Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
138 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 137 visitantes :: 2 motores de busca

sandy silva de oliveira

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyOntem à(s) 20:57 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptySex 1 Mar 2024 - 16:41 por Benyamin

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

» Manutenção Gradiente 366 / 266
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyQui 29 Fev 2024 - 21:40 por tiaogaviao

» Criação pcb esquema phono cápsula ceramica
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyQui 29 Fev 2024 - 16:58 por warley cesar

» DETECTOR DE METAIS MKII (PINPOINTER)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyQua 28 Fev 2024 - 19:09 por Benyamin

» Fonte chaveada compacta IR2153D - 10 x 10 cm
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX EmptyTer 27 Fev 2024 - 22:02 por microbit

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 
Railson (2119)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_lcapfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_voting_barfonte atx - Testando trafo em fonte ATX I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Testando trafo em fonte ATX

3 participantes

Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Ter 7 Jul 2015 - 14:30

Espero que minha colaboração seja útil aos colegas. Antes de montar os projetos, sempre fica a dúvida : O Trafinho está correto ?
 Pensando muito nisto, experimentei ligar o primário do Trafo na entrada de outro primário Trafo em uma fonte ATX funcionando.
 O Primeiro que eu testei foi nas configurações para o projeto de fonte NS450, a fonte ATX ligou normal, as tensões no secundário do trafinho montado eram as esperadas, porém para testar a corrente surge o problema que a fonte ATX desarma ( circuito de proteção provavelmente )

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX 2qtke0z

Em segundo teste, enrolei o Trafo do projeto 280W Sem CI, com 60 voltas de fio AWG 22 ( É oque eu tenho disponível no momento ), 3 voltas fio AWG 27, mais 3 voltas do mesmo ( Oscilante ) e por fim 10+10 de fio AWG 18, pois usei um núcleo um pouco maior que o 35, ( Terei de mudar a pinagem na placa, mas é fácil neste excelente projeto )  aproveitei que sobrou um pouco de espaço na parte de cima do carretel e enrolei mais 4 voltas de fio AWG 22 para um 12v se necessário.
 Fonte armou normalmente, tensões obtidas no secundário foram as esperadas, somente claro, não foi possível testar os oscilantes.
 Com estes testes, sei que as aspiras do primário não estão em curto, o mesmo se dá com o secundário. Sendo assim vc. tem uma maior confiança em montar os projetos.
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX 2j2ung2

Testando Tensão do enrolamento opcional:
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Jt9a85


Opiniões dos nobres colegas mais experientes serão bem-vindas.
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

microbit gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Fase de testes fonte ATX como base para fonte assimétrica 75+75

Mensagem por lgeorg12 Dom 12 Jul 2015 - 2:25

Em fase de testes, mudando alguns componentes para suportar mais carga. Mas com uma lâmpada de 200V-60W funciona bem, qual a potência que está gerando hoje ?
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Dom 12 Jul 2015 - 2:26

Notem a placa 280W sem CI e a profusão de trafos na mesa.

_________________
L.Georg




fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Nyxkl3
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Dom 12 Jul 2015 - 11:05

Testando com Amp Leach ( Quem não conhece recomendo dar uma olhada: http://users.ece.gatech.edu/mleach/lowtim/ )

Em desenvolvimento, aumentar a capacidade da fonte com transistor de maior potência e capacitores de 820 e alguma forma de monitorar a proteção da fonte ATX.
fonte atx - Testando trafo em fonte ATX 1tlchh
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Dom 12 Jul 2015 - 11:13

lgeorg12 escreveu:Notem a placa 280W sem CI e  a profusão de trafos na mesa.

Depois de inúmeros trafos para a fonte 280W, resolvi dar um tempinho, reparem no lado da mesa, resolvi enrolar outro Trafo para fonte ATX, e mudei para fita rosa, que trouxe melhores resultados, rs, rs, rs.
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Testando trafos

Mensagem por lgeorg12 Dom 12 Jul 2015 - 20:13

Teste com outro Trafo :
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por renatoscp Dom 19 Jul 2015 - 21:37

Opa, agora eu vi amigo!! rsrsrs... Valeu pela colaboração!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Qua 29 Jul 2015 - 18:39

Continuando com a pesquisa com fonte ATX para testes de trafo e referência para fonte experimental:
Fonte ATX em Half-Bridge.
-Para testes de trafos enrolados é bem confiável, qualquer curto a fonte ATX desarma.
-As tensões obtidas são as mesmas do projeto ( desde que o trafo esteja correto )Sendo assim é ótimo, eu tenho uma fonte ATX só para testar os trafos por mim enrolados.
Estou testando fontes de PC ( Muitas na sucata ) como referências de PWM e primário para utilizar numa fonte simétrica com tensão maior ( 45+45 ). Estou trabalhando numa AT, que troquei os transistores, capacitores e diodos por de maior amperagem. Testando agora num módulo automotivo ( Sem a fonte dele mesmo ). Funciona bem, não está desarmando ( Somente se fizer um curto direto, senão ela derrete fios finos e apita esquisito a fonte ).
Porém, a tensão despenca quando aumenta o volume. Depois de pensar um pouco ... é óbvio que a fonte não "enxerga" essa demanda de corrente, pois se eu ligar um simples cooler no 12v original da fonte a tensão na experimental sobe.Tenho que achar um modo de corrigir isto. Estamos tentando.
Já separei 2 fontes ATX idênticas, das quais eu tenho o datasheet para melhor poder estudar as modificações.

_________________
L.Georg




fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Nyxkl3
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Qua 29 Jul 2015 - 23:59

Não estou conseguindo acertar o TL494 para que ele não apresente queda de tensão no Trafo acoplado quando esse recebe carga:

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX 255oniu

_________________
L.Georg




fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Nyxkl3
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por renatoscp Qui 30 Jul 2015 - 14:40

lgeorg12 escreveu:Não estou conseguindo acertar o TL494 para que ele não apresente queda de tensão no Trafo acoplado quando esse recebe carga:

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX 255oniu

Amigo...  Pra se obter uma regulação próxima da perfeita, somente utilizando um 431 no feedback msm...  É um pouco mais chato de fazer, mas vale a pena:

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX 82_1206737524
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Sex 14 Ago 2015 - 10:30

Acho também interessante frisar sobre o tópico " Testando trafos em fonte ATX", para mim já foi valioso em mais de uma ocasião, ontem por exemplo montei um trafo com todo cuidado, mas que antes de montar na NS450 testei em uma fonte ATX que eu tenho que é difícil desarmar, mas o Trafo que eu montei tinha algo errado no primário, era conectar na ATX que ela " cantava" e desarmava, assim poupei de causar algum dano a NS450.
 Já enrolei  vários trafos, mas alguns apresentaram problemas, fáceis de detectar numa fonte ATX, fica aqui minha dica.

_________________
L.Georg




fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Nyxkl3
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Qui 17 Set 2015 - 0:47

A fonte At que eu tenho, troquei os transistores por outros de maior potência, troquei também os capacitores. Com esta fonte é bem difícil desarmar, somente com curto direto. Com excesso de carga ela começa a acender a lâmpada em série e a "cantar", aí vc. sabe que é hora de parar. Ficou bem legal para testar trafos, lembrando que é bom usar uma placa retificadora, com diodos Fast, tipo UF5008.

_________________
L.Georg




fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Nyxkl3
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por Bolasha Qui 17 Set 2015 - 14:30

Alguém poderia explicar para os mais leigos como fazer esse teste?
Seria ligar o primário do trafo principal da ATX em paralelo com o trafo em teste?
Bolasha
Bolasha
Avançado
Avançado

Mensagens : 359
Data de inscrição : 19/07/2015
Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Qui 17 Set 2015 - 22:56

Estava digitando o texto quando deu uma breve queda de energia, e lá se foi tudo que eu havia escrito, mas vamos lá.
 Sim, eu ligo em paralelo com primário do Trafo da ATX, é correto ? Não sei, mas muito fiquei pensando na questão do chaveamento do Trafo pelos transistores duplos ( Half Bridge), e pensei:
 E se eu ligar outro Trafo ? Ele deve  funcionar, e funcionou !
 E daí se dá uma série de variantes, como por exemplo testar trafos enrolados antes de montar nos projetos, e até em usar a ATX como base para uma "segunda" fonte, coisa que eu estive estudando e testando. Existem alguns problemas a serem resolvidos, pois quando vc. bota uma carga no segundo Trafo, a tensão cai e a ATX "enxerga " algum problema e desarma, claro, ela não está vendo este consumo de corrente e não aumenta o seu cicle duty.
 Cabe um estudo mais aprofundado e testes no CI da ATX atavés de seu datashet e as formas de engana-lo ou fazer com que ele veja este consumo de carga e aumente seu ciclo ( Experimente deixar uma ATX ligada e com medição na linha 12v, e ligue um simples cooler para como ela já aumenta a tensão )
 Eu consegui fazer tocar um modulo automotivo ( Sem a sua fonte original, retirada da placa) em 35+35v conforme pode ser visto no vídeo deste tópico usando uma ATX como referência ao segundo Trafo e sua respectiva retificadora, o mesmo modulo que eu testei a fonte do projeto Modulo 80w+80w.
  Estou tendo bastante progresso com uma fonte AT, que praticamente toca tudo até seu limite. Modificado por mim com transistores mais potentes e cap's maiores.
 Estava me aprofundando no CI 7500 que é usado em muitas fontes ATX e em outros também, pois acho viável está transformação. Voltarei ao projeto assim que possível pois considero um imenso desperdício ver uma quantidade tão grande de fontes ATX irem direto para o moedor de uma reciclagem, como eu vi.

_________________
L.Georg




fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Nyxkl3
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Dom 28 Fev 2016 - 22:21

Eu havia deixado os testes parados, recentemente montei a fonte do módulo 80+80 e não tinha mais certeza de qual Trafo eu iria utilizar dos vários que eu já tinha rebobinado, fiz um teste em uma ATX com um deles e deu 50+50. Na fonte montado com o IR2153 deu os mesmos exatos 50+50.

L.Georg

_________________
L.Georg




fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Nyxkl3
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por lgeorg12 Dom 31 Out 2021 - 19:49

Atualizando

_________________
L.Georg




fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Nyxkl3
lgeorg12
lgeorg12
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 783
Data de inscrição : 27/04/2015
Idade : 54
Localização : Balneário Camboriú

Ir para o topo Ir para baixo

fonte atx - Testando trafo em fonte ATX Empty Re: Testando trafo em fonte ATX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos