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Outros Testes de Flyback
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Outros Testes de Flyback
Este circuito permite a verificação dos enrolamentos de qualquer tipo de fly-back.
Funcionamento: se o enrolamento estiver em bom estado, o oscilador com base em Q¹ gera um sinal de RF que é detectado por D¹, acionando o circuito indicado, formado por Q², Q³ e M¹, X¹ e X² são as pontas de prova ou garras de jacaré, que devem ser conectadas aos terminais do enrolamento em teste. O capacito C6 deve ser eletrolítico para 10 ou mais. M¹ não critico e pode ter até 2 mA de fundo de escala. A alimentação pode ser feita por meio de bateria de 9 V e P¹, serve para ajustar fundo o de escala. Também podem ser testados enrolamentos de transformadores com núcleos de Ferreti e choque de RF.
Funcionamento: se o enrolamento estiver em bom estado, o oscilador com base em Q¹ gera um sinal de RF que é detectado por D¹, acionando o circuito indicado, formado por Q², Q³ e M¹, X¹ e X² são as pontas de prova ou garras de jacaré, que devem ser conectadas aos terminais do enrolamento em teste. O capacito C6 deve ser eletrolítico para 10 ou mais. M¹ não critico e pode ter até 2 mA de fundo de escala. A alimentação pode ser feita por meio de bateria de 9 V e P¹, serve para ajustar fundo o de escala. Também podem ser testados enrolamentos de transformadores com núcleos de Ferreti e choque de RF.
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“O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste.”
Re: Outros Testes de Flyback
Consiste num oscilador que funcionará em boas condições quando ligado num fly back bom, pois as oscilações serão estáveis. Um curto no enrolamento entre espiras, ou mesmo um curto total, reduzirá ou anulará a oscilação completamente.
Pode ser utilizado um multímetro analógico, uma vez que todos os multímetros 20K / V tem uma escala de medição de 50 uA.
A leitura do instrumento é controlada por P1: é conveniente colocar a agulha no meio da escala.
O circuito deve ser alimentado por uma bateria de 9V. A sensibilidade do teste é facilmente constatada, visto que basta passar um fio ao redor do ferrite do fly e juntar as pontas que logo perceberá que a leitura cairá.
Ao medir a bobina vertical, resistores de amortecimento devem ser desligados (se houver), caso contrário você terá uma leitura falsa.
Obs: T1 se trata de um transformador de saída de áudio, do tipo usado em rádios portáteis transistorizados da antiga.
Créditos a José María Techera
Pode ser utilizado um multímetro analógico, uma vez que todos os multímetros 20K / V tem uma escala de medição de 50 uA.
A leitura do instrumento é controlada por P1: é conveniente colocar a agulha no meio da escala.
O circuito deve ser alimentado por uma bateria de 9V. A sensibilidade do teste é facilmente constatada, visto que basta passar um fio ao redor do ferrite do fly e juntar as pontas que logo perceberá que a leitura cairá.
Ao medir a bobina vertical, resistores de amortecimento devem ser desligados (se houver), caso contrário você terá uma leitura falsa.
Obs: T1 se trata de um transformador de saída de áudio, do tipo usado em rádios portáteis transistorizados da antiga.
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