Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

OFF - Motor stirling Caseiro 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
71 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 71 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
OFF - Motor stirling Caseiro EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
OFF - Motor stirling Caseiro EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
OFF - Motor stirling Caseiro EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
OFF - Motor stirling Caseiro EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
OFF - Motor stirling Caseiro EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
OFF - Motor stirling Caseiro EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 
Railson (2119)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
OFF - Motor stirling Caseiro I_vote_lcapOFF - Motor stirling Caseiro I_voting_barOFF - Motor stirling Caseiro I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


OFF - Motor stirling Caseiro

3 participantes

Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por renatoscp Dom 14 Out 2012 - 13:28

Amigos, vejam o video e me digam:



Por que diabos ainda andamos para trás, gastando rios de dinheiro com combustivel??
Depois dizem que não somos manipulados... Dizem que as industrias petroliferas não comandam tudo...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por renatoscp Dom 14 Out 2012 - 13:40

Como funciona?

renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por leandrojwfolha Ter 23 Out 2012 - 13:08

Primeiramente quero agradecer por dividir o conteúdo dos meus vídeos neste Fórum!
Fabriquei este motor com finalidade didática! Onde até hoje venho melhorando o desempenho e eficiência do motor, assim como sua resistência.
A principal vantagem deste motor, que funciona com qualquer tipo de fonte de calor, deste este demonstrado no vídeo como a concentração do calor do sol. Sendo então energia totalmente limpa.
Sua maior desvantagem é seu alto custo de fabricação em escala industrial, na qual requer alta tecnologia para uma perfeita vedação dos gases no interior do motor.
Qualquer dúvida, estou á disposição conforme meu tempo.
Obrigado! Leandro.
leandrojwfolha
leandrojwfolha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por Railson Ter 23 Out 2012 - 19:42

leandrojwfolha escreveu:Primeiramente quero agradecer por dividir o conteúdo dos meus vídeos neste Fórum!
Fabriquei este motor com finalidade didática! Onde até hoje venho melhorando o desempenho e eficiência do motor, assim como sua resistência.
A principal vantagem deste motor, que funciona com qualquer tipo de fonte de calor, deste este demonstrado no vídeo como a concentração do calor do sol. Sendo então energia totalmente limpa.
Sua maior desvantagem é seu alto custo de fabricação em escala industrial, na qual requer alta tecnologia para uma perfeita vedação dos gases no interior do motor.
Qualquer dúvida, estou á disposição conforme meu tempo.
Obrigado! Leandro.


Muito bom amigo, parabéns!

_________________

"A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" Tiago 5:16


"Mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." Salmos 37:25
Railson
Railson
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 2119
Data de inscrição : 28/01/2011
Idade : 34
Localização : Natal-RN

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por renatoscp Ter 23 Out 2012 - 22:36

Parabéns mesmo, achei esse projeto super interessante! Seria o mesmo principio daqueles motores antigos das locomotivas a vapor?
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Como funciona o motor Stirling

Mensagem por leandrojwfolha Qua 24 Out 2012 - 9:23

Olá Renato! Vou me apresentar: sou uma pessoa simples que gosto deste tipo de assunto, no atual momento sou vendedor externo como profissão e moro no RS e tenho 31 anos! Peço desculpa, mas me falta conhecimento de como eu poderia te responder como resposta! Então responderei por aqui.

O motor Stirling como é conhecido, foi inventado em 1816 pelo escocês Roberto Stirling. Na qual não requer água para seu funcionamento, no máximo para ser resfriado e assim não superaquecendo-o, que é o caso do meu motor.

Este motor consiste na dilatação do ar quando aquecido e contração do ar quando resfriado, gerando uma diferença de volume do ar produzindo no interior do motor “pressão e sucção” dependo de seu estágio de trabalho. Conhecido como motor Térmico.

Este motor é também conhecido como motor mais eficiente do mundo no atual momento, chegando aos 45% de eficiência energética, enquanto um motor automotivo na grande maioria não ultrapassa os 23%, isso já com toda a nova tecnologia embargada.

Lógico para chegar a este desempenho, necessita de muitas coisas como: pressurizar gás “hélio ou Nitrogênio” no inteiro do motor em uma pressão equivalente á 200 Bar = “2900 PSi”, também instalar um regenerador para que reaproveitar o calor rejeitado pelo próprio motor, etc...

Hoje já possuo novos motores mais eficiente que este citado acima, caso tenham interesse em conhecer posso apresentar. Porém necessito de auxílio para este procedimento. Desde já agradeço a atenção de todos.

Leandro.
leandrojwfolha
leandrojwfolha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por renatoscp Qua 24 Out 2012 - 11:39

Claro que queremos conhecer! Apesar de não se tratar de eletronica, trata-se de um interessantissimo assunto! Abço!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Motor Stirling Alfa construído com seringa de vidro

Mensagem por leandrojwfolha Qua 24 Out 2012 - 13:06

Muito obrigado por essa oportunidade!

Bom! Esse meu último projeto de motor que fabriquei, é conhecido como "Motor Stirling Alfa" onde consiste em um outro tipo de configuração. Com este modelo é possível obter um rendimento acima de 20% em relação ao outro modelo conhecido acima "gama".

Neste vídeo tenho a demonstração de seu desempenho "1283 RPM" na qual gera eletricidade para 30 Leds "uma luz de emergência", além de todos os detalhes de sua fabricação!

Construo todos os motores com materiais do cotidiano, para que mais pessoas assim como eu, tenham a possibilidade de construir seu próprio motor.

Qualquer dúvida pendente, pode perguntar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Leandro.




Última edição por leandrojwfolha em Qua 24 Out 2012 - 22:50, editado 1 vez(es)
leandrojwfolha
leandrojwfolha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por Railson Qua 24 Out 2012 - 20:15

Muito legal amigo, fiquei fascinado com suas montagens. Estou pensando em fazer um quando tiver um tempo. Fiquei mais impressionado ainda foi com o material que você usou para criar esses motores.

Por favor, é uma honra para nosso fórum mostrar suas montagens!

_________________

"A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" Tiago 5:16


"Mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." Salmos 37:25
Railson
Railson
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 2119
Data de inscrição : 28/01/2011
Idade : 34
Localização : Natal-RN

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por renatoscp Qua 24 Out 2012 - 20:40

Leandro, já corrigi o link do vídeo pra vc! Mas é muito simples anexar videos, basta clicar em responder para aparecer o ícone de vídeo (resposta rápida não tem essa opção), e depois, selecionar o lonk do youtube, como na imgem abaixo. Abço!

OFF - Motor stirling Caseiro Apagard
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por renatoscp Qua 24 Out 2012 - 20:55

Leandro, é impressionante, com o pequeno calor da chama, gerar energia suficiente para acender esse banco de LEDS com esse brilho... Isso sem contar que a perda de energia mecanica ocasionada pelo atrito entre as partes rouba muito ainda... Eu fico imaginando como seria se conseguissemos montar um motor desse com redução de atrito, como por exemplo os motores à combustão, que utilizam óleo em todas suas partes...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Novas melhoras no Motor Stirling Alfa caseiro

Mensagem por leandrojwfolha Qui 25 Out 2012 - 9:48

Muito obrigado aos elogios de Railson e Renato!

Também quero agradecer pela atenção especial ao me explicar como se faz para colar o vídeo.

Meu objetivo é tornar este motor mais eficiente possível, pretendo melhorar a rotação do mesmo e alimentar de 60 a 90 Leds com a mesma fonte de calor, assim fazendo vários ajustes!

Próximo passo, estou construindo um regenerador para o motor, substituindo a magueirinha de plástico por um cano de cobre e preenchido de micro fio de transformdores elétricos. Pois este metal é uns dos melhores condutores térmicos. Sendo assim, absorve com maior eficiência o calor, além da dissipação instantânea.

Como funciona regenerador: Quando o ar desloca-se do cilindro quente para cilindro frio e ele percorre pelo cano de cobre “que pretendo instalar”, uma parte do calor será absorvida e ao retornar o ar para o cilindro quente, o regenerador deixa o ar pré-aquecido antes mesmo de entrar no cilindro quente. Aumentando a eficiência do motor.

No caso do meu motor tenho pouco atrito no pistão com o cilindro, pois os dois elementos são totalmente em vidro "cilindro e pistão", não requerendo de lubrificação. Já testei em outra oportunidade lubrificar com óleo super fino, tive uma surpresa ruim, o motor passou de seus 1200 RPM para 700 RPM. Isso aconteceu devido um arrasto do óleo entre o cilindro e o pistão “atrito” e nas demais partes móveis o atrito é mínimo, pois tudo no motor é rolamentado.

Este é o maior objetivo dos engenheiros, desenvolver um óleo mais fino possível para reduzir o atrito entre os componentes móveis.

Já no meu motor, o maior atrito é na correia que interliga o motor com o gerador, a perda energia mecânica em atrito chega ser na ordem de 30%. Isso irei resolver no futuro, construindo meu próprio gerador sendo ele mais eficiente que este atual e interligar o gerador direto ao eixo do motor.

Abaixo tenho um vídeo na qual fiz alguns ajustes onde foi possível aumentar a eficiência do motor em 20%, tanto em rotação como em força “potência”.
Agradeço a atenção de todos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Atenciosamente,
Leandro.


Última edição por leandrojwfolha em Sex 26 Out 2012 - 13:51, editado 1 vez(es)
leandrojwfolha
leandrojwfolha
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por renatoscp Qui 25 Out 2012 - 11:37

Tá feito Leandro!!! Perfeito seu projeto.... Vai postando ai, fique a vontade, com certeza todos apreciam! Abço
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3891
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 43
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Ir para o topo Ir para baixo

OFF - Motor stirling Caseiro Empty Re: OFF - Motor stirling Caseiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos