Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
136 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 136 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyTer 23 Abr 2024 - 18:00 por ROLDAO

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 
Railson (2119)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_lcapajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_voting_barajuda com layout de fonte linear ajustavel  I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


ajuda com layout de fonte linear ajustavel

+2
Anderson M
kuik
6 participantes

Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por kuik Sáb 13 Set 2014 - 11:41

Olá galera sou meio novo no ramo da eletrônica e gostaria de saber se tem como alguem me ajuda com essa fonte ajustavel [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]  
é para um curso de eletrônica então se alguem puder me ajudar
obs: as trilhas tem que ser grossas pois tenho que obedecer as normas abnt
Obrigado Very Happy Very Happy Very Happy
kuik
kuik
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 27
Localização : franca-sp

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por Anderson M Seg 15 Set 2014 - 15:07

Se liga no proceder....

Segue aí uma fonte ajustável de 1.2V - 30V com layout. Você deseja que seja com trilha grossa???

Problema resolvido com esta fonte.  

Esqueça esta questão sobre às normas técnicas da ABNT, é conversa para boi dormir Very Happy  

Fonte ajustável com layout:

Site fonte:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Boa sorte...
Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por kuik Seg 15 Set 2014 - 16:34

Anderson M escreveu:Se liga no proceder....

Segue aí uma fonte ajustável de 1.2V - 30V com layout. Você deseja que seja com trilha grossa???

Problema resolvido com esta fonte.  

Esqueça esta questão sobre às normas técnicas da ABNT, é conversa para boi dormir Very Happy  

Fonte ajustável com layout:

Site fonte:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Boa sorte...
Vlw cara mas eu preciso fazer aquele circuito
é para um curso de eletronica do centro paula souza (Etec) dai preciso fazer aquele esquema e preciso seguir as normas se puder me ajudar fico muito agradecido ^^
kuik
kuik
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 27
Localização : franca-sp

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por Anderson M Seg 15 Set 2014 - 17:04

Agora entendi Kuik, teria que ser este circuito que o seu instrutor de eletrônica passou...  

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Opa1vs

Eu poderia te ajudar com o layout, mas o problema é necessário saber para quando você precisa.

Pra quando você precisa apresentar esta fonte???

Essa fonte é manteiga de amendoim para fazer o layout...

Etec como sempre lascando com os alunos em desafios.

Tipo assim o instrutor diz: Pega esta parada e se vira....

Voltando....

É possível sim fazer o layout para você...

Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por kuik Qui 18 Set 2014 - 18:15

Anderson M escreveu:Agora entendi Kuik, teria que ser este circuito que o seu instrutor de eletrônica passou...  

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Opa1vs

Eu poderia te ajudar com o layout, mas o problema é necessário saber para quando você precisa.

Pra quando você precisa apresentar esta fonte???

Essa fonte é manteiga de amendoim para fazer o layout...

Etec como sempre lascando com os alunos em desafios.

Tipo assim o instrutor diz: Pega esta parada e se vira....

Voltando....

É possível sim fazer o layout para você...

Ah vlw eu precisava para amanha (Sexta)
mas como meu professor é meio enrolado pode ser para sexta que vem
eu tentei fazer ela a mão eu perdi muito espaço na placa dai resolvi fazer no pc mas o proteus não tem o 2n3055 que eu preciso no caso iriamos usar o tip3055 e ele não tem no proteus dai me lasquei kkk se puder me ajudar ficarei muito agradecido ^^
kuik
kuik
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 27
Localização : franca-sp

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por emerson luis Qui 18 Set 2014 - 19:40

VI O ESQUEMA AI E BRINQUEI UM POUCO
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  10xdpvn
emerson luis
emerson luis
Avançado
Avançado

Mensagens : 917
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 39
Localização : dourados matogrosso do sul

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por kuik Qui 18 Set 2014 - 23:30

emerson luis escreveu:VI O ESQUEMA AI E BRINQUEI UM POUCO
ajuda com layout de fonte linear ajustavel  10xdpvn
=D tem como me mandar só o layout tipo só as trilhas?
kuik
kuik
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 27
Localização : franca-sp

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por emerson luis Qui 18 Set 2014 - 23:36

POSTA OS RESULTADOS E FOTOS DA MONTAGEM FAZENDO UM FAVOR,
Positivo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Include file key
emerson luis
emerson luis
Avançado
Avançado

Mensagens : 917
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 39
Localização : dourados matogrosso do sul

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por kuik Sex 19 Set 2014 - 18:24

emerson luis escreveu:POSTA OS RESULTADOS E FOTOS DA MONTAGEM FAZENDO UM FAVOR,
Positivo  https://mega.co.nz/#!l0FlxY6b!eq93s4Q30ahM3eVBCU7Arpe23BKwgo2foDBi0xXUq-I
Include file key
Vlw pelo Layout tive que fazer umas modificações porque o que eu tenho que fazer usa só 2 tip3055
Quanto termina posto foto
Obrigadooo!!!
kuik
kuik
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 27
Localização : franca-sp

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por emerson luis Sex 19 Set 2014 - 18:49

coloquei mais um porque sobrou espaço,mas nesse lay vc pode usar um ou os tres
emerson luis
emerson luis
Avançado
Avançado

Mensagens : 917
Data de inscrição : 23/06/2013
Idade : 39
Localização : dourados matogrosso do sul

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por Anderson M Dom 21 Set 2014 - 0:31

Boa Emerson, ficou ótimo este layout...

Kuik cheguei tarde, o Emerson foi mais rápido, tá valendo...

Kuik, foi adicionado mais um transa TIP3055 e um resistor 0.33R por 5W, o circuito que o Emerson fez o layout ficou melhor que do esquema original.

Aliás eu odeio o encapsulamento do 2N3055...

Não há necessidade de mudar o layout, apenas ignora os opcionais, não precisa inserir os componentes adicionais na PCB. Este layout produzido pelo caro Emerson tem uma margem de segurança.

O seu profe vai gostar mais deste projeto, posso garantir...

Agora faça como o Emerson pediu, faça postagens das imagens do circuito montado...

Boa sorte...
Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por kuik Sáb 27 Set 2014 - 0:31

emerson luis escreveu:coloquei mais um porque sobrou espaço,mas nesse lay vc pode usar um ou os tres
Vlw!!! meu professor gostou muito de como ficou tirei MB (Nota maxima)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
tá ai um video da fonte ^^
kuik
kuik
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 27
Localização : franca-sp

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por rlcardo Qua 3 Jun 2015 - 20:54

Fala Galega.

Sei que esta postagem já tem um tempo mas gostaria de tirar algumas dúvidas.
Eu já tinha montado há um tempo o mesmo esquema que esta no site:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Usei um Trafo 15+15 x 2A
O Resultado foi melhor do que o esperado, a regulagem era muito boa, e me passou pela cabeça a dúvida: (será que se der um curto circuito acidental, o sistema de proteção do Lm317 agiria?)

Foi então que propositalmente dei um curto muito rápido só para constatar na prática, ("foi só um trisco") e imediatamente o transistor TIP3055 entrou em curto, liberando todos os +/- 40V da fonte que entravam no Coletor, direto para o Emissor e seria perigoso se eu tivesse alguma carga na saída, por sorte eu só estava com o multímetro verificando a voltagem de saída.

Esta PCB que o Emerson fez para nosso amigo Kuik, não teria o mesmo perigo caso algum transistor "porventura" entre em curto?

Não seria recomendável usar o Regulador LM338 que pelo que percebi utiliza basicamente o mesmo circuito e aguenta 5A?

Forte abraço a todos.
rlcardo
rlcardo
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/07/2014
Idade : 37
Localização : Sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por kuik Dom 7 Jun 2015 - 0:46

rlcardo escreveu:Fala Galega.

Sei que esta postagem já tem um tempo mas gostaria de tirar algumas dúvidas.
Eu já tinha montado há um tempo o mesmo esquema que esta no site:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Usei um Trafo 15+15 x 2A
O Resultado foi melhor do que o esperado, a regulagem era muito boa, e me passou pela cabeça a dúvida: (será que se der um curto circuito acidental, o sistema de proteção do Lm317 agiria?)

Foi então que propositalmente dei um curto muito rápido só para constatar na prática, ("foi só um trisco") e imediatamente o transistor TIP3055 entrou em curto, liberando todos os +/- 40V da fonte que entravam no Coletor, direto para o Emissor e seria perigoso se eu tivesse alguma carga na saída, por sorte eu só estava com o multímetro verificando a voltagem de saída.

Esta PCB que o Emerson fez para nosso amigo Kuik, não teria o mesmo perigo caso algum transistor "porventura" entre em curto?

Não seria recomendável usar o Regulador LM338 que pelo que percebi utiliza basicamente o mesmo circuito e aguenta 5A?

Forte abraço a todos.

usei trafo 16+16 5A fechei curto com a tensão maxima (40V) deixei durante 30 a 50 segundos e só queimou o fusivel que vai na fase (127V) uso um cooler de pc nos tip3305 os tip nem chegaram a esquenta meu display (voltimetro) chego a 1V durante o curto, o lm chego a esquenta um pouco mas nada muito preocupante (até tinha pensado em fazer um sistema de proteção mas depois desse teste percebi que não precisa)
kuik
kuik
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/11/2013
Idade : 27
Localização : franca-sp

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por rlcardo Dom 7 Jun 2015 - 14:43

Caramba, axo que eu tive azar mesmo. Vou montar este circuito pra testar então.
Vlw
rlcardo
rlcardo
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/07/2014
Idade : 37
Localização : Sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por alexsandro rodrigues de a Dom 7 Jun 2015 - 18:08

Resposta:

Esta fonte não tem proteção de curto ou sobrecarga utilize fusivel para ter proteção.

Nota: a proteção do CI fica desativada quando utilizamos transistores para aumentar a potencia para uma proteção contra sobrecarga e utilizado um circuito controlador de corrente com mais transistores.

o controlador de sobrecarga do CI só funciona se vc utilizar apenas o ci sem transistores acoplados para aumentar a corrente de funcionamento.
alexsandro rodrigues de a
alexsandro rodrigues de a
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 1835
Data de inscrição : 12/12/2013
Idade : 47
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por rlcardo Ter 9 Jun 2015 - 7:22

alexsandro rodrigues de a escreveu:Resposta:

Esta fonte não tem proteção de curto ou sobrecarga utilize fusivel para ter proteção.

Nota: a proteção do CI fica desativada quando utilizamos transistores para aumentar a potencia para uma proteção contra sobrecarga e utilizado um circuito controlador de corrente com mais transistores.

o controlador de sobrecarga do CI só funciona se vc utilizar apenas o ci sem transistores acoplados para aumentar a corrente de funcionamento.

Pois é... como pretendo usar a fonte pra testes simples diversos, optei pelo "LM338K TO-3" mesmo.
Por enquanto acredito que esteja de bom tamanho.
Adicionei um regulador 7812 para alimentar o cooler e o voltímetro digital.
rlcardo
rlcardo
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/07/2014
Idade : 37
Localização : Sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Atualize o link

Mensagem por Adriano Lima Ter 19 Jan 2016 - 0:03

emerson luis escreveu:POSTA OS RESULTADOS E FOTOS DA MONTAGEM FAZENDO UM FAVOR,
Positivo  https://mega.co.nz/#!l0FlxY6b!eq93s4Q30ahM3eVBCU7Arpe23BKwgo2foDBi0xXUq-I
Include file key
Atualize o link amigo
Adriano Lima
Adriano Lima
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/09/2014
Idade : 33
Localização : Sergipe

Ir para o topo Ir para baixo

ajuda com layout de fonte linear ajustavel  Empty Re: ajuda com layout de fonte linear ajustavel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos