temos circuitos integrados que a única coisa que você precisa saber é a potência desejada: Depois coloca uma fonte e os alto falantes e pronto: Montou um amplificador de áudio sem entender necas de nada...
Como disse o abjesus, é preciso entender o porque de cada componente, então mãos à obra:
Baixe em: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Sameshima
Nível 1
Nível 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: