Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Silk Screen em Impresso 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
123 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 123 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Silk Screen em Impresso EmptyOntem à(s) 20:57 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Silk Screen em Impresso EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Silk Screen em Impresso EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Silk Screen em Impresso EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Silk Screen em Impresso EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
Silk Screen em Impresso EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Silk Screen em Impresso EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Silk Screen em Impresso EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
Silk Screen em Impresso EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Silk Screen em Impresso EmptySex 1 Mar 2024 - 16:41 por Benyamin

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
Silk Screen em Impresso EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

» Manutenção Gradiente 366 / 266
Silk Screen em Impresso EmptyQui 29 Fev 2024 - 21:40 por tiaogaviao

» Criação pcb esquema phono cápsula ceramica
Silk Screen em Impresso EmptyQui 29 Fev 2024 - 16:58 por warley cesar

» DETECTOR DE METAIS MKII (PINPOINTER)
Silk Screen em Impresso EmptyQua 28 Fev 2024 - 19:09 por Benyamin

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
Silk Screen em Impresso EmptyTer 27 Fev 2024 - 22:02 por microbit

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 
Railson (2119)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Silk Screen em Impresso I_vote_lcapSilk Screen em Impresso I_voting_barSilk Screen em Impresso I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Silk Screen em Impresso

+4
plautz
CMeletronica
reinaldo jose da silva
sluyz
8 participantes

Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Silk Screen em Impresso

Mensagem por sluyz Sex 29 Ago 2014 - 15:22

Gostaria de saber quais amigos fazem silkscreen em placas, onde compra material mais barato e quais materiais vou precisar para começar.

Grato.
sluyz
sluyz
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 18
Data de inscrição : 14/08/2014
Idade : 44
Localização : Pires do Rio

http://www.legalhost.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por Anderson M Seg 15 Set 2014 - 14:48

Eu faço os meus circuitos impresso no método SILK....

Veja os procedimentos nos vídeos educatívos...


Confecção de PCB - Intro




(Confecção de PCB - Parte 2 - EAGLE) 1/2




(Confecção de PCB - Parte 2 - EAGLE) 2/2




(Confecção de PCB - Parte 3 - Fast PCB)




(Confecção de PCB - Parte 4 - Finalização)




Quanto aos materiais para confecção os vídeos já informam onde encontrar....

Eu compro lá os materias...

Boa sorte...


Última edição por Anderson M em Ter 16 Set 2014 - 11:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar os vídeos pela caixa de ferramenta...)
Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por reinaldo jose da silva Seg 15 Set 2014 - 15:56

muito bom amigo.
reinaldo jose da silva
reinaldo jose da silva
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 41
Data de inscrição : 03/02/2013
Idade : 56
Localização : volta redonda rj

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por Anderson M Ter 16 Set 2014 - 11:55

reinaldo jose da silva escreveu:muito bom amigo.

Pois é amigo, esse processo fantástico garante uma ótima qualidade em PCB com trilhas fininhas como fio de cabelo.

Nada contra quem usa o processo térmico, mas esta técnica de foto revelação coloca o processo térmico no chinelo. Positivo
Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por CMeletronica Ter 16 Set 2014 - 15:06

eu ja falei muitas vezes sobre esse artificio chamado ?DRY FILME
avatar
CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 3234
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 44
Localização : TRÊS RIOS

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por Anderson M Ter 16 Set 2014 - 16:09

CMeletronica escreveu: eu ja falei muitas vezes sobre esse artificio chamado ?DRY FILME

Complementando o que amigo CM disse... Palavras do mestre nº1 das PCB's do Brasil...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Positivo
Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por plautz Ter 16 Set 2014 - 18:11

Anderson M escreveu:Eu faço os meus circuitos impresso no método SILK....

Desculpe companheiro, mas isso não é silk e sim fotogravação.

Anderson M escreveu:...Nada contra quem usa o processo térmico, mas esta técnica de foto revelação coloca o processo térmico no chinelo. Positivo

Anderson,

Como eu sempre disse em fóruns que participo, o "melhor" método é aquele ao qual nos adaptamos.

Me perdoe, mas a foto revelação pode dar os mesmos problemas da transferência térmica.

Eu usei durante muito tempo a transferência térmica, como pode ver aqui:

Silk Screen em Impresso 8rVWhlQ

Essa é uma placa para 5 displays de 7 segmentos, com trilhas de 0.05mm entre os terminais dos displays.

Não achei a foto de uma placa que fiz com transferência térmica com 3 trilhas passando entre dois terminais de um CI.

Hoje estou usando o dry film, mas de vez em quando dá umas falhas grotescas, não sei porque. Tenho que estudar mais o processo.

Abraços a todos.
plautz
plautz
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/01/2014
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por Anderson M Qua 17 Set 2014 - 0:15

Meu caro Plautz, não há necessidade de pedir desculpas, pois sua observação é válida. Acho que sou eu que devo te pedir desculpas, caso você achou duro minhas críticas da utilização do processo térmico.  

Lá no meu primeiro post do tópico eu escrevi SILK em caixa alta de maneira proposital, esperando coragem e colocação de colegas do fórum para o debate das técnicas usadas neste tópico. Afinal fórum de discussão é para isso, parabéns pela
sua iniciatíva.

Cada um defende uma tese, você defende o conceito do processo transferência térmica, agora eu já sou do conceito foto revelação.

Tenho este costume de jogar um verde nos tópicos e assim elucidar o assunto abordado no decorrer dos tópicos.  

Eu já fiz utilização do processo por transferência térmica por muito tempo, mas sempre procuro novas alternativas.

Processo transferência térmica temos vários pontos negativo...

1º - O toner utilizado deve ser original, e não recarregável como muitos fazem.

2º - O papel glossy tem de ser de qualidade.

3º - Para fazer impressões de vários circuitos impresso em grande escala gastam muitas folhas papel glossy, fora folhas gasta em tentativas de erro.

4º - O elemento precisa ter ótima sensibilidade para não mover o glossy ao iniciar passar o ferro de passar da patroa.

5º - A patroa enche tua paciência por usar o ferro de passar dela fazendo circuitos impresso.

6º - Esta técnica faz queima os dedos até umas horas.

7º - Retirar o papel glossy colado na placa corre o risco de colocar os procedimentos feitos antes ( Por Água Abaixo ).

Conclusão: Utilizei muito esta técnica, sinceramente é revoltante, pura frustração ....


Quero deixar bem claro: Não estou criticando quem usa esta técnica...

Àqueles que vier dizer que faz circuitos em grande escala sem errar com esta técnica está mentindo.  

Em outras palavras, técnica por ser ecomonica pode contribui com fracasso, depende muito da sensibilidade de cada um, e também do estado emocional para tentar conseguir ótimos resultados.

Processo foto revelação temos vários pontos positivo...

1º - O cartucho de toner da impressora não precisa ser original, pode ser um cartucho com toner de péssima qualidade, pois podemos tirar esta diferença com enegrecedor de toner.

2º - Invés de papel glossy, nós usamos transparência A4 para imprimir o nosso circuito.

3º - Uma única transparência podemos adicionar vários layout de circuitos fazendo o preechimento do mesmo.

4º - O negativo feito com transparência A4 pode ser guardado para futuras fabricações, sem necessidade de fazer uma nova impressão.

5º - Não é necessário de ferro de passar roupa, pois teremos uma estufa especial com uma lâmpada UV, que é conhecida como luz negra, quem curtiu os bailes dos anos 70 já viu muito isso.

6º - Não há queima dos dedos.


Procedimento para o sucesso:

- Este processo de foto revelação depende muito dos materias utilizados, não do ser humano, bastando utilizar enegrecedor de toner deixando o negativo perfeito sem falhas, pois se deixar falhas haverá passagem de luz onde não deveria.

- A tinta para foto gravação tem que ser de qualidade.

- Na hora de passagem da tinta devemos deixar, sem falhas e bem lisinha sem bolhas.

- Não pode haver poeira no local.

- Deve-se utilizar uma estação de retrabalho ( Ar quente ) para secagem da tinta, não deve utilizar secador ou soprador térmico, pois pode depositar resíduos de poeira na superficie da tinta molhada.

- Quem não tiver estação de retrabalho, poderá trocar à lâmpada UV da estufa por uma lâmpada Halógena de 150W.

Aliás, por falar em soprador térmico, existem no mercado fuçadores amadores sem noção que usam soprador térmico para fazer reflow de BGA de notebook...

Voltando....

Usar secador de cabelos da patroa ou irmã é gambiarra.    

- O tempo que fica na estufa é importante, devemos sempre obedecer o tempo limite.

Créditos ao rapaz que produziu os vídeos e postou no Youtube, ajudou bastante eu mudar o conceito de como se deve fazer uma PCB sem perda de tempo, com resultados satisfatórios.

Quem quiser utilizar esta técnica deve seguir orientações do vídeo, sem querer faz gambiarra. O único ponto negativo foi utilização de um secador de cabelo.

Pelo tempo de uso desta técnica não tive problema...  

Outra solução para produção em grande escala seria contratar uma empresa especializada, seria mais barato, coerente da parte dos desenvolvedores, pois o acabamento ficaria de primeira qualidade e seus clientes ficariam ( muy satisfecho ).        

Bom agora cheguei ao que estava se referindo lá no meu primeiro post. Quando eu estava à procura de uma nova técnica eu tinha visto o procedimento Silk Screen. Na mesma época eu tinha encontrado o procedimento foto revelação que acabei
adotando como técnica de confecção de circuitos impresso.

Na boa, são semelhantes o processo foto revelação postada nos vídeos acima com o processo silk screen postado logo abaixo...

Agora quem arrisca em dizer quais são as diferenças???


Método Silk Screen:



______________________________________________________________________

Silk Screen em Impresso 8rVWhlQ

Trilhas perfeita, parabéns...

Rapaz já tivemos técnicas piores de criar PCB. Aquela técnica da caneta, vish já utilizei muito caneta e régua para desenhar layout das revistas do professor Bêda Marques.


Última edição por Anderson M em Qua 17 Set 2014 - 10:44, editado 1 vez(es)
Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por CMeletronica Qua 17 Set 2014 - 1:34

amigo eu me arrisco a dizer as diferenças bom o silk é parecido alem de vc pode guardar a tela pode guardar o fotolito que da um super acabamento mas encarece pois fica na media de uns 40 a 50,00 pra cada circuito .
o processo com tinta tem a caracteristica de sujeira rsrsr bom no finla alguma coisa da sua casa sai verde agora o uso do dry filme uma pelicula que adere com o calor isso não te dara trabalho sem contar que pode ser guardado laminado ou até hoje comprar placas ja laminadas azul .
a tinta no silk com o uso tem que ter a lavagem da tela pois ele adere e pode danificar o desenho . no dry filme não tem isso .
a precisão no dry filme é boa so que tem que ser bem escuro o desenho na transparencia isso toma tempo , se for usado fotolito ja é ganho de tempo ,
o processo de revelação do dry filme com barrilha é perigoso a saude e pode perder uma placa mas com a pratica não acontece.
ja a tela depois de revelada basta controlar a pressão da mão e fazer de 10 a 25 placas por passadas .

mascara anti solda com tela é mais facil pois depois de ter feito gabarito é so passar a tinta .
em dry filme é so gabaritar tb mas tem o processo de aderir placa por placa .

LEGENDA bom essa é a questão Silk é o melhor tirando as maquinas super precisas que podem custar 66.000 que imprime direto na placa .
O dry filme ainda não encontrei ele branco apenas azul e verde , cogitei o amarelo mas não testei ainda .

pra produção o silk é mais rapido
pra economia o DRY FILMe é melhor
Pra placa de teste a transferencia é viavel .
avatar
CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 3234
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 44
Localização : TRÊS RIOS

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por Anderson M Qua 17 Set 2014 - 14:07

Excelente explanação do assunto amigo, parabéns.

Quem sou eu para fazer contestação, pois você é fabricante de PCB's Very Happy


Técnica que utilizo para PCB cobaia seria de foto revelação, pois desenvolvo circuitos com trilhas fininhas, onde seria trilhas de sinais.

Para o processo rápido de corrosão em meus circuitos, prefiro deixar com preenchimento do fundo, ou seja, trilhas mais largas serão o GND.  

Quanto ao lado da sujeira você tem razão, mas uso um artifício para não sair pintando minha casa toda hehehehe.

Quero deixar bem claro aos colegas que usam o processo transferência térmica. Quando disse que o processo de foto revelação coloca o processo de transferência térmica no chinelo, isso é uma opinião formada de minha pessoa, isso não
vou mudar.

Portanto: Seria uma crítica minha ao procedimneto, mas respeito quem utiliza este processo em suas confeccções de PCB's.

Para produção em massa seria coerente da minha parte procurar uma empresa que tenha competência para executar o serviço com qualidade....

- Quanto maior for o pedido de PCBs, haverá um desconto pela produção...
Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por José Carlos Raymundo Sex 21 Nov 2014 - 17:16

Anderson onde voce conseguiu o layout da plaquinha para 5 display.
Gostaria de fazer essa pcb
Por favor se tiver algum material envia por email?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obrigado!
José Carlos Raymundo
José Carlos Raymundo
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/11/2014
Idade : 70
Localização : Laranjal Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por Anderson M Sáb 22 Nov 2014 - 11:02

José Carlos Raymundo escreveu:Anderson onde voce conseguiu o layout da plaquinha para 5 display.
Gostaria de fazer essa pcb
Por favor se tiver algum material envia por email?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Obrigado!

Prezado colega José Carlos Raymundo, quanto este projeto do display, eu não sou o autor do cujo, ele pertence ao colega Plautz. Portanto não cheguei fazer corrosão da PCB para logo mais montá-lo.

Vamos aguardar, talvez ele poderá deixar disponível o material, ou seja, caso ele ainda possuir o layout deste projeto e queira compartilhar conosco.
Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por José Carlos Raymundo Sáb 22 Nov 2014 - 13:23

Obrigado Anderson,gostaria de fazer essa pcb pois tenho uns mini display e ensaiei um projeto para eles no Proteus,so que as trilhas tinham que ser muito finas e acho que pelo meu metodo(tinta fotosensivel)não iria ficar boa,fiz um fotolito mas não deu definição....
José Carlos Raymundo
José Carlos Raymundo
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/11/2014
Idade : 70
Localização : Laranjal Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por Caca Silva Sáb 22 Nov 2014 - 15:53

Anderson M escreveu:
Rapaz já tivemos técnicas piores de criar PCB. Aquela técnica da caneta, vish já utilizei muito caneta e régua para desenhar layout das revistas do professor Bêda Marques.

Cara quem nunca kkkkkkk saiam tudo tortas ainda mais eu que nunca fui hábil com essas coisas sempre fui péssimo em coordenação motora.
Acho que o método mais doido que já vi é esse
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________
Silk Screen em Impresso 10endzc
Caca Silva
Caca Silva
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 6057
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 43
Localização : Ritápolis MG

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por Anderson M Seg 24 Nov 2014 - 7:30

cacabest escreveu:

Cara quem nunca kkkkkkk saiam tudo tortas ainda mais eu que nunca fui hábil com essas coisas sempre fui péssimo em coordenação motora.
Acho que o método mais doido que já vi é esse
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Era uma luta nos anos 90 em materia de confecção de PCB. Um trabalho de artista plástico, nós tinhamos que fazer por duas etapas, onde era necessário copiar o circuito da publicação da revista em folha vegetal, que seria à nossa referência para efetuar furação no fenolite.

Com todos furos feitos, era o momento de desenhar ilhas e trilhas na mão grande mesmo, com auxílio de uma régua hehehe.

Havia outro método equivalente, utilização daqueles adesivos ( Decalque ) composto por ilhas e trilhas...

Anos 90 fazer PCB era coisa de louco, não tínhamos recursos como computadores, muito menos impressora laser e também os diversos software que nós temos hoje no mercado. Tempos difíceis na arte de fazer uma PCB artesanal kkkaaakkkk.

Está tecnica do vídeo, sinceramente, isso é novidade, nunca tinha visto esta técnica. Quem quiser utilizá-la será necessário muita coordenação motora kkkaaakkkk.

Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por José Carlos Raymundo Seg 24 Nov 2014 - 11:06

Colegas,gostaria de saber uma coisa sobre esse video que ensina a fazer pcb pelo metodo da serigrafia.
É oseguinte qual o programa usado para gerar aquelas trilhas arredondadas,e sinuosas que tem em varios projetos que tenho visto.
Sera que é usado o Corel Draw???
José Carlos Raymundo
José Carlos Raymundo
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/11/2014
Idade : 70
Localização : Laranjal Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por wellingtonmatheus Seg 24 Nov 2014 - 11:25

José Carlos Raymundo escreveu:Colegas,gostaria de saber uma coisa sobre esse video que ensina a fazer pcb pelo metodo da serigrafia.
É oseguinte qual o programa usado para gerar aquelas trilhas arredondadas,e sinuosas que tem em varios projetos que tenho visto.
Sera que é usado o Corel Draw???
Sim amigo, é o Corel Draw... Usa-se o recurso "Polilinhas" e depois arrendonda-se com a ferramenta "Forma".
wellingtonmatheus
wellingtonmatheus
Avançado
Avançado

Mensagens : 350
Data de inscrição : 04/09/2013
Idade : 24
Localização : Craíbas/AL/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por José Carlos Raymundo Seg 24 Nov 2014 - 13:36

É o que tinha imaginado,tentei fazer umas trilhas pelo Corel,mas tem que ter bastante experiecia nesse software pois é muito complexo....
Prefiro o proteus,kkkkk
José Carlos Raymundo
José Carlos Raymundo
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/11/2014
Idade : 70
Localização : Laranjal Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Silk Screen em Impresso Empty Re: Silk Screen em Impresso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos