Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3

Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

preciso de ajuda... 1-74

★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
29 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 27 Visitantes :: 2 Motores de busca

javarine, Maroof100

[ Ver toda a lista ]

O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 11:54
Últimos assuntos
» esquema eletrico inversor senoidal
preciso de ajuda... EmptyHoje à(s) 5:41 por Enfotec

» Inversor com sinais SPWM
preciso de ajuda... EmptyHoje à(s) 5:39 por Enfotec

» Como fazer PCB com removedor de esmalte
preciso de ajuda... EmptySab 1 Ago 2020 - 19:36 por gvdreis

» Ajuda para montar um MACHINE 8.0 SBX
preciso de ajuda... EmptySab 1 Ago 2020 - 17:38 por Richard Anderson

» metal detector surf PI pro
preciso de ajuda... EmptyQui 30 Jul 2020 - 12:39 por wagner poltronieri

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
preciso de ajuda... EmptyQua 29 Jul 2020 - 5:10 por alqudwa

» Assinatura Grátis por um ano da revista Elektor
preciso de ajuda... EmptyTer 28 Jul 2020 - 22:35 por Severance

» MINI STRONG (100w rms)
preciso de ajuda... EmptyTer 28 Jul 2020 - 21:30 por Severance

» Som, Amplificadores & Cia
preciso de ajuda... EmptySab 25 Jul 2020 - 15:41 por Fainer

» outro detector famozão TGSL(Tesoro Golden Sabre-Light)
preciso de ajuda... EmptyQui 23 Jul 2020 - 16:00 por wagner poltronieri

» PI POLONES com arduino
preciso de ajuda... EmptyDom 19 Jul 2020 - 13:39 por teknonprinter

» Modificação no delay do pi polones
preciso de ajuda... EmptyDom 19 Jul 2020 - 12:17 por teknonprinter

» Arquivos do Amplificador BX
preciso de ajuda... EmptyTer 14 Jul 2020 - 16:31 por Reginaldo Silva

» Circuito de aparelho auditivo
preciso de ajuda... EmptySeg 13 Jul 2020 - 15:37 por ronaelspl

» Debunker Automatic Bias
preciso de ajuda... EmptySab 11 Jul 2020 - 11:17 por valvulado

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
preciso de ajuda... I_vote_lcappreciso de ajuda... I_voting_barpreciso de ajuda... I_vote_rcap 
Caca Silva (6032)
preciso de ajuda... I_vote_lcappreciso de ajuda... I_voting_barpreciso de ajuda... I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
CMeletronica (3222)
michel chagas (2791)
Railson (2119)
alexsandro rodrigues de a (1835)
naldo santos (1603)
ablacon64 (1222)
gilvantexas (1061)

Medidor de Velocidade

preciso de ajuda...

Ir em baixo

Em Curso 2 preciso de ajuda...

Mensagem por lucksem em Sex 7 Fev 2014 - 20:16

olá pessoal! estou muito interessado em aprender eletrônica pois acho mágico o poder de criar qualquer coisa a partir de pequenos componentes, então resolvi pegar um trabalho só para a expansão de conhecimento, mas o fato de ser novato na área venho aqui para esclarecer algumas dúvidas...

Duvida: Meu amigo criou um kart, e o gerador que mantém a bateria carregada está dando 12v alternada com pico de até 20v fazendo com que a bateria jogue aguá fora, e minha pergunta é...

qual o circuito que posso fazer para deixar a voltagem com 13.5v continua???

por favor estou realmente empolgado com isso, dez de já muitíssimo OBRIGADO.

ahh e parabéns com o site, muito bem organizado...
lucksem
lucksem
Nível 1
Nível 1

Em Curso 2 Re: preciso de ajuda...

Mensagem por CMeletronica em Sab 8 Fev 2014 - 0:46

Amigo primeiro passo é retificar essa tensão alternada o componente para isso é o diodo agora vc tem que saber a corrente desta bateria pois essa corrente vai passar por este diodo exitem varios no mercado exemplo 1n4007 retificador de 1a

pro seu caso deve ser um de maior corrente . depois disso é filtrar essa retificação com capacitor eletrolitico dai neste casso pode ser usado entra 470uf ate uns 2200uf estes precisa saber a tensão que vai trabalhar no seu caso 13,5V pode ser usado o por 16V dai amigo estabilizar esta tensão exitem varios meios isso é necessário saber a corrente pois exite o regulador 7812 quu pode se entrar nele 32V que ee regula pra 12V mas somente aguenta 1A dai é preciso fazer um amplificador de corrente pra este regulador .

verifique masi informações que agente aqui bola um circuito pra vc
CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por lucksem em Dom 9 Fev 2014 - 20:53

vou ver mais detalhes com ele amanha e posto aqui, sabe eu queria muito aprender tudo sobre o assunto, por onde me aconselham a começar? eu tenho uma noção, pouca mas tenho, e sou muito interessado pois a muito tempo faço reparo em pcs e eletrônicos, mas sempre só troco peças queimadas por uma com o mesmo valor, queria entender por que e pra que cada uma serve, ja estudei algo no google e ja aprendi sobre lei de ohm e como faz a identificação de resistor, bom eu acho que vcs me entendem né! dez de ja OBRIGADO!
lucksem
lucksem
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Seg 10 Fev 2014 - 0:19

amigo os recarregadores de bateria são feitos por 3 estágios,
1º retificador por diodos ou ponte retificadora com capacitor,
2º estabilizador de tensão de 13,8 V
3º fonte de corrente constante, que limita a corrente máxima quando a bateria esta descarregada ela consome muito e esse circuito estabiliza a corrente máxima, depois de carregar a bateria vai consumir menos, os circuitos de corrente constante são feito por transistores tem muito exemplos na internet e só adequar a corrente. lembre-se que a corrente da bateria os A/h e a amperagem de saída e não de recarga. Na recarga quanto mais lento melhor para a sua vida util.
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por lucksem em Ter 11 Fev 2014 - 19:41

olá amigos! então, conversei com ele e ele me explicou o seguinte...

a bateria do Kart é de 12v 45a, e o gerador colocado para carregar tem corrente alternada, cujo pico chega a 20v fazendo com que a bateria jogue aguá fora, então pessoal eu queria fazer com que a corrente ficasse 13.5v continua, deixa eu entender o que vcs explicaram...
coloco um diodo no positivo do gerador para deixar cc, coloco o potenciômetro LM7812, e em seguida coloco um capacitor???
lucksem
lucksem
Nível 1
Nível 1

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 11 Fev 2014 - 20:17

não amigo para recarregador de bateria de 12v não usamos o integrado 7812 porque ele da exatamente 12 v então não vai carregar a bateria, ela só carrega completamente com tensão de 13,5 a 13,8V o ideal e (13,8V) esse integrado não utiliza potenciômetro como vc menciona, o ideal e fazer um estabilizador de tensão com um zener de 15v e dois transistores cada um da uma queda de 0,6 V então a queda nos dois e de 1,2v ou utilizar o ci 7815 no lugar do zerer e os dois transistores como regulador de tensão mesma configuração usada nas saidas de um amplificador de som drive e saida os 15v do integrado entra na base do drive via um resistor e no emissor do saída sai 13,8 v os coletores são ligado no positivo do gerador ou fonte e as bases interligadas com resistor. depois disso tem a fonte de corrente constante que também usa 1 transistor de potencia mas a tensão sai pelo coletor e limita a corrente que vai pra bateria.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 11 Fev 2014 - 20:23

quanto a retificação e melhor vc usar uma ponte com 4 diodos o capacitor seque a regra 1000UF para cada 1A como vai depender do limitador de corrente primeiro analise a corrente maxima que vc vai usar para projetar se e carga lenta ou rápida a diferença e que a carga rapida o circuito fonte de corrente constante e de maior amperagem mas tem que colocar diodos de potencia compatível.
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por foxeletronic em Ter 11 Fev 2014 - 20:52

Cara, você não assimilou a explicação do amigo Alexandro, o diodo tudo bem, mas o 7812 é um regulador de tensão e não um potenciômetro e capacitores tem vários o bom é achar um esquema parudo para você colocar em funcionamento.
Vou ver se acho alguma coisa, pois tenho certeza que alguem do fórum tem, no google deve ter tambem.
foxeletronic
foxeletronic
Avançado
Avançado

http://www.foxeletronic.com.br

Mensagem por lucksem em Ter 11 Fev 2014 - 22:35

sim sim um diodo zener de 15v e dois resistores diminuindo 1,2v seria legal e simples, vcs podem me explicar mais em cima disso?
lucksem
lucksem
Nível 1
Nível 1

Mensagem por CMeletronica em Ter 11 Fev 2014 - 23:39

amigo se vc quer ter um ajuste pode usar o LM317 pois ele é um regulador ajustavel e pode fazer uma configuração de ganho de corrente com um tip 122 dai podera ficar tranquilo quanto a corrente ou outra opção é mudar uma fonte ATX para te dar 13,8V isso vc vai achar na net como fazer aqui mesmo no forum tem essa informação ok
CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Qua 12 Fev 2014 - 18:10

ao amigo lucksem, pergunta:sim sim um diodo zener de 15v e dois resistores diminuindo 1,2v seria legal e simples, vcs podem me explicar mais em cima disso?
Resposta: O amigo confundi os componentes a informação que eu passei da queda de 1,2V e de dois transistores ligados para criar um darlington muito usado em fonte estabilizada e não resistores diminuindo 1,2 V como vc esta perguntando, a dica e conheça todos os componentes para que serve como funciona para depois fazer um projeto, ai fica tudo mais fácil porque se vc confundi os componentes vai queimar tudo, quando vc aprender vai perceber que e fácil e vai usar vários circuitos interessantes ao longo do tempo, continue perguntando e pesquisando e assim que se aprende!
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagem por emerson luis em Qua 12 Fev 2014 - 21:00

preciso de ajuda... Jyh5

emerson luis
emerson luis
Avançado
Avançado