Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

Use Notebook no Carro 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
50 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 49 visitantes :: 1 motor de busca

Yogurthu

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
Use Notebook no Carro EmptyQua 15 maio 2024 - 17:47 por rgb audio

» Ajuda com projeto de fonte para 4000 voltz
Use Notebook no Carro EmptyQua 15 maio 2024 - 9:56 por JeanCastilhoa

» esquema studio r z1
Use Notebook no Carro EmptySex 10 maio 2024 - 16:50 por luiz h souza

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Use Notebook no Carro EmptyTer 7 maio 2024 - 21:53 por sergiopbastos

» Meu irs 900 stereo
Use Notebook no Carro EmptyQua 1 maio 2024 - 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
Use Notebook no Carro EmptyDom 14 Abr 2024 - 12:58 por ROLDAO

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
Use Notebook no Carro EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
Use Notebook no Carro EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
Use Notebook no Carro EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
Use Notebook no Carro EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
Use Notebook no Carro EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
Use Notebook no Carro EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» amplificador class h tailandes
Use Notebook no Carro EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
Use Notebook no Carro EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Use Notebook no Carro EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 
Railson (2119)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
Use Notebook no Carro I_vote_lcapUse Notebook no Carro I_voting_barUse Notebook no Carro I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


Use Notebook no Carro

Ir para baixo

Use Notebook no Carro Empty Use Notebook no Carro

Mensagem por Railson Dom 14 Ago 2011 - 15:54

Quantas vezes você já pensou em levar o notebook junto consigo e logo se deu conta que em mais ou menos três horas a bateria fica sem carga? E raras são às vezes em que se encontra uma tomada por perto para recarregar a bateria do notebook.

O carro tem bateria de 12 volts, e a não ser que seu notebook seja daqueles antigos, não adianta tentar ligar ele na bateria do carro, nem mesmo para manter a carga da bateria funciona.

Como estou 80% do meu tempo móvel e por varias razões não posso ficar desconectado, uso um EEEPC710, ele funciona com 9 volts, e como todos sabem, para baixo todo santo ajuda, e isso também vale para a eletrônica, tanto é que para baixar os 12 volts da bateria do carro para 9 volts é fácil.

Recentemente minhas tarefas aumentaram e o EEEPC710 apesar de ser um ótimo aparelho é bem limitado, e de repente precisei utilizar um equipamento mais robusto, mas acabei esbarrando no problema da alimentação, afinal, carregar a bateria de três e três horas não é o fim do mundo, mas é muito chato.

Uma das formas para resolver o problema é colocar uma bateria de 6 volts em serie com a bateria original do carro, aí eu teria os 18 volts para alimentar o notebook, não é pelo fato de um HP Pavilion exigir 19 volts que ele não funciona com 18 volts, se fosse esse o único impedimento eu usaria o IS 1414 da Toshiba, o problema é a bateria de 6 volts em serie com a de 12 volts.

Note que a solução acima seria elétrica, bastaria fazer as conexões, como uma bateria de automóvel tem carga (amperagem) suficiente e se recarrega cada vez que o carro é ligado, como não seria nada legal ter que carregar a bateria de 6 volts em separado, a solução foi recorrer a eletrônica e “bolar” um circuito, afinal, a corrente está presente, só é preciso elevar a tensão de 12 para 19 volts.

O circuito é simples e os componentes são todos comuns, um oscilador com um CI 555 que controla um transistor de potência que é controlado por um diodo zener, na verdade, é possível obter vários níveis de tensão, é só escolher o diodo zener de acordo com a tensão desejada.

Com a configuração mostrada é possível aumentar e estabilizar a tensão de saída com boa eficiência, no projeto original a corrente é da ordem de 1 ampère, a minha opção foi a de manter a carga da bateria, não me importei com o detalhe de carregar a bateria, para quem pretende que a bateria seja carregada aumente em um volt a tensão do diodo zener.

Para esclarecer, se o notebook tiver uma bateria de 18 volts, o diodo zener deve ser de 19 volts para que a bateria seja recarregada, se bem que a eficiência desse tipo de carregador é baixa para os tipos de baterias utilizadas nos notebooks, por isso me preocupei mais em ter alimentação contínua, dá até para tirar a bateria e usar o notebook só com o circuito que proponho.

Em todo caso é bom saber que a corrente é de 1 ampère para funcionamento contínuo, o componente crítico nesse circuito é a bobina, nada tão crítico que o projeto não possa ser realizado, apesar de ser uma bobina, ela age como se fosse um transformador, daí o cuidado com as especificações.

A bobina a qual me refiro deve ser “fabricada” pelo interessado, ela deve ter núcleo de ferrite em forma de 1 polegada (2,4cm), e sobre essa forma devem ser enroladas 130 espiras de fio 22 AWG, não tem derivação, mas deve ser enrolada com “carinho”, para que exista indução de espira sobre espira, pois é só desta forma que será possível elevar a tensão da bateria que é 12 volts para perto de 28 volts.

Com a tensão em torno dos 28 volts o diodo zener entra em ação e estabiliza na tensão de operação do diodo zener.

Como se trata de um oscilador, podem surgir interferências no rádio ou até mesmo em mp3 player, isso é resolvido colocando todo o conjunto dentro de uma caixa metálica e a carcaça deve ser ligada à massa.

Os componentes são todos comuns, no caso do C1, ele é quem determina a frequência do circuito, ele deve ser escolhido de forma que o rendimento seja o melhor possível, nos meus testes usei de 100 Kpf a 2,2 uF, e o ganho depende de como é feita a bobina, então sugiro que faça a bobina e depois experimente qual é o valor do capacitor que dá melhor rendimento, para mim deixei em definitivo um de 470 nF.

O circuito é simples, e está na imagem a seguir:

Use Notebook no Carro Ibytes_notebook_no_carro


Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

_________________

"A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" Tiago 5:16


"Mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." Salmos 37:25
Railson
Railson
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 2119
Data de inscrição : 28/01/2011
Idade : 34
Localização : Natal-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos