Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira

Participe do fórum, é rápido e fácil

Eletrônica Silveira
Olá, Seja Bem-Vindo ao Fórum Eletrônica Silveira!!!!
Para você poder ver os mais variados Projetos do nosso Fórum, você precisa fazer o cadastro!

Depois de se Cadastrar, não se esqueça de ler as regras do fórum!

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t3-regras-do-forum#3


Administrador do Fórum,
Rafael Silveira
Eletrônica Silveira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
HOMENAGEM

Na vida tudo passa tudo acontece mas alguém igual a você a gente jamais esquece

controle de velocidade de motor dc com pwm 1-74


★ 22 de novembro de 1991

† 12 de março de 2016

Nosso eterno amigo, administrador e fundador deste fórum
Quem está conectado?
74 usuários online :: 3 registrados, 0 invisíveis e 71 visitantes :: 1 motor de busca

Bruno Henrique Martins, joelciodias, marciolopes37

O recorde de usuários online foi de 362 em Sex 9 Abr 2021 - 22:11
Últimos assuntos
» Meu irs 900 stereo
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyHoje à(s) 17:40 por sandy silva de oliveira

» LAYOUT DA TIME ONE E OS PDF
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptySex 19 Abr 2024 - 20:01 por cristaltec

» PI ITALIANO 6V DETECTOR DE METAL
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyQua 10 Abr 2024 - 19:10 por Fardin pezzhan

» DETECTOR DE METAIS IDX-PRO
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptySex 5 Abr 2024 - 19:51 por Fardin pezzhan

» Fonte Chaveada 2000W SG3525 & IR2110
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyQui 4 Abr 2024 - 12:55 por sandy silva de oliveira

» Todas as revistas CTA VOL 1 A 12 - aproveitem.
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyTer 2 Abr 2024 - 22:28 por Rodrigo L Santos

» >>>>>>> Sobre a criação de novos tópicos<<<<<<<<<<<<<<<
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyDom 24 Mar 2024 - 16:10 por crisnich

» Defeito intermitente amplificador Ciclotron TIP5000
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:13 por fastaveira

» Esquema Amplificador Audio Leader AL 5.0
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyQua 20 Mar 2024 - 9:01 por fastaveira

» MK4000 - FONTE CHAVEADA FULL BRIDGE
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyDom 17 Mar 2024 - 18:43 por sandy silva de oliveira

» amplificador class h tailandes
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptySex 15 Mar 2024 - 22:41 por mehuysal

» Amplificador Super Strong
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyQui 14 Mar 2024 - 13:03 por Reginaldo Silva

» Amplificador Classe D UCD1500
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptyQua 13 Mar 2024 - 13:07 por Guille

»  NS450 - FONTE CHAVEADA PARTE 2
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptySeg 11 Mar 2024 - 6:55 por ffernand3s

» Amplificador Fonte Simples em teia de aranha
controle de velocidade de motor dc com pwm EmptySex 1 Mar 2024 - 12:17 por Reginaldo Silva

Top dos mais postadores
Rafael Silveira (7816)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 
Caca Silva (6057)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 
renatoscp (3891)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 
CMeletronica (3234)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 
michel chagas (2791)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 
Railson (2119)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 
alexsandro rodrigues de a (1835)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 
naldo santos (1625)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 
ablacon64 (1222)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 
gilvantexas (1061)
controle de velocidade de motor dc com pwm I_vote_lcapcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_voting_barcontrole de velocidade de motor dc com pwm I_vote_rcap 

Medidor de Velocidade


controle de velocidade de motor dc com pwm

3 participantes

Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por naldo santos Sex 2 Nov 2012 - 22:35

simples controlador de velocidade de motor dc com pwm e mosfet canal n
pode ser muito util então:


controle de velocidade de motor dc com pwm Controledevelocidadedem

controle de velocidade de motor dc com pwm Pwmmotordccontrol

controle de velocidade de motor dc com pwm Controledevelocidadedem

espero que ajude!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por lessil Qua 7 Nov 2012 - 0:06

O amigo tem algum projeto de controlador de motor de passo, que nao utilize o pc para controlar, pois tenho uma escavadeira de controle remoto que estou modificando e se tiver um projeto assim seria uma boa, pois uso controle de ponte H para os motores
lessil
lessil
Avançado
Avançado

Mensagens : 335
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 43
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por naldo santos Qua 7 Nov 2012 - 8:19

lessil escreveu: O amigo tem algum projeto de controlador de motor de passo, que nao utilize o pc para controlar, pois tenho uma escavadeira de controle remoto que estou modificando e se tiver um projeto assim seria uma boa, pois uso controle de ponte H para os motores

olha se isto resolve:

controle de velocidade de motor dc com pwm Motordepasso629

o sinal "DIR" é 0 ou 5v 0= direita 5=esquerda
"STEP" é frequencia de até 20Mhz que vai controlar a velocidade do motor ou parada do mesmo
dica: com um 555 faz o controle de clock para o step

Caso este lhe sirva postarei os arquivos para confecção da placa em tópico especifico para o assunto
valeu!

Abraços e no aguardo!


Naldo Santos.
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por lessil Qua 7 Nov 2012 - 8:54

Bom projeto, amigo naldo, mas o sentido ( direita e esquerda ) teriam que ser separados.
Mas pode postar os arquivos que vejo como posso adaptar ao meu projeto.
E sobre esse controlador o que faço com ele.
lessil
lessil
Avançado
Avançado

Mensagens : 335
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 43
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por naldo santos Qua 7 Nov 2012 - 9:10

quanto ao sentido isso facil adaptar ,e o controlador é só no caso de querer acionar manualmente porem se vai usar controle remoto o recptor ja gera este sinal é só encontrar ele e ligar no step pronto.
tem gravador de pic?
pois precisa gravar o arquivo hex senão não adianta.

no aguardo.

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por lessil Ter 13 Nov 2012 - 22:41

Não tenho gravador de pic .
lessil
lessil
Avançado
Avançado

Mensagens : 335
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 43
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por Alberto Neves Ter 13 Nov 2012 - 23:19

detalhe ...


somente o PWM puro e simples oferece rendimento 5 a 10% maior do que o sistema de "reostado" eletronico.

a principal vantagem do PWM contra o LINEAR eh a baixa dissipacao termica em relacao a potencia envolvida


PWM bao tem que saber se o que esta acontecendo com o motor...

usando o pino 5 do 555 e um LM358 da para fazer um controle legal.
Medindo a corrente que circula em cima do motor e relimentando o 555 com essa informacao se consegue uma correcao da velocidade do motor em relacao ao esforco que ele esta sofrendo.




Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por Alberto Neves Ter 13 Nov 2012 - 23:25

lessil escreveu:Não tenho gravador de pic .


vc vai usar um controle remoto e motores de passo ?

1)o controle remoto se for dos bao fornece um trem de pulso para o servo saber para onde girar..
2)se for controle desses simples, entao eh TUDO ou NADA..

no caso 1 sugiro utilizar servos de antena parabolica com modificacao para girar contantemente
no caso 2 pode usar motor DC ou de passo...e se vc nao tem gravador , sugiro utilizar LM555 como gerador de puslos (ele vai detrminar a velocidade em que o motor vai girar), L297 como gerador de passo e para driver de potencia 4 FETS (se for motor unipolar) ou L298 de sor motor BIPOLAR.

bele?
Alberto Neves
Alberto Neves
Nível 2
Nível 2

Mensagens : 37
Data de inscrição : 12/11/2012
Idade : 55
Localização : florianopolis

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por naldo santos Ter 13 Nov 2012 - 23:31

Boa noite Alberto!

Obrigado pela sua explicação acho que ficou bem claro para o amigo Lessil
em sua jornada ao projeto "escavadeira"rsrsrs !

Lessil depois quero ver essa escavadeira!


Abraços!


Naldo Santos.

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por naldo santos Ter 13 Nov 2012 - 23:35

Só para reforço !

Se preferir posto a versão desta minha controladora com l297 e 298
postei essa por ser mais simples para a ocasião tendo em vista que não precisaria de muito torque nem alta velocidade de giro,mas se facilitar posto a outra controladora Valeu?


Abraços!


Naldo Santos.

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por lessil Ter 13 Nov 2012 - 23:42

Waleu , vou postar as fotos !
lessil
lessil
Avançado
Avançado

Mensagens : 335
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 43
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por lessil Dom 18 Nov 2012 - 17:18

Naldo aqui esta as fotos d minha escavadeira essa 1ª é a escavadeira cobaia e o meu problema maior é colocar um motor só para abrir e fechar a concha sozinha, com essa 1ª escavadeira eu conseguir colocar para abrir e fechar, mas a adaptação é meio feinha, mas na segunda escadeira estava querendo colocar um motor de passo para abrir e fechar a concha, e o restante das outras funções são igual a uma escavadeira profissional, estou adaptando placas de controle remoto de carros a controle remoto, e colocando joystick, para fazer as mesmas funções de uma profissional



controle de velocidade de motor dc com pwm Dsc00032qv



controle de velocidade de motor dc com pwm Dsc00033cs



controle de velocidade de motor dc com pwm Dsc00035gb




A minha adaptação é para essa concha , em que a escavadeira é maior que essa 1ª e nova, e só falta essa adaptação para começar a montar a outra.

controle de velocidade de motor dc com pwm Aaahl

controle de velocidade de motor dc com pwm Aassy


Última edição por Railson em Qua 21 Nov 2012 - 15:20, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : correção das imagens)
lessil
lessil
Avançado
Avançado

Mensagens : 335
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 43
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por naldo santos Seg 19 Nov 2012 - 10:01

Beleza!!

Show de escavadeira!!isso pra mim é melhor que video game!!rsrsrsrs
ainda mais quando feita por nós é melhor ainda!!

Amei!!

Abraços!!

Naldo Santos.

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por lessil Seg 19 Nov 2012 - 10:34

A segunda escavadeira é bem maior que essa primeira, e as duas fazem as mesmas funcões, as esteiras se movimentam independentes, gira 360 º levanta o braço, estende a lança, a concha abre e fecha junto com a lança ( original dessa escavadeira ) mas ja tirei a ligação para que a concha fique indepndente, só falta colocar um motor com adaptação de engrenagens .
lessil
lessil
Avançado
Avançado

Mensagens : 335
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 43
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por naldo santos Seg 19 Nov 2012 - 13:35

tenho algumas engrenagens aqui quando vier aqui você dá uma olhada!!

abçs!

Naldo Santos.

_________________
Naldo Santos.

só sei que nada sei!!!
naldo santos
naldo santos
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 1625
Data de inscrição : 30/08/2012
Idade : 51
Localização : salvador-ba

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por lessil Seg 19 Nov 2012 - 13:53

Waleu !
lessil
lessil
Avançado
Avançado

Mensagens : 335
Data de inscrição : 28/09/2012
Idade : 43
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

controle de velocidade de motor dc com pwm Empty Re: controle de velocidade de motor dc com pwm

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos