Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

TRAFINHO DRIVER - Página 3 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
55 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 55 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyOntem à(s) 20:57 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptySex 1 Mar 2024 - 16:41 por Benyamin

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

» Manutenção Gradiente 366 / 266
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyQui 29 Fev 2024 - 21:40 por tiaogaviao

» Criação pcb esquema phono cápsula ceramica
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyQui 29 Fev 2024 - 16:58 por warley cesar

» DETECTOR DE METAIS MKII (PINPOINTER)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyQua 28 Fev 2024 - 19:09 por Benyamin

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
TRAFINHO DRIVER - Página 3 EmptyTer 27 Fev 2024 - 22:02 por microbit

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 
Railson (2119)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
TRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_lcapTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_voting_barTRAFINHO DRIVER - Página 3 I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


TRAFINHO DRIVER

+6
albert_emule
neudsonbr
alisson.suporte
alexsandro rodrigues de a
foxeletronic
rodrigosomnatal
10 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por albert_emule Qua 18 Jun 2014 - 14:25

rodrigosomnatal escreveu:quanto a frequencia eu havia pensado em usar uns 26khz pois fica melhor para dominar essa fera! que acha? pois vou usar igbt nela!!

Olá.... Certa vez vi você citando que tem osciloscópio.
A fonte que você tem montada aí, regula a saída com zener e fotoacoplador?
Você poderia fazer um favor para mim?
Eu queria comparar com a do meu protótipo pois eu não consegui fazer regular com foto-acoplador e diodo zener sem que aparecesse aquele ripple.
Se você puder coloque uma carga na saída da fonte, meça a tensão com osciloscópio tire a foto e poste aqui.
Quero ver se é normal aquele ripple quando se usa diodo zener.

Já sem diodo zener conseguir fazer a tensão ficar limpa.
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por rodrigosomnatal Qua 18 Jun 2014 - 23:35

albert_emule escreveu:

Olá.... Certa vez vi você citando que tem osciloscópio.
A fonte que você tem montada aí, regula a saída com zener e fotoacoplador?
Você poderia fazer um favor para mim?
Eu queria comparar com a do meu protótipo pois eu não consegui fazer regular com foto-acoplador e diodo zener sem que aparecesse aquele ripple.
Se você puder coloque uma carga na saída da fonte, meça a tensão com osciloscópio tire a foto e poste aqui.
Quero ver se é normal aquele ripple quando se usa diodo zener.

Já sem diodo zener conseguir fazer a tensão ficar limpa.
cara, a que montei foi aquela que discutimos naquela noite (sem indutor), no multimetro a tensão so tende a cair quando ela chega a um consumo de aproximadamente 200a, ai a tensão dela desce de 14,4 volts para 13,95 e nesse ponto ela estabiliza... mais agora me veio a duvida?, (tenho osciloscopio sim, embora seja um minipa 1225 analógico). como ficara se eu medir ela, trabalhando sem indutor?? o resultado pode não corresponder as expectativas ... O que acha? mais desde ja fiquei curioso quanto ao ripple, e vou medir mesmo assim!!
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por rodrigosomnatal Qui 19 Jun 2014 - 0:05

mais albert, me tira uma duvida: vi em uma citação sua que não conseguimos ler picos na tensão fazendo a medição da mesma com multimetro? (mesmo sendo rms???)..... ou eu entendi errado sobre aqueles picos de 20 volts??....
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por albert_emule Qui 19 Jun 2014 - 1:04

rodrigosomnatal escreveu:
cara, a que montei foi aquela que discutimos naquela noite (sem indutor), no multimetro a tensão so tende a cair quando ela chega a um consumo de aproximadamente 200a, ai a tensão dela desce de 14,4 volts para 13,95 e nesse ponto ela estabiliza... mais agora me veio a duvida?, (tenho osciloscopio sim, embora seja um minipa 1225 analógico). como ficara se eu medir ela, trabalhando sem indutor?? o resultado pode não corresponder as expectativas   ... O que acha? mais desde ja fiquei curioso quanto ao ripple, e vou medir mesmo assim!!  

Sem indutor é muito provável que tenha ripple muito acima do normal, mas seria interessante comprovar com um instrumento de medidas tal como um osciloscópio.

Pode usar seu osciloscópio analógico. Eu já trabalhei com osciloscópio deste tipo. Também são bons.

albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por rodrigosomnatal Qui 19 Jun 2014 - 1:09

albert_emule escreveu:

Sem indutor é muito provável que tenha ripple muito acima do normal, mas seria interessante comprovar com um instrumento de medidas tal como um osciloscópio.

Pode usar seu osciloscópio analógico. Eu já trabalhei com osciloscópio deste tipo. Também são bons.

vou medir e dar um jeitinho de tirar umas fotos das imagens no scope e dou um jeito de postar, pois não sei introduzir imagens como vcs!! ok.
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por albert_emule Qui 19 Jun 2014 - 1:16

rodrigosomnatal escreveu:mais albert, me tira uma duvida: vi em uma citação sua que não conseguimos ler picos na tensão fazendo a medição da mesma com multimetro? (mesmo sendo rms???)..... ou eu entendi errado sobre aqueles picos de 20 volts??....

A questão do multímetro TRUE RMS é o seguinte:
Digamos que você tenha um resistor de 10R e ele ligado em 220V DC fique com 500 graus centígrados.
Uma tensão de 220V AC senoidal 60Hz fará o resistor ficar com a mesma temperatura, mas observe que diferente da tensão de 220V DC que é estabilizada e filtrada, a tensão de 220V AC possui um pico máximo da senoide que bate em 308V.

Mas porque que a tensão de 220Vac faz o resistor ter a mesma temperatura que a tensão de 220V DC se na tensão AC a tensão bate lá em 308V??????

É porque o que vale é a tensão RMS, a tensão média eficaz.
A tensão AC de 220V bate lá em 308V mas a média eficaz equivale a 220V DC.

O problema é que os multímetros comuns só medem corretamente a onda AC quando é senoidal. Quando a forma de onda é quadrada ou outra qualquer com harmônicas, o multímetro comum não faz a leitura corretamente.

Mas não que o multímetro TRUE RMS vá conseguir registrar picos de ripple.
Ele vai tirar só a média RMS eficaz dos picos de ripple e vai lhe dar um valor equivalente RMS.

Só um osciloscópio mede a tensão mostrando o ripple.


Última edição por albert_emule em Qui 19 Jun 2014 - 1:20, editado 1 vez(es)
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por rodrigosomnatal Qui 19 Jun 2014 - 1:20

compreendi.... obrigado pela aula!!!
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por rodrigosomnatal Qui 19 Jun 2014 - 1:43

albert_emule escreveu:

A questão do multímetro TRUE RMS é o seguinte:
Digamos que você tenha um resistor de 10R e ele ligado em 220V DC fique com 500 graus centígrados.
Uma tensão de 220V AC senoidal 60Hz fará o resistor ficar com a mesma temperatura, mas observe que diferente da tensão de 220V DC que é estabilizada e filtrada, a tensão de 220V AC possui um pico máximo da senoide que bate em 308V.

Mas porque que a tensão de 220Vac faz o resistor ter a mesma temperatura que a tensão de 220V DC se na tensão AC a tensão bate lá em 308V??????

É porque o que vale é a tensão RMS, a tensão média eficaz.
A tensão AC de 220V bate lá em 308V mas a média eficaz equivale a 220V DC.

O problema é que os multímetros comuns só medem corretamente a onda AC quando é senoidal. Quando a forma de onda é quadrada ou outra qualquer com harmônicas, o multímetro comum não faz a leitura corretamente.

Mas não que o multímetro TRUE RMS vá conseguir registrar picos de ripple.
Ele vai tirar só a média RMS eficaz dos picos de ripple e vai lhe dar um valor equivalente RMS.

Só um osciloscópio mede a tensão mostrando o ripple.
Albert, mas a questão dessa minha fonte estar trabalhando sem indutor e não ter me dado nenhum dano ou coisa parecida e ainda segurando a corrente sem a queima de retificadores ou explosão de capacitores, vc teria uma explicação simplificada sobre este fato? É que na verdade ainda não sei projetar um indutor de saida, e por isso montei essa fonte dessa maneira. uso ela constantemente e não tive problema algum.....
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por albert_emule Qui 19 Jun 2014 - 11:15

rodrigosomnatal escreveu:
Albert, mas a questão dessa minha fonte estar trabalhando sem indutor e não ter me dado nenhum dano ou coisa parecida e ainda segurando a corrente sem a queima de retificadores ou explosão de capacitores, vc teria uma explicação simplificada sobre este fato? É que na verdade ainda não sei projetar um indutor de saida, e por isso montei essa fonte dessa maneira. uso ela constantemente e não tive problema algum.....


Vou te contar uma história:
Eu trabalhei por uns 5 anos numa assistência de equipamentos industriais de potência.
O dono lá era considerado rico, pois a empresa faturava uns 60 mil por mês, e só de Assistência técnica faturava 25 mil
A empresa tinha uns 6 funcionários

Mesmo rico, o cara dono lá botava a mão na massa. Ele ia comigo fazer as manutenções e tal, se sujava de porreira, limpava os equipamentos, também ajudava a trocar as baterias, limpava ácido de bateria etc. Eram equipamentos tipo inversores só que grandes e ficavam sujos de poeira, precisava trocar bateria...

Certa vez tinha um equipamentos destes com defeito complicado e este cara me fez uma pergunta sobre o defeito:
Ele perguntou o que eu achava que o equipamento tinha.

Eu respondi baseado na minha experiência o que o equipamento tinha, mas o patrão me deu uma bronca rsrsrs. Ele disse que não devemos fazer suposições de defeitos, pois isso nos leva a erros grosseiros. O certo é pegar o esquema eletrônico do equipamento, pegar instrumentos de medições tais como osciloscópios e multímetros true rms e fazer uma análise científica do caso.

Moral da História:
Não devemos fazer suposições de como a fonte pode estar funcionando.
Isso não leva a Nada kkkkk
No nosso ramo que é praticamente científico, devemos ser céticos. Evitar suposições ou achismo.
Devemos descrever diagnósticos baseado em analise de manuais esquemáticos e instrumentos de medição apropriados e devidamente calibrados.


Coloque uma carga aí na sua fonte e meça a tensão de saída com o osciloscópio para analisarmos as formas de onda.
É sempre bom fazer este tipo de análise pois assim aprendemos mais. Vemos o que pode ser melhorado ou não.
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por albert_emule Qui 19 Jun 2014 - 11:22

Antes a tensão na saída estava assim:
TRAFINHO DRIVER - Página 3 10455553_544774278983883_908590219_n

Agora a tensão na saída está assim:
TRAFINHO DRIVER - Página 3 10488969_544775068983804_1077722078_n
albert_emule
albert_emule
Avançado
Avançado

Mensagens : 403
Data de inscrição : 15/02/2014
Idade : 41
Localização : Salvador BA

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por rodrigosomnatal Qui 19 Jun 2014 - 23:14

albert_emule escreveu:


Vou te contar uma história:
Eu trabalhei por uns 5 anos numa assistência de equipamentos industriais de potência.
O dono lá era considerado rico, pois a empresa faturava uns 60 mil por mês, e só de Assistência técnica faturava 25 mil
A empresa tinha uns 6 funcionários

Mesmo rico, o cara dono lá botava a mão na massa. Ele ia comigo fazer as manutenções e tal, se sujava de porreira, limpava os equipamentos, também ajudava a trocar as baterias, limpava ácido de bateria etc. Eram equipamentos tipo inversores só que grandes e ficavam sujos de poeira, precisava trocar bateria...

Certa vez tinha um equipamentos destes com defeito complicado e este cara me fez uma pergunta sobre o defeito:
Ele perguntou o que eu achava que o equipamento tinha.

Eu respondi baseado na minha experiência o que o equipamento tinha, mas o patrão me deu uma bronca rsrsrs. Ele disse que não devemos fazer suposições de defeitos, pois isso nos leva a erros grosseiros. O certo é pegar o esquema eletrônico do equipamento, pegar instrumentos de medições tais como osciloscópios e multímetros true rms e fazer uma análise científica do caso.

Moral da História:
Não devemos fazer suposições de como a fonte pode estar funcionando.
Isso não leva a Nada kkkkk
No nosso ramo que é praticamente científico, devemos ser céticos. Evitar suposições ou achismo.
Devemos descrever diagnósticos baseado em analise de manuais esquemáticos e instrumentos de medição apropriados e devidamente calibrados.


Coloque uma carga aí na sua fonte e meça a tensão de saída com o osciloscópio para analisarmos as formas de onda.
É sempre bom fazer este tipo de análise pois assim aprendemos mais. Vemos o que pode ser melhorado ou não.
é verdade...kkk, então vou fazer o que me disseste para analisarmos a forma da onda dela sem indutor. obrigado cara, depois da tempestade, vem sempre: bonança!!!! vejo uma grande parceria se formando aos poucos!!! abç!
rodrigosomnatal
rodrigosomnatal
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 160
Data de inscrição : 14/04/2014
Idade : 39
Localização : natalrn

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por posinfo Ter 5 Ago 2014 - 12:14

OLA AMIGOS, QUERIA SABER COMO POSSO OSCILAR UMA FONTE CHAVEADA USANDO UM TRAFINHO DE LAMPADA FLORESCENTE OU ENTÃO OS TRAFINHO DE FONTE CHAVEADA. AGAURDO URGENTE.
posinfo
posinfo
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/11/2013
Idade : 41
Localização : PALMÓPOLIS

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por joab ribeiro Seg 11 Ago 2014 - 12:59

so vai usar o núcleo do trafo de reator de lampada como drive apenas no lugar do ci ir2110 com o enrrolamento mais ou menos igual o amigo falou 50 50 50 espira
joab ribeiro
joab ribeiro
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 52
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 43
Localização : jaboti parana

Ir para o topo Ir para baixo

TRAFINHO DRIVER - Página 3 Empty Re: TRAFINHO DRIVER

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos