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Mensagem por Railson em Sex 28 Out 2011 - 21:29


Se bem que a maioria dos aparelhos utilizando como alimentação uma bateria de níquel cádmio sejam fornecidos com um carregador de ligar à rede, tal só resolve parcialmente os problemas decorrentes do seu uso.De facto, quer se seja amador de vídeo, ou se pratique o radiocomando de modelos reduzidos, ou ainda, se aprecie gravar o canto dos pequenos pássaros na floresta, é muito frequente ter necessidade de recarregar as baterias quando se está longe da rede. Uma solução consiste em utilizar a bateria da viatura que se encontra normalmente nas proximidades. Uma pequena montagem, muito simples mas muito eficaz, é, naturalmente necessária, tal como a que se apresenta neste artigo.

Princípio de funcionamento

Carregador de baterias para tomada de isqueiro 003nf




Se se pretender beneficiar da maior longevidade possível das baterias de níquel cádmio, é preciso recarregá-las com uma corrente constante e igual ao décimo da sua capacidade expressa em ampéres/hora. Portanto, a nossa montagem consiste num pequeno regulador de corrente constante, capaz de fornecer quatro correntes de saída diferentes, afim de cobrir as capacidades da maioria das baterias do mercado.
O transístor Darlington T1 fixa esta corrente graças ao efeito regulador de T2. De facto, assim que a queda de tensão aos terminais de uma das resistências R1 a R4, seleccionada pelo comutador S1, é igual a cerca de 0,6 V, T 2 torna-se condutor e trava a condução de T 1. Esta tensão de 0,6 V é igual ao limiar da junção base emissor de T2. A fim de dispor de um controle visual do bom andamento da carga, o transístor T3 está saturado quando o conjunto T1 - T 2 funciona normalmente no modo de regulação de corrente, o que tem por efeito iluminar o LED.
O LED mantém-se apagado no caso da bateria não ligada (fio cortado, por exemplo) ou ainda no caso de inversão de polaridade. O diodo D1 protege a montagem, e as baterias a carregar, neste último caso.

Realização


Carregador de baterias para tomada de isqueiro 004lkp




O circuito impresso serve de suporte a todos os componentes, à excepção do comutador S1. O transístor T1 deve ser munido dum dissipador que pode ser implantado no circuito impresso, como previsto, ou que pode ser constituído por uma face da caixa que recebe a montagem. Neste caso, ou se o dissipador tocar na caixa, será preciso, imperativamente, utilizar acessórios de isolamento para T1 porque o colector está ligado à patilha metálica do seu invólucro.
Como a bateria duma viatura só fornece 12V quando o motor está parado, é impossível carregar baterias com tensão superior a cerca de 9 V; a maioria das baterias monobloco está neste caso. Quanto às baterias com vários elementos, o problema não se põe porque basta separá-los. As correntes seleccionadas por intermédio das resistências R1 a R4 correspondem às capacidades das baterias mais divulgadas: 100mA/h, 600mA/h, 1200mA/h e 4 A/h. Se forem necessários valores diferentes, bastará modificar R1 a R4, sendo o valor da resistência dado pela relação: R = 0,6/Icarga, com I em ampéres e R em ohms.
A potência dissipada por R é dada pela relação P=0,36/R, com P em watts e R em ohms. Com esta montagem a funcionar como regulador de corrente constante, a tensão das baterias a carregar não intervém no cálculo.

Lista de material
Resistências 1/4W ±5%
R1 = 56Ω
R2 = 10Ω
R3 = 4,7Ω
R4 = 1,5Ω
R5 = 4,7KΩ
R6 = 1KΩ
R7 = 820Ω

Semicondutores
T1 = TIP110, 111, 112, 120, 121, 122, ou Darlington NPN de média potência equivalente
T2 = BC547, 548, 549
T3 = BC557, 558, 559
D1 = 1N4004
LED = qualquer LED

Diversos
S1 = comutador 1 circuito, 4 posições
Dissipador para T1


Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

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