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Trava de Segurança sem Fio
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Trava de Segurança sem Fio
A maioria dos veículos possuem controles remotos, com botões, que travam e destravam as portas e alarmes dos veículos. A tecnologia sem fio RFID ("Radio Frequency identification") em breve substituirá este método de controlar travas e sistemas de segurança.
Quando um transponder RFID é colocado próximo ao leitor RFID ele inicia a comunicação e, caso uma troca de informações compatíveis ocorra com sucesso, as portas do carro podem abrir, por exemplo. O transponder consiste em uma antena com um microcontrolador incorporados em um mesmo encapsulamento. Ele normalmente é projetado para resistir ao stress mecânico habitual do dia-a-dia.
Quando o dono do veículo, com o transponder na carteira, chegar até o carro, as portas automaticamente vão abrir, o alarme vai destravar e, como um toque pessoal, a música favorita pode começar a executar. Alguns carros mais luxuosos já possuem essa tecnologia incorporada, mas nada impede que você desenvolva algo semelhante também.
A Microchip possui um microcontrolador com tecnologia flash que incorpora um transponder analógico de três canais, com um periférico criptográfico KEELOQ. Estes três canais são omnidirecionais, com comunicação de baixa freqüência (125kHz), que podem ser utilizados para transmitir e receber para uma estação base ou leitor. Este dispositivo também pode ser utilizado em outras aplicações de autenticação sem fio.
Um exemplo do circuito descrito é mostrado abaixo, fornecido pela Microchip.
A tecnologia KEELOQ é um algoritmo de criptografia não linear que cria uma única transmissão a cada uso, fazendo o ato da captura de sinais válidos e retransmissão para a base uma ação inútil. O objetivo deste recurso de segurança é, efetivamente, proteger contra intrusos.
A solução da Microchip contêm 3 módulos. Eles são o "chaveiro", a "estação base" e o "receptor/decodificador". A "estação base" inicia a comunicação com o "chaveiro" e envia o sinal de 125kHz. O "chaveiro" recebe e decodifica o código de segurança da "estação base". Se ele coincide com o programado, o "chaveiro" vai transmitir um sinal de 432MHz de volta ao "receptor/decodificador". Se o "receptor/decodificador" reconhece o "chaveiro" como um dispositivo válido ele manda o sinal que abre as portas e executa todo o procedimento programado para desligar o sistema de segurança.
Um "application note" detalhado sobre a aplicação pode ser obtido diretamente do site da Microchip .
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Railson- ADMINISTRADOR
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