Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptySex 1 Mar 2024 - 16:41 por Benyamin

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

» Manutenção Gradiente 366 / 266
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyQui 29 Fev 2024 - 21:40 por tiaogaviao

» Criação pcb esquema phono cápsula ceramica
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyQui 29 Fev 2024 - 16:58 por warley cesar

» DETECTOR DE METAIS MKII (PINPOINTER)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyQua 28 Fev 2024 - 19:09 por Benyamin

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyTer 27 Fev 2024 - 22:02 por microbit

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyQui 22 Fev 2024 - 16:52 por cristaltec

» FONTE CHAVEADA 800W COM PROTEÇÃO CONTRA CURTO - IR2153
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyTer 20 Fev 2024 - 22:00 por adirson

» AMPLIFICADOR TR 2023 DRIVER
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyQui 15 Fev 2024 - 21:08 por cristaltec

» >>>>>>>>>>> ATENÇÃO<<<<<<<<<<<<<< ALERTA DE INVASÃO POR FAVOR LEIAM
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas EmptyQua 14 Fev 2024 - 18:53 por Caca Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 
Railson (2119)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_lcapFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_voting_barFonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

+3
systemjol
phissico
koplin
7 participantes

Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por koplin Sáb 12 Out 2019 - 10:43

Saudações:
Estou me batendo com este problema a bastante tempo. Acontece assim:
Ligo via lampada serie com uma carga de 50w (lampada incandescente) e funciona normal. Freqüência estável, forma de onda aparentemente normal. Desligo da serie e ligo direto na rede. Funciona normal. Desligo e no dia seguinte vou ligar. BUM! Estoura os dois MOSFETS. Já fiz experiencia aumentando e reduzindo os resistores de gate. Já usei varios MOSFETS diferentes, sempre com o mesmo resultado. Enquanto funciona, não há aquecimento anormal de nenhum componente. Notei que ao ligar ocorre um tipo de interrupção do funcionamento (um pulso rápido de parada) e em seguida a forma de onda fica normal. Parece que durante a carga dos capacitores ocorre esta instabilidade e suspeito que seja a causa do problema. Estou usando capacitores de 330u X 2 na entrada e 2200u X 2 nas saídas. Já aumentei para 10R o NTC, também sem mudança. Resumo: Ja troquei CI e MOSFETS varias vezes. Agora estou usando o IRF740, por ser mais barato. Como não pretendo uma fonte com mais do que 400 W, deve bastar. Também já experimentei diversas frequências (entre 40 e 100khz). Todos os diodos estão corretos e conferidos. (UF onde é alta frequência). É como se a fonte precisasse de um softstart mais longo. Enfim, mantendo dentro do esquema atual, estou travado. Agradeço qualquer ajuda.
koplin
koplin
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 57
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por phissico Sáb 12 Out 2019 - 20:40

koplin escreveu:Saudações:
Estou me batendo com este problema a bastante tempo. Acontece assim:
Ligo via lampada serie com uma carga de 50w (lampada incandescente) e funciona normal. Freqüência estável, forma de onda aparentemente normal. Desligo da serie e ligo direto na rede. Funciona normal. Desligo e no dia seguinte vou ligar. BUM! Estoura os dois MOSFETS. Já fiz experiencia aumentando e reduzindo os resistores de gate. Já usei varios MOSFETS diferentes, sempre com o mesmo resultado. Enquanto funciona, não há aquecimento anormal de nenhum componente. Notei que ao ligar ocorre um tipo de interrupção do funcionamento (um pulso rápido de parada) e em seguida a forma de onda fica normal. Parece que durante a carga dos capacitores ocorre esta instabilidade e suspeito que seja a causa do problema. Estou usando capacitores de 330u X 2 na entrada e 2200u X 2 nas saídas. Já aumentei para 10R o NTC, também sem mudança. Resumo: Ja troquei CI e MOSFETS varias vezes. Agora estou usando o IRF740, por ser mais barato. Como não pretendo uma fonte com mais do que 400 W, deve bastar. Também já experimentei diversas frequências (entre 40 e 100khz). Todos os diodos estão corretos e conferidos. (UF onde é alta frequência). É como se a fonte precisasse de um softstart mais longo. Enfim, mantendo dentro do esquema atual, estou travado. Agradeço qualquer ajuda.


amigo qual o ci do pwm que você esta usando ? se for IR2153 o NTC tem que ser de 50R se não vai queimar na hora que liga mesmo.
phissico
phissico
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 226
Data de inscrição : 16/12/2015
Idade : 34
Localização : Catalao go

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por koplin Sáb 12 Out 2019 - 23:23

IR2153 mesmo. Faz sentido. O esquema que usei usa 2 de 15 em paralelo. Eu deixei um de 10 e não resolveu. Estranho que a turma diz que monta e funciona. Não vi nenhuma referência a isso. Vou implementar e retorno. Muito grato pela Luz.
koplin
koplin
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 57
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por phissico Dom 13 Out 2019 - 12:45

koplin escreveu:IR2153 mesmo. Faz sentido. O esquema que usei usa 2 de 15 em paralelo. Eu deixei um de 10 e não resolveu. Estranho que a turma diz que monta e funciona. Não vi nenhuma referência a isso. Vou implementar e retorno. Muito grato pela Luz.

existe varias fontes com ir2153 aqui no fórum, com ntc de 10r so que não e suficiente o ntc tem que ser de 50r, eu já tive muito problema também com isso, pra fonte de corrente maior uso o soft start com resistor e rele e pra corrente mais baixa ntc de 50r.
phissico
phissico
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 226
Data de inscrição : 16/12/2015
Idade : 34
Localização : Catalao go

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por systemjol Dom 13 Out 2019 - 18:26

Use um resistor de 56 ou 68 ou 75 ou 82 ou até mesmo 100R por 5w am paralelo com um relé no lugar do varistor.A alimentação do relé vc puxará um auxiliar do trafo principal e use um regulador 7812.Pronto,tá resolvido o problema.
systemjol
systemjol
Avançado
Avançado

Mensagens : 919
Data de inscrição : 24/12/2012
Idade : 38
Localização : Almenara-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por koplin Seg 14 Out 2019 - 11:08

Vou implementar ambas soluções e retorno o resultado. Muito grato aos dois colegas pelas informações. Fórum sério é isso. Abraço e sucesso.
koplin
koplin
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 57
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por dinelson Qui 31 Out 2019 - 21:38

coloque o snuber , tive este problema uma vez e no meu caso faltou esta proteção assim como acontece com seu circuito.
dinelson
dinelson
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/03/2014
Idade : 56
Localização : maringa

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por koplin Sex 1 Nov 2019 - 14:38

Agradeço aos amigos as dicas. Ainda não tive como retomar o projeto por outras prioridades.
koplin
koplin
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 57
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por Sameshima Dom 3 Nov 2019 - 1:58

Caro Koplin, em seu projeto existe proteção contra curto-circuito na saída? 4400uF na saída é um baita "curto-circuito"... Você precisa mesmo de um ripple tão baixo para utilizar capacitâncias tão elevadas na saída? Poste o seu circuito que fica mais fácil analisarmos que ficarmos por tentativas...
Sameshima
Sameshima
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/12/2015
Idade : 44
Localização : Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por koplin Seg 4 Nov 2019 - 9:20

Saudações, novamente:
O circuito é o publicado neste fórum:
https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t6714-fonte-chaveada-800w-com-protecao-contra-curto-ir2153
Não fiz mudanças significativas exceto que estou usando somente um trafo, pois é um protópipo para aprendizado. Tem circuito de proteção e todo o circuito se comporta como esperado, exceto pelo fato de estourar os MOSFET's e eventualmente o 2153, ao ligar o circuito direto na rede, após algumas horas. Sei que o circuito é funcional pelos relatos e vídeos apresentados, motivo que me levou a construção do mesmo. Segui a risca todos os valores indicados no projeto e todas as informações sobre a construção dos trafos. Tanto que o circuito funciona quando ligado a uma lâmpada série. O consumo em aberto é mínimo aumenta proporcional a carga. O circuito de proteção funciona e permite ajuste. As voltagens estão dentro do esperado em todas as etapas do circuito. O que notei é que ao ligar imediatamente tenho a forma de onda na saída, seguido de uma interrupção de uns 200ms aprox., seguido do retorno do sinal que permanece estável. A minha suspeita é qualidade de componentes, pois vários foram adquiridos novos. O comportamento da fonte sugere mesmo a falta de um soft Start ou um snuber, mas se funciona e esta comprovado no fórum, não faz muito sentido. Concordo que a implementação vai melhorar a robustez da fonte e pretendo otimizar o circuito. A minha "pega" é a razão deste comportamento em um circuito que funciona e foi montado exatamente como proposto, inclusive a placa de PCB foi feita com o desenho original. Sobre os capacitores na saída, já deixei com apenas 1000uF, já que estou usando lâmpada incandescente como carga. Para complementar, minha rede é de 220V (218V medidos). Novamente agradeço a atenção dos colegas e ressalto a qualidade deste fórum, sério e dedicado.
koplin
koplin
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 57
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por Sameshima Seg 4 Nov 2019 - 9:55

Bom dia!
Então, o lgeorg12 fez um passo a passo, muito bem explicado, para que vá fazendo os testes... Você seguiu este passo a passo? Passou em todas as fases?
E, apesar de ser desnecessária a pergunta, mas...: Você está chaveando corretamente a chave para 220V, que é a tensão em sua rede? Ou seja: Conferiu as ligações, não está em 110 não?
Sameshima
Sameshima
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/12/2015
Idade : 44
Localização : Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por koplin Ter 5 Nov 2019 - 8:22

Bom dia:
Por isso mesmo adotei o projeto. Tudo muito bem explicado. Passei muito tempo lendo todos os tópicos da Fonte e de outras. Então: sim segui todos os passos, fiz varias medições, montei na mesma sequencia e fazendo os testes como foi orientado. E sim, está corretamente chaveado para 220 V. O interessante é que se ligo na lampada série e depois passo para a rede normal ela funciona perfeitamente. Só estoura se deixar desligado por algumas horas. Tipo no ultimo teste eu deixei ligado por 2 horas seguidas na serie e com uma pequena carga (lampada) na saída. Depois liguei na rede e funcionou por mais umas três horas direto. Neste intervalo acompanhei a frequência (77 kHz - depois modifiquei a rede RC: coloquei um trimpot para ajustar entre 59 e 99 kHz), a forma de onda na saída do trafo e o aquecimento de componentes. Tudo aparentemente normal. Desliguei e fui dormir. Na manhã seguinte liguei direto e... BUM. Eu vou retomar os testes neste mês e passar uma tabela com os valores tensão e formas de onda encontrados. Talvez possa ajudar a encontrar uma pista deste problema. Uma coisa que gostei muito foi o circuito de proteção contra curto. Simples e bastante eficiente.
koplin
koplin
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 6
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 57
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por Raonitc Dom 21 Jun 2020 - 14:50

Amigo koplin, estou enfrentando o mesmo problema que tu ! No meu caso é a fonte ns450. Na lâmpada de série funciona perfeitamente ! Mas quanto ligado direto na rede os irf740 queimam e o ir2135 na HR . E as vezes vai até o ntc junto . Tu conseguiu solucionar sobre isso ?
Raonitc
Raonitc
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/05/2013
Idade : 33
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por alexandrewilker Sex 26 Jun 2020 - 23:14

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Fonte_11
alexandrewilker
alexandrewilker
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 42
Data de inscrição : 19/05/2015
Idade : 34
Localização : youtube

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por alexandrewilker Sex 26 Jun 2020 - 23:17

Raonitc escreveu:Amigo koplin, estou enfrentando o mesmo problema que tu ! No meu caso é a fonte ns450. Na lâmpada de série funciona perfeitamente ! Mas quanto ligado direto na rede os irf740 queimam e o ir2135 na HR . E as vezes vai até o ntc junto  . Tu conseguiu solucionar sobre isso ?
ESTA AQUI E BOA TRAFO DE TV FUNCIONA PERFEITO Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Fonte_11
alexandrewilker
alexandrewilker
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 42
Data de inscrição : 19/05/2015
Idade : 34
Localização : youtube

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas Empty Re: Fonte estoura os MOSFETS após desligado por varias horas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos