Bem Vindos
Quem está conectado
Há 77 usuários online :: 16 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 61 Visitantes :: 2 Motores de buscaanesio, bucanian, csabinovrb, djanderson, enif, HYSUB, leytynho, MarceloSilva, natodobry, nicosom1, pititine4444, Railson, RF Eletronica, RICARDO CARREIRO, Rogerio.slva, systemjol
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 264 em Seg Mar 18, 2013 11:54 am
Últimos assuntos
Publicidade
Top dos mais postadores
| Rafael Silveira (6906) | ||||
| cacabest (4508) | ||||
| michel chagas (2751) | ||||
| Railson (2031) | ||||
| renatoscp (1497) | ||||
| ablacon64 (1073) | ||||
| Mauro Rogerio (1031) | ||||
| gilvantexas (951) | ||||
| Robinho (904) | ||||
| naldo santos (866) |
Medidor de Velocidade
Montando um testador de Lâmpadas LCD - CCFL
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Montando um testador de Lâmpadas LCD - CCFL
Os painéis de cristal líquido usados nos monitores de computador não possuem iluminação própria. Isto é: as imagens são formadas pelo agrupamento dos cristais porém não são visíveis ao observador externo com a iluminação apenas da luz ambiente.
Para tornar as imagens visíveis, usa-se um sistema conhecido como backlighting, o qual consiste em iluminar a tela por tráz, através de refletores.
A lâmpada utilizada é do tipo CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamp), o que significa Lâmpada Fluorescente de Cátodo Frio. São lâmpadas de formato tubular, de diâmetro extremamente pequeno e precisam de alta voltagem para funcionar (1000 V ou acima para dar a partida e entre 200 a 600 V para operação). Essa alta tensão é provida por um transformador conhecido como Inverter. Ele recebe baixa tensão em CC e passa para CA elevada.
Existem vários motivos para a tela de LCD permanecer escura depois de o aparelho estar ligado. Os principais são o inverter com defeito (mais frequentemente) e a lâmpada Fluorescente queimada.
O propósito desta dica é sugerir um testador simples e básico para essas lâmpadas.
Material:
Um inverter retirado de um scaner de sucata.
Uma fonte CC de 12V.
Nas fotos abaixo, tem 2 exemplos de inverters

Note que a entrada de 12 VCC tem polaridade

A montagem e uso é bastante simples: A fonte de 12 volts CC deve ser conectada a entrada do inverter (obedecendo a polaridade) e a lâmpada a ser testada, no soquete de saída do inverter.
Energizou a fonte, a lâmpada deve acender, se estiver boa.
Se a lâmpada CCFL do escaner "doador" estiver boa, poderá ser usada para autotestar o inverter e também para testar o inverter do aparelho em manutenção.
Para tornar as imagens visíveis, usa-se um sistema conhecido como backlighting, o qual consiste em iluminar a tela por tráz, através de refletores.
A lâmpada utilizada é do tipo CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamp), o que significa Lâmpada Fluorescente de Cátodo Frio. São lâmpadas de formato tubular, de diâmetro extremamente pequeno e precisam de alta voltagem para funcionar (1000 V ou acima para dar a partida e entre 200 a 600 V para operação). Essa alta tensão é provida por um transformador conhecido como Inverter. Ele recebe baixa tensão em CC e passa para CA elevada.
Existem vários motivos para a tela de LCD permanecer escura depois de o aparelho estar ligado. Os principais são o inverter com defeito (mais frequentemente) e a lâmpada Fluorescente queimada.
O propósito desta dica é sugerir um testador simples e básico para essas lâmpadas.
Material:
Um inverter retirado de um scaner de sucata.
Uma fonte CC de 12V.
Nas fotos abaixo, tem 2 exemplos de inverters

Note que a entrada de 12 VCC tem polaridade

A montagem e uso é bastante simples: A fonte de 12 volts CC deve ser conectada a entrada do inverter (obedecendo a polaridade) e a lâmpada a ser testada, no soquete de saída do inverter.
Energizou a fonte, a lâmpada deve acender, se estiver boa.
Se a lâmpada CCFL do escaner "doador" estiver boa, poderá ser usada para autotestar o inverter e também para testar o inverter do aparelho em manutenção.

luiz henrique pires- Nível 2

Re: Montando um testador de Lâmpadas LCD - CCFL
Amigo por isso fiz este tópico! hehehe
Esse inverter você achará em Scanners. Esse é o objetivo do tópico, aproveitar um Scanner que não está sendo usado ou que tem algum defeito (que não seja no inverter) e usar o inverter do Scanner. Você precisará também de uma fonte CC de 12V. Eu desmontei um Scanner velho que eu tinha aqui e vou fazer um desses. Só falta um fio com um conector e uma caixinha ara ficar mais bonito. hehehe
Esse inverter você achará em Scanners. Esse é o objetivo do tópico, aproveitar um Scanner que não está sendo usado ou que tem algum defeito (que não seja no inverter) e usar o inverter do Scanner. Você precisará também de uma fonte CC de 12V. Eu desmontei um Scanner velho que eu tinha aqui e vou fazer um desses. Só falta um fio com um conector e uma caixinha ara ficar mais bonito. hehehe
fiquem com DEUS.
fiquem com DEUS.

luiz henrique pires- Nível 2

Página 1 de 1
Permissão deste fórum: