Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece




★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado
70 usuários online :: 16 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 54 Visitantes :: 2 Motores de busca

chico matos, chiringo, corazzi, Diagoo, Everaldo K. Maus, fabiospfreitas, gabpedro, jairojls, luislindoso, matos nascimento, mrsat, Mário Barbosa, piura, rcolman, rogatte, Sylvio Petrônio

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 264 em Seg 18 Mar 2013 - 14:54
Últimos assuntos
» Lista de componentes
Hoje à(s) 2:17 por Gildo Freitas

» amplificador mpa 800 bom de grave
Hoje à(s) 0:23 por almago

» Temporizador com ADC pic 12f675
Ontem à(s) 19:19 por joaquimseixo

» Amplificador XLH-4 Advance
Ontem à(s) 1:43 por JuniorFilho1001@gmail.com

» Projeto fonte automotiva chaveada 14.4v
Ontem à(s) 0:54 por elementoex

» IRS900 Fullbridger
Dom 17 Fev 2019 - 16:50 por louroimortaldotempo

» Alteração no crossover ativo do videorockola - 3 vias
Dom 17 Fev 2019 - 1:28 por eusebiop

» esquema studio r z7/ z8
Sab 16 Fev 2019 - 11:53 por Nando Som

» Vu bargraph PA1800
Sab 16 Fev 2019 - 1:15 por ciertec

» esquema do amplificador audio leader 5.0
Sex 15 Fev 2019 - 12:46 por ciertec

» Protótipo Class D Com TL494
Sex 15 Fev 2019 - 8:33 por CarlosBrasilia

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
Sex 15 Fev 2019 - 2:50 por alarbacn

» Fonte de bancada feita em caixa de extensão elétrica (régua)
Sex 15 Fev 2019 - 1:17 por gerson silva

» Amplificador Classe D UCD1500
Qui 14 Fev 2019 - 23:47 por sidnei da silva chagas

» recomendacion de amp
Qui 14 Fev 2019 - 1:32 por eleccortez

CURSOS ONLINE VIP
Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
 
Caca Silva (6018)
 
renatoscp (3877)
 
CMeletronica (3218)
 
michel chagas (2791)
 
Railson (2119)
 
alexsandro rodrigues de a (1827)
 
naldo santos (1599)
 
ablacon64 (1222)
 
gilvantexas (1061)
 

Medidor de Velocidade

Publicidade

GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Dom 28 Dez 2014 - 19:19

E ai gente, beleza??  Tô postando aqui mais um projetinho bem útil e barato, pra quem não tem gerador de funções, é uma verdadeira mão na roda. Gera ondas senoidais, quadrada e dente de serra, em frequências que vão de menos de 1Hz até cerca de 300kHz, dependendo do capricho da montagem (blindagem).

O CI "coração do circuito" utilizado é o ICL8038, no mercado livre existem vários vendedores anunciando dele em torno de uns 15 reais já com frete incluso via carta registrada. Na CHINA (aliexpress) é ainda mais barato...  Com 15 reais podemos comprar cerca de 10 unidades.

Segue um vídeo que fiz dele em funcionamento (tá em 2 partes, meu celular corta o vídeo com 10 min de gravação):





O esquema já alterado e ajustado é esse aqui:



Aqui algumas prévias:

















Não reparem na qualidade do "gabinete" que utilizei...  Corrí na lojinha de 1,99 da esquina e comprei uma caixinha daquelas que a mulherada usa pra pintar por cima e dar de presente de natal pra sogra...

Segue aqui o link do pacote completo de arquivos pra baixar:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ou:

BAIXAR

O capacitor que fica entre os terminais externos do conector que vai pro potênciômetro de intensidade do sinal serve para suprimir ruídos típicos do próprio funcionamento do ICL. Esses ruídos são mais "captados" pela etapa de saída quando os cabos que levam aos potênciometros e chaves não são blindados, principalmente o cabo que vai até as 3 chaves de seleção de onda. Esse capacitor deve ser de menor valor possível, sendo que em uma montagem caprichada, com todos os cabos blindados com malha ao terra, ele pode até ser eliminado. Com valores baixos ou sem ele, a qualidade dos sinais gerados em altas frequências é melhor. Como minha montagem tá porca (não usei cabos blindados), o valor que usei foi de 180pF.

Nas fotos da minha placa não tem esse capacitor, mas após testes e modificações de valores, já tá tudo incluso e corrigido nos arquivos finais postados aqui.

Bom...  tá tudo completinho, testado e conferido, conforme segue no vídeo...  Mas se alguém se interessar em montá-lo e precisar de alguma dica, estamos ai...

Abçs!!!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por michael@ em Dom 28 Dez 2014 - 19:40

Parabéns renato ótimo trabalho ficou profissional !! Positivo Positivo Positivo Positivo
michael@
michael@
Avançado
Avançado

Mensagens : 858
Data de inscrição : 02/10/2013
Idade : 30
Localização : RJ Guapimirim

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Dom 28 Dez 2014 - 19:41

michael@ escreveu:Parabéns renato ótimo trabalho ficou profissional !! Positivo Positivo Positivo Positivo

Fora o "gabinete" né kkkkk

Valeu irmão...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por Caca Silva em Seg 29 Dez 2014 - 0:56

Show Renato. Fiquei curioso pra saber como fez as indicações na caixinha.

_________________
Caca Silva
Caca Silva
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 6018
Data de inscrição : 30/01/2011
Idade : 38
Localização : Ritápolis MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Seg 29 Dez 2014 - 1:49

cacabest escreveu:Show Renato. Fiquei curioso pra saber como fez as indicações na caixinha.

Adesivo... Um amigo imprimiu pra num, ele trampa com isso...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por naldo santos em Seg 29 Dez 2014 - 13:43

Parabéns meu mano!! projeto muito util mesmo,já baixei os arquivos para fazer o meu pois estava usando um programinha para gerar sinais!! valeu mesmo!! Positivo Positivo

Abraços !

Naldo Santos.

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 45
Localização : salvador-ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Seg 29 Dez 2014 - 14:03

naldo santos escreveu:Parabéns meu mano!! projeto muito util mesmo,já baixei os arquivos para fazer o meu pois estava usando um programinha para gerar sinais!! valeu mesmo!!  Positivo  Positivo

Abraços !

Naldo Santos.

Opaa!! Valeu meu irmão... Fico feliz que tenha gostado e que pode lhe ser útil, e mais feliz ainda por te ver de volta postando aqui no fórum... Tô com saudade das suas invenções, que até hoje me estão sendo úteis... O incentivo que vc deu ao uso do IR2153 mudou esse fórum da água pro vinho... rrsrsrs...

Quanto ao gerador... Eu tbm tenho um programinha que gera sinais, mas ele acaba ficando limitado ao alcance da placa de som do PC usado, sem falar na impossibilidade de ajustes de intensidade e também coloca em risco a saída da placa de som... Esse aqui eu achei legal... Andei pesquisando na net, fiz uma coletânea de vários circuitos, vários CIs, entre eles o ICL8038, o XR2206 e o MAX038, mas entre eles, o mais fácil de encontrar e barato foi o ICL mesmo... Pra nossa finalidade dá e sobra...

Irmão, não some não...

Abço!!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por naldo santos em Seg 29 Dez 2014 - 14:14

Valeu mano !!! Positivo

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 45
Localização : salvador-ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Seg 29 Dez 2014 - 15:29

naldo santos escreveu:Valeu mano !!! Positivo

Verifique suas MPs Positivo
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Ter 30 Dez 2014 - 14:48

Aqui gente:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

E tem na Eletrodex também, porém um pouco mais caro:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por Anderson M em Seg 26 Jan 2015 - 13:34

Mais uma produção RBL Electronics - Indústria brasileira hehehehe.

Parabéns irmão, ficou ótimo o layout, organizado e compacto, afinal você é o rei na arte de deixar tudo apertadinho na PCB.  

O melhor foi, você apresentar o projeto no vídeo funcionando e com oportunidade de apresentar o seu novo brinquedo de bancada. Tá ficando zelite branca heim Positivo

Depois de montado, é necessário apenas uma calibração obrigatória como foi dito no vídeo, fora isso, o resto é manteiga.
Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Seg 26 Jan 2015 - 14:30

Anderson M escreveu:Mais uma produção RBL Electronics - Indústria brasileira hehehehe.

Parabéns irmão, ficou ótimo o layout, organizado e compacto, afinal você é o rei na arte de deixar tudo apertadinho na PCB.  

O melhor foi, você apresentar o projeto no vídeo funcionando e com oportunidade de apresentar o seu novo brinquedo de bancada. Tá ficando zelite branca heim Positivo

Depois de montado, é necessário apenas uma calibração obrigatória como foi dito no vídeo, fora isso, o resto é manteiga.

É... Tô procurando sempre colocar video de prova nas coisas que posto, mesmo sabendo que funciona. Pessoal só acredita vendo... No tópico da fonte chaveada já ocorreu uns desentendimentos e dúvidas por falta de "provas" rsrs... Ai só ganhou credibilidade depois da primeira montagem feita pelo amigo Tiago...

Tô com um projeto de SMPS full bridge com IR2153 aqui, mas só vou disponibilizar depois da placa final pronta, montada e testada pra não haver dúvidas:

renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por CMeletronica em Seg 26 Jan 2015 - 21:15

cade o narrador desse video uqe não fala rsrsr , bom projeto e o legal do full bride é o consumo do primario né amigo , to vendo que vai surgir uma super placa ai
avatar
CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 3218
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 38
Localização : TRÊS RIOS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Seg 26 Jan 2015 - 22:24

CMeletronica escreveu: cade  o narrador desse video uqe não fala rsrsr , bom projeto   e o legal do full bride é o consumo do primario né amigo   ,  to vendo que vai surgir uma super placa ai  

Prefiro fazer do que ficar falando rsrsrsrs... Conheci (infelizmente) uma pessoa no passado que adorava e ainda adora falar, escrever, se auto - glorificar... Isso até lhe trouxe alguns "amigos" por interesse, mas um dia a máscara cai e a verdade aparece rsrs...

Tu sabes né meu irmão? rsrsrs

Mas voltando ao vídeo rs... Vai sim sair uma placa, já comecei... E vou ver se coloco seu bivolt automatico nela, só ainda não testei no 220 como me pediu, mas se deu certo no seu trafo ai é pq funciona kkkkkk...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por Anderson M em Qui 29 Jan 2015 - 18:35

Irmão, pelas coisas que você já postou aqui no fórum tudo funciona, você não iria postar algo por pura sacanagem. O problema é que alguns montadores novatos esquecem de uns conceitos básicos antes da montagem, antes de culpar o criador. Sem os conceitos básicos, sem chance, é puro fracasso.

1º - O montador deverá estar com convicção dos componentes utilizados, ou seja, testa-los antes de inserir na PCB e solda-los.

2º - Um outro problema, chama-se ESD nos semicondutores, provocado pelo montador na hora de manuseio dos componentes com IR, POWER MOSFET ou microcontroladores, ou na hora da soldagem dos mesmos, por utilizar um ferro de solda simples sem aterramento.

Uma prática boa para soldar semicondutores na falta de uma estação de soldagem devidamente aterrada é desconectar o ferro de solda simples da rede elétrica.

Enfim, alguns conceitos básicos que evita nos perguntar no nosso subconsciente. E agora José???

Eletrônica é assim mesmo, não é admissível erros grosseiros, senão é uma nuvem de fumaça como prêmio seguido de prejuízos.

Anderson M
Anderson M
Avançado
Avançado

Mensagens : 401
Data de inscrição : 07/07/2011
Localização : São Paulo/SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por naldo santos em Sex 30 Jan 2015 - 11:31

Estou tendo uma certa dificuldade para conseguir o icl8038 por aqui,acho que vou ter que apelar para o ML mesmo!! as lojas onde compro material,os vendedores nunca ouviram falar neste CI,....oh lugazinho atrasado viu!!! rsrsrsrs Very Happy

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1599
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 45
Localização : salvador-ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Sex 30 Jan 2015 - 12:14

naldo santos escreveu:Estou tendo uma certa dificuldade para conseguir o icl8038 por aqui,acho que vou ter que apelar para o ML mesmo!! as lojas onde compro material,os vendedores nunca ouviram falar neste CI,....oh lugazinho atrasado viu!!!  rsrsrsrs Very Happy

rsrsrs... Devia ter comprado 2 e te mandado 1 rsrs...

Na verdade, existem mais 2 modelos de CIs pra gerador, o ICL é o mais fácil de conseguir rsrsrsrs... No ML tem bastante, no aliexpress tbm, com o preço de 1 do ML vc compra 10 no aliexpress... Se não tiver pressa né rsrs... Os correios lá de Curitiba ficam encebando nossa mercadoria por quase 2 meses...
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por Fsimoesjr em Qua 18 Fev 2015 - 11:09

Muito bom mesmo. Muito útil. Obrigado.
Fsimoesjr
Fsimoesjr
Avançado
Avançado

Mensagens : 371
Data de inscrição : 17/11/2013
Idade : 54
Localização : Parati - RJ

http://www.fernandosimoes.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

gerador de funções

Mensagem por euripedes t matos em Qui 26 Fev 2015 - 1:46

Renato, quero te parabenizar por todos os projetos elaborados e disponibilizados por você, nesse fórum.Que aliás, são todos ótimos. Gostaria de saber se esse gerador de funções, amplificando a saída, daria para afugentar POMPOS. Estou sofrendo muito com eles lá em casa, já não sei mais o que fazer para acabar com essa praga. Já que eu não posso matá-los, por que aí, estaria cometendo um crime ambiental. Grato.
euripedes t matos
euripedes t matos
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 57
Localização : brasilia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Qui 26 Fev 2015 - 23:11

euripedes t matos escreveu:Renato, quero te parabenizar por todos os projetos elaborados e disponibilizados por você, nesse fórum.Que aliás, são todos ótimos. Gostaria de saber se esse gerador de funções, amplificando a saída, daria para afugentar POMPOS. Estou sofrendo muito com eles lá em casa, já não sei mais o que fazer para acabar com essa praga. Já que eu não posso matá-los, por que aí, estaria cometendo um crime ambiental. Grato.

Boa noite amigo!!

Valeu irmão... Apenas gosto de compartilhar td que faço, só isso...
Não havia pensado nessa possibilidade rsrsrs.... E eu sofrendo com pardais tbm rs...

Teríamos que saber qual a frequência que incomoda eles, se soubermos isso certamente pode dar certo!

Abço
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

gerador de funções

Mensagem por euripedes t matos em Sex 27 Fev 2015 - 2:03

Renato, obrigado pela sua presteza. Eu também acho que dará certo, andei pesquisando e discobrí que os pombos se incomodam c/ frequências entre 18 a 25khz e esse seu gerador de funções se encaixa perfeitamente. Creio que é só acrescentar um pequeno estágio de potência na saída e  ligar a um transdutor  que responda a essa frequência. Mas isso é um trabalho p/ quem sabe fazer. Caso queira materializar essa ideia, será muito bem vinda.  Obrigado!
euripedes t matos
euripedes t matos
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 57
Localização : brasilia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por CMeletronica em Qui 21 Maio 2015 - 23:37







avatar
CMeletronica
CONVIDADO DE HONRA
CONVIDADO DE HONRA

Mensagens : 3218
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 38
Localização : TRÊS RIOS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por renatoscp em Sex 22 Maio 2015 - 10:36

Show irmão!!! Parabéns!!!
renatoscp
renatoscp
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 3877
Data de inscrição : 17/05/2011
Idade : 38
Localização : Santa Cruz das Palmeiras - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

PLACA DO GERADOR COM ICL 8038

Mensagem por warley cesar em Qua 8 Jul 2015 - 19:45

OI . O SENHOR TEM ESTA PCI PARA VENDA 1 UNIDADE , COMPREI UM DSO E ESTOU EMPOLGADO . WARLEY CESAR (WARCEVO@YAHOO.COM )
warley cesar
warley cesar
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 4
Data de inscrição : 05/08/2011
Idade : 54
Localização : bh

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por Kamui616 em Qui 27 Ago 2015 - 18:20

Excelente, acabei te montar o meu e já me ajudou a identificar o problema do meu ampli.
Muito obrigado por disponibilizar os arquivos com o layout e o esquema.
Kamui616
Kamui616
Nível 1
Nível 1

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2015
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GERADOR DE FUNÇÕES 1HZ à 300KHZ COM ICL8038

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum