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Mensagem por guinaldo Qui 23 Abr 2015 - 21:57

Boa noite a todos, venho através deste tópico relatar minha decepção com amplificadores
classe d, recentemente comprei uma potencia automotiva,não vou dizer a marca pois não sei se pode,potencia esta que promete ate 60 kw  isso dependendo da tensao aplicada e impedancia utilizada,pois entao minha intensao era utilizar esta potencia no meu P-A e não automotivo, entao montei um belo de um retificador trifasico com 60000 mf de capacitancia e ligar direto nas 3 fases de 127v, tendo num total aproximadamente 300v dc
ate ai tudo bem o retificador ficou ótimo,coloquei tambem um isolador "trafinho 600 ohms" na entrada para evitar choques,mas minha decepção veio quando fui ligar a potencia nas caixas de som,quando ligo o fio na saida do amplificador da um ruido enorme em todo o sistema a ponto de clipar os outros amplificadores,resumindo nao pude utilizar o amplificador no P-A por causa do maldito ruido,ruido tipo uns 200hz,fiz varios testes e notei que o ruido vem de forma irradiada pois ate mesmo se eu pegar um pedaço de fio de mais ou menos 5 metros e deixar ele esticado mesmo que nao ligue em nada mas se eu ligar apenas uma ponta na saida do amplificador o maldito ruido ocorre,se alguem souber uma solução para isto ficarei eternamente grato.
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Decepção com amplificador classe d Empty Re: Decepção com amplificador classe d

Mensagem por exciter Qui 23 Abr 2015 - 22:41

a maioria desse amps tem entrada balanceada e vc tem que ligar o terra tb pra, como se diz, ter retorno
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Mensagem por guinaldo Qui 23 Abr 2015 - 22:58

Obrigado amigo,mas nao tem nada a ver com a entrada,pois mesmo com o amplificador com volume fechado e sem sinal na entrada o ruido ocorre qundo encosto o fio das caixas
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Mensagem por Dierson Silva Qui 23 Abr 2015 - 23:09

guinaldo escreveu:Boa noite a todos, venho através deste tópico relatar minha decepção com amplificadores
classe d, recentemente comprei uma potencia automotiva,não vou dizer a marca pois não sei se pode,potencia esta que promete ate 60 kw  isso dependendo da tensao aplicada e impedancia utilizada,pois entao minha intensao era utilizar esta potencia no meu P-A e não automotivo, entao montei um belo de um retificador trifasico com 60000 mf de capacitancia e ligar direto nas 3 fases de 127v, tendo num total aproximadamente 300v dc
ate ai tudo bem o retificador ficou ótimo,coloquei tambem um isolador "trafinho 600 ohms" na entrada para evitar choques,mas minha decepção veio quando fui ligar a potencia nas caixas de som,quando ligo o fio na saida do amplificador da um ruido enorme em todo o sistema a ponto de clipar os outros amplificadores,resumindo nao pude utilizar o amplificador no P-A por causa do maldito ruido,ruido tipo uns 200hz,fiz varios testes e notei que o ruido vem de forma irradiada pois ate mesmo se eu pegar um pedaço de fio de mais ou menos 5 metros e deixar ele esticado mesmo que nao ligue em nada mas se eu ligar apenas uma ponta na saida do amplificador o maldito ruido ocorre,se alguem souber uma solução para isto ficarei eternamente grato.

Cara.... Procure a fabricante, explique sua situação, eles devem ter uma solução para seu problema.
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Mensagem por systemjol Sex 24 Abr 2015 - 8:24

Bom dia a todos.Creio que ele não terá direto algum de procurar o fabricante,pois ele fez uma adaptação de um produto original pra trabalhar em outro tipo diferente de alimentação,o que chamamos carinhosamente de "gambiarra",que na maioria das vezes funciona sim,mas em outras como no caso dele não.Primeiro,não usou trafo,e nem poderia,já que um de 60kw é quase impossível de se conseguir;segundo,esses amps não dão os 60k falados nem aqui e nem na China;terceiro,se tivesse usado um trafo (se o encontrasse) resolveria muita coisa,além de ser bem mais seguro.
Você pode tentar usar filtros pi passa baixa LC antes e depois de dos capacitores e retificadores,isso eliminaria o ruído que sai pela rede.Calcule os filtros pra cortar a frequencia que está lhe perturbando.Ainda assim,não há garantias de que fique bom.
Sobre você jogar a culpa nos class d não procede,pois como disse,voce fez uma adaptação radical no sistema de energia do equipamento,que é de alta potência e muito crítica,só pra voce ter uma idéia,suponhamos que o seu módulo é um Taramps (tenho quase certeza de que é),esses módulos class d de alta potencia tem uma fonte muito bem regulada,e regulam a tensão de saída pra que nao haja nenhuma variação de tensão no amp em si,pois se houver ele entra em proteção.Como voce conseguiria isso direto da rede?Sabemos que a rede elétrica varia até 15v a qualquer momento.
Resumindo,se o equipamento fosse o original,sem alterações,aí voce poderia expressar sua indignação,mas nesse caso não procede.Experimente os filtros LC passa baixa e ve se resolve,pra voce não perder a montagem.
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Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sex 24 Abr 2015 - 8:33

Bom...esse amplificador foi feito para trabalhar com baterias em série e não ligado a rede,duvido que o fabricante vai te dar alguma orientação nesse sentido,já que o ruído que está ocorrente no seu sistema,é baixo na casa 200hz  e o amplificador alimentado corretamente não produz essa frequência.

Quanto a  ligar esse tipo de potencia,misturada a outros tipos de sistemas como Pa ou de um carro a outro,se o amplificador estiver sem nenhum defeito,não causa interferência nos outros sistemas,alias é uma prática muito comum.

Se fosse você,procuraria uma empresa especializa em eletrônica de potencia ou elétrica,que tenha condições de analisar sua fonte e eliminar a interferência para a construção de filtro EMI/RFI,blindar sua fonte etc.

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Decepção com amplificador classe d Empty Re: Decepção com amplificador classe d

Mensagem por renatoscp Sex 24 Abr 2015 - 12:13

60.000 Watts? Acho que o problema nada tem a ver com amplificadores classe D, e sim com "fabricantes" de amplificadores classe D. Um fabricante que tem CORAGEM de vender um equipamento garantindo uma potência dessa (que eu tenho certeza que não alcança, mesmo sem ver) no mínimo não merece confiança no projeto como um todo... E claro, com uma fonte DC pura tudo vai bem... Um fabricante que projeta um equipamento pra trabalhar especificamente com baterias DC, livres de qualquer tipo de ruído, certamente economizará com muitos componentes que seriam necessários para "filtrar" transientes provenientes de outros tipos de alimentação, no seu caso, retificador AC...
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Mensagem por ELETRÔNICA PEREZ Sex 24 Abr 2015 - 13:37

Falando em módulos de alta,vejam essa aqui,tem 14 módulos de 30.000 + 34 baterias de 400A + 112 falantes 2.200rms.

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Mensagem por guinaldo Sex 24 Abr 2015 - 14:15

Boa tarde a todos,eu acredito que filtros nao resolvera o problema,pois eu fiz outros testes,inclusive com dois amplificadores de marcas diferentes,vou citar as marcas se for proibido pesso a moderador que apague, testei primeiro com sondigital caveira1 de 60kw e ocorreu o ruido,pensei que o amplificador estive-se com defeito,entao consegui uma taramps t50 kw e ocorreu o memsmo ruido liguei tambem com transformador isolado e ocorreu tambem o ruido,obs usei o transformador isolado so para ligar nao coloquei pra tocar pois nao aguenta a potencia,fiz tambem outro teste, tirei do meu carro um sondigital de 1500 que esta funcionando perfeitamente liguei no p-a com fonte chaveada e o ruido tambem ocorre,porem mais baixo,acho que a soluçao para meu caso é desistir dessa ideia de usar este caveira no meu p-a e colocar amplificadores em classe h,por isso estou aqui no forum buscando conhecimento pois pretendo eu mesmo montar minhas potencias em classe h , e fugir destes classe d que no meu caso foi pura decepçao,nao estou dizendo que classe de é ruim,somente estou relatando que no meu caso nao deo certo.
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Decepção com amplificador classe d Empty Re: Decepção com amplificador classe d

Mensagem por jocelio Sex 24 Abr 2015 - 16:55

amigo vc ja fez um teste deste seu sondigital de 1500 ligado na bateria pra ver se da o ruido ..
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Decepção com amplificador classe d Empty Re: Decepção com amplificador classe d

Mensagem por guinaldo Sex 24 Abr 2015 - 17:25

amigo jocelio,o sd 1500 funciona perfeitamente no carro alimentado pela bateria.acho que ligar na rede eletrica seja com retificador ou fonte chaveada nao da certo pois da interferencia em outros equipamentos,a nao ser que ligue o amplificador sozinho só para fazer barulho do tipo tum tum tum que nem em som automotivo,eu costumo chamar isso de barulhao aaaaaaaautomotivo,rsrsrsrr.
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Mensagem por renatoscp Sex 24 Abr 2015 - 17:54

guinaldo escreveu:amigo jocelio,o sd 1500 funciona perfeitamente no carro alimentado pela bateria.acho que ligar na rede eletrica seja com retificador ou fonte chaveada nao da certo pois da interferencia em outros equipamentos,a nao ser que ligue o amplificador sozinho só para fazer barulho do tipo tum tum tum que nem em som automotivo,eu costumo chamar isso de barulhao aaaaaaaautomotivo,rsrsrsrr.

Se essa potência classe D é automotiva, logo dentro dela junto com o amplificador também tem uma fonte chaveada DC - DC que transforma os 13,8V da bateria para a tensão simétrica de operação... Teoricamente, se o problema de ruido é proveniente de fonte (chaveada ou não), o ruído da própria chaveada dele tambem deveria ser amplificado... Se não está sendo, verifique no circuito da chaveada interna dele quais recursos supressivos são utilizados e tente reproduzí-los na fonte AC - DC que vc pretente usar...
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Mensagem por exciter Sex 24 Abr 2015 - 17:59

guinaldo, poe o esquema do seu retificador trifasico aqui pra gente entender melhor

seri algo assim??


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Mensagem por guinaldo Sex 24 Abr 2015 - 19:11

renatoscp,eu tentei ligar no p-a, 3 potencias diferentes para chegar a uma conclusao,as duas primeiras potencias,não possuem fonte chaveada pois sao de alta tensao,alimentadas com varias baterias em série,no ultimo caso eu usei outro ampçlificador,este sim tem fonte interna,usei uma fonte chvaeada de 13,8v só para fzer um teste,deu ruido tambem, e cheguei a conclusao que nao da para usar estas potencias automotivas de classe d junto com equipamento profissional pois gera ruido insuportavel. Um detalhe se alimentar eles totalmente fora da rede eletrica o ruido some pois fiz um teste de alimentar ele só com a energia dos capacitores com as 3 fases desconectadas e o ruido nao aparece,funciona perfeito,mas se ligar apenas uma fase a ruido aparece na hora. Estou deixando um esquema do retificador que montei.[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
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Mensagem por guinaldo Sex 24 Abr 2015 - 19:13

Amigo exciter,deixei o esquema do retificador.
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Mensagem por Dierson Silva Sex 24 Abr 2015 - 21:35

Guinaldo,

Quando você ligou o amplificador que funciona com 12V, você aterrou o negativo da entrada com o negativo da alimentação. Assim como nos outros de alta voltagem.

Geralmente esse modulos tem uma entrada diferencial.
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Mensagem por guinaldo Sex 24 Abr 2015 - 22:33

Sim Dierson Silva. fiz tudo que foi aterramento e nao resolveu,lembrando que o ruido ocorre nos outros aparelhos e nao no amplificador digital.
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Mensagem por CMeletronica Sáb 25 Abr 2015 - 13:31

amigo bom pra o ruido sair do seu amplificador digital e passar pelo seu retificador e retornar para os outros aparelhos pode ser ate na parte de oscliadro do seu amplificador , como foi dito sua fonte por mais que tenha usado eletroliticos ela não é pura , e como o Renato disse o fabricante deve te retirado redutores de ruido pois a fonte é DC , mas ja pensou na hipotese de usar aqueles filtro de linha que usam em Pc pra alimentar os outros amplificadores , ou ate mesmo nobreaks ?
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Mensagem por CMeletronica Sáb 25 Abr 2015 - 13:36

amgio se vc consegue saber a frequencia media que esta passando , então tem como vc fazer um filtro e cortar ela , seria uma associação de capacitores e indutores ate o corte pleno dela
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Mensagem por guinaldo Sáb 25 Abr 2015 - 16:48

Obrigado amigo CMeletronica,mas eu vou desistir desta ideia de ligar esta potencia digital no P_A pois teoricamente só tem duas soluçaoes para este problema: 1ª ligar o retificador do amplificador a um alternador gerador ac e usar um motor daqueles que sao usados em elevadores para impulcionar o alternador..2ª blindar os cabos que vao do amplificador ate as caixas,com papel aluminio ou um cano de aluminio ou cobre e passar os fios por dentro e ligar o negativo da fonte na bilndagem,isso talvez funcione mas é muito perigoso,vai que alguem encoste na blindagem e tome um baita choque,não quero ser responsavel pelo óbito de ninguem,a primeira opçao é segura,resolverá o problema e nao dara choque em ninguem,pois o amplificador ficara totalmente isolado da rede pois sera alimentado por energia cinetica proviniente do alternador,mas isso nao farei pois o custo de um motor e alternador é muito alto fica invialvel,por isso vou desistir disto.
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Mensagem por CMeletronica Sáb 25 Abr 2015 - 16:50

entendo amigo vc pode nos mostrar fotos desse projeto ?
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Mensagem por guinaldo Sáb 25 Abr 2015 - 16:56

Sim amigo CM,vou tirar umas fotos e postarei aqui.
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Mensagem por fernandocanelao Dom 3 maio 2015 - 16:08

Esse ruído vem irradiado da saída do amplificador classe D, já fiz esse tipo de coisa e o resultado foi o mesmo devido ao chaveamento na saída e a alta tensão alí aplicada. Resolví usando cabos com blindagem na saída do amplificador classe D, outra coisa as veses terá que afastar fisicamente de outros amplificadores. E por último, a alimentação auxiliar dele de 12V não pode ter o negativo comum com o da alta tensão, tem que colocar uma fonte separada com um Trafo isolado, devido a entrada dele ter operacional diferencial.
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Mensagem por inacioalberes5@gmail.com Sex 11 maio 2018 - 23:45

Caro colega a mesma coisa acontece se você tentasse usar um amplificador que trabalhe na rede elétrica em um som automotivo,para utiliza-lo em corrente DC você nessecitaria de um inversor,juntando isso com outros equipamentos que operam em 12VDC,nem se cobrir os equipamentos com um caminhão de terra e colocar uma Gaiola de Faraday tiraria o ruído,digo isso por experiência própria.
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