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Mensagem por maiko_bito em Seg 5 Out 2015 - 17:27

Boa tarde pessoal, estou com um problema de atraso delay nos graves do meu som, eu equalizei com tantos amplificadores operacional que o atraso veio a ser bem notavel, passa por mais de 15 amplificadores operacionais, são vários CIs... consegui deixar a meu gosto desta forma, são pré amplificadores, bass boost, circuito bridge, filtro subsonic, filtro passa baixa... depois de passar por tudo gera um atraso no grave...
existe alguma forma de compensar? algum circuito que eu possa colocar nos médios pra atrasar também e ficar próximo aos graves?
eu percebo bem que está com atraso, quando pulo toda essa etapa e ligo direto na entrada do amplificador o atraso some....
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Mensagem por exciter em Seg 5 Out 2015 - 19:00

esse atraso nao existe,,,,delay so se usa quando um falante nao ta no mesmo plano que outro.o som e muito..muito mais lento que luz[som ja saindo do falante]..num circuito, a velocidade e quase igual a da luz
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Mensagem por maiko_bito em Seg 5 Out 2015 - 20:52

mas então pode ser outra coisa? meu som ta embolado... e quando ligo direto sem os filtros o grave parece ficar nitido junto com o médio grave do outro amplificador
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Mensagem por Mario Mota em Ter 6 Out 2015 - 8:45

Pode está fora de fase!
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Mensagem por maiko_bito em Ter 6 Out 2015 - 9:00

Grande amigo Mario! tudo certo?

Amigo, eu também pensei nisso, e acabei providenciando um ultimo CI antes da saida final, no qual eu uso uma chave pra inverter a fase, tem um TL072 no final que faz isso se eu precisar através de uma chave, mas pra ser bem sincero, quando o som ta tocando, quase não é notavel a diferença entre as posições da chave... existe uma pequena diferença mas quase não se nota, tem que prestar muito bem a atenção.... isso acredito estar errado também pois a algum tempo atrás com oturo equipamento parecia muito notavel
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 6 Out 2015 - 9:43

Bem realmente pode ser deley cada ci operacional é um amplificador completo e tem tempo de resposta, a corrente que entra não e a mesma na saída, ela fornece um controle da corrente e tensão da fonte que por sua vez e uma copia amplificada da corrente e tensão de entrada tudo isso leva um tempo que e muito abaixo da velocidade da luz.

A velocidade da luz e para circuitos elétricos os circuitos eletrônicos não tem a mesma velocidade sendo incomensuravelmente, mas lentos.

Exemplo 1 circuito elétrico: os elétrons percorrem o segmento do condutor, entre o interruptor e a lâmpada, em uma ínfima fração de segundo, levando-nos a pensar que a velocidade de deslocamento destes elétrons é próxima à velocidade da luz.

Exemplo 2 eletrônico: o amplificador operacional, tem o instante de tempo td, em milissegundos = 0,1µs

Então concluímos que devemos usar o menor números de integrados possível para evitar:

1 atraso na resposta
2 distorção multiplicada pela quantidade de ci
3 saturação do sinal devido ao excesso de ganho em cada etapa podendo deixar a faixa dinâmica muito acima do limite
4 defasagem do sinal em relação a outro canal que tenha ligação com menos ci como os canais de médios.

Solução reduzir os circuitos de modo geral, isso vai reduzir muito a quantidade de ci

Usar os mesmos circuitos para todas as vias ou seja via de grave , médios e agudos deve ter os seus respectivos pré amplificador, equalizador e crossover.
Isso evita diferença no tempo de resposta.

Um sistema profissional deve ter os seguintes equipamentos.
Mesa de som (pré amplificador), equalizador, crossover, amplificador transistorizado. (3 vias graves , médios e agudos)

O amplificador tipo bx pode ser ligado em bridge sem o uso de ci apenas adequando as ligações dos circuitos conforme explicado no tópico.

O circuito do crossover já deve ter incorporado o circuito de filtro subsônico e o bass boster.
O circuito do pré amplificador deve ter controle de tom grave médio e agudos.
O equalizador deve ter controle de ganho e volume.


Outra duvida muito comentada e a respeito de amplificadores que usam ci operacional para a etapa de entrada diferencial.

Em resposta: os amplificadores com CI operacional são utilizados por diversos fabricantes e vasta gama de potencia desde poucos watts ate vários kW com resultados satisfatórios e qualidade boa e muito boa.

Os equipamentos transistorizados que não utiliza ci dependendo do projeto pode ter resultados satisfatórios e qualidade excelente.

O motivo da diferença e que eles podem ter maior potencia na etapa de entrada e menos distorção final.
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Mensagem por maiko_bito em Ter 6 Out 2015 - 10:13

Vou tentar descrever as etapas

1° som sai do computador e vai para uma placa de "Auto-Volume" com LDR tem 2 CIs um buffer de entrada, e um compensador na saida

2° vai para a placa de filtros nela tem 4 CIs, nela ja faz (LP, Subsonic, Bass Boost) aquele circuito do amigo Wenderson que temos em outro post

3° vai para uma placa que inverte se necessário... tem um TL072 e uma chave na qual eu posso alternar

4° vai para uma placa com outro TL072 a qual obriga a inversão de apenas 1 canal pois pretendo usar em bridge meu amplificador, neste caso 1 fica normal e outro inverso

5° saindo os 2 canais da placa anterior, cada canal leva a um buffer feito com TL071 com um pequeno ganho

Por fim saindo destes 2 buffers anteriores, chega a entrada do amplificador Studio R BX, cada via em um canal.... e utilizo em bridge....



já os médios o caminho é mais curto

1° som sai do computador e vai para uma placa de "Auto-Volume" com LDR tem 2 CIs um buffer de entrada, e um compensador na saida

2° vai para um equalizador de 3 bandas que construi do site construyasuvideorockola, esse equalizador tem 3 CIs mas só 2 devem ser considerados pois o terceiro só usa pra uma entrada de Mic a qual não uso...

e por fim saindo do equalizador vai para o amplificador de medios

creio que possa ser sim delay, quando ligo direto aos amplificadores sem passar por tudo isso o grave é normal porém o amplificador opera full e os subwoofers ficam estranhos... assim da forma como está os graves parecem prolongados e fora de ordem... tipo o médio bate e depois vem o subgrave de atrás...

e outra coisa que devo concordar com o amigo Alexsandro foi por que encontrei na internet o tal do filtro passa-all, só para compensar tempo de delay, mas minha dúvida é a seguinte, se eu colocar tantos filtros passa-all em série, não perderei muita qualidade? lembrando que tem ganho zero estes filtros
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Mensagem por exciter em Ter 6 Out 2015 - 12:15

alexsandro rodrigues de a escreveu:Bem realmente pode ser deley cada ci operacional é um amplificador completo e tem tempo de resposta, a corrente que entra não e a mesma na saída, ela fornece um controle da corrente e tensão da fonte que por sua vez e uma copia amplificada da corrente e tensão de entrada tudo isso leva um tempo que e muito abaixo da velocidade da luz.

A velocidade da luz e para circuitos elétricos os circuitos eletrônicos não tem a mesma velocidade sendo incomensuravelmente, mas lentos.  

Exemplo 1 circuito elétrico: os elétrons percorrem o segmento do condutor, entre o interruptor e a lâmpada, em uma ínfima fração de segundo, levando-nos a pensar que a velocidade de deslocamento destes elétrons é próxima à velocidade da luz.

Exemplo 2 eletrônico: o amplificador operacional, tem o instante de tempo  td, em milissegundos = 0,1µs

Então concluímos que devemos usar o menor números de integrados possível para evitar:

1 atraso na resposta
2 distorção multiplicada pela quantidade de ci
3 saturação do sinal devido ao excesso de ganho em cada etapa podendo deixar a faixa dinâmica muito acima do limite
4 defasagem do sinal em relação a outro canal que tenha ligação com menos ci como os canais de médios.

Solução reduzir os circuitos de modo geral, isso vai reduzir muito a quantidade de ci

Usar os mesmos circuitos para todas as vias ou seja via de grave , médios e agudos deve ter os seus respectivos pré amplificador, equalizador e crossover.
Isso evita diferença no tempo de resposta.

Um sistema profissional deve ter os seguintes equipamentos.
Mesa de som (pré amplificador), equalizador, crossover, amplificador transistorizado. (3 vias graves , médios e agudos)

O amplificador tipo bx pode ser ligado em bridge sem o uso de ci apenas adequando as ligações dos circuitos conforme explicado no tópico.

O circuito do crossover já deve ter incorporado o circuito de filtro subsônico e o bass boster.
O circuito do pré amplificador deve ter controle de tom grave médio e agudos.
O equalizador deve ter controle de ganho e volume.


Outra duvida muito comentada e a respeito de amplificadores que usam ci operacional para a etapa de entrada diferencial.

Em resposta: os amplificadores com CI operacional são utilizados por diversos fabricantes e vasta gama de potencia desde poucos watts ate vários kW com resultados satisfatórios e qualidade boa e muito boa.

Os equipamentos transistorizados que não utiliza ci dependendo do projeto pode ter resultados satisfatórios e qualidade excelente.

O motivo da diferença e que eles podem ter maior potencia na etapa de entrada e menos distorção final.

vc confundiu tempo de resposta com slew rate
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Mensagem por alexsandro rodrigues de a em Ter 6 Out 2015 - 15:07

Em resposta ao amigo exciter, não confundir apenas traduzir para facilitar a compreensão, pois muitos leitores não conhecem os termos técnicos, mas agradeço a contribuição, realmente deveria ter colocado entre (parênteses) para relembrar ou informar o termo, é que muitas vezes às informações precisam ser complementada por varias pessoas, fico satisfeito quando muitas pessoas posta as suas opiniões referente ao tema do tópico assim fica a critério do leitor descobrir o que, mas se adequa as suas necessidades.


As respostas podem ser corretas ou não, pois não é possível acertar em tudo o importante e contribuir e sempre da uma alternativa logica e viável com o menor custo para solucionar o caso.


Em resumo:
Slew Rate (velocidade de varrimento em Português) define-se como a velocidade de resposta do amplificador a uma variação de tensão na entrada.


Em resposta ao amigo maiko_bito

maiko bito escreveu:Pergunta: e outra coisa que devo concordar com o amigo Alexsandro foi por que encontrei na internet o tal do filtro passa-all, só para compensar tempo de delay, mas minha dúvida é a seguinte, se eu colocar tantos filtros passa-all em série, não perderei muita qualidade? lembrando que tem ganho zero estes filtros.

Resposta:

sim perdemos qualidade ao utilizar muitos filtros e fica cada vez mas difícil fazer o corte de freqüência pois tem filtros que interfere no funcionamento do anterior ou sucessor provocando cortes diferentes dos desejados e defasamento de fase.

Solução: escolha o tipo de filtro adequado para evitar o uso de vários e terminar criando o mesmo efeito com perda de qualidade.

Conclusão: o caminho do sinal esta muito longo vc tem que diminuir a quantidade de etapas para ter uma melhor qualidade, cada integrado vai degradando o áudio e o resultado final fica cada vez mas comprometido e irrecuperável pois não podemos voltar o tempo perdido nem corrigir a distorção.

Procure por circuitos que tenha todos os recursos desejados com a menor quantidade de ci e tente reaproveitar os ci já utilizados para as outras funções como o auto rampa e limiter, pode ser usado os ci do pré amplificador e não acrescentar, mas dois para essas funções.

um bom exemplo são os pré amplificadores que utiliza apenas um ci por canal e tem os controles de grave,médio,agudo, auto rampa, loudness (reforço de graves em baixo volume),ganho etc.
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Mensagem por del guimaraes solidade em Qua 4 Nov 2015 - 23:21

realmente é um atraso de deley quando estou alinhando o meu pa eu uso o deley do meu processador pra alinhar os graves e nesse processo o atraso é grande
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