Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Turbinando fonte PC AT 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
148 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 146 visitantes :: 2 motores de busca

aminfathy, sandy silva de oliveira

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Turbinando fonte PC AT EmptyOntem à(s) 20:57 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Turbinando fonte PC AT EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Turbinando fonte PC AT EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Turbinando fonte PC AT EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Turbinando fonte PC AT EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Turbinando fonte PC AT EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Turbinando fonte PC AT EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Turbinando fonte PC AT EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Turbinando fonte PC AT EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Turbinando fonte PC AT EmptySex 1 Mar 2024 - 16:41 por Benyamin

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Turbinando fonte PC AT EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

» Manutenção Gradiente 366 / 266
Turbinando fonte PC AT EmptyQui 29 Fev 2024 - 21:40 por tiaogaviao

» Criação pcb esquema phono cápsula ceramica
Turbinando fonte PC AT EmptyQui 29 Fev 2024 - 16:58 por warley cesar

» DETECTOR DE METAIS MKII (PINPOINTER)
Turbinando fonte PC AT EmptyQua 28 Fev 2024 - 19:09 por Benyamin

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
Turbinando fonte PC AT EmptyTer 27 Fev 2024 - 22:02 por microbit

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 
Railson (2119)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Turbinando fonte PC AT I_vote_lcapTurbinando fonte PC AT I_voting_barTurbinando fonte PC AT I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Turbinando fonte PC AT

3 participantes

Ir para baixo

Turbinando fonte PC AT Empty Turbinando fonte PC AT

Mensagem por Viepper Qua 14 Ago 2013 - 19:22

Olá pessoal.

Tenho 14 anos, gosto de eletrônica, sei o básico, sei soldar etc...

Eu estou montando um som no meu quarto utilizando equipamentos de som automotivo, na qual preciso de um fonte para alimentar meu amplificador 12v que irá amplificar um subwoofer.

O modelo do amplificador é da marca Soundigital modelo SD250.2D de 250w. Segundo fabricante (vide manual de instruções), este amplificador consome 22A máximos para extrair toda sua potência.

A tensão de trabalho dele é de 10 a 16v sendo como meu objetivo alimenta-lo com 14,4v, uma tensão de trabalho onde ele vai enviar um boa potência de saída (testados 280w REAIS).

Montei o som e inicialmente utilizei para alimentar o amplificador 3 fontes ATX genéricas em série na linha 5v (somando no total 15v nominais para o amplificador). Mas tive sérios problemas em relação ao desarmamento de uma das fontes (a diferente), além da gambiarra, sendo assim resolvi partir pra outro modo de alimentação do amplificador.

Então peguei minha velha fonte AT que tenho guardada, e junto com as ATX modifiquei todas as quatro para 14,2v, ligando elas em paralelo. Ficou excelente, corrente de sobra e tensão não descia abaixo de 13,9v nos picos.

Mas por ocupar muito espaço e também muita gambiarra, resolvi partir pra uma fonte só, neste caso a AT, pelo o motivo da modificação de alteração da tensão de saída ser simples e eficiente, mas ela turbinada para aumentar sua corrente de saída.

Sendo assim, resolvi estudar um pouco sobre o assunto e achei um tópico em um fórum de computador (clube do hardware) sobre turbinação de fontes genéricas.

Vou seguir algumas dicas de lá para que com isso eu consegui fazer o desejado upgrade na fonte.

O problema é que tenho dúvidas, se REALMENTE vai valer a pena e vai fazer a diferença na fonte, tendo em vista meu propósito de aumentar a corrente de saída.

Aqui a lista de upgrades e adição de componentes que pretendo fazer:

1 - Aumentar a bitola dos fios/cabos de entrada (dobro), incluindo adição de um anel de ferrite no cabo.

2 - Adicionar porta fusível com fusível de maior corrente.

3 - Adicionar a filtragem de transientes da fonte, sendo recomendados 2 bobinas de ferrite, 1 capacitor X (poliéster), 2 capacitores Y (cerâmica), e um Varistor MOV, na qual irei adicionar os componentes recomendados mais um capacitor X e 2 capacitores Y.

4 - Substituir os diodos retificadores do primário, atuais ponte de 4 diodos de 2A por 8 diodos de 6A somando 12A totais (2 diodo em paralelo formando um apenas).

5 - Substituir os capacitores de filtragem do primário, atuais 2x330uf/200v por pelo menos 2x680uf/200v podendo ser até 2x1000uf/200v (conforme eu "achar").

6 - Substituir o par transístores de chaveamento por outros de maior capacidade de corrente. Sendo antes tinha 2x de 6A (C4242) e substitui por 2x de 8A (D13007k) pra testar, mas pretendo por 2x de pelo menos 20A.

7 - Aumentar a bitola dos fios internos do trafo principal, rebobinando o carretel com as mesmas voltas.

8 - Substituir os diodos retificadores do secundário, sendo atuais um Sckhotty de 10A (MBR10C45CT) para a linha 5v e 2 diodo retificador de 3A comum em paralelo somando 6A na linha 12v. Pretendo manter o diodo retificador do 5v (mas podendo trocar por um de 16A) e trocar o do 12v por pelo menos um de 30A ou 40A.

9 - Aumentar a capacitância da filtragem do secundário da fonte, sendo ou trocando por de maior capacitância, ou adicionando mais capacitores.

10 - Retirar todos os fios de saída e apenas colocar dois fios (terra e da linha 12v) de maior bitola (pretendo 6mm recomendados pelo o amplificador).

Bom, acho que eu não esqueci nada, só salientando que a fonte será/está ("coloquei" a modificação, mas retirei mas vou por de novo), modificada a tensão de saída (ajustável por um potenciômetro). Aqui o vídeo da modificação:
https://www.youtube.com/watch?v=RHFEbG5z21I

Aqui uma foto da fonte como está atualmente, retirei todos os fios, fiz o jumper pra funcionar apenas com 110v (fio laranja), e com os transístores de 8A:
Turbinando fonte PC AT H2rw

Agora gostaria de saber se as alterações que tenho em mente realmente vai funcionar, fazendo aumentar a corrente de saída da fonte ? Vale a pena ?

Minha maior dúvida é na "tarefa 7" na qual citei em rebobinar o trafo com fio de maior bitola. Fazendo esta alteração tem problema ? Vai aumentar a corrente do trafo ? Pode "descaracterizar" o trafo ?

Os componentes a maioria pegarei de fontes boas queimadas, placas de equipamentos eletrônicos etc...

Por exemplo, semana passada mesmo, passei em um ferro velho na qual tinha alguns computadores velhos provavelmente danificados. Perguntei pro cabloco por quanto ele vendia ele disse por 10 reais, mas eu só tinha 4 reais no bolso e ele aceitou, peguei o PC mais bonitinho que tinha a fonte mais "bonitinha".

Abri e vi que o PC estava completo, sendo a fonte que estava queimada. Mas por sorte era uma BOA fonte, digamos que nível médio, ATX, marca ACbel, não muito potente mas completa, onde vou pegar a maioria dos componentes.

O resto talvez tenha que comprar... Gostaria de saber um bom transístor que eu poderia colocar na fonte na substituição do atual, de grande capacidade de corrente.

Desde de já muito obrigado.
Viepper
Viepper
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/08/2013
Idade : 25
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Turbinando fonte PC AT Empty Re: Turbinando fonte PC AT

Mensagem por Caca Silva Qui 15 Ago 2013 - 21:21

Interessante amigo não sou muito entendido nesse assunto mas creio que dará certo apesar de bem trabalhoso. Qual utilidade do anel de ferrite no cabo?

_________________
Turbinando fonte PC AT 10endzc
Caca Silva
Caca Silva
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 6057
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 43
Localização : Ritápolis MG

Ir para o topo Ir para baixo

Turbinando fonte PC AT Empty Re: Turbinando fonte PC AT

Mensagem por Viepper Qua 28 Ago 2013 - 19:15

Opa, perdão pela demora, tinha esquecido a senha do meu longin...

Então, realmente trabalhoso, só estou descartando o up de rebobinar o trafo, por ser a parte mais difícil...

Deixar esse como último caso se realmente precisar.

Semana passada, passei em um ferro velho e comprei um pc velho danificado por 4 reais (o cara pediu 10 mas só tinha 4$ haha), e por sorte veio com ele uma fonte ATX BOA (não funciona, e que acredito eu seja o motivo do PC não ter funcionado...

Potência baixa (reais 200w), mas completa com retificação, filtragem de transientes, sensor de temperatura..

Então nela já da pra pegar boa partes dos componentes necessários..

Só vai faltar uma coisa. Os transistores de chaveamento/potência (par).

Gostaria de saber se alguém conhece um bom transistor de chaveamento/potência de alta corrente. Obrigado.
Viepper
Viepper
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/08/2013
Idade : 25
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Turbinando fonte PC AT Empty Re: Turbinando fonte PC AT

Mensagem por Viepper Qua 28 Ago 2013 - 19:17

Obs: o anel de ferrite não sei bem a utilidade, mas vi que é um artefato recomendado e usado por boas fontes no clube do hardware.
Viepper
Viepper
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/08/2013
Idade : 25
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Turbinando fonte PC AT Empty Re: Turbinando fonte PC AT

Mensagem por D.F. Sáb 31 Ago 2013 - 22:59

o anel de ferite serve para filtrar interferências causadas pela fonte na rede elétrica, o contrario também e valido, não vejo grande importancia em utilisalo pois se não for bem enrolado ele só atrapalha.

pode utilizar capacitores no primário de 470uf/200v ja daria conta e e facil de achar em sucatas de fontes
ja o de poliéster que aclopa o trafo no ponto do centro dos outros 2 não troque pois ele e determinado pela frequência, e pelo que eu te entendi ele suporta tranquilo
D.F.
D.F.
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 137
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 33
Localização : Pouso Novo-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Turbinando fonte PC AT Empty Re: Turbinando fonte PC AT

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos